page view

"A taça está no museu com 101% de mérito": a resposta de Rui Borges à provocação de Mourinho

Picardias à parte, o técnico entende com naturalidade a exigência de Varandas no tricampeonato, mas desmente a realização de uma reunião para fazer um balanço da época.

18 de outubro de 2025 às 01:30

É o contra-ataque de Rui Borges a José Mourinho, que apontou o dedo à arbitragem da final da última Taça de Portugal e afirmou que o Benfica só perdeu por “motivos um bocadinho estranhos”.

Um dia depois surgiu a resposta. “Sei que a taça está lá no museu, é nossa, com todo o mérito, 100 por cento de mérito, 101 por cento, por tudo o que os rapazes foram capazes ao longo do tempo”, retaliou Borges, que entendeu as declarações de Mourinho como “ruído imenso e a toda a hora para com o Sporting, em relação a tudo”. Puxou ainda dos galões para provocar o técnico do Benfica. “É sinal de que somos vencedores e que, no passado, ganhámos bastante ou mais do que os outros”, reforçou, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo deste sábado com o Paços de Ferreira, para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Picardias à parte, o técnico entende com naturalidade a exigência de Varandas no tricampeonato, mas desmente a realização de uma reunião para fazer um balanço da época e traçar as linhas para o futuro. “Nem sequer vi o presidente nos dias a seguir ao jogo com o Sp. Braga. É engraçado estarmos a ver o que se passa fora, criam história alucinantes”. O objetivo é “ganhar a todo o custo” e fica o aviso ao balneário. “Temos de lutar. A maior dificuldade é não deixar entrar o comodismo”. O Sporting começa este sábado em P. Ferreira a defesa do troféu conquistado frente ao Benfica. O foco está definido. “Queremos muito voltar à final do Jamor”.

No documentário divulgado pelo Sporting ouve-se num dos seus primeiros discursos que Amorim não voltava. Borges reforçou esse pensamento, enviando um recado aos críticos e aos adeptos. “Ruben marcou uma era e não fugimos a isso. Sou um fã do Ruben. Aprendemos com os melhores. Se ganhou é porque é bom, teve mérito... só que não vai voltar por mais que os sportinguistas queiram. Se voltar, volta daqui a muitos anos”.

E TAMBÉM

Espreita o onze

Diomande pode voltar este sábado à competição, após uma ausência de dois meses, devido a lesão. “É um jogador importante por tudo o que dá em termos físicos, não temos muitos com essas características e ele diferencia-se nisso dos duelos e competição física. Está mais capaz de dar resposta e ser titular”, disse Rui Borges.

Renovação para todos

“Por mim renovavam todos, o presidente é que não ia achar muita piada”, referiu Rui Borges sobre os jogadores com quem o Sporting pretende renovar.

Inácio apto

Rui Borges garantiu que Gonçalo Inácio está recuperado e apto para o jogo com o Paços de Ferreira, depois de ter sido dispensado da Seleção, devido a problemas físicos. Apenas Nuno Santos e Daniel Bragança não estão aptos.

Borges recusa mudar sistema

Rui Borges afasta as críticas por não voltar ao sistema de três centrais, criado por Ruben Amorim, e dá argumentos para manter o 4x3x3. “A grande maioria dos jogadores joga nas posições que jogavam, temos a melhor versão do Pote, do Trincão, do Hjulmand, do Inácio, do Quenda. A equipa do Sporting nunca produziu tanto em termos ofensivos.” 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8