page view

Um 11 de seleção

Responsáveis pela formação do clube dizem que é o resultado de um trabalho de três anos

16 de fevereiro de 2013 às 15:30

Uma equipa completa, nem mais, nem menos. Foram 11 os jogadores do Benfica que Hélio Sousa, selecionador nacional de sub-16, chamou para o recente Torneio do Algarve, no qual Portugal ganhou com 3 vitórias em 3 jogos (Holanda, 2-1; Escócia, 3-1; e Áustria, 3-1).

"É o reconhecimento do trabalho de excelência que se está a fazer no Benfica", assume Armando Jorge Carneiro, diretor geral do departamento de formação. É o corolário de um trabalho iniciado há três anos. "É tudo fruto do trabalho de equipa, da prospeção aos técnicos que potenciam o talento dos jogadores", diz João Bastos, diretor técnico do departamento. "Não é fácil ter 11 jogadores na Seleção e este reconhecimento deixa-nos felizes. Mas isto pode agora acontecer mais vezes."

Nestas idades, sonhos e carreiras ficam muitas vezes pelo caminho e nem todos os 120 jovens futebolistas que trabalham diariamente no Seixal chegarão a profissionais. "Mais de 70% de todos estes jovens ficarão pelo caminho", reconhece Armando Jorge Carneiro. "Por isso, primeiro formamos homens e só depois futebolistas", afirma. "Temos de saber gerir a possibilidade do insucesso e por isso a formação escolar é determinante", revela. "A nossa taxa de aproveitamento escolar é de 92%", afirma.

Ruben: "A minha vida não é igual"

"Tenho noção de que a minha vida não é igual à dos outros jovens da minha idade", disse Ruben Dias, 15 anos, defesa-central, ao Correio Sport. "Se quiser lutar por uma carreira de profissional tenho de estar concentrado e focado nesse objetivo", afirmou. Contudo, Ruben sabe que a sua formação também se faz nos estudos. "A escola é importante para preparar o futuro, se algo correr mal no futebol", reconhece. "Por isso tento ter as melhores notas possíveis".

QUEM SÃO ELES

Estes são os 11 jogadores do Benfica que foram convocados para a seleção nacional sub-16. Inicialmente tinham sido chamados 10, por Hélio Sousa, mas a lesão do sportinguista Heriberto abriu as portas a Diogo Gonçalves.

Fábio Duarte (G. Redes)

Yuri Ribeiro (Def. Direito)

Ruben Dias (Def. central)

Pedro Rodrigues (Def. central)

João Coelho (Def. esquerdo)

Gonçalo Rodrigues (Médio)

João Carvalho (Médio)

Renato Sanches (Médio)

Aurélio Buta (Extremo)

Diogo Gonçalves (Extremo)

Fábio Novo (Avançado)

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8