page view

Jornada do dérbi pode decidir título

Um conjunto possível de cenários coloca os dragões a festejar no hotel no final da noite em que Sporting e Benfica jogam em Alvalade.

26 de abril de 2018 às 01:30

O FC Porto pode sagrar-se campeão nacional na penúltima jornada da Liga, a realizar-se no fim de semana de 5 e 6 de maio. Ou seja, na ronda em que o Benfica se desloca a Alvalade, para defrontar o Sporting.

Nas contas do título, o dérbi, que se realiza no dia 5, um sábado, na véspera do jogo FC Porto-Feirense, pode até, matematicamente, proclamar os dragões como novos campeões nacionais. Essa possibilidade abre-se se o Benfica e o Sporting não ganharem os seus jogos da jornada do próximo fim de semana (Benfica recebe o Tondela no Estádio da Luz e Sporting joga fora com o Portimonense, ambos os encontros no sábado) e se simultaneamente o FC Porto vencer na deslocação à ilha da Madeira, onde defronta o Marítimo (domingo).

A partir desta premissa (águias com um máximo de 78 pontos e leões com um máximo de 75, cenários de empate nesta ronda, porque com derrotas os pontos serão ainda menos), se o Benfica não conseguir ganhar ao Sporting no dérbi, o FC Porto é campeão no hotel. Isto porque à hora de início do jogo de Alvalade (20h30), o plantel às ordens de Sérgio Conceição já estará em estágio para a receção ao Feirense.

Num outro cenário, o FC Porto pode fazer a festa, no domingo, dia 6 de maio, também mediante condições: ganhando ao Marítimo e ao Feirense (ficaria com 85 pontos) e desde que o Benfica não ganhe os dois jogos que tem até lá (Tondela em casa e Sporting em Alvalade). Isto porque com uma vitória e um empate, por exemplo (melhor cenário não ganhando os dois jogos), as águias fariam 81 pontos, nunca podendo chegar aos 85 do FC Porto, porque ficaria a faltar apenas uma jornada para o final do campeonato.

Tudo possibilidades. Certo é que na ronda do fim de semana que se aproxima, aconteça o que acontecer, ainda não pode haver campeão nacional.

Sp. Braga ainda com hipóteses 

Duelo com vista para a Champions 

Em função deste objetivo, o dérbi de dia 5 de maio poderá ser determinante. Se até lá as duas equipas ganharem os seus jogos (Benfica recebe Tondela e Sporting joga em Portimão), quem vencer o dérbi sai na frente da classificação para a última jornada.

Isto porque se os leões baterem as águias em Alvalade garantem a vantagem no confronto direto. No jogo da primeira volta, realizado no Estádio da Luz, o resultado foi 1-1 (golos de Gelson Martins e de Jonas, este de penálti).

PORMENORES 

FC Porto tem vantagem

O FC Porto tem vantagem sobre o Benfica no confronto direto, pelo facto de ter ganhado ao rival no Estádio da Luz (1-0, golo de Herrera) e por ter empatado no Estádio do Dragão no jogo da primeira volta (0-0).

Cenário de vermelho

Num cenário bastante improvável - mas possível -, o Benfica também ainda pode ser campeão na penúltima jornada. Isso acontece se ganhar os dois próximos jogos (ficaria com 83 pontos) e se o FC Porto perdesse os seus dois jogos seguintes (manteria os atuais 79 pontos).

Sporting a sonhar...

O Sporting olha para o título como uma hipótese remota. Se perder em Portimão neste fim de semana e se o FC Porto pontuar na Madeira, está matematicamente de fora da corrida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8