Os dois homens substituídos ao intervalo do jogo da Taça de Portugal com o Varzim, por evidentes deficiências de rendimento e atitude, mostraram ontem que o ‘pousio’ lhes fez bem e retribuíram a desfeita com os golos que garantiram a vitória do Sporting sobre o Guimarães.
Primeiro, Carlos Martins e Deivid combinaram entre si para construir o lance do 1-0, com o médio a assistir e o brasileiro a concluir. Depois, o jovem português fez o 2-0, num livre, assegurando a terceira vitória consecutiva dos ‘leões’ e a redução da distância para o primeiro lugar para uns mais negociáveis quatro pontos.
O jogo até estava complicado para a equipa da casa, que insistia no futebol muito centralizado e em toada lenta que tem mostrado ultimamente. Por sua vez, organizada em 4x2x3x1, a equipa de Pacheco só teve de aguentar os primeiros 20 minutos dos ‘leões’, com Douala muito em jogo, para depois começar a activar os extremos (Paulo Sérgio e Hélder Cabral) em direcção à baliza de Ricardo. E se Carlos Martins já acertara com um livre na barra (21’), Paulo Sérgio respondeu com um remate ao poste (32’).
A lesão muscular de Douala, cuja coxa direita não resistiu a um ‘sprint’ mais intenso, e o facto de Pacheco ter no banco jogadores do calibre de Benachour ou Targino, levaram os ‘leões’ a recolher aos balneários com alguma angústia. Mas afinal foi aí que se viu o melhor Sporting. Aos 52’, Martins conseguiu finalmente iludir o ‘off-side’ e colocou Deivid na cara do guardião. Paiva defendeu para o lado, mas já não parou o seguimento da jogada: Martins cruzou e Deivid, de cabeça ao segundo poste, abriu o activo. Era altura para Pacheco arriscar. Aos 60’, entraram Benachour e Targino. Mas logo dois minutos depois, Martins fez o 2-0, num livre potente e colocado. Dificilmente o Sporting deixaria de ganhar, mas os minhotos ainda colocaram Ricardo à prova por um par de vezes. E o guarda-redes da Selecção respondeu bem, mantendo o segundo nulo consecutivo nas suas redes. Isso sim inédito.
Local: Estádio do Alvalade, em Lisboa (24.219 espectadores)
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)
SPORTING: Ricardo, Rogério, Tonel, Polga, André Marques, João Moutinho, Carlos Martins (Wender, 70m), Custódio, Nani, Douala (Sá Pinto, 42m) e Deivid (Luís Loureiro, 83m). Treinador: Paulo Bento.
VITÓRIA DE GUIMARÃES: Paiva, Mário Sérgio, Dragoner, Geromel, Hélder Cabral (Targino, 58m), Rogério Matias, Svard, Moreno, Neca (Benachour, 58m), Paulo Sérgio (Dário, 63m) e Saganowski. Treinador: Jaime Pacheco.
Marcador: 1-0, Deivid (52m); 2-0, Carlos Martins (62m).
Acção disciplinar: Amarelos - Carlos Martins (32m), Mário Sérgio (55m) e Geromel (59m).
Melhor jogador: Carlos Martins
ENTRADA DE SÁ PINTO
O repentismo de Douala representava tudo o que o ataque do Sporting fizera nos primeiros 40’, pelo que a sua lesão deixava os ‘leões’ pessimistas. Mas com Sá Pinto, a equipa melhorou muito. O veterano participou muito na segunda fase do processo de construção ofensiva, disponibilizou-se sempre para pressionar e receber, abriu linhas de passe e mexeu com o meio-campo, onde todos melhoraram na segunda parte.
PONTA FINAL DO SPORTING
A ganhar por 2-0 desde os 62’, o Sporting conteve bem o V. Guimarães até ao momento em que o quarto árbitro mostrou a placa de descontos. Até aí, tudo o que os vimaranenses haviam feito foram dois remates de Svard ao lado. Contudo, nos quatro minutos de compensação, já com Loureiro em vez de Deivid, Ricardo teve de assinar três defesas complicadas, a remates de Benachour, Saganowski e Targino.
'LIEDSON DE FORA POR OPÇÃO'
Paulo Bento explicou ontem a não convocação de Liedson, embora o tivesse feito sem abrir demasiado o jogo. “Foi uma opção minha, baseada em factores que colocaram acima de tudo os interesses do grupo e não os individuais. O jogador não actuou simplesmente porque não foi convocado. Ele não tem problemas físicos nem de outra ordem, foi pura opção. Para mim, o todo é mais importante que as partes.” E daqui não saiu. O técnico regozijou-se pelo facto de a equipa ter feito, ainda que parcialmente, a melhor exibição desde a sua chegada. E elogiou Deivid: “Teve uma oportunidade e soube aproveitá-la, com uma atitude extraordinária. A partir de agora vamos pensar no FC Porto. Vamos chegar a esse jogo em boas condições e convictos do que podemos fazer. Queremos os três pontos.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.