Novidades no futebol: Copa América inova e introduz cartão cor de rosa no jogo
Cartão permite que seja feita uma substituição extra.
Depois do cartão amarelo, vermelho e até o cartão branco (que é usado em casos de fairplay), surge agora um novo cartão, o cor de rosa, que vai ser usado pela primeira vez na Copa América, que acontece nos EUA entre 20 de junho e 14 de julho.
Segundo a ESPN Brasil, este cartão permite que seja feita uma substituição extra, ou seja, a sexta na partida. O cartão cor de rosa vai ser usado quando houver suspeitas de traumatismos cranianos e concussão cerebral sofridos pelos jogadores. Caso o atleta tenha de abandonar o jogo, este cartão permite que entre um novo jogador em campo.
Ainda assim, a Conmebol - Copa Libertadores da América - informou que, caso a substituição por concussão seja realizada ao mesmo tempo que uma normal, a equipa não terá uma paragem extra além das três já estabelecidas. Ou seja, a quarta paragem só é permitida caso a troca seja feita por causa do cartão rosa.
Uma vez efectuada a substituição, a equipa adversária também fazer uma substituição extra.
Os jogadores substituídos não poderão regressar ao relvado e serão levados para o balneário ou para o centro médico. Os médicos das equipas terão de preencher e enviar um formulário à comissão médica da Conmebol no prazo de 24 horas após o jogo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt