Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Merecemos a festa

Estão praticamente dissipadas todas as dúvidas quanto ao onze que Scolari vai apresentar amanhã no embate com o Liechtenstein: o lesionado Costinha vai dar o seu lugar a Petit enquanto o castigo de Deco abre a porta da titularidade a Simão Sabrosa.
7 de Outubro de 2005 às 00:00
Contudo, a posição do ‘mágico’ vai ficar entregue a Figo. Nuno Valente, por seu lado, que treinou condicionado no primeiro dia, está em pleno e vai ocupar o lado esquerdo da defesa.
Assim, esta será a formação que vai tentar conquistar o ponto que falta para a Selecção garantir o apuramento para a fase final do Mundial’2006, na Alemanha.
No apronto de ontem, Scolari optou por um treino conjunto, onde os titulares defrontaram os restantes jogadores – destaque para a presença de Tiago Gomes e João Coimbra, dois jogadores da equipa B do Benfica. Os titulares venceram por 3-2, com Pauleta,
Nuno Gomes e Maniche a apontarem os golos do triunfo. Pelos suplentes marcaram Boa Morte e Hélder Postiga.
Ricardo Carvalho é o espelho do optimismo e não pensa noutra coisa que não no apuramento. “Sabemos que se ganharmos o jogo faremos a festa. Nós merecemos isso. É mais fácil trabalhar quanto estamos perto do objectivo. Depois do que fizemos no Euro’2004 é importante chegarmos ao Mundial. Todos os sacrifícios a nível pessoal valeram a pena pela campanha que realizámos”.
O defesa-central não quer entrar, contudo, em euforias desmedidas. “Temos de ter respeito pela equipa, mostrar o nosso valor em campo e a qualidade. Dependemos mais de nós do que eles”, finalizou o defesa do Chelsea em conferência de Imprensa.
VIANA QUER GARANTIR POSIÇÃO
Hugo Viana tem alternado a sua carreira na selecção entre os AA e os sub-21. O agora jogador do Valência, o último a chegar ao Mundial’ 2002 – substituiu à última hora Kenedy – quer agora estar presente na Alemanha. Não fez parte do lote de eleitos no Euro’2004, não tem sido primeira escolha no onze de Luiz Felipe Scolari, mas isso não o desanima. “Como todos, o meu objectivo é ser chamado e vou fazer tudo para que isso aconteça. Vou trabalhar para chegar ao lote de eleitos”, avançou ontem o médio em conferência de Imprensa.
Para que isso aconteça, torna-se necessário que Hugo Viana passe a merecer maior confiança do técnico Quique Sanchéz Flores no conjunto valenciano. “Sei que se jogar com regularidade no Valência será mais fácil jogar na Selecção. Até agora estou contente por lá estar”, disse o jogador, frequentemente convocado no Valência mas que ainda só alinhou 30 minutos no campeonato espanhol, frente ao Barcelona. “O Valência tem grandes jogadores e, por isso, tenho de trabalhar para merecer a confiança do treinador, para jogar mais. l
AFLUÊNCIA PREOCUPA EM AVEIRO
Caso não aconteça mais um ‘desastre’ de percurso, o Estádio Municipal de Aveiro será palco dos festejos de apuramento para o Mundial da Alemanha. Os portugueses sabem disso e, como tal, vão lotar o recinto. Contudo, esta afluência em massa está, de alguma maneira, a preocupar os responsáveis do recinto.
O Municipal de Aveiro, que abre as portas aos espectadores às 19h00 (o jogo tem lugar às 21h15), só tem capacidade para albergar 1800 viaturas, daí que esteja a ser feito o apelo aos espectadores para que deixem os veículos no centro da cidade, ou noutro local, e que recorram aos transportes públicos para se dirigirem para o estádio.
E devem-no fazer com alguma antecedência para evitar congestionamentos. Para tal, será posta à disposição dos adeptos, a partir das 18h00, a ‘Linha Especial Estádio (Linha amarela)’, com autocarros a saírem com intervalos de 10 minutos do Pavilhão do Galitos. Estes mesmos passam por vários pontos da cidade e o bilhete de ida e volta custa apenas um euro, sendo válidos todos os passes sociais dos SMA-TUA.
CURTAS DA SELECÇÃO
2000 BILHETES
Só faltam vender 2000 bilhetes para o embate com o Liechtenstein. A lotação deverá esgotar assim que forem colocados à venda os derradeiros ingressos. Na Praça da Alegria (ex-sede da FPF), os interessados poderão consegui-lo das 9h30 às 12h30. Já as bilheteiras do estádio só estarão abertas hoje entre as 15h00 e as 20h00.
SIMÃO SATISFEITO
Simão Sabrosa, em entrevista ao ‘site’ da FPF, salientou a excelente campanha da Selecção. “Entrámos bem e tivemos, desde logo, o pensamento centrado no Mundial (...) conseguimos transformar as dificuldades pelas quais passámos em forças”.
O SONHO
Tiago Gomes (lateral-esquerdo) e João Coimbra (médio) viveram por algumas horas o sonho de representarem a Selecção. Os dois jogadores do Benfica B ajudaram Scolari no treino conjunto, onde tiveram de medir forças com alguns dos ídolos.
FIFA DESTACA PAULETA
O ‘site’ da FIFA destacava ontem o facto de Pauleta estar a apenas dois golos do recorde de Eusébio.O ‘pantera negra’ conta com 41 golos, enquanto o açoriano tem 39.
Ver comentários