page view

Aquisição de Cherbakov acabou no Tribunal

A transferência de Serguei Cherbakov do Shaktyor Donetsk (Rússia) para o Sporting foi investigada, em 1995, pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. O caso, no entanto, acabou arquivado, porque o clube de Alvalade não se constituiu assistente no processo e o Ministério Público considerou que os indícios dos crimes em causa (abuso de confiança e burla) não tinham natureza pública.

07 de dezembro de 2006 às 00:00

Cherbakov chegou a Portugal em 1992 para representar o Sporting, na altura presidido por José Sousa Cintra. O jogador alinhava no Shaktyor Donetsk, clube russo que declarou ter recebido 200 000 dólares pela transferência. Mas nas contas do Sporting apareceram 500 000 dólares, respeitantes a dois contratos: um no valor de 200 000 dólares, datado de 12 de Agosto de 1992, e outro, no montante de 300 000 dólares, com a data de 13 de Agosto do mesmo ano.

Em 1995, já com Pedro Santana Lopes na presidência, o Sporting pediu à empresa de consultadoria Arthur Andersen para apresentar uma descrição dos factos relacionados com a aquisição de Cherbakov ao Shaktyor Donetsk e dos registos contabilísticos relacionados com essa transacção.

No dia 18 de Agosto de 1995, a Arthur Andersen responde ao Sporting e diz que nos contactos que estabeleceu com o clube russo, este apenas fez menção aos valores do contrato celebrado em 12 de Agosto de 1992, no valor de 200 000 dólares. A empresa de consultadoria salientou, ainda, não ter revisto os originais dos contratos e que as cópias que lhe foram entregues não continham “evidência do reconhecimento notarial das assinaturas dos outorgantes”.

Contactado pelo CM, Pedro Santana Lopes disse ter a “ideia” de que a “auditoria” da Arthur Andersen foi analisada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar e Assembleia Geral do clube, órgãos que deliberaram entregar o caso “às autoridades competentes”. “Não me recordo do que aconteceu depois”, acrescentou o ex-líder directivo dos ‘leões’.

O caso ‘Cherbakov’ chegou a ser investigado no Tribunal Instrução Criminal de Lisboa – devido a uma queixa-crime apresentada por um grupo de sócios do Sporting – tendo sido arquivado porque o Ministério Público considerou que o Sporting tinha de constituir-se assistente no processo, o que não se verificou.

O CM tentou contactar José Sousa Cintra, o que não foi possível até ao fecho desta edição.

Serguei Cherbakov jogou pouco mais de um ano em Alvalade. No dia 15 de Dezembro de 1993, após um acidente de viação, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, o jogador ficou tetraplégico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8