Mantém equipa e 'ganha' Toni Kroos e James Rodriguez.
O Real Madrid parte como principal favorito à conquista da Liga espanhola de futebol, que começa esta sexta-feira, ao manter quase todo o elenco que alcançou o tão ansiado 10.º título europeu e acrescentar Toni Kroos e James Rodriguez.
Na segunda época sob o comando de Carlo Ancelotti e após o terceiro lugar de 2013/14, os 'merengues', liderados pelo internacional luso Cristiano Ronaldo, têm, porém, uma quase impercetível margem de erro, face à presença do campeão Atlético de Madrid e do 'vice' FC Barcelona.
Os 'colchoneros' mudaram muitas 'peças', face sobretudo a três grandes perdas para o Chelsea (Diego Costa, Filipe Luis e Courtois), mas continuam na mesma linha, sob o comando do argentino Diego Pablo Simeone, que, além do 10.º título espanhol, quase levou o Atlético ao primeiro cetro europeu.
Por seu lado, o 'Barça' foi ao Celta de Vigo buscar o seu ex-jogador e ex-técnico da equipa B Luis Enrique e surge renovado, com o uruguaio Luis Suarez (ex-Liverpool) como grande contratação e a prometer um tridente atacante temível, juntamente com o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar.
Apesar da fortíssima concorrência, o Real Madrid tem, porém, de ser apontado como o favorito número 1, numa época em que Ancelotti, já campeão em Itália, Inglaterra e França, deverá apostar forte na competição interna, que os madrilenos só venceram uma vez nos últimos seis anos.
O triunfo de 2011/12, na segunda época de José Mourinho, foi a exceção desde 2008/09, temporada em que Pep Guardiola chegou ao 'Barça' e revolucionou o futebol, com o seu 'tiki-taka', expressão maior da posse e circulação de bola.
Em relação à época passada, o Real Madrid não perdeu qualquer jogador importante - para já, o argentino Di Maria continua - e foi buscar dois grandes jogadores, Kroos (ex-Bayern Munique) e James Rodriguez (ex-AS Mónaco), além do guarda-redes costa-riquenho Keylor Navas (ex-Levante).
O técnico italiano só pode queixar-se de fartura, sobretudo do meio-campo para a frente, com Xabi Alonso, Modric, Kroos, Di Maria, Isco, Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema. Atrás, também há qualidade, com os internacionais lusos Fábio Coentrão e Pepe, Sérgio Ramos, Varane ou Marcelo.
Se os 'merengues' são os primeiros 'cabeças de série', o 'Barça', de Luis Enrique, será o segundo, mesmo tendo em conta que Luis Suarez só poderá jogar em finais de outubro, quando acabar a suspensão de quatro meses que lhe foi imposta após a mordidela ao italiano Chiellini, no Mundial de 2014.
Além do uruguaio, também chegou outro grande 'craque', o médio croata Rakitic (ex-Sevilha), bem como os guarda-redes Cláudio Bravo (ex-Real Sociedad) e Ter Stegen (ex-Borussia Monchengladbach) e os defesas Mathieu (ex-Valência) e Vermaelen (ex-Arsenal).
Em matéria de saídas, destaque para Valdés, Puyol (fim de carreira), Cesc (rumou ao Chelsea) e Alexis (Arsenal), mas, tudo somado, o 'Barça' parece estar pronto para o quinto título em sete anos - perdeu o último na derradeira ronda (tinha de bater em casa o Atlético de Madrid, mas empatou).
Por seu lado, o Atlético de Madrid começará como 'outsider' de luxo, pois, entre outros, manteve Koke e, para fazer face às saídas de Courtois, Filipe Luis, Diego Costa e Villa, chegaram Moya (ex-Getafe), Oblak e Siqueira (ex-Benfica), Ansaldi (ex-Zenit), Griezmann (ex-Real Sociedad), Mandzukic (ex-Bayern Munique) ou Raul Jimenez (ex-América).
Como já se viu neste início de época, os 'colchoneros', que mantiveram o português Tiago, vão ser um sério candidato ao título, com o seu futebol assente na consistência defensiva, liderada por dois 'enormes' centrais (Miranda e Godin).
Os restantes 17 participantes, numa prova que arranca no sábado e se prolonga por 38 jornadas, até 24 de maio de 2015, não têm qualquer hipótese sequer de sonhar com o título.
Entre eles está o Valência, treinado pelo português Nuno Espírito Santo (ex-Rio Ave), que recrutou os ex-benfiquistas André Gomes, Rodrigo e João Cancelo, mas quer mais: fala-se em Enzo Perez e também no portista Jackson Martinez.
Os valencianos correrão pelo último lugar de acesso à 'Champions', como o Sevilha, de Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras, o Málaga, de Flávio Ferreira, Antunes, Duda e Ricardo Horta (ex-Vitória de Setúbal), o Villarreal e os bascos da Real Sociedad e Athletic de Bilbau.
Em relação a 2013/14, são novidades o Eibar, o Deportivo da Corunha, com Luisinho, Diogo Salomão e Ivan Cavaleiro, e o Córdoba, que substituíram Osasuna, Valladolid e Betis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.