Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Sporting vence Kairat e conquista Liga dos Campeões de Futsal

Leões tornaram-se a segunda equipa portuguesa a erguer o troféu.
28 de Abril de 2019 às 16:47
Sporting vence Kairat e conquista Liga dos Campeões de Futsal
Sporting vence Kairat e conquista Liga dos Campeões de Futsal FOTO: Twitter
O Sporting venceu este domingo o Kairat, por 2-1, na final da Liga dos Campeões de futsal, e conquistou o troféu europeu que perseguia e que lhe 'escapou' nas três finais que tinha disputado.

Em Almaty, no Cazaquistão, os 'leões' puseram fim à 'maldição europeia' que os assolava, depois de terem perdido as três finais que tinham no seu historial nesta prova (2011, 2017 e 2018), e conseguiram-no a jogar em casa do Kairat, anfitrião da 'final four' deste ano, com golos de Cavinato (22) e Merlim (27). Douglas Júnior (38) ainda reduziu para o Kairat, mas foi insuficiente para impedir o primeiro título europeu dos 'leões'.

Com este triunfo europeu, o primeiro do Sporting, os 'leões' tornam-se a segunda equipa portuguesa a tornar-se campeão europeu de futsal, depois de o Benfica o ter conseguido em 2010, sucedendo aos espanhóis do Inter Movistar, que venceu as duas últimas edições da prova, precisamente frente à equipa orientada por Nuno Dias.

O Sporting entrou melhor na partida e logo no segundo minuto dispôs de duas ocasiões para inaugurar o marcador: na primeira, Cavinato viu o remate parado por Higuita, na segunda Dieguinho falhou o desvio à boca da baliza e deixou incrédulo Nuno Dias com tamanho desperdício.

A resposta do Kairat teve a chancela de Rangel, que num primeiro lance de perigo dos cazaques atirou à malha lateral da Baliza de Guitta.

O jogo entrou numa fase de maior acalmia, com as duas equipas pouco interessadas em abrir espaços que pudessem dar ao adversário a oportunidade de abrir o ativo. Erick testou uma vez mais os reflexos de Higuita num remate de meia distância, e, pouco depois, o guarda-redes desequilibrou a defesa do Sporting ao subir no campo para finalizar um lançamento da equipa anfitriã desta final.

Já dentro do último minuto, o Kairat esteve perto do 1-0, mas uma grande defesa de Guitta, depois de um toque involuntário de João Matos que quase traía o brasileiro, segurou o empate para o Sporting antes do intervalo.

Se na primeira parte a equipa de Nuno Dias foi algo perdulária, no início do segundo tempo os 'leões' mostraram grande eficácia e marcaram na primeira oportunidade que tiveram. Cardinal recebeu na direita, rodou sobre o seu marcador direto e assistiu Cavinato ao segundo poste, que só teve de encostar para o 1-0.

A perder, o Kairat tomou então conta da iniciativa de jogo e tornou-se mais perigoso, optando muitas vezes por fazer avançar Higuita para ter superioridade numérica no ataque.

Coeso a defender, o Sporting nunca se desmoronou e foi letal na resposta: aos 27, Merlim colocou o Sporting a vencer por dois golos de vantagem, com um pontapé de meia distância que deixou o guarda-redes do Kairat sem resposta.

Nos minutos seguintes, perante o maior assédio do Kairat, Guitta teve papel de destaque, com duas boas intervenções a evitarem o golo dos cazaques, e Cardinal podia ter posto um ponto final no encontro num lance em que esteve perto de marcar o 3-0.

A dois minutos do final, o Kairat reduziu para 2-1 e relançou o jogo. Douglas conseguiu pela primeira vez tirar partido do cinco para quatro e, após quebrar a organização defensiva leonina, rematou forte de fora da área, sem hipótese de defesa para Guitta.

Até final, o Kairat tentou tudo para chegar ao empate, mas Guitta, com uma defesa assombrosa com 30 segundos para jogar, segurou a vantagem leonina e confirmou o título europeu para os 'leões'.
Alex Merlim Liga dos Campeões Sporting Benfica Almaty Kairat Cavinato UEFA Futsal Cup desporto futsal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)