page view

McRae morre num helicóptero

O antigo campeão do Mundo de Ralis Colin McRae morreu no sábado vítima de um acidente de helicóptero, perto de sua casa, em Lanarkshire, na Escócia. A confirmação da morte do escocês, de 39 anos, foi feita ontem pela polícia britânica. No mesmo acidente morreram ainda o filho do piloto, Johnny, de cinco anos, Graeme Duncan, de 37 anos, e uma outra criança, Bem Porcelli, de seis anos.

17 de setembro de 2007 às 00:00

O helicóptero em que viajava McRae caiu cerca das 16h de sábado a menos de um quilómetro da sua residência, uma casa do séc. XVI que conta com uma pista de aterragem. Após a queda o heli ardeu por completo, de acordo com vários testemunhas. Quando a polícia chegou ao local encontrou os corpos dos quatro ocupantes carbonizados dentro do heli e até ontem ainda não eram conhecidas as causas que levaram ao acidente.

McRae tinha o brevet desde 1997 e, segundo um dos seus grandes amigos, o jornalista inglês Jeremy Hunt, era um experiente piloto de helicópteros: “Voava sempre com muita calma e tomava todas as precauções a nível de segurança.” O heli, aliás, era o meio de transporte a que mais recorria sempre que tinha de se deslocar da Escócia para Inglaterra ou outros países da Europa.

Colin McRae sagrou-se campeão do Mundo em 1995 ao volante de um Subaru, após um espectacular duelo com o seu colega de equipa, o espanhol Carlos Sainz.

Foi o mais jovem e o primeiro piloto britânico a conquistar o Mundial de Ralis. Tinha 27 anos. Nas duas edições seguintes ficou na segunda posição. Em 1999 mudou-se para a Ford e em 2001 voltou a conquistar a segunda posição. Em 2003 despediu-se do Mundial de Ralis num Citroën, terminando num decepcionante sétimo lugar, depois de ter conquistado 25 vitórias e 42 pódios.

Mas não se afastou da competição, passando a participar em provas como o Paris-Dacar – na última edição desistiu após um aparatoso acidente –, Transibérica ou as 24 Horas de Le Mans (ficou em 9.º em 2004).

A forma guerreira e arriscada como conduzia levou uma empresa a lançar um videojogo de ralis – um dos mais vendidos do Mundo – que tem o nome do piloto. A última versão (Colin McRae: Dirt) foi lançada este Verão.

A Inglaterra deixou de ter campeões do Mundo de Ralis vivos, dado que o piloto que sucedeu a McRae, Richard Burns, morreu há dois anos vítima de um cancro.

FILHO DE CAMPEÃO

A família McRae tem uma ligação estreita com os motores. O pai de Colin, Jimmy McRae, ganhou cinco campeonatos britânico de ralis e o irmão, Allister, também competiu no Mundial.

Colin McRae estava casado com Allison e tem mais uma filha, de nove anos, Hollie. Conheceu a mulher em 1986, ano em que se estreou nos ralis: era a sua co-piloto no Talbot Sunbeam com que participou no campeonato escocês. Estava a trabalhar na construção de um carro para competir no próximo Dacar.

Nome: Colin Steele McRae

Data de nascimento: 5/8/1968

Local de nascimento: Lanark, Escócia

Estreia no Mundial de ralis: Rali da Suécia, 1987

Primeira vitória: Rali da Nova Zelândia, 1993

Palmarés no Mundial: Campeão do Mundo em 1995 (Subaru); 25 vitórias em ralis; 42 pódios; 477 vitórias em Especiais; 626 pontos acumulados

Momentos depois da queda (cerca das 16h00) do helicóptero de McRae foram iniciadas as buscas na zona de floresta onde caiu o aparelho. Os corpos, carbonizados encontravam-se dentro do heli.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8