O Benfica anunciou ontem, na sua página oficial na internet, a contratação do defesa-central José Fonte, de 22 anos, ex-Vitória de Setúbal. O possante jogador assinou por quatro anos e meio pelos ‘encarnados’ mas deverá ser emprestado e integrar o plantel apenas na próxima época, uma vez que o Benfica está bem servido de centrais.
Fonte quer afirmar-se na Luz. “É um enorme orgulho representar o Benfica. Atingi um objectivo a que me propus desde sempre, chegar a um clube grande e logo ao Benfica, um dos melhores da Europa. É um grande desafio mas estou preparado”, afirmou ao CM, acrescentando: “Ainda não está definido se serei ou não emprestado, mas eu quero é jogar. O Benfica tem quatro grandes centrais mas quero ganhar o meu espaço.” No âmbito da transferência de Fonte, o jovem extremo Hélio Roque segue o caminho inverso e ruma, por empréstimo, até final da época, ao Vitória de Setúbal.
Fonte rescindira recentemente o seu contrato com o Vitória, devido aos salários em atraso. Mas o Benfica fez questão de envolver os sadinos nas negociações, tendo emprestado Hélio Roque num gesto que mereceu elogios de Chumbita Nunes, presidente do V. Setúbal: “O Fonte rescindiu mas o Benfica mostrou-se disponível para falar com o Vitória, o que só demonstra a grande categoria e classe dos seus dirigentes.”
SEM RANCOR DO SPORTING
Formado nas escolas do Sporting desde os sete anos, Fonte foi dispensado de Alvalade quando o clube decidiu acabar com a equipa B: “Não sei quem me dispensou, sei que algumas pessoas queriam que eu ficasse e outras não. Hoje, encaro com mágoa a minha saída, mas não guardo rancor”, disse agradecendo à família e a Norton de Matos o apoio. Quando Fonte saiu do Sporting foi Norton que o levou para o Salgueiros (não chegou a jogar porque o clube acabou com o futebol profissional), depois aconselhou-o a Diamantino, então técnico do Felgueiras, e finalmente levou-o para Setúbal: “Estou feliz por ter contribuído um bocadinho para o sucesso do Fonte. Quando o Sporting o dispensou sabia que estava ali uma pérola. Ele hoje já me enviou um SMS a agradecer. Estas coisas sabem bem.” Os clubes onde Fonte passou tiveram sempre problemas financeiros (o central chegou a afirmar que no Felgueiras só sobreviveu porque ia comer a casa da avó), mas agora tudo muda: “As coisas não têm sido fáceis mas finalmente vou ter outra tranquilidade.”
Nome: José Miguel da Rocha Fonte
Idade: 22 anos
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,87m
Peso: 81kg
Posição: Defesa-Central
Clubes: Sporting B (2003/04), Felgueiras (2004/05) e V. Setúbal (2005/06).
José Fonte formou-se nas escolas do Sporting, mas foi dispensado quando o clube acabou com a equipa B. Norton de Matos levou-o para o Salgueiros mas nunca chegou a jogar porque o clube acabou com o futebol profissional. Seguiu-se um ano no Felgueiras da II Liga (28 jogos, 1 golo) e o V. Setúbal (15 jogos) que o catapultou para o Benfica.
PAI JOGADOR
Artur Fonte, 46 anos, pai do reforço do Benfica, foi futebolista. Lateral-esquerdo, também se formou no Sporting, de onde também foi dispensado, tendo jogado no Penafiel, V. Setúbal e Belenenses.
IRMÃO TAMBÉM
O irmão do central do Benfica, Rui Fonte, também joga futebol, nos juvenis do Sporting. Aos 15 anos, Rui é internacional sub-16. “Esse eles não deixam fugir, já tem contrato de formação”, diz o pai.
KARADAS
Karadas, jogador do Benfica emprestado ao Portsmouth, foi dispensado do clube inglês. O avançado norueguês não vingou na ‘Premier League’ e poderá regressar a Lisboa até encontrar novo clube.
VIEIRA DESCARTA MORETTO E 'PRENDE' SIMÃO
Luís Filipe Vieira e José Veiga, respectivamente, presidente e director-geral do Benfica, estiveram na apresentação de Manduca. Questionado sobre o anunciado interesse em Fonte e Moretto, o líder ‘encarnado’ pareceu descartar o nome do guardião. “Qualquer atleta só poderá ser jogador do Benfica depois de ter assinado. Agora, quanto a um caso referido aqui, o que sabemos é que não deve ser para estas bandas de certeza absoluta”, disse Vieira. O guardião do V. Setúbal reuniu-se com responsáveis ‘azuis-e-brancos’ na semana passada, mas apesar da declaração de Vieira, o certo é que os ‘encarnados’ continuam na corrida pelo jogador. Entretanto, sobre a possibilidade de Simão poder rumar ao Liverpool já em Janeiro, Vieira não se alargou em comentários afirmando apenas que “Simão é do Benfica e tem contrato até 2010”.
MANDUCA: "OPTEI IMEDIATAMENTE PELO BENFICA"
Manduca foi ontem oficialmente apresentado como novo reforço do Benfica. Sereno e visivelmente feliz pelo salto para um ‘grande’ do futebol português, o ex-Marítimo, que assinou um contrato válido até 2010, não escondeu que mal soube do interesse ‘encarnado’ aceitou mudar-se para a Luz.
“Optei imediatamente pelo Benfica. Tinha outras boas propostas, mas o Benfica não é só o maior clube de Portugal, mas também um dos maiores do Mundo. Para mim não era só um sonho mas também um objectivo que agora concretizo.”
Conhecido pela sua polivalência, Manduca actua preferencialmente como extremo-esquerdo, um lugar que, no Benfica, ‘pertence’ a Simão. “Penso que no grupo tem de haver competitividade, exige mais de nós. O Simão é um grande jogador, mas estou aqui para ajudar e não apenas para competir com os jogadores”, disse Manduca, que quer “ajudar o Benfica a ser campeão e fazer o melhor na Liga dos Campeões”.
O brasileiro, que herdou a camisola 23 de Miguel, não escondeu o ‘alívio’ de passar a jogar no Inferno da Luz como membro da equipa da casa e, ao vestir a sua nova camisola, Manduca mostrou que não teme a pressão de estar num ‘grande’. “A camisola é levezinha, não é pesada não” afirmou, bem-disposto. Manduca voltou ontem para a Madeira e regressa a Lisboa no dia 1. O primeiro treino acontece no dia seguinte, na Luz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.