page view

“‘Apito Dourado’ está a condicionar”

Ao final da terceira jornada, Jesualdo Ferreira aponta baterias à arbitragem. Com o empate (0-0) em Vila do Conde ainda bem fresco na memória, o técnico portista faz uma comparação entre as partidas de FC Porto, Sporting e Benfica. A conclusão é a de que os dragões têm sido prejudicados pelos árbitros no início da presente Liga.

26 de setembro de 2008 às 00:30

"Houve comportamentos que avaliámos nestas três jornadas. O ‘Apito Dourado’ está a condicionar a competência das pessoas. Estou a falar da arbitragem. Se olharem para os encontros dos três grandes, vão perceber que isto não é um choradinho", analisou Jesualdo.

O professor deu ainda exemplos práticos para confirmar a sua tese, na conferência de imprensa de ontem: "O processo sumaríssimo a Luisão não o impediu de continuar em campo, na partida com o FC Porto. E posso falar ainda dos jogos do Sporting, em Braga e com o Belenenses, ou do penálti do Benfica em Paços de Ferreira. Essa mão foi claríssima e assinalada e a mão do jogador do Rio Ave [ndr: Gaspar, frente ao FC Porto] não foi porquê?"

Ainda sobre o jogo em Vila do Conde, voltou a deixar críticas aos azuis-e-brancos: "O que aconteceu na primeira parte não é um comportamento à FC Porto. Exibições assim não chegam para as exigências deste clube."

Quando Jesualdo falou aos jornalistas, ainda não eram conhecidos os afastamentos de Lucho e Fucile dos convocados. Contudo, o treinador deixou antever mudanças no onze a apresentarhoje (21h15, RTP 1), com o Paços de Ferreira: "Mais do que mexer na equipa, vou mexer com a equipa."

O FC Porto regressa hoje ao Estádio do Dragão, onde, no último jogo com os turcos do Fenerbahçe (vitória, por 3-1), para a Liga dos Campeões, a equipa não escapou a alguns apupos por parte do público afecto aos azuis-e-brancos.

"A questão dos assobios já está ultrapassada. Provavelmente, em Vila do Conde, os adeptos foram justos mas, no jogo com o Paços de Ferreira, espero apoio e aplausos. Vai ser uma partida difícil, num momento em que não estamos em primeiro lugar", lembrou o técnico.

Questionado sobre uma possível diminuição da margem de erro, Jesualdo afirmou: "Não há espaço para falhar. Encaramos estes jogos com margem para acertar. E, até agora, fomos sempre superiores aos nossos adversários."

LUCHO GONZÁLEZ E FUCILE NÃO JOGAM COM O PAÇOS

Sem comandante. Lucho González ficou de fora das opções de Jesualdo para o jogo com o Paços de Ferreira. O técnico portista poupou o argentino nas duas últimas sessões de trabalho e decidiu mesmo, pela primeira vez esta temporada, prescindir da utilização de ‘El Comandante’.

Com a deslocação ao Arsenal, para a Champions, marcada para a próxima terça-feira, e a visita ao Sporting, no fim-de-semana seguinte, Jesualdo Ferreira prefere economizar o número oito portista para os dois testes de fogo, que se sucedem ao jogo de hoje à noite.

Também Fucile abandona a lista de convocados, depois de ter sido titular no empate (0-0), emVila do Conde, frente ao Rio Ave. O lateral uruguaio foi substituído por Lino, aos 59 minutos de um encontro em que Jesualdo Ferreira se queixou da "apatia" de dois ou três jogadores importantes na equipa.

NUNO RENOVA ATÉ 2011 COM OS DRAGÕES

Nuno Espírito Santo renovou por duas temporadas com o FC Porto, estendendo assim o seu vínculo – que terminava na presente temporada – até 2010/11.

O guarda-redes não tem sido primeira opção de Jesualdo Ferreira, mas parece receber toda a confiança do técnico portista. Jesualdo e o guarda-redes , aliás, estiveram à conversa durante alguns minutos, pouco antes do início do treino de anteontem.

"Estou muito feliz por ter assinado novo contrato com o FC Porto, clube onde me sinto muito bem e no qual tenho vivido momentos inesquecíveis", disse Nuno ao site oficial dos dragões. O guardião, que terá 37 anos no final do novo contrato, ainda não participou, nesta época, em jogos oficiais.

PORMENORES

Paulo Sousa vezes 200

Se for opção do técnico PauloSérgio para oDragão, Paulo Sousa irá completar o 200.º jogo oficial pelo Paços de Ferreira. "Uma vitória no jogo com oFCPorto seria a prenda ideal para celebrar esta marca", desejou o médio de 33 anos.

Guarín de regresso

Freddy Guarín voltou ao lote de convocados. O colombiano, que ainda só completou 68’ na Liga, ficou de fora nos últimos dois encontros oficiais dos dragões.

Pelé de novo ausente

Pelé voltou ontem a ficar de fora dos escolhidos. Jesualdo garante desconhecer qualquer noitada por parte do médio-defensivo, mas voltou a prescindir do ex-atleta do Inter.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8