Correio da Manhã
JornalistaLusa
JornalistaO futuro do FC Porto já se decidiu. Até às 20h00, no Estádio do Dragão, os associados elegeram o candidato que preferem ver na liderança do quadriénio 2024-2028. André Villas-Boas conseguiu 21.489 votos contra 5.224 de Pinto da Costa.
O empresário e professor Nuno Lobo (lista C) voltou a concorrer à sucessão do presidente do FC Porto (A), quatro anos depois de ter sido o terceiro e último candidato mais votado, ao passo que o antigo treinador André Villas-Boas (B) arrebatou quatro troféus pela equipa de futebol 'azul e branca' na época 2010/11, incluindo campeonato e Liga Europa.
Essas três listas disputaram a direção, a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal e Disciplinar, com Nuno Lobo a abdicar da corrida ao Conselho Superior, que volta a incluir um movimento autónomo liderado pelo advogado e professor Miguel Brás da Cunha (D).
Teste sério a Pinto da Costa
Depois de 15 mandatos consecutivos ao longo de 42 anos, a era Pinto da Costa enfrenta o mais sério teste à sua longevidade.
O líder azul e branco desde 1982 apresenta um projeto marcado por uma grande renovação, tantos nas pessoas como nas ideias.
Pinto da Costa enfrenta oposição nas eleições pela quarta vez em 42 anos
Pinto da Costa encara oposição pela quarta vez em 42 anos como presidente do FC Porto no sábado, ao concorrer nas eleições dos vice-campeões nacionais de futebol com André Villas-Boas e Nuno Lobo, após 15 triunfos consecutivos.
Lusa
Seguir Autor:
Alerta máximo para garantir segurança nas eleições do FC Porto
As eleições para os órgãos sociais do FC Porto decorrem este sábado num estado de alerta máximo para garantir a segurança de todos os envolvidos.
João Moniz
JornalistaSeguir Autor:
Jorge Costa na fila para votar
O antigo jogador Jorge Costa aguarda a sua vez para votar nas eleições dos órgãos sociais do Futebol Clube do Porto, no Estádio do Dragão.
Arranque da votação atrasado por problema em mesa de voto
Milhares de sócios do FC Porto estiveram presentes na abertura de portas das eleições para a presidência do clube, formando longas filas em volta do Estádio do Dragão.
O arranque da votação foi atrasado em cerca de meia hora, devido a um problema numa mesa de voto, mas que foi resolvido pouco depois, permitindo que o processo esteja a decorrer sem sobressaltos.
Neste arranque da votação, estiveram nas imediações do estádio cerca de três mil associados do FC Porto para exercer o seu direito, formando filas ordeiras.
Lusa
Seguir Autor:
Milhares de sócios no Estádio do Dragão
Requerimento apresentado pela lista de Pinto da Costa levou a pequeno atraso no arranque das votações
O atraso de meia hora da abertura do processo eleitoral para a presidência do FC Porto deveu-se um requerimento apresentado pela Lista A, liderada por Pinto da Costa, para a substituição de alguns elementos na mesa de voto.
"Apresentámos um requerimento com um período de alteração de elementos de uma mesa, porque as pessoas que vinham, por motivos de saúde ou familiares, não puderam comparecer. Foi um pedido de substituição e que foi deferido", explicou Miguel Corte Real.
O representante da Lista A considerou que tal é "algo normal num alto eleitoral", apontando que durante o dia "todas as listas vão apresentar requerimentos à mesa da assembleia geral".
Lusa
Seguir Autor:
Já votaram mais de seis mil sócios do FC Porto nas eleições
Até ao meio-dia já votaram nas eleições do FC Porto 6901 pessoas.
Os valores aproximam-se do anterior recorde de participação numas eleições, em 1988, com 10 731 votantes.
Ana Inês Baptista
jornalistaSeguir Autor:
André Villas-Boas já votou
Pinto da Costa já chegou ao Estádio do Dragão
"Óbvio sinal de vitalidade", diz André Villas-Boas
André Villas-Boas foi o primeiro candidato à presidência a votar esta manhã e destacou a presença de milhares de sócios no ato eleitoral do FC Porto.
"Óbvio sinal de vitalidade, em linha com o que tínhamos falado. Por esta hora [12h20] já estão ultrapassados os valores das últimas eleições", disse.
O ex-treinador referiu que, ao que tudo indica, estas serão mesmo as eleições mais concorridas.
Villas-Boas mostrou-se confiante na vitória. "Tem sido um grande movimento de apoio que me dá força", disse.
Ainda assim, ressalva que "o mais importante" é que o eleito seja "o presidente de todos os portistas".
Diálogo com Pinto da Costa
Questionado sobre se manteria o diálogo com o atual presidente, em caso de vitória ou derrota, o ex-treinador gracejou: "Não sei se tenho o número [de Pinto da Costa] atualizado".
Atraso no arranque das eleições
Villas-Boas desvalorizou a demora, de cerca de "25 minutos" no arranque e referiu que a "afluência massiva" pode causar mais constrangimentos.
Miguel Pinheiro Correia
JornalistaSeguir Autor:
João Rafael Koehler acredita que mais de 20 mil sócios vão votar
João Rafael Koehler, candidato a vice-presidente pela Lista A, liderada por Pinto da Costa, mostrou a convicção de que "mais de 20.000 mil sócios" vão votar neste ato eleitoral, e partilhou a sua experiência no sufrágio.
"Correu muito bem, estive na fila com outros sócios, e em cerca de 10 minutos já tinha votado. A organização está impecável. Não se pode agradar a toda a gente, mas estou muito feliz pela forma como tudo foi organizado", disse João Rafael Koehler.
O elemento da Lista A disse "ser a favor da transparência e do rigor" e mostrou-se satisfeito por este sufrágio demonstrar o "que há muito interesse pela vida do clube".
Lusa
Seguir Autor:
Sandra Madureira na fila para votar
António Tavares congratula afluência "muito considerável"
António Tavares, candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do FC Porto pela lista de André Villas-Boas, congratulou este sábado a afluência "muito considerável" dos associados portistas nas eleições aos órgãos sociais do clube.
"Já temos um número muito considerável de associados, isso significa que estão muito atentos à vida do clube, preocupados, e, por isso, estão a participar. É uma iniciativa que deve ser uma festa que junta os portistas e também cívica. Portanto, independentemente de algumas dificuldades no arranque, esperamos que corra tudo bem", manifestou o candidato da lista B.
Lusa
Seguir Autor:
Rui Pedroto olha com preocupação para renovação de Conceição
Rui Pedroto, candidato a vice-presidente do FC Porto pela lista B, encabeçada por André Villas-Boas, criticou este sábado a renovação do treinador da equipa de futebol, Sérgio Conceição, pela proximidade ao final do mandato de Pinto da Costa.
Segundo o escolhido por André Villas-Boas para a área dos projetos sociais, a renovação do técnico dos 'azuis e brancos' até 2028, oficializada na quinta-feira, constitui um entrave à capacidade de gestão da direção que vencer as eleições deste sábado.
Lusa
Seguir Autor:
Número recorde de votantes
O número de sócios a votar nas atuais eleições já superou o anterior recorde de 10 731, em 1988.
Os 11 900 votantes, registados pelas 14h, a seis horas do fecho das urnas, marcam um valor histórico no FC Porto.
Tânia Laranjo
JornalistaSeguir Autor:
Pinto da Costa já votou nas eleições do FC Porto
Milhares de adeptos participam em eleições históricas
Pinto da Costa fala após votar nas eleições do FC Porto e lança ataque a Villas-Boas
Pinto da Costa falou após votar nas eleições do FC Porto e lançou um ataque a Villas-Boas referindo que o candidato da lista B "fez de tudo para influenciar resultados" nas equipas.
O presidente do FC Porto mostrou-se confiante com as votações e não deixou de acusar a oposição de ter feito de tudo para "dividir o clube".
Pinto da Costa fez ainda referência aos insultos que recebeu, afirmando não se tratarem de algo próprio de um dirigente do clube portista.
"Fechadas as urnas esquecerei isso. Temos de ser todos pelo FC Porto", acrescentou.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Sócios do FC Porto ultrapassam recorde por larga margem
O número de adeptos a votar nas urnas continua a aumentar. Até às 16 horas deste sábado, votaram, nas eleições do clube portista, cerca de 20 mil adeptos, registo histórico que ultrapassa o último recorde de 1988 (com 10.731 sócios participantes).
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Vice-presidente da MAG antecipa contagem célere dos votos
O vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto antecipou este sábado uma contagem rápida de votos nas eleições dos órgãos sociais do clube, que terminam às 20h00 e permitiram suplantar um recorde de participação com 36 anos.
"O número é recorde, mas estão envolvidos quase 500 colaboradores, entre funcionários internos e delegados de cada lista. Espero que a contagem e a recontagem sejam muito céleres. Não posso, para já, prometer horas, mas quem estiver nas filas até às 20h00 vai votar. Se eu tivesse de fazer uma previsão, talvez em uma hora ou uma hora e meia se consiga ter resultados", referiu Nuno Cerejeira Namora, em declarações aos jornalistas.
Até às 16h00, seis horas e meia depois da abertura das portas do Estádio do Dragão, no Porto, já tinham votado 18.131 associados, fasquia acima do anterior máximo fixado em 1988, quando 10.731 selaram a primeira de duas vitórias de Pinto da Costa, líder do FC Porto desde 1982 e recandidato a um 16.º mandato seguido, sobre José Martins Soares.
Lusa
Seguir Autor:
Votaram 24.624 sócios até ao momento nas eleições do FC Porto
Até às 18h30 votaram 24.624 associados nas eleições do FC Porto.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Nuno Lobo admite recandidatar-se em 2028
O candidato à presidência do FC Porto pela lista C, Nuno Lobo, admitiu este sábado poder voltar a concorrer ao cargo em 2028, destacando o "sinal de vitalidade" dado pelo recorde de adesão dos associados ao atual ato eleitoral.
"Em 2028, se o dever nos chamar, de servir o FC Porto, cá estaremos. Nós não vamos desistir", declarou o líder da lista C aos jornalistas.
O empresário e professor, que já havia concorrido em 2020, tendo sido o terceiro e último candidato mais votado, constatou as grandes diferenças na afluência nas duas votações, quando se espera que hoje a participação possa ultrapassar facilmente os 20 mil sócios votantes.
Lusa
Seguir Autor:
Urnas fecham com número de votantes histórico. Participaram 26.741 sócios no ato eleitoral
As urnas já fecharam e os últimos números a que o CM teve acesso apontam para mais de 26 mil sócios a votarem nas eleições do FC Porto.
Ao todo participaram no ato eleitoral 26.741 pessoas.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Ainda não há ordem para começar a ser feita a contagem dos votos
Tânia Laranjo
JornalistaSeguir Autor:
Contagem de votos já começou
Tânia Laranjo
JornalistaSeguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
PSP chamada a assistir à contagem de votos a pedido da lista de Villas-Boas
A PSP vai assistir à contagem de votos das eleições do FC Porto. De acordo com as informações recolhidas pelo Record, a presença policial foi requerida pela lista B, de André Villas-Boas, e aceite por Lourenço Pinto, presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Record
Seguir Autor:
Ator Pedro Teixeira "confiante" com triunfo de André Villas-Boas
O ator Pedro Teixeira, adepto confesso do FC Porto e apoiante de André Villas-Boas, confessou estar "um bocado ansioso" com o resultado das eleições, mas sublinhou a vitalidade do clube face à participação em massa dos associados.
"Estou confiante, mas um bocado ansioso, neste dia tão importante na vida do FC Porto. Os sócios aderiram em massa e, seja qual for o resultado deste sábado, o FC Porto sai sempre a ganhar", disse Pedro Teixeira, em declarações à agência Lusa.
Lusa
Seguir Autor:
Dados provisórios metem André Villas-Boas na frente
Tânia Laranjo
JornalistaSeguir Autor:
Correio da Manhã
Seguir Autor:
André Villas-Boas é o novo presidente do FC Porto
Tânia Laranjo
JornalistaSeguir Autor:
Pinto da Costa derrotado em todas as mesas de voto
Tânia Laranjo
JornalistaSeguir Autor:
Vitor Baía assume derrota de Pinto da Costa e felicita André Villas-Boas
Vitor Baía assumiu este sábado a derrota de Pinto da Costa e felicitou André Villas-Boas pela vitória, referindo que os sócios foram unânimes na decisão que marca um momento de mudança.
Baía disse ainda querer que a próxima direção consiga fazer "pelo menos o mesmo" que foi feito até ao momento, salientando que o FC Porto está "acima de tudo e de todos".
Tânia Laranjo
JornalistaSeguir Autor:
"Presidente só há um": Grupo de adeptos tenta invadir zona de garagens e grita por Pinto da Costa
Depois da derrota de Pinto da Costa, as tensões aumentarem junto aos Estádio do Dragão e os adeptos gritaram palavras de apoio.
Proferiram palavras como "Presidente só há um".
Paulo Jorge Duarte
JornalistaSeguir Autor:
Adeptos cercam carro de Pinto da Costa após derrota nas eleições do FC Porto
André Villas-Boas celebra vestido a rigor a vitória na sede de campanha
André Villas-Boas celebrou vestido a rigor a vitória na sede de campanha, antes de realizar o discurso de vitória.
Lista de Villas-Boas assume vitória
A candidatura de André Villas-Boas, através de José Pereira da Costa, apontado à área financeira do FC Porto, assumiu "uma vitória expressiva" nas eleições de sábado, mas pediu "paciência" enquanto não são conhecidos os resultados oficiais.
Numa curta intervenção, interrompida várias vezes pelos cânticos de apoio ao novo presidente e ao clube, José Pereira da Costa falou de uma "eleição histórica, com praticante 27 mil votantes", deu ainda conta de "um grande dia", mas lembrou que "os resultados estão ainda a ser apurados".
"Os resultados apontam para uma votação expressiva na lista de André Villas-Boas, mas, por respeito a todos os sócios e simpatizantes, queríamos pedir-vos para esperarem os resultados oficiais e o discurso de Villas-Boas", referiu.
Lusa
Seguir Autor:
Nuno Lobo com palavra de carinho e gratidão a Pinto da Costa
Nuno Lobo, candidato à presidência do FC Porto pela Lista C, deixou sábado uma "palavra de carinho e gratidão" pelos 42 anos da liderança de Pinto da Costa, fazendo "votos de sucesso" ao sucessor André Villas-Boas.
Visivelmente emocionado, o professor e empresário enalteceu o legado do dirigente portista, considerando que "o estádio, o pavilhão e o museu são reflexo do trabalho de Pinto da Costa".
"Os sócios votaram pela mudança e quero deixar aqui uma palavra de carinho e gratidão ao presidente Pinto da Costa. Não esquecemos o trabalho fantástico que fez neste clube", afirmou.
Lusa
Seguir Autor:
"Hoje o FC Porto está livre de novo": Villas-Boas diz que este é o dia em que se começa a escrever uma nova página
O novo presidente discursou na sede de campanha onde referiu que recebeu "muita a força, energia e confiança" para aquele momento acontecer.
"Lancei-me a esta campanha pelo nosso clube e associados, mostraram-me que era possível voltar a ter orgulho no FC Porto", atira.
"Hoje o FC Porto está livre de novo", refere André Villas-Boas, dizendo que este é o dia em que se começa a escrever uma nova página no clube portista.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Já são conhecidos os resultados finais das eleições do FC Porto. Villas-Boas vence com 80%
Os resultados finais das eleições do FC Porto já são conhecidos.
André Villas-Boas venceu com 80,28% (21.489 votos).
Pinto da Costa teve 19,89% dos votos (5.224).
Nuno Lobo obteve uma percentagem de 0.20% (53 votos)
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.