"Reforço? Só do primeiro lugar", diz Rúben Amorim

Técnico foge a falar do mercado. O que interessa é a vitória sobre o Belenenses SAD, nem que seja por “meio a zero”.

27 de dezembro de 2020 às 01:30
Rúben Amorim quer fechar o ano com um triunfo no Jamor e até prescinde da nota artística Foto: Sporting CP
Partilhar

Rúben Amorim fugiu este sábado às questões sobre o mercado na antevisão do jogo deste domingo (20h00, SportTV1) com o Belenenses SAD, no Jamor. "Reforço? A posição que queremos reforçar é a do primeiro lugar em janeiro. E uma prenda no sapatinho são três pontos contra o Belenenses SAD", destacou o técnico meio a brincar, fugindo às notícias que dão conta do interesse dos leões na contratação do avançado Paulinho ao Sp. Braga.

Pub

E Rúben Amorim também se mostrou poupadinho nos golos necessários para vencer. "Meio a zero basta, o que interessa são os três pontos. A vitória com o Farense (1-0) valeu os mesmos pontos que o triunfo com o Tondela (4-0). Contra uma equipa que defende muito bem, se conseguirmos marcar um golo ao Belenenses SAD e não sofrer nenhum, levamos os três pontos. Agora, nós queremos melhorar de jogo para jogo. Sim, gostamos de marcar golos, mas o 1-0 basta para os três pontos", reforçou.

O treinador leonino não esconde a vontade de entrar em 2021 na liderança da Liga e revelou as várias formas de jogar com o mesmo sistema 3x4x3. "O sistema é o mesmo, mas a forma de jogar é diferente. Aqui ou ali mudamos um elemento e isso altera completamente a forma de jogar. Por exemplo, o Plata está a fazer a posição do Porro e é logo diferente, a forma como os adversários vão defender ou atacar", disse.

Pub

"Se Deus quiser vamos estar cá vários anos e vamos adaptando e crescendo como equipa, mas isto tem funcionado: marcamos golos e sofremos poucos. Mas existem equipas que defendem bem. Ganhámos ao Farense (1-0) porque tivemos um querer muito grande. Faltou inspiração e isso pode faltar, mas a atitude é inegociável. E essa atitude vai levar-nos a vencer muitos jogos", concluiu.

Gonçalo Inácio titular

A lesão de Feddal vai obrigar Rúben Amorim a mexer na defesa de três centrais. O técnico leonino, que tem feito grandes elogios a Gonçalo Inácio, deve dar mesmo a titularidade ao jovem de 19 anos. O treinador vai manter Luís Neto à direita e o patrão Coates ao centro, sendo que o jovem vai ficar no lado esquerdo. De resto, o técnico vai manter-se fiel ao sistema tático de 3x4x3.

Pub

PORMENORES

Melhores defesas

O Sporting e o Belenenses SAD têm as melhores defesas da Liga com apenas sete golos sofridos. Uma marca que dividem ainda com o V. Guimarães.

Pub

Triplo dos golos

O Sporting tem praticamente o triplo dos golos marcados do que o Belenenses SAD. Os leões já festejaram 24 vezes, enquanto que o adversário de hoje só celebrou em cinco ocasiões.

Leão vitorioso

Pub

O Sporting venceu os quatro jogos que disputou com o Belenenses SAD. Apontou 15 golos e sofreu apenas 3.

Sp. Braga não facilita na venda de Paulinho

O Sporting mantém o interesse na contratação de Paulinho, mas os bracarenses não vão facilitar e pretendem o valor da cláusula de rescisão: 30 milhões de euros.

Pub

O avançado bracarense é um dos desejos de Rúben Amorim. O técnico leonino trabalhou com Paulinho no Sp. Braga e acredita que o Sporting será muito mais forte com ele no plantel. Amorim acredita mesmo que com este reforço os leões ficam mais próximos de conquistar o título de campeão nacional.

No entanto, as negociações não se afiguram nada fáceis. Não o foram no verão, quando o negócio abortou, e agora será ainda mais difícil, pois o jogador renovou com os bracarenses e reforçou a cláusula de rescisão para 30 milhões de euros.

Mas o negócio pode conter outros jogadores. Segundo o CM apurou, os bracarenses só admitem, como aconteceu no verão, aceitar uma parte em dinheiro e um jogador. Assim, para já o negócio poderá ser feito por 20 milhões de euros e o passe do avançado Sporar, que seria avaliado em 10 milhões. Contudo, os bracarenses entendem que o Sporting é um concorrente direto e, por isso, não estão dispostos a ceder uma das suas joias, comprometendo a sua própria competitividade e resultados desportivos.

Pub

Paulinho tem vários interessados do estrangeiro e o negócio até será bem mais fácil, podendo ser efetuado por 25 milhões, mais cinco por objetivos. É que aqui não se colocava a hipótese de reforçar um concorrente direto. Além disso, o negócio da transferência de Rúben Amorim do Sp. Braga para o Sporting não foi pacífico, com os leões a terem de renegociar a forma de pagamento (12 M €).

"Quando roubam a bola são rápidos a chegar à baliza"

"O Sporting tem processos bem definidos que vêm da época passada. É uma equipa que quando rouba a bola, os jogadores são rápidos a chegar à baliza." Foi assim que Petit, treinador do Belenenses SAD, analisou a equipa do Sporting, reconhecendo que "estão em primeiro lugar com todo o mérito".

Pub

O técnico defende que os leões são uma equipa, no seu todo, "muito forte". "Tem princípios bem definidos, bem trabalhados e em termos individuais tem jogadores que podem desequilibrar. Esperamos um Sporting forte. Mas nós também trabalhámos e sabemos o que temos de fazer no campo para pontuar".

Pedro Mendes de regresso

Pedro Mendes, avançado de 21 anos que o Sporting emprestou ao Almería, vai regressar a Alvalade em janeiro. O CM sabe que o clube espanhol já está a discutir com os leões a devolução do dianteiro (10 jogos e zero golos esta época).

Pub

Trio em risco amarelo

Coates, Palhinha e Nuno Santos são os três jogadores leoninos em risco de falharem o jogo com o Sp. Braga se virem mais um amarelo na partida de hoje frente ao Belenenses SAD. Feddal também está em risco, mas não joga por lesão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar