Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Sinto enorme orgulho

O Benfica anunciou ontem, na sua página oficial na internet, a contratação do defesa-central José Fonte, de 22 anos, ex-Vitória de Setúbal. O possante jogador assinou por quatro anos e meio pelos ‘encarnados’ mas deverá ser emprestado e integrar o plantel apenas na próxima época, uma vez que o Benfica está bem servido de centrais.
29 de Dezembro de 2005 às 00:00
José Fonte
José Fonte FOTO: Rui Minderico, Record
Fonte quer afirmar-se na Luz. “É um enorme orgulho representar o Benfica. Atingi um objectivo a que me propus desde sempre, chegar a um clube grande e logo ao Benfica, um dos melhores da Europa. É um grande desafio mas estou preparado”, afirmou ao CM, acrescentando: “Ainda não está definido se serei ou não emprestado, mas eu quero é jogar. O Benfica tem quatro grandes centrais mas quero ganhar o meu espaço.” No âmbito da transferência de Fonte, o jovem extremo Hélio Roque segue o caminho inverso e ruma, por empréstimo, até final da época, ao Vitória de Setúbal.
Fonte rescindira recentemente o seu contrato com o Vitória, devido aos salários em atraso. Mas o Benfica fez questão de envolver os sadinos nas negociações, tendo emprestado Hélio Roque num gesto que mereceu elogios de Chumbita Nunes, presidente do V. Setúbal: “O Fonte rescindiu mas o Benfica mostrou-se disponível para falar com o Vitória, o que só demonstra a grande categoria e classe dos seus dirigentes.”
SEM RANCOR DO SPORTING
Formado nas escolas do Sporting desde os sete anos, Fonte foi dispensado de Alvalade quando o clube decidiu acabar com a equipa B: “Não sei quem me dispensou, sei que algumas pessoas queriam que eu ficasse e outras não. Hoje, encaro com mágoa a minha saída, mas não guardo rancor”, disse agradecendo à família e a Norton de Matos o apoio. Quando Fonte saiu do Sporting foi Norton que o levou para o Salgueiros (não chegou a jogar porque o clube acabou com o futebol profissional), depois aconselhou-o a Diamantino, então técnico do Felgueiras, e finalmente levou-o para Setúbal: “Estou feliz por ter contribuído um bocadinho para o sucesso do Fonte. Quando o Sporting o dispensou sabia que estava ali uma pérola. Ele hoje já me enviou um SMS a agradecer. Estas coisas sabem bem.” Os clubes onde Fonte passou tiveram sempre problemas financeiros (o central chegou a afirmar que no Felgueiras só sobreviveu porque ia comer a casa da avó), mas agora tudo muda: “As coisas não têm sido fáceis mas finalmente vou ter outra tranquilidade.”
PERFIL
Nome: José Miguel da Rocha Fonte
Idade: 22 anos
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,87m
Peso: 81kg
Posição: Defesa-Central
Clubes: Sporting B (2003/04), Felgueiras (2004/05) e V. Setúbal (2005/06).
José Fonte formou-se nas escolas do Sporting, mas foi dispensado quando o clube acabou com a equipa B. Norton de Matos levou-o para o Salgueiros mas nunca chegou a jogar porque o clube acabou com o futebol profissional. Seguiu-se um ano no Felgueiras da II Liga (28 jogos, 1 golo) e o V. Setúbal (15 jogos) que o catapultou para o Benfica.
APONTAMENTOS
PAI JOGADOR
Artur Fonte, 46 anos, pai do reforço do Benfica, foi futebolista. Lateral-esquerdo, também se formou no Sporting, de onde também foi dispensado, tendo jogado no Penafiel, V. Setúbal e Belenenses.
IRMÃO TAMBÉM
O irmão do central do Benfica, Rui Fonte, também joga futebol, nos juvenis do Sporting. Aos 15 anos, Rui é internacional sub-16. “Esse eles não deixam fugir, já tem contrato de formação”, diz o pai.
KARADAS
Karadas, jogador do Benfica emprestado ao Portsmouth, foi dispensado do clube inglês. O avançado norueguês não vingou na ‘Premier League’ e poderá regressar a Lisboa até encontrar novo clube.
VIEIRA DESCARTA MORETTO E 'PRENDE' SIMÃO
Luís Filipe Vieira e José Veiga, respectivamente, presidente e director-geral do Benfica, estiveram na apresentação de Manduca. Questionado sobre o anunciado interesse em Fonte e Moretto, o líder ‘encarnado’ pareceu descartar o nome do guardião. “Qualquer atleta só poderá ser jogador do Benfica depois de ter assinado. Agora, quanto a um caso referido aqui, o que sabemos é que não deve ser para estas bandas de certeza absoluta”, disse Vieira. O guardião do V. Setúbal reuniu-se com responsáveis ‘azuis-e-brancos’ na semana passada, mas apesar da declaração de Vieira, o certo é que os ‘encarnados’ continuam na corrida pelo jogador. Entretanto, sobre a possibilidade de Simão poder rumar ao Liverpool já em Janeiro, Vieira não se alargou em comentários afirmando apenas que “Simão é do Benfica e tem contrato até 2010”.
MANDUCA: "OPTEI IMEDIATAMENTE PELO BENFICA"
Manduca foi ontem oficialmente apresentado como novo reforço do Benfica. Sereno e visivelmente feliz pelo salto para um ‘grande’ do futebol português, o ex-Marítimo, que assinou um contrato válido até 2010, não escondeu que mal soube do interesse ‘encarnado’ aceitou mudar-se para a Luz.
“Optei imediatamente pelo Benfica. Tinha outras boas propostas, mas o Benfica não é só o maior clube de Portugal, mas também um dos maiores do Mundo. Para mim não era só um sonho mas também um objectivo que agora concretizo.”
Conhecido pela sua polivalência, Manduca actua preferencialmente como extremo-esquerdo, um lugar que, no Benfica, ‘pertence’ a Simão. “Penso que no grupo tem de haver competitividade, exige mais de nós. O Simão é um grande jogador, mas estou aqui para ajudar e não apenas para competir com os jogadores”, disse Manduca, que quer “ajudar o Benfica a ser campeão e fazer o melhor na Liga dos Campeões”.
O brasileiro, que herdou a camisola 23 de Miguel, não escondeu o ‘alívio’ de passar a jogar no Inferno da Luz como membro da equipa da casa e, ao vestir a sua nova camisola, Manduca mostrou que não teme a pressão de estar num ‘grande’. “A camisola é levezinha, não é pesada não” afirmou, bem-disposto. Manduca voltou ontem para a Madeira e regressa a Lisboa no dia 1. O primeiro treino acontece no dia seguinte, na Luz.
Ver comentários