Farioli garante: "Nada é mais importante do que o FC Porto"

Técnico admite que Thiago Silva pode ser titular frente ao Benfica se essa for a melhor solução para os objetivos da equipa. Italiano ficou satisfeito com o estágio no Algarve mas deixa um aviso: “estamos no meio de uma corrida”

14 de janeiro de 2026 às 01:30
Francesco Farioli vai tentar guiar o FC Porto a mais uma vitória
Partilhar

"Thiago Silva teve uma época longa no Brasil, com muitos jogos. Teve alguns dias para recuperar e voltou numa condição muito boa. Pode ser titular, vai depender de vários cenários, mas pode começar." Francesco Farioli foi cauteloso para não abrir o jogo sobre a grande dúvida que envolve a equipa do FC Porto nos quartos de final da Taça de Portugal. O central brasileiro, de 41 anos, que treina com os novos colegas há uma semana (desde o dia 6) e que leva apenas 60 minutos num jogo de preparação com o Farense, vai ser titular frente ao Benfica?

O técnico italiano falou de Thiago Silva em quatro perguntas diferentes. Destacou que o estágio de quatro dias no Algarve foi "uma oportunidade de apresentar as dinâmicas" ao central: "A curiosidade dele ajudou-nos a acelerar o processo. Amanhã [hoje], no primeiro jogo oficial, será importante para ele se ajustar". Noutra, além de destacar as "ótimas exibições de Martim Fernandes", admitiu que a chegada de Thiago Silva "dá mais soluções".

Pub

E uma delas passa por desviar Kiwior para a esquerda, para o lugar de Francisco Moura (Farioli confirmou que não joga devido a lesão), desfazendo a 'muralha polaca' no eixo da defesa. Farioli foi questionado se tal seria um risco, sendo-lhe dado o exemplo do que aconteceu com Pepe quando regressou ao FC Porto, que registou piores resultados depois de desfeita a dupla Eder Militão-Felipe. "Risco e oportunidade. Todas as mudanças estão relacionadas com a maneira como vemos as coisas. Aquilo que estamos a fazer ultrapassa as individualidades. O que tentamos é tentar encontrar as soluções certas todos os dias, o balanço certo. Nada é mais importante do que o FC Porto. Não sou eu, não são os jogadores. O compromisso é dentro de campo, dar tudo pela família portista".

Farioli espera, uma vez mais, um jogo muito tático com o Benfica. O técnico destacou a importância do estágio no Algarve para preparar a segunda metade da época. "Nada está feito e estamos no meio de uma corrida, com muitos jogos por disputar. Sabemos o quão rápido o futebol muda."

Técnico passa a receber 1,85 milhões

Pub

Farioli revelou ter "agradecido aos jogadores" pela renovação de contrato (mais uma época, até 2028), que lhe "aumenta a responsabilidade". O técnico foi aumentado, de 1,5 milhões para 1,85 milhões de euros líquidos por época, o que dá uma despesa anual bruta para o FC Porto à volta dos 4 milhões.

PORMENORES

Oskar já treina com os colegas

Pub

Oskar Pietuszewski treinou esta terça-feira pela primeira vez com os colegas, depois de a FIFA ter dado a necessária autorização por o jogador ser menor de idade (17 anos). "É um jogador com muita qualidade, um jovem que precisa de evoluir e de adaptar-se a um novo país, uma nova liga, exigências... Quando nasceste em 2008, mesmo que tenhas grande talento, é normal que precises de algum tempo", disse Farioli.

Técnico poupa Fábio Veríssimo

Farioli comentou a nomeação de Fábio Veríssimo para apitar o clássico, não indo de encontro ao duro comunicado que o FC Porto emitiria horas depois. "Só saí agora do banho e não sabia, está a dizer-me agora quem vai ser o árbitro. Demorou um pouco mais do que o habitual... Mas tenho a certeza que os responsáveis tomaram a melhor decisão para o jogo."

Pub

Benfica é "equipa muito boa"

O técnico do FC Porto recusa a ideia de que o Benfica está fragilizado. "Tendo em conta o plantel que têm e a capacidade de ajustar... Acho que é uma equipa muito boa. Temos de estar prontos, com a atitude certa, e tentar melhorar aquilo que fizemos no primeiro clássico no Dragão [0-0], tentar fazer as coisas ainda melhor. Essa é a minha prioridade."

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar