FIFA suspende provisoriamente presidente da Federação Espanhola de Futebol
Luis Rubiales fica impedido de entrar em contacto com a jogadora que beijou.
O presidente da Comissão de Disciplina da FIFA, Jorge Ivan Palacio, suspendeu provisoriamente o presidente da Federação de Futebol Espanhola Luis Rubiales, avança o diário desportivo espanhol AS.
O dirigente fica impedido de participar em qualquer atividade relacionada com o futebol a nivel nacional ou internacional. A suspensão, com efeito imediato, extende-se por um período inicial de noventa dias, ou pelo período necessário para concluir o procedimento disciplinar aberto pela Comissão Disciplinar contra Rubiales, a 24 de agosto
A FIFA ordena também que Rubiales se asbtenha de contactar, diretamente ou através de terceiros, a jogadora Jennifer Hermoso, que foi beijada pelo presidente da federação.
A polémica instalou-se após a final do Mundial de futebol feminino, que a Espanha venceu, por 1-0, contra a Inglaterra. No momento da entrega das medalhas o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol beijou a jogadora.
A imagem do beijo foi prontamente difundida nas redes sociais e, numa primeira reação, Luís Rubiales disse que as críticas eram "palermices" de "idiotas". Num segundo momento, o presidente da RFEF assumiu o erro
"Claramente errei, tenho de reconhecer. Foi um momento máximo de euforia, sem má-fé, aconteceu de forma espontânea", disse num vídeo.
gesto natural de carinho e de agradecimento".Vários foram os políticos e atletas que pediram a demissão do presidente e até o primeiro-ministro espanhol em funções classificou o ato como "inaceitável"
Mas mais recentemente, já depois de Rubiales negar a sua demissão e defender que o beijo foi consentido, Hermoso desmentiu o presidente e disse que "não tolerava que a sua palavra fosse questionada".
A atitude - à qual acrescem o momento em que o presidente da RFEF carregou uma alteta aos ombros, e outro em que tocou nos genitais a escassos metros da rainha Letizia, a infanta Sofia e o Presidente da FIFA, Gianni Infantino - geraram uma forte onda de contestação a Rubiales.
Vários foram os políticos e atletas que pediram a demissão do presidente e até o primeiro-ministro espanhol em funções classificou o ato como "inaceitável".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt