page view
Atualizado a 14 de outubro de 2025 às 20:48

Corpos de quatro reféns israelitas entregues à Cruz Vermelha

O conflito:

Na manhã de sábado, 7 de outubro de 2023, Israel acordou em alerta, após um ataque surpresa desencadeado pelo grupo islâmico Hamas, com recurso a foguetes disparados da Faixa de Gaza. As sirenes em cidades como Telavive e Beersheba começaram a ser ouvidas, enquanto múltiplos palestinianos armados rompiam muros controlados por Israel e entravam em solo israelita. Além de terem provocado milhares de mortes, os palestinianos fizeram mais de 200 reféns. O conflito alastrou também ao Líbano, com o Hezbollah a apoiar a luta do Hamas.
Hoje às 20h42

Corpos de quatro reféns israelitas entregues à Cruz Vermelha

Os corpos de mais quatro reféns israelitas foram entregues, esta terça-feira à noite, à Cruz Vermelha, segundo o jornal The Jerusalem Post

O Hamas não divulgou os nomes das vítimas. 

Esta terça-feira já foram devolvidos 45 corpos de reféns, no âmbito do acordo de cessar-fogo.

Hoje às 17h18

Hamas vai entregar hoje mais quatro corpos de reféns israelitas

O Hamas informou os mediadores que irá entregar mais quatro corpos de reféns israelitas, pelas 22h00 (20h00 em Portugal continental), segundo a Reuters citada pelo The Times of Israel.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 22h29

Egito considera plano de Trump "última oportunidade" para paz na região

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, frisou, esta segunda-feira, numa cimeira de lideres mundiais que o plano do líder norte-americano, Donald Trump, para o Médio Oriente, representa a "última oportunidade" para a paz na região

Al-Sissi reiterou o seu apelo por uma solução de dois Estados, afirmando que os palestinianos têm direito a um Estado independente, noticiou a agência Associated Press (AP).

A cimeira na cidade turística egípcia de Sharm El-Sheikh, no mar Vermelho, teve como objetivo apoiar o cessar-fogo alcançado em Gaza, pôr fim à guerra entre Israel e o Hamas e desenvolver uma visão a longo prazo para governar e reconstruir o devastado território palestiniano.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 19h54

Egito recebe conferência para a reconstrução da Faixa de Gaza em novembro

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, anunciou, esta segunda-feira, que o Cairo vai acolher um novembro uma conferência subordinada à reconstrução da Faixa de Gaza, com base no plano do homólogo norte-americano, Donald Trump.

"O Egito trabalhará com os Estados Unidos para avançar com a reconstrução", afirmou Al-Sisi durante uma cerimónia na estância balnear de Sharm el-Sheikh, com a participação de cerca de 30 líderes mundiais, durante a qual foi assinada uma declaração que compromete os mediadores internacionais com o fim das hostilidades entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas.

O acordo entre Israel e movimento islamira Hamas foi impulsionado por Washington e negociado ao longo de vários dias em Sharm el-Sheikh com a mediação de delegações do Egito, do Qatar e da Turquia.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 19h22

Quatro corpos de reféns já estão em Israel para serem identificados

As Forças de Defesa de Israel anunciaram, esta segunda-feira no Telegram, que os quatro caixões com os reféns israelitas já passaram a fronteira para Israel.

Os corpos serão transportados para o Instituto Nacional de Medicina Forense de Israel para serem identificados.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 19h18

Trump declara que "finalmente há paz" na região

O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou, esta segunda-feira, que "finalmente há paz no Médio Oriente", após assinar, com os homólogos egípcio, do Qatar e turco, o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Para o líder da Casa Branca, trata-se de "um dia tremendo para o Médio Oriente", referindo-se à assinatura, na estância egípcia de Sharm el-Sheikh, da declaração que compromete os mediadores internacionais com o fim das hostilidades entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas.

"Conseguimos o que todos diziam ser impossível. Finalmente há paz no Médio Oriente", proclamou o Presidente norte-americano durante uma cerimónia que reuniu cerca de 30 líderes mundiais.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 18h19

Trump anuncia início do diálogo da segunda fase de acordo em Gaza

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, no Egito, o início das negociações da segunda fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"Começou. Quer dizer, começou, no que diz respeito à fase dois. E, como sabem, as fases estão de certa forma interligadas", declarou Donald Trump, falando à imprensa ao lado do homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, na estância de Sharm el-Sheikh, a respeito da segunda etapa da trégua entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas.

No Egito para uma conferência sobre o processo de paz na Faixa de Gaza, o Presidente norte-americano referiu-se também ao início "da limpeza", aludindo à devastação provocada por mais de dois anos de guerra no território palestiniano.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 17h49

Tropas israelitas já receberam dois corpos de reféns. Cruz Vermelha recuperou mais dois caixões

As Forças de Defesa de Israel dizem que as tropas na Faixa de Gaza já receberam dois caixões com os corpos dos reféns da Cruz Vermelha, que entretanto já recuperou mais dois caixões do Hamas.

Os dois corpos estão a ser transportados para a mesma localização, segundo as IDF, avança o The Times of Israel.

As IDF vão investigar os quatro caixões antes de os envolver em bandeiras israelitas e proceder às cerimónias fúnebres.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 16h27

Restos mortais de dois reféns israelitas já foram entregues à Cruz Vermelha

As forças de Defesa de Israel avançaram que a Cruz Vermelha já tem na sua posse dois caixões com os restos mortais de dois reféns israelitas. Pelo menos outros dois deverão ser devolvidos ainda esta segunda-feira, refere o The Jerusalem Post

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 14h18

“Vocês estão a voltar para casa”: momento em que mãe do refém israelita libertado, Matan Zangauker, fala com o filho ao telefone

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: AP

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 10h35

Reféns libertados já chegaram aos hospitais em Israel

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 09h44
Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 08h06

Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel identificou os sete reféns libertados

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel saudou o "regresso a casa" de sete reféns israelitas libertados esta segunda-feira pelo Hamas na Faixa de Gaza que foram identificados.

"Bem-vindos a casa", escreveu o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa série de sete mensagens nas redes sociais, com retratos dos sete reféns: Matan Angrest, Gali e Ziv Berman, Guy Gilboa-Dalal, Omri Miran, Eitan Mor e Alon Ohel.

O Exército israelita informou que os sete reféns entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha já estão com os militares e estavam a ser conduzidos para território israelita.

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 14h19

Veículos da Cruz Vermelha transportam reféns israelitas libertados em Khan Younis

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: AP

Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 08h31

Hamas entrega sete reféns à Cruz Vermelha

O , os primeiros no âmbito de um cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita na Faixa de Gaza, avançou a imprensa israelita.

Não houve até ao momento quaisquer informações sobre o estado de saúde dos reféns.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 21h55

"Será um momento muito especial", refere Donald Trump antes da viagem para o Médio Oriente

"Este será um momento muito especial", referiu o presidente norte-americano, Donald Trump, em declarações aos jornalistas antes de viajar para o Médio Oriente, referindo ainda estar "entusiasmado" para o momento. 

Para a manhã de segunda-feira está prevista a libertação dos reféns vivos mantidos pelo Hamas, em três locais já adiantados pelas Forças de Defesa de Israel: Cidade de Gaza, centro de Gaza e Khan Younis. 

Está prevista a presença de líderes mundiais de mais de 20 países na cúpula marcada para segunda-feira, no Egito, para a assinatura do plano de cessar-fogo para Gaza.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 21h43

Forças de Defesa de Israel esperam que reféns do Hamas sejam libertados em três locais

A libertação dos reféns israelitas mantidos pelo Hamas é esperada em pelo menos três locais: Cidade de Gaza, centro de Gaza e Khan Younis. A informação foi avançada pelas forças de Defesa de Israel, citadas pelo The Times of Israel. Os reféns vão ser entregues a representantes da Cruz Vermelha, sem ocorrer cerimónia de libertação, sendo depois levados até às Forças de Defesa de Israel, que aguardam em Gaza.

As forças israelitas esperam que os reféns sejam libertados na manhã de segunda-feira , permanecendo em alerta durante "toda a noite" de este domingo, no caso de serem libertados mais cedo.

Quanto aos corpos dos reféns mortos, as forças militares israelitas esperam que sejam devolvidos "ao longo de vários dias", cita o The Times of Israel.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 18h37

Chefe de Estado-Maior de Israel reclama vitória sobre o Hamas

O chefe de Estado-Maior de Israel, Eyal Zamir, reivindicou este domingo uma vitória sobre o movimento radical palestiniano Hamas na guerra em Gaza ao longo dos últimos dois anos.

Numa breve declaração televisiva, Eyal Zamir disse que "a pressão militar" exercida por Israel desde o ataque do movimento islamita a 07 de outubro de 2023, "e as medidas diplomáticas complementares", representam "uma vitória sobre o Hamas".

"Continuaremos a agir em função de uma realidade de segurança para que a Faixa de Gaza não seja mais uma ameaça para o Estado de Israel e para os seus cidadãos", acrescentou Zamir, citado pela Agência France-Presse.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 17h46

Autoridade Palestiniana disponível para colaborar nas negociações de paz

O vice-presidente da Autoridade Palestiniana, Hussein al-Sheikh, reuniu-se este domingo com o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e confirmou a disponibilidade para colaborar nas negociações "para consolidar o cessar-fogo", que entrou em vigor na sexta-feira.

Na rede social X, Hussein al-Sheikh mostrou-se numa fotografia ao lado de Tony Blair, num encontro que serviu para discutir os próximos passos para o fim do conflito em Gaza, entre Israel e o movimento radical Hamas, e na véspera da cimeira, na cidade egípcia de Sharm el Sheikn, para assinar o plano de paz.

"Hoje reuni-me com Tony Blair para falar sobre o dia seguinte à guerra e sobre os esforços para que as iniciativas do presidente Trump, cujo objetivo é pôr fim à guerra e estabelecer uma paz duradoura na região, sejam um sucesso", escreveu Hussein al-Sheikh.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 16h48

Hamas exige libertação de lideres palestinianos em troca de reféns

O Hamas e os seus aliados "terminaram os preparativos" para a libertação dos reféns vivos, prevista para segunda-feira, mas o movimento islamista continua a exigir a Israel a libertação de líderes palestinianos na troca de reféns por prisioneiros.

"O Hamas insiste que a lista final [dos prisioneiros a libertar por Israel] inclua os sete grandes líderes, nomeadamente Marwan Barghouthi, Ahmed Saadat, Ibrahim Hamed e Abbas al-Sayed", declarou à AFP uma fonte próxima das negociações e do Hamas.

"O Hamas e as fações [palestinianas] terminaram os preparativos para a libertação de todos os prisioneiros vivos e dos vários corpos que foram recuperados", acrescentou a mesma fonte, com outra fonte ouvida pela AFP a confirmar as mesmas informações.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 14h47

Nenhum responsável israelita estará presente na "cimeira de paz"

Israel não estará representado na "cimeira de paz" que vai decorrer na segunda-feira em Sharm el-Sheikh, no Egito, para formalizar o cessar-fogo entre Israel e o grupo islamita Hamas, avançou este domingo fonte oficial israelita.

"Nenhum responsável israelita participará", declarou à France Presse (AFP) Shosh Bedrosian, porta-voz do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Os presidentes do Egito e dos Estados Unidos vão fazer uma "cimeira da paz" na segunda-feira na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, com a presença de líderes de 20 países, foi anunciado no sábado.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 14h48

Últimos desenvolvimentos desde o cessar-fogo em Gaza

Israel anunciou este domingo estar preparado para o regresso dos reféns detidos na Faixa de Gaza, cuja libertação o Hamas se comprometeu a iniciar na manhã de segunda-feira, pouco antes de uma cimeira internacional sobre o futuro do território palestiniano.

A cimeira, que contará com dezenas de chefe de Estado e de Governo árabes, islâmicos, europeus e asiáticos, será copresidida pelos presidentes egípcio, Abdel Fattah al-Sidi, e norte-americano, Donald Trump, decorrerá em Sharm el-Sheikh, uma estância balnear no Egito.

Estes desenvolvimentos seguem-se ao acordo de cessar-fogo que entrou em vigor na sexta-feira, baseado no plano em 20 pontos apresentado pelo Presidente norte-americano, com o objetivo de pôr fim à guerra desencadeada em 7 de outubro de 2023 pelo ataque sangrento do Hamas em território israelita.

Domingo, 12 de outubro de 2025 às 09h30

Israel ordena a destruição dos túneis do Hamas em Gaza após a libertação dos reféns

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, ordenou este domingo ao Exército "destruir todos os túneis terroristas do Hamas em Gaza" após a libertação dos reféns.

Numa mensagem publicada na conta pessoal na rede social X, o ministro afirmou que "o grande desafio" de Israel, depois da libertação dos reféns, é a destruição dos túneis do Hamas na Faixa de Gaza, e disse ter dado instruções às forças armadas "para que se preparassem para cumprir a missão".

"Este é o principal significado da implementação do princípio acordado de desmilitarizar Gaza e desarmar o Hamas", declarou.

Sábado, 11 de outubro de 2025 às 22h51

Egito e EUA lideram "cimeira da paz" segunda-feira em Sharm el-Sheikh

Os Presidentes do Egito e dos Estados Unidos vão fazer uma "cimeira da paz" na segunda-feira na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, com a presença de líderes de 20 países, foi este sábado anunciado.

A presidência egípcia, liderada por Abdel Fattah al-Sissi, anunciou que esta cimeira tem como objetivo "pôr fim à guerra na Faixa de Gaza, reforçar os esforços para instaurar a paz e a estabilidade no Médio Oriente e abrir uma nova página de segurança e estabilidade na região".

O anúncio desta cimeira acontece no segundo dia de um cessar-fogo entre Israel e o movimento radical palestiniano Hamas.

Sábado, 11 de outubro de 2025 às 21h56

Libertação dos reféns vai começar na segunda-feira de manhã

Um alto responsável do Hamas afirmou hoje à agência noticiosa France-Presse (AFP) que a libertação dos 48 reféns, maioritariamente israelitas, detidos em Gaza vai começar na segunda-feira de manhã.

"Em conformidade com o acordo assinado, a troca de prisioneiros deve começar na segunda-feira de manhã, como combinado, e não há novidades a esse respeito", disse o representante do grupo radical palestiniano, identificado como Oussama Hamdane, em declarações à AFP.

Depois da entrega, Israel deverá libertar cerca de 2.000 detidos palestinianos das suas prisões, de acordo com os termos da primeira fase de um acordo de cessar-fogo assinado pelas duas partes e que foi impulsionado pelos Estados Unidos.

Sábado, 11 de outubro de 2025 às 19h40

Enviados especiais dos EUA Steve Witkoff e Jared Kushner visitaram Faixa de Gaza

Os enviados especiais dos Estados Unidos para o Médio Oriente Steve Witkoff e Jared Kushner estiveram este sábado na Faixa de Gaza com o chefe do Estado-Maior de Israel, Eyal Zamir.

De acordo com o exército israelita, citado pela agência France-Presse (AFP), Steve Witkoff e Jared Kushner, genro do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fizeram uma visita à Faixa de Gaza, ao segundo dia de um cessar-fogo entre Israel e o movimento radical palestiniano Hamas.

A visita foi conduzida pelo chefe do Estado-Maior de Israel, o tenente-general Eyal Zamir, e contou ainda com a presença do comandante norte-americano para o Médio Oriente, o almirante Brad Cooper.

Enviado especial dos EUA Steve Witkoff
Enviado especial dos EUA Steve Witkoff FOTO: Emilio Morenatti/AP
Sábado, 11 de outubro de 2025 às 18h04

Hamas não vai participar na assinatura oficial do acordo de cessar-fogo

O Hamas anunciou, este sábado, que não vai participar na assinatura oficial do acordo de cessar-fogo, que decorrerá no Egito, avança a AFP.

"A questão da assinatura oficial... não nos envolveremos", disse um membro do grupo, acrescentando que o Hamas "agiu principalmente por meio de... mediadores do Catar e do Egito" durante as negociações do acordo de paz.

Sábado, 11 de outubro de 2025 às 16h56

Mais de 500 mil pessoas regressaram ao norte de Gaza desde o cessar-fogo

Mais de 500 mil pessoas regressaram ao norte da Faixa de Gaza desde a entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o grupo islamita Hamas, anunciou este sábado a Defesa Civil do enclave palestiniano.

"Mais de 500.000 pessoas (...) chegaram a Gaza entre ontem [sexta-feira] e agora", disse Mahmoud Bassal, porta-voz desta organização de primeiros socorros que opera sob a autoridade do movimento islâmico palestino Hamas.

Na sexta-feira após a entrada em vigor do cessar-fogo, o exército israelita alertou a população da Faixa de Gaza para que não se aproximassem das tropas de Israel ainda presentes no território e indicou que várias zonas do norte do território continuavam perigosas .

Sábado, 11 de outubro de 2025 às 17h16

Responsável do Hamas diz que desarmamento "está fora de questão"

Um responsável do movimento islamista palestiniano Hamas disse este sábado que "está fora de questão" o desarmamento deste grupo previsto no plano de paz do presidente norte-americano Donald Trump para pôr fim à guerra em Gaza.

"A entrega das armas proposta está fora de questão e não é negociável», afirmou à agência de notícias France Presse (AFP) aquele responsável, sob condição de anonimato.

Israel e o Hamas concluíram na quinta-feira, no Egito, um acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor na sexta-feira, prevendo a libertação dos reféns detidos em Gaza dentro de 72 horas em troca de prisioneiros detidos por Israel.

Sábado, 11 de outubro de 2025 às 13h20

Primeira noite tranquila em meses após cessar fogo

A noite de sexta-feira para este sábado foi a "primeira tranquila" na Faixa de Gaza após meses de bombardeamentos incessantes com o início do cessar-fogo no território palestiniano.

Os residentes, que estão a regressar paulatinamente às suas residências estão a concentrar-se sobretudo em verificar o que resta das suas casas e em recuperar os corpos dos mortos.

"Foi uma noite tranquila, a primeira sem bombardeamentos desde o início da guerra, exceto pelos dias de calma em novembro de 2023 e janeiro de 2025", disse à agência noticiosa espanhola EFE Mohammad, médico em Gaza, a partir da cidade homónima. Este médico recorda apenas o silêncio vivido nas duas anteriores tréguas, que também permitiram algum alívio aos habitantes locais.

Sábado, 11 de outubro de 2025 às 09h19

Pedro Sánchez vai participar na assinatura do plano de paz para Gaza na segunda-feira no Egito

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, vai estar presente na assinatura do plano de paz para Gaza, na próxima segunda-feira, no Egito. A informação é avançada pela estação pública espanhola RTVE.

A primeira fase do acordo para o cessar-fogo em Gaza entrou em vigor depois de ter sido dada luz verde pelo gabinete de segurança israelitas e os ministros do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. 

"O acordo de cessar-fogo entrou em vigor às 12h00" (10h00 em Lisboa), disse na sexta-feira o porta-voz do exército israelita em árabe, Avichai Adrai, numa mensagem na rede social X.

Sexta-feira, 10 de outubro de 2025 às 23h41

Trump vai estar no Egito para reunião com vários líderes do Médio Oriente. Depois segue viagem para Israel

O presidente dos EUA, Donald Trump vai estar presente numa reunião entre vários líderes do Médio Oriente que decorrerá no Egito, na próxima semana, segundo o The Jerusalem Post. Depois deste encontro, o republicano deverá seguir viagem para Israel e discursar no parlamento israelita.

Sexta-feira, 10 de outubro de 2025 às 20h01

Cerca de 200 mil pessoas retornaram ao norte de Gaza desde a entrada em vigor do cessar-fogo

Cerca de 200 mil pessoas retornaram ao norte de Gaza desde a entrada em vigor do cessar-fogo, adiantou a agência de Defesa civil da região, administrada pelo Hamas. A entrada dos civis está a decorrer depois de as Forças de Defesa israelitas terem começado a retirar-se no território, referiu o Mahmud Bassal, porta-voz da agência, citado pelo The Times of Israel.

A primeira fase do plano para o cessar-fogo em Gaza foi aprovada na quinta-feira, depois de o governo do ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ter dado luz verde ao documento. 

Sexta-feira, 10 de outubro de 2025 às 00h18

EUA instalam centro de coordenação em Israel para vigiar cessar-fogo em Gaza

Os Estados Unidos vão instalar um "centro de coordenação civil-militar" em Israel, com cerca de 200 soldados, com a missão de apoiar e monitorizar o acordo de cessar-fogo em Gaza, noticiou a agência AP.

Citando autoridades norte-americanas que pediram anonimato, a AP adianta que o centro de coordenação civil-militar a estabelecer pelo Comando Central dos Estados Unidos em Israel ajudará a facilitar o fluxo de ajuda humanitária, bem como assistência logística e de segurança para o território devastado por dois anos de guerra.

A equipa a enviar inclui meios de nações parceiras, organizações não governamentais e atores do setor privado, adiantou a mesma fonte.

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 23h45

Acordo para a paz em Gaza prevê libertação de todos os reféns 72h após a retirada das forças israelitas

O acordo assinado por Israel, o Hamas e os mediadores que participam nas negociações para o acordo de paz em Gaza prevê a libertação de todos os reféns

Uma cópia do acordo que circula pela televisão pública israelita é intitulado de "Etapas de implementação do presidente Trump para um fim abrangente da guerra em Gaza", como refere o The Times of Israel.

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 23h32

Governo israelita aprova acordo de Trump sobre cessar-fogo em Gaza

O governo israelita . O executivo esteve esta quinta-feira reunido durante várias horas.

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 23h03

Enviado especial dos EUA e genro de Trump participam em reunião sobre cessar-fogo em Gaza

O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o genro de Trump, Jared Kushner, participaram, esta quinta-feira, na reunião do governo israelita sobre o acordo de cessar-fogo em Gaza, avança o Jerusalem Post

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 21h00

Trump espera desarmamento em Gaza na próxima fase do acordo

O Presidente norte-americano, Donald Trump, esta quinta-feira que espera um "desarmamento" e "retirada" de tropas na próxima fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza, salientando a prioridade de libertar os reféns detidos pelos islamitas do Hamas.

No entanto, reconheceu que os corpos de alguns reféns seriam "um pouco difíceis de encontrar".

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 19h39

Reunião do executivo de Israel já terminou. Proposta de cessar-fogo será submetida a votação do governo de Netanyahu

A reunião do governo israelita que teve início esta quinta-feira pelas 15h00 já terminou, após um atraso de 90 minutos, avança a Aljazeera. A proposta de cessar-fogo será entretanto submetida à votação do governo de Benjamin Netanyahu.

Após ratificação do documento, o acordo de cessar-fogo, anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na noite desta quarta-feira, entrará em vigor 24 horas depois. Na primeira fase do acordo está prevista a libertação de todos os reféns israelitas e dos prisioneiros palestinianos, assim como a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Os ministros do governo israelita encontram-se reunidos para a retificação e votação do acordo de cessar-fogo.

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 19h26

Líder do Hamas afirma ter rebido garantias de que guerra em Gaza vai terminar

O principal negociador do Hamas, Khalil Al-Hayya, afirmou ter recebido garantias de que a guerra em Gaza iria terminar. "Recebemos garantias dos mediadores e da administração dos EUA, que confirmaram que a guerra está completamente terminada", afirmou citado pela Al Jazeera.

O líder do Hamas adiantou ainda que os palestinianos feitos prisioneiros em Israel vão ser libertados, como parte do acordo.

As declarações surgem num momento em que o governo de Israel está reunido para a votação do acordo de paz proposto para o cessar-fogo, depois de o presidente norte-americano também já ter referido que iria ao Egito para participar na cerimónia de assinatura do documento. 

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 17h46

"Acabámos com a guerra em Gaza": Trump vai para o Médio Oriente para participar na cerimónia de assinatura do acordo

"Acabámos com a guerra em Gaza", esta quinta-feira o presidente norte-americano, Donald Trump, que adianta que deverá viajar até ao Médio Oriente na próxima semana, apesar de não definir ainda o dia. A viagem está planeada para que Trump participe na cerimónia da assinatura do plano para o cessar-fogo. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a libertação dos reféns está prevista para segunda ou terça-feira. A declaração foi feita pelo presidente norte-americano à margem de uma reunião de gabinete na Casa Branca, no âmbito do plano de aprovação para o cessar-fogo em Gaza.

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 14h14

Presidente do Egito destaca acordo como "momento histórico"

O Presidente egípcio destacou esta quinta-feira como um "momento histórico" o acordo alcançado entre Israel e o Hamas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, com a mediação do Egito, entre outros países.

"O mundo está a testemunhar um momento histórico que personifica o triunfo da vontade de paz sobre a lógica da guerra", escreveu Abdel Fattah al-Sisi, na rede social Facebook.

O acordo foi alcançado na noite de quarta-feira, após vários dias de contactos indiretos entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, mediados pelo Egito, Qatar, Estados Unidos e Turquia.

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 13h53

Chefe da diplomacia israelita anuncia voto a favor do acordo

O chefe da diplomacia de Israel, Gideon Saar, anunciou esta quinta-feira que vai votar a favor do acordo com o Hamas sobre Gaza, que será submetido à aprovação na reunião do Governo israelita.

"Hoje, na reunião do Governo, terei o privilégio de votar pela terceira vez a favor de um enquadramento para a libertação de reféns", escreveu Saar nas redes sociais, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Está prevista para as 17h00 locais (15h00 em Lisboa) uma primeira reunião do Gabinete de Segurança de Israel, responsável por decidir os próximos passos da ofensiva em Gaza.

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 07h58

Forças de Defesa de Israel preparam-se para a retirada parcial das tropas da Faixa de Gaza

As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) anunciaram que estão a preparar-se para , face ao acordo de cessar-fogo com o Hamas. 

Num comunicado, os militares afirmam que "de acordo com as diretrizes do escalão político e em conformidade com uma avaliação da situação, a IDF iniciou os preparativos operacionais para a implementação do acordo", cita o The Times of Israel

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025 às 00h35

"Vamos trazê-los todos de volta para casa": Netanyahu sobre futura libertação dos reféns

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu areagiu imediatamente ao feito por Donald Trump: "Com a ajuda de Deus, vamos trazê-los todos de volta para casa", afirma Netanyahu, fazendo referência aos reféns israelitas.

O documento deverá ser assinado esta quinta-feira. É esperado que todos os reféns israelitas sejam libertados no próximo sábado.

Netanyahu falou ao telefone com Donald Trump sobre a decisão do acordo de cessar-fogo e convidou o presidente dos EUA a discurar em Israel.

Quarta-feira, 08 de outubro de 2025 às 23h33

Acordo de cessar-fogo em Gaza assinado amanhã

O Hamas concordou com o acordo para o cessar-fogo em Gaza do presidente norte-americano, Donald Trump. A informação foi adiantada pela rede de notícias árabe al Mayadeen, citada pelo The Jerusalem Post.

O assinar do documento está previsto para esta quinta-feira, segundo a informação adiantada pelo Haaretz.

O presidente norte-americano, Donald Trump, já havia adiantado que o acordo estaria "muito próximo" e que planeia viajar até ao Médio Oriente. 

Um rascunho do acordo pode já estar a ser escrito, segundo um oficial israelita, que adianta também que será apresentado ao gabinete para uma votação caso o cessar-fogo seja alcançado, uma vez que qualquer decisão de libertar prisioneiros palestinianos deve ser aprovado pelo parlamento israelita primeiro.

Quarta-feira, 08 de outubro de 2025 às 22h14

Cessar-fogo em Gaza "muito perto" de ser finalizado nas próximas 48 horas

Um cessar-fogo do conflito em Gaza pode ser finalizado nas 48 horas.

Segundo fontes próximas das negociações, citadas pela CNN Internacional, o acordo de paz está "muito perto". Uma das fontes diz que o anúncio pode ser feito nas próximas 24 horas, com a libertação de reféns possivelmente a ser concretizar-se já no início da próxima semana.

Uma fonte norte-americana revelou ainda que o acordo pode vir dentro de "dias" devido ao progresso feito nesta mais recente ronda de negociações.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, revelou  que pode visitar o Médio Oriente no final da semana, considerando que o acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel parece "muito próximo".

"Talvez vá lá no final da semana, talvez no domingo, na verdade. Vamos ver, mas há uma boa hipótese de que isso aconteça. As negociações estão a progredir muito bem", destacou o Presidente norte-americano na Casa Branca.

Quarta-feira, 08 de outubro de 2025 às 17h35

Hamas e Israel trocam lista de libertação de reféns e prisioneiros

O grupo Hamas e Israel anunciaram esta quarta-feira terem trocado listas de prisioneiros e reféns que deverão ser libertados durante o processo de negociações de paz para Gaza. 

Ao Independent um funcionário do Hamas, Taher Al-Nounou, revelou estar otimista sobre o acordo entre os dois lados que têm estado em confronto no Médio Oriente. 

O resort Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, foi o lugar escolhido para discutir o plano de negociações proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Ao longo desta quarta-feira, uma equipa americana, incluindo Steve Witkoff e Jared Kushner, e a delegação do Catar devem juntar-se à discussão do plano. 

Quarta-feira, 08 de outubro de 2025 às 09h29

Ministro da Segurança Nacional israelita visita Monte do Templo

O ministro da Segurança Nacional israelita, Itamar Ben Gvir, visitou esta quarta-feira o Monte do Templo, o local mais sagrado do judaísmo, para celebrar o feriado judaico de Sucot e "rezar pela vitória na guerra", informou esta quarta-feira o seu porta-voz.

Esta visita ocorre numa altura em os judeus celebram o Sucot, uma das principais festas de peregrinação em Jerusalém no calendário hebraico, e também no meio de negociações indiretas entre Israel e o Hamas que visam o fim da guerra de Gaza.

O gabinete de Ben Gvir indicou que o objetivo da visita ao local, conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Nobre Santuário, era "rezar pela vitória na guerra, pela destruição do Hamas e pelo regresso dos sequestrados (nos ataques de 07 de outubro de 2023)", segundo o site israelita Arutz Sheva.

Quarta-feira, 08 de outubro de 2025 às 09h28

Turquia acusa Israel de ato de pirataria por intercetar nova flotilha

O Governo da Turquia acusou esta quarta-feira Israel de ter cometido um ato de pirataria ao intercetar os nove navios de uma nova flotilha internacional com destino a Gaza, tendo detido os 140 participantes.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros turco disse que a intervenção, esta quarta-feira de manhã, em águas internacionais contra a Flotilha da Liberdade foi um ato de pirataria.

Os nove navios da Flotilha da Liberdade que navegavam rumo a Gaza foram intercetados esta quarta-feira em águas internacionais pela Marinha de guerra israelita, que deteve os 140 participantes.

Terça-feira, 07 de outubro de 2025 às 17h45

Hamas exige retirada das forças israelitas de Gaza assim que forem libertados todos os reféns

A delegação do Hamas que integra o grupo para as negociações do cessar-fogo em Gaza exigiu, esta sexta-feira, que as forças israelitas se retirassem "totalmente" da Faixa de Gaza assim que fossem libertados todos os reféns. A informação foi avançada por um alto-funcionário do Hamas à Al Jazeera.

A proposta de plano para Gaza, apresentada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, não estabelece uma data para a retirada das Forças da Defesa israelitas do território e não vincula a libertação dos reféns à retirada dos militares. O responsável do Hamas reforçou ainda a necessidade de garantias quanto à "cessação completa da guerra e a retirada total das forças de ocupação", cita a Al Jazeera.


O segundo dia da discussão para o cessar-fogo, que decorre no Egito, focou-se na "coordenação dos prazos para a libertação dos reféns" e nos "mapas de retirada", adiantou a mesma fonte.

O presidente dos EUA, Donald Trump, adiantou, ainda, esta sexta-feira, que foi enviada uma equipa norte-americana para integrar o grupo de negociações. "Acho que há uma possibilidade de termos paz no Oriente Médio, referiu o presidente norte-americano.

Terça-feira, 07 de outubro de 2025 às 16h14

Hamas garante procurar "retirar todos os obstáculos" a acordo com Israel

O movimento islamita palestiniano Hamas garantiu esta terça-feira estar a tentar "retirar todos os obstáculos" a um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, após o início de contactos indiretos com Israel no Egito.

As delegações do Hamas e de Israel estão a negociar o plano de paz de 20 pontos apresentado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada, depois de receber na Casa Branca o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

"A delegação do movimento no Egito está a tentar retirar todos os obstáculos para chegar a um acordo que satisfaça as aspirações do nosso povo", afirmou Fauzi Barhum, alto responsável do braço político do Hamas, indicando que se pretende que o acordo "garanta um cessar-fogo, a retirada total do Exército de ocupação, a entrada de ajuda humanitária e o regresso dos deslocados às suas casas".

Terça-feira, 07 de outubro de 2025 às 00h45

Primeira ronda de negociações com Hamas fecha com "atmosfera positiva"

A primeira ronda de negociações entre o Hamas e os mediadores no Egito, para terminar com a guerra na Faixa de Gaza, acabou numa "atmosfera positiva", adiantou esta terça-feira a imprensa estatal egípcia.

De acordo com a Al-Qahera News, um canal de televisão ligado aos serviços de informação egípcios, as negociações estão programadas para continuar esta terça-feira, ainda entre o Hamas e mediadores em Sharm el-Sheikh, onde chegou uma delegação israelita na segunda-feira.

Na estância balnear egípcia no Sinai, as reuniões indiretas, que ocorrem na véspera do segundo aniversário do ataque do Hamas a Israel - o que desencadeou a ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza -, visam discutir o plano de Trump, que prevê um cessar-fogo no enclave palestiniano e a libertação dos reféns ainda mantidos em cativeiro pelo grupo extremista.

Segunda-feira, 06 de outubro de 2025 às 18h54

Alerta sobre ataque do Hamas em 2023 a Israel chegou tarde

Um alerta da segurança interna israelita sobre atividades suspeitas em Gaza enviado horas antes dos ataques de 2023 foi recebido pela polícia apenas meia hora depois de terem começado, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira.

O relatório, divulgado pelo jornal Haaretz na véspera do segundo aniversário dos ataques do Hamas de 7 de outubro, foi elaborado pelos serviços de informações da polícia sobre as comunicações recebidas do Shin Bet, a agência de segurança interna.

O Shin Bet enviou o alerta preliminar às 03h03 (hora local), quando detetou que membros do Hamas tinham ativado telemóveis com cartões israelitas.

Segunda-feira, 06 de outubro de 2025 às 17h12

Conversações indiretas entre Israel e Hamas sobre plano de paz para Gaza já começaram

A televisão estatal egípcia indicou esta segunda-feira que as conversações indiretas entre Israel e o Hamas sobre o plano de paz do Presidente norte-americano, Donald Trump, já estão a decorrer em Sharm el-Sheikh, onde já chegaram as duas delegações.

Na estância balnear egípcia no Sinai, as reuniões indiretas, que ocorrem na véspera do segundo aniversário do ataque do Hamas a Israel - o que desencadeou a ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza -, visam discutir o plano de Trump, que prevê um cessar-fogo no enclave palestiniano e a libertação dos reféns ainda mantidos em cativeiro pelo grupo extremista.

As autoridades egípcias mantêm grande discrição sobre a organização destas negociações, nas quais devem participar emissários norte-americanos encarregados de aplicar o plano apresentado por Trump a 29 de setembro.

Segunda-feira, 06 de outubro de 2025 às 15h00

Bruxelas apoia plano de Trump para acabar com hostilidades em Gaza

A Comissão Europeia disse esta segunda-feira apoiar o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para acabar com o conflito em Gaza, quando se assinalam dois anos da guerra e negociações indiretas estão previstas no Egito entre Israel e o Hamas.

"No que diz respeito ao compromisso do Presidente Trump de pôr fim à guerra em Gaza, a União Europeia (UE) apoia esses esforços", reagiu a porta-voz do executivo comunitário para a área dos Negócios Estrangeiros, Anitta Hipper.

Na véspera de se assinalarem dois anos da guerra entre o Hamas e Israel, que causou milhares de mortos em particular no enclave palestiniano devido à ofensiva militar israelita, a responsável indicou que o plano norte-americano "oferece uma saída para este conflito devastador".

Segunda-feira, 06 de outubro de 2025 às 07h54

Irão apoia qualquer iniciativa que ponha fim a "crimes de guerra" em Gaza

O Irão expressou apoio a qualquer iniciativa para acabar com os "crimes de guerra" e a "limpeza étnica" na Faixa de Gaza, referindo-se ao plano de paz do Presidente dos Estados Unidos, apresentado na semana passada.

"Apoiamos sempre qualquer iniciativa que envolva o fim da limpeza étnica, dos crimes de guerra e dos crimes contra a humanidade em Gaza", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, num comunicado divulgado na noite de domingo.

O ministério recordou a "responsabilidade legal e moral" da comunidade internacional para pôr fim ao "genocídio em curso" em Gaza e sublinhou que qualquer decisão sobre um eventual cessar-fogo ou sobre os termos de um acordo deve ser tomada pelo "povo e pela resistência palestiniana", o movimento islamita Hamas.

Domingo, 05 de outubro de 2025 às 20h15

Netanyahu vai enviar delegação ao Egito para conversações

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje que vai enviar uma delegação ao Egito para conversar sobre a libertação dos reféns mantidos na Faixa de Gaza e um cessar-fogo à ofensiva militar.

"Netanyahu ordenou a saída da delegação israelita, liderada pelo ministro Ron Dermer. A delegação partirá segunda-feira para participar nas negociações, que se realizarão em Sharm el-Sheikh, no Egito", lê-se num comunicado oficial, citado pela agência EuropaPress.

Dermer, o ministro dos Assuntos Estratégicos de Israel, vai liderar a delegação, embora só viaje com o resto da equipa mais tarde, de acordo com o jornal israelita The Times of Israel.

Domingo, 05 de outubro de 2025 às 18h42

Hamas disponível para troca "imediata" de reféns e prisioneiros

O Hamas mostrou-se este domingo disponível para chegar a um acordo para pôr fim à guerra em Gaza e , antes das negociações indiretas no Egito entre as duas partes em conflito.

"O Hamas está muito interessado em chegar a um acordo para pôr fim à guerra e iniciar imediatamente o processo de troca de prisioneiros [reféns por detidos palestinianos]", disse um responsável do Hamas, sob anonimato, à agência noticiosa francesa.

Sexta-feira, 03 de outubro de 2025 às 22h50

Trump pede que Israel pare de bombardear Gaza "imediatamente" e diz acreditar que Hamas está pronto para libertar reféns

Donald Trump, referiu já estarem a ser discutidos os detalhes para o acordo para Gaza com o Hamas, depois de o grupo ter vindo aceitar publicamente o proposto pelo presidente norte-americano. "Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza", referiu Trump numa publicação feita na rede social Truth Social esta sexta-feira.

"Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito almejada no Oriente Médio", acrescentou o líder norte-americano.

Sexta-feira, 03 de outubro de 2025 às 07h29

Estudantes brasileiros pedem a Lula que rompa laços com Israel

Estudantes manifestaram-se em várias cidades do Brasil em apoio aos ativistas da Flotilha Global Sumud detidos por Israel e pediram ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que rompa relações com o Estado judaico.

Em Brasília, o protesto de quinta-feira, promovido pela União Nacional dos Estudantes e outros movimentos sociais, decorreu em frente ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

"Queremos que o Governo brasileiro aja com prudência para proteger os brasileiros e todos aqueles que foram detidos ilegalmente e que rompa relações com o Estado terrorista de Israel", exigiu André Doz Carvalho, um estudante de História de 24 anos.

Sexta-feira, 03 de outubro de 2025 às 07h21

Hamas promete resposta em breve ao plano de Trump para tentar pôr fim à guerra em Gaza

O Hamas prometeu anunciar "muito em breve" a posição do movimento islamita palestiniano sobre o novo , Donald Trump, para tentar pôr fim à guerra na Faixa de Gaza.

No entanto, um dos seus líderes do Hamas, Mohamed Nazzal, sublinhou que o grupo "não aceita ameaças, ditames ou pressões", após pressão de governos e instituições internacionais para aceitar a proposta.

Sexta-feira, 03 de outubro de 2025 às 07h06

Flotilha humanitária diz que um barco continua viagem rumo a Gaza

Os organizadores da Flotilha Global Sumud sublinharam que o último barco continua esta sexta-feira a , após a interceção de 41 navios e a detenção de mais de 400 ativistas.

A embarcação 'Marinette' estava a menos de 100 quilómetros da costa do enclave palestiniano às 05h07 (hora de Lisboa), de acordo com a geolocalização partilhada no portal da flotilha na Internet.

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025 às 12h13

Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel confirma que nenhuma embarcação da flotilha conseguiu entrar em Gaza

O ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel disse esta quinta-feira, numa publicação na Plataforma X, que nenhum dos navios da flotilha humanitária conseguiu entrar em Gaza, uma vez que foram intercedas pelas forças israelitas. "", anunciou.

Na mesma publicação, o governo indica que todos os passageiros das embarcações que foram detidos "estão seguros, bem de saúde e serão levados para Israel para, mais tarde, serem deportados para a Europa".

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025 às 11h18

Navio da Marinha israelita com ativistas da flotilha detidos chega ao porto de Ashdod

O Navio da Marinha israelita com ativistas da flotilha Global Sumud detidos já chegou ao, avança o El País. Atualmente existem apenas dois navios com ajuda humanitária que estão a caminho de Gaza.

O ministério das Relações Exteriores de Israel ainda não forneceu informações sobre os ativistas detidos. 

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025 às 09h33

Um navio da flotilha está a menos de uma hora da costa de Gaza

O navio Mikeno, da Flotilha Global Sumud, está a menos de uma hora da Faixa de Gaza, segundo a página de rastreio da missão, que indica a geolocalização da embarcação a sete milhas náuticas (11 quilómetros) da costa palestiniana.

Um total de 21 navios, dos 44 registados no rastreador da flotilha, foram intercetados até às 07h00 desta quinta-feira, após uma noite de interceções pelas forças israelitas numa operação que ainda está em curso. Outros 23 navios da flotilha estão a caminho.

A Marinha israelita abordou três navios nas últimas horas: o Oxigono, o All-in e o Captain Nikos.

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025 às 08h15

Detidos da flotilha humanitária vão ser levados para Israel

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel anunciou esta quinta-feira que alguns dos ativistas da flotilha Sumud Global, presos nas últimas horas, .

De acordo com um comunicado da diplomacia israelita divulgados através das redes sociais, os membros da flotilha humanitária que foram presos "estão seguros e de boa saúde".

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025 às 07h23

Polícia federal dos EUA acusa grupo pró-Israel de espiar norte-americanos

O diretor da polícia federal dos Estados Unidos anunciou que a agência irá romper relações com a Liga Antidifamação, uma organização pró-Israel que Kash Patel acusou de espiar cidadãos norte-americanos.

A decisão do Federal Bureau of Investigation (FBI) surge depois da Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês) ter classificado como extremista o grupo Turning Point, liderado pelo ativista ultraconservador assassinado Charlie Kirk.

"Este FBI não fará parcerias com frentes políticas que se fazem passar por agências de vigilância", afirmou Patel, na quarta-feira, onde acusou a ADL de realizar "operações desonrosas de espionagem contra norte-americanos".

Quinta-feira, 02 de outubro de 2025 às 07h00

Organização da flotilha humanitária confirma detenção do ativista português Miguel Duarte

A organização da flotilha humanitária com destino à Faixa de Gaza confirmou esta quinta-feira a , após a interceção da embarcação onde seguia.

A Flotilha Sumud Global disse às 05h12 (hora de Lisboa) que "as forças navais israelitas intercetaram e abordaram ilegalmente o navio Morgana", a bordo do qual se encontrava Miguel Duarte.

Quarta-feira, 01 de outubro de 2025 às 07h58

Flotilha entra na zona de risco com destino à Faixa de Gaza. "Navios não identificados" aproximaram-se de vários barcos

A Flotilha Global Sumud emitiu um alerta esta manhã de terça-feira a informar que tinha, área em águas internacionais onde Israel já tinha intercetado outras embarcações.

"Estamos em alerta máximo", anunciou a flotilha, na plataforma de mensagens Telegram às 01h03 (hora de Lisboa).

"Entrámos na zona de risco elevado, a área onde as flotilhas anteriores foram atacadas ou intercetadas. Mantenham-se em alerta", acrescentou. Durante esta madrugada, a Flotilha emitiu outro alerta a informar que navios não identificados tinham-se aproximados de vários dos barcos que compõem o grupo, em águas internacionais onde Israel intercetou outras embarcações.

Terça-feira, 30 de setembro de 2025 às 23h25

Flotilha de Gaza perto de entrar na zona de alto risco

A flotilha que pretende levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza espera chegar nas próximas horas na zona de risco israelita, adiantou à Lusa a coordenador do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que está integrada na missão.

Em resposta à agência Lusa através da rede social WhatsApp, Mariana Mortágua referiu que a flotilha prevê chegar à zona vermelha na madrugada de quarta-feira e à Faixa de Gaza na madrugada seguinte (quinta-feira).

O Governo português reiterou, esta terça-feira, o apelo aos ativistas portugueses a bordo da flotilha para que se mantenham em águas internacionais, alertando para "riscos muito sérios".

Terça-feira, 30 de setembro de 2025 às 21h48

Papa considera plano para Gaza proposta realista e espera que Hamas aceite

O papa Leão XIV sublinhou, esta terça-feira, que o plano de paz para Gaza apresentado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, parece ser uma "proposta realista", e manifestou a sua esperança de que o Hamas aceite o dentro do prazo estabelecido.

Em conferência de imprensa na sua residência em Castel Gandolfo (perto de Roma), o papa realçou que o plano "contém elementos muito interessantes", lançando o apelo ao movimento islamita palestiniano para que o aceite.

Em relação à missão da Flotilha Global Sumud, os barcos ativistas que tentam levar ajuda a Gaza e romper o bloqueio naval imposto por Israel, que se "pode ver o desejo de responder a uma verdadeira emergência humanitária".

Terça-feira, 30 de setembro de 2025 às 21h47

Governo reitera apelo a portugueses na flotilha para que fiquem em águas internacionais

O Governo reiterou, esta terça-feira, o apelo aos ativistas portugueses a bordo da flotilha que pretende levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza para que se mantenham em águas internacionais, alertando para "riscos muito sérios".

"Dada a informação disponível sobre a localização atual da flotilha, fazemos um novo apelo a que não deixem as águas internacionais; sair desse espaço comporta riscos muito sérios de que estarão decerto cientes", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, à líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, à atriz Sofia Aparício e ao ativista Miguel Duarte.

Na mensagem, a que a agência Lusa teve acesso, o chefe da diplomacia portuguesa recorda que as fragatas italianas que se disponibilizam para prestar ajuda consular e humanitária não sairão das águas internacionais.

Terça-feira, 30 de setembro de 2025 às 21h47

Navio da Marinha italiana oferece-se para embarcar tripulação da flotilha

A fragata 'Alpino' da Marinha italiana, a acompanhar a Flotilha Global Sumud que pretende entregar ajuda em Gaza, ofereceu-se, esta terça-feira, para receber qualquer pessoa que deseje desembarcar, antes de chegarem a 150 milhas náuticas da costa.

A última chamada e, por isso, a última oportunidade de embarque, será na noite de 1 de outubro, por volta da 01h00 local, quando a embarcação estiver a menos de 150 milhas náuticas da costa da Faixa de Gaza, anunciou o Estado-Maior da Defesa italiano.

Quando a fragata da Marinha italiana atingir uma distância de aproximadamente 180 milhas náuticas da costa de Gaza, emitirá um alerta oficial a todas as embarcações da Flotilha Global Sumud, alertando para essa última oportunidade, pois foi comunicado que este limite não será ultrapassado, para não colocar em risco a segurança das pessoas a bordo.

Terça-feira, 30 de setembro de 2025 às 21h46

Governo palestiniano pronto para assumir responsabilidades em Gaza e na Cisjordânia

O primeiro-ministro palestiniano, Mohamed Mustafá, afirmou, esta terça-feira, estar disposto a assumir as suas responsabilidades no futuro de Gaza e da Cisjordânia, seja nas tarefas de socorro e reconstrução da Faixa seja na continuação das reformas nacionais.

Mohamed Mustafá expressou esta disponibilidade, esta terça-feira, no início da reunião semanal do seu Governo, um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter divulgado o seu plano para pôr fim ao conflito em Gaza, que já recebeu a aprovação do primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, aguardando agora a resposta do grupo islamista Hamas.

No entanto, Mustafá não fez referência no seu discurso a esse roteiro que contempla o desarmamento total do Hamas, que ficaria excluído da governação do território de Gaza, e o estabelecimento de um governo de transição formado por tecnocratas palestinianos e especialistas internacionais, supervisionado por um Conselho da Paz.

Terça-feira, 30 de setembro de 2025 às 21h45

Netanyahu informa o seu governo sobre plano Trump para Gaza

O Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse, esta quinta-feira, que se preparava para informar o seu governo sobre os detalhes do plano para Gaza apresentado pelo presidente americano, Donald Trump, após conversações entre os dois líderes na Casa Branca.

"Em Washington, cheguei a um acordo com o presidente Trump sobre uma estrutura para a libertação de todos os nossos reféns e para a realização de todos os objetivos de guerra que definimos", afirmou Netanyahu no início de uma reunião do governo, realizada pouco depois do seu regresso a Israel, de acordo com um vídeo divulgado pelo gabinete do Primeiro-Ministro.

"Fornecerei um relatório mais detalhado aos membros do governo e aos membros do gabinete" de segurança, acrescentou Netanyahu.

Terça-feira, 30 de setembro de 2025 às 20h08

Medidas de Trump para expulsar estrangeiros nos protestos por Gaza são inconstitucionais, decide juiz

Um juiz federal norte-americano decidiu, esta terça-feira, que as medidas tomadas pela administração liderada pelo Presidente Donald Trump para deportar os estrangeiros que protestaram contra a guerra em Gaza são inconstitucionais.

William Young, juiz distrital de Boston, concordou com várias associações universitárias que a política que descreveram como deportação ideológica viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana.

"Este caso - talvez o mais importante já sob a jurisdição deste tribunal distrital - apresenta diretamente a questão de saber se os estrangeiros legalmente presentes aqui nos Estados Unidos têm de facto os mesmos direitos de liberdade de expressão que o resto de nós. O Tribunal responde a esta questão constitucional inequivocamente: 'sim, têm'", referiu Young, nomeado pelo presidente republicano Ronald Reagan, que governou entre 1981 e 1989.

Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 às 23h23

Portugal manifesta apoio ao plano de Trump para fim da guerra em Gaza

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, saudou, esta segunda-feira, o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para terminar com a guerra em Gaza, garantindo que Portugal apoia a iniciativa que "pode ser o ponto de partida para uma paz justa e duradoura".

"Saúdo a iniciativa do Presidente Donald Trump para acabar com a guerra em Gaza, que concretiza princípios sempre apoiados por Portugal. A abertura do primeiro-ministro israelita, o envolvimento de parceiros árabes e europeus, a recetividade da comunidade internacional são sinais de esperança", destacou o primeiro-ministro português, numa nota na rede social X.

Luís Montenegro acrescentou que Portugal "apoia esta iniciativa, que pode ser o ponto de partida para uma paz justa e duradoura para ambos os povos".

Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 às 23h23

Costa pede que se aproveite "oportunidade genuína" para a paz em Gaza

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, saudou, esta segunda-feira, o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para terminar com a guerra em Gaza, instando todas as partes a "aproveitar este momento para dar uma oportunidade genuína à paz".

"Saúdo o plano do Presidente Donald Trump de pôr fim à guerra em Gaza e sinto-me encorajado pela resposta positiva do primeiro-ministro [de Israel], Benjamim Netanyahu. Todas as partes devem aproveitar este momento para dar uma oportunidade genuína à paz", frisou o português, numa nota na rede social X.

António Costa alertou ainda que "a situação em Gaza é intolerável" e que "as hostilidades devem cessar e todos os reféns devem ser libertados imediatamente".

Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 às 22h44

Fórum das Famílias de reféns de Israel pede "pressão máxima" sobre Hamas para aceitar plano Trump

O Fórum das Famílias, a principal organização israelita de familiares de reféns detidos em Gaza, saudou, esta segunda-feira, o plano de paz americano para Gaza e apelou à comunidade internacional para pressionar o Hamas a aceitá-lo.

"Trata-se de um acordo histórico que permitirá ao nosso povo curar-se, pôr fim à guerra e traçar um novo futuro para o Médio Oriente", declarou o Fórum das Famílias de Reféns num comunicado.

"O mundo deve exercer a máxima pressão para assegurar que o Hamas aproveite esta oportunidade histórica de paz", acrescentou.

Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 às 22h43

Hamas vai "examinar de boa-fé" plano de Trump para Gaza

O plano dos Estados Unidos para terminar com a guerra em Gaza já foi entregue ao movimento islamita palestiniano Hamas por mediadores do Qatar e do Egito, adiantou à agência France-Presse (AFP) fonte ligada ao processo de negociações.

O primeiro-ministro do Qatar, Mohamed bin Abdulrahman al-Thani, e o chefe dos serviços de informação egípcios, Hassan Mahmoud Rashad, "acabaram de se reunir com os negociadores do Hamas e apresentaram-lhes o plano", frisou a mesma fonte, que falou sob condição de anonimato.

"Os negociadores do Hamas disseram que o iriam examinar de boa-fé e responder", acrescentou.

Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 às 22h43

Parlamento português aprova reconhecimento do Estado da Palestina

A comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovou esta segunda-feira, com a oposição do Chega, um voto de saudação pelo reconhecimento do Estado da Palestina pelo Governo português, apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE).

"A Assembleia da República saúda a decisão do Governo de reconhecer o Estado da Palestina", lê-se no voto do BE, sobre o anúncio do executivo português, no passado dia 21, no mesmo dia em que Reino Unido, Austrália e Canadá deram esse passo.

Noutro ponto, aprovado por unanimidade, o voto saúda "os esforços para o fim da guerra (na Faixa de Gaza) e a proteção das vítimas".

Domingo, 28 de setembro de 2025 às 18h59

Netanyahu diz trabalhar com Trump num plano para trégua em Gaza

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse este domingo que está a trabalhar com o Presidente norte-americano, Donald Trump, num plano de 21 pontos para pôr fim às hostilidades em Gaza, mas que ainda não está concluído.

"Estamos a trabalhar nisso. Ainda não está finalizado, mas estamos a trabalhar com a equipa do Presidente Trump, na verdade, agora. E espero que possamos realizá-lo", disse Netanyahu, numa entrevista à cadeia norte-americana Fox News, na véspera de ser recebido por Trump na Casa Branca.

Domingo, 28 de setembro de 2025 às 15h23

Defesa civil de Gaza acusa Exército israelita de impedir apoio humanitário

A defesa civil de Gaza denunciou, este domingo, que o Exército israelita está a interromper o seu trabalho em Gaza, impedindo o acesso ao combustível necessário para os seus veículos e equipamentos de resgate e combate a incêndios.

"A ocupação [israelita] está a interromper deliberadamente os serviços humanitários que prestamos à população e a aumentar a pressão sobre nós no norte da Faixa de Gaza, impedindo-nos de fornecer combustível", alertou Mohammed al-Mughair, diretor do departamento de apoio humanitário e relações internacionais da Defesa Civil, em comunicado.

A Defesa Civil reconheceu que teve de reduzir "drasticamente" os seus serviços devido à recusa do Exército israelita em fornecer "mesmo pequenas quantidades de combustível".

Domingo, 28 de setembro de 2025 às 15h16

Hamas diz que perdeu contacto com dois reféns e pede a Israel que recue

A ala militar do movimento islamita palestiniano Hamas disse, este domingo, que perdeu o contacto com dois reféns na cidade de Gaza e pediu ao exército israelita que cesse os bombardeamentos durante 24 horas para tentar resgatá-los.

"As Brigadas Al-Qassam anunciam que perderam o contacto com dois prisioneiros (...) na sequência das brutais operações militares e dos violentos ataques nos bairros de Sabra e Tal al-Hawa nas últimas 48 horas", afirmaram, num comunicado citado pelas agências internacionais.

O braço armado do movimento islamita palestiniano Hamas indicou que os reféns em causa são Omri Miran e Matan Angrest.

Domingo, 28 de setembro de 2025 às 11h39

Hamas diz estar disposto a considerar nova proposta de tréguas em Gaza

O grupo islamita Hamas lamentou, este domingo, não ter recebido qualquer nova proposta de mediadores para tréguas em Gaza, depois da suspensão das negociações no início do mês, e afirmou-se .

Domingo, 28 de setembro de 2025 às 10h09

Israel está a "gazaficar" a Cisjordânia, avisa empresário e escritor palestiniano

O empresário e escritor palestiniano Sam Bahour alerta que Israel está a replicar na Cisjordânia os métodos que aplica na Faixa de Gaza, embora de forma "muito sofisticada", através da fragmentação do território ocupado e do estrangulamento da economia.

Ao 'gazaficar' a Cisjordânia, os israelitas "fragmentaram o território de um modo tão abrangente" que cada fragmento "acaba por receber um nível de ocupação diferente", segundo o destacado empresário e ativista palestiniano, em entrevista à Lusa em Ramallah.

Isto leva a que, por exemplo, em Ramallah as pessoas digam que vivem "uma ocupação cinco estrelas", satirizando com uma ilusão de normalidade, apesar da presença militar israelita na capital administrativa da Palestina, mas bastante diferente de outras regiões do território.

Sábado, 27 de setembro de 2025 às 10h16

Bombardeamentos israelitas em Gaza matam pelo menos 26 pessoas

Pelo menos 26 habitantes da Faixa de Gaza morreram, este sábado, devido a bombardeamentos israelitas, na sua maioria contra residências familiares no norte e centro do enclave, confirmaram fontes locais à agência de notícias EFE.

De acordo com o Hospital Al Shifa, seis pessoas morreram num ataque contra a casa da família Bakr no campo de refugiados de Al Shati, a oeste da cidade de Gaza, que fica no norte da Faixa.

A defesa civil de Gaza deu conta de outras cinco vítimas mortais num bombardeamento sobre a casa da família Al Shurafa, no bairro de Rimal, na cidade de Gaza, onde pelo menos 13 pessoas permanecem soterradas sob os escombros.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 23h19

Autoridade Palestiniana considera que discurso de Netanyahu na ONU foi "pejado de mentiras"

Um responsável da Autoridade Palestiniana criticou esta sexta-feira veementemente o discurso do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na Assembleia-Geral da ONU, considerando-o "pejado de mentiras e falsidades".

"Foi o discurso de um homem derrotado, de um líder desesperado que tentou novamente conquistar um Ocidente que cada vez mais se distancia de um Estado genocida, usando o medo como único argumento", declarou Adel Atieh, diretor do departamento de assuntos europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

"O discurso não mostrou nem visão nem perspetiva: apenas refletiu um isolamento crescente, uma fuga em frente e a angústia de uma potência que sabe que está do lado errado da história", acrescentou.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 18h59

Israel rejeita lista da ONU de 158 empresas que operam em colonatos ilegais

Israel rejeitou esta sexta-feira a lista de empresas ligadas ao desenvolvimento de colonatos ilegais israelitas na Cisjordânia ocupada, publicada pela ONU, afirmando que "não tem base legal" e "é uma prova da parcialidade e do preconceito" das Nações Unidas.

"Esta base de dados destina-se a servir de 'lista negra' contra empresas que não fizeram nada de mal, uma vez que o direito internacional não prevê uma proibição geral das atividades comerciais em zonas de conflito", declarou a missão israelita junto da ONU em Genebra, num comunicado publicado na sua conta oficial X.

A lista atualizada do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos inclui 68 novas empresas relativamente a 2023, sendo que sete foram removidas.

Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 às 22h08

"Esta é a solução que procuramos": Costa defende que palestinianos têm direito à segurança e a viver num Estado viável

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, defendeu esta quinta-feira que o povo palestiniano também tem o mesmo direito de Israel à segurança e a viver num Estado viável, avaliando que esse é o único caminho para a paz.

No debate de alto nível perante a Assembleia-Geral da ONU, António Costa salientou que uma solução negociada de dois Estados é o único caminho para a paz, assim como para segurança e dignidade de ambos os povos - israelitas e palestinianos.

"Esta é a solução que procuramos", frisou, tendo ainda referindo-se à situação em Gaza como uma "catástrofe humanitária".

Admitindo que a União Europeia não conseguirá responder isoladamente à situação em Gaza, Costa pediu uma resposta coletiva, em "que todos assumam as suas responsabilidades".

"Devemos agir em conjunto e exigir a libertação incondicional de todos os reféns, um cessar-fogo imediato, acesso humanitário pleno e desimpedido, o fim dos colonatos ilegais e um compromisso renovado e credível com uma solução de dois Estados", disse.

Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 às 19h41

Flotilha Global Sumud pede apoio da comunidade internacional para travar ataques

A Flotilha Global Sumud apelou esta quinta-feira à comunidade internacional e a organizações de direitos humanos para pressionarem Israel a pôr fim aos "ataques" contra os membros da iniciativa, destinada a levar ajuda humanitária a Gaza.

Numa conferência de imprensa realizada por videoconferência, vários membros do comité diretivo da flotilha -- composta por 51 embarcações com cerca de 500 ativistas que partiram de portos de Espanha, Tunísia, Itália e Grécia -- alertaram para a possibilidade de novos ataques israelitas "com armas pesadas" nas próximas horas.

A flotilha, que integra três portugueses -- Mariana Mortágua, líder do partido português Bloco de Esquerda (BE), o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício -- navega desde o início deste mês em direção a Gaza com o objetivo de quebrar o bloqueio israelita e levar ajuda humanitária.

Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 às 23h01

Chefe do Estado-Maior israelita apela a rebelião anti-Hamas em Gaza

O chefe do Estado-Maior israelita, Eyal Zamir, apelou esta quarta-feira, numa visita ao sul da Cidade de Gaza, para que aos residentes desta se rebelem contra o movimento islamita Hamas, "responsável pelo seu sofrimento".

"Apelo aos residentes de Gaza: levantem-se e rompam com o Hamas! Ele é responsável pelo seu sofrimento. A guerra e o sofrimento terminarão se o Hamas libertar os reféns e entregar as suas armas", disse o tenente-general durante a sua visita à capital de Gaza, acompanhado por outros altos oficiais do exército.

"Estamos a operar na Faixa de Gaza com um grande número de tropas, com o objetivo de atacar a Cidade de Gaza para criar as condições necessárias para a libertação dos reféns e a derrota final do Hamas", acrescentou.

Terça-feira, 23 de setembro de 2025 às 20h17

Comissão da ONU conclui que Israel tem "intenção clara" de controlar Gaza

Uma comissão de investigação da ONU determinou que Israel tem uma "intenção clara e consistente" de exercer "controlo permanente" sobre a Faixa de Gaza e possivelmente anexar todo o território palestiniano, segundo um relatório esta terça-feira divulgado.

Isso, após deslocar à força a população palestiniana tanto da Faixa de Gaza como da Cisjordânia, onde continua a expandir os seus colonatos em território ocupado, todos ilegais à luz do Direito Internacional.

No relatório, a comissão de investigação sobre a Palestina sublinhou que não conseguiu encontrar "qualquer argumento razoável" que justifique a definição pelo Exército israelita de corredores como o de Filadélfia e o de Morag e de uma zona tampão alargada em Gaza --- que constitui 75% do território do enclave palestiniano.

Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 às 23h25

Hamas propõe aos EUA libertar metade dos reféns em troca de trégua de 60 dias

O Hamas propôs ao Presidente norte-americano, Donald Trump, que assegure um cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza em troca da libertação de metade dos reféns que mantém no enclave, confirmou à EFE o movimento islamita palestiniano.

A notícia foi avançada pela cadeia televisiva norte-americana Fox News, citando um alto funcionário do governo Trump e uma pessoa envolvida nas negociações, que adiantaram que a proposta do grupo consta de uma carta que deverá ser formalmente entregue a Trump esta semana.

Uma fonte do Hamas no Cairo disse à EFE que a carta foi já entregue ao Egito e ao Qatar, mediadores da guerra na Faixa de Gaza, que serão responsáveis pela sua entrega a Trump.

Domingo, 21 de setembro de 2025 às 20h26

"Hoje, oficialmente, Portugal reconhece o Estado da Palestina", declara Paulo Rangel

Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, anunciou este domingo, o reconhecimento oficial do Estado da Palestina. A decisão resulta, segundo Paulo Rangel, da deliberação do conselho de ministros de 18 de setembro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros que se encontra em Nova Iorque sublinhou a "necessidade de combater todas as formas de antissemitismo". O político declarou que o Governo português condena as "restrições à entrada de ajuda humanitária, deslocação das populações, situação de fome gerada em Gaza, destruição de infraestruturas como escolas, hospitais e edifícios religiosos". Paulo Rangel disse ainda que é "urgente" o cessar-fogo e a abertura das fronteiras para a entrada de ajuda humanitária, assim como a libertação dos reféns às mãos do Hamas.

"É mais do que tempo para dar os passos necessários para a paz", frisou, acrescentando que Portugal "espera que Israel compreenda a decisão tomada". O reconhecimento do Estado da Palestina é, segundo o ministro, " a favor da paz e do direito do povo palestiniano e nada contra Israel". "Portugal ainda e um País que define a sua política externa", sublinhou.

Os governos do Reino Unido, Canadá e Austrália formalizaram também este domingo o reconhecimento do Estado da Palestina antes da 80ª Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque que tem início na próxima terça-feira, dia 23 de setembro e termina dia 29. Para além destes países, é esperado que a França e a Nova Zelândia reconheçam ainda durante esta semana o Estado da Palestina. 

Domingo, 21 de setembro de 2025 às 20h29

Reino Unido junta-se ao Canadá e à Austrália e reconhece Estado da Palestina

A Austrália, o Canadá e o Reino Unido reconheceram este domingo o Estado da Palestina, anunciaram os respetivos governos.

"Hoje, para reavivar a esperança de paz e de uma solução de dois Estados, declaro claramente, como primeiro-ministro deste grande país, que o Reino Unido reconhece oficialmente o Estado da Palestina", anunciou Keir Starmer, numa declaração através de vídeo publicada nas redes sociais.

Também em comunicado, o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney afirmou que "o Canadá reconhece o Estado da Palestina e oferece a sua parceria na construção da promessa de um futuro pacífico tanto para o Estado da Palestina como para o Estado de Israel".

Quase em simultâneo, a Austrália fez o mesmo anúncio, afirmando reconhecer "as aspirações legítimas e de longa data do povo palestiniano a um Estado próprio", afirmaram, num comunicado conjunto, o primeiro-ministro, Anthony Albanese, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Penny Wong.

Portugal deverá fazer o mesmo anúncio ainda este domingo, através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

Domingo, 21 de setembro de 2025 às 15h51

Ministro radical israelita quer aumentar intensidade de ataques em Gaza

O ministro da Segurança de Israel, o ultradireitista Itamar Ben Gvir, defendeu este domingo o aumento da intensidade dos ataques a Gaza, bem como a anexação do território palestiniano e a construção de colonatos israelitas.

"Precisamos de anexar a maior quantidade possível de território em Gaza", afirmo o líder do partido extremista Otzma Yehudit, em entrevista à rádio israelita 103fm, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

"Já falei sobre [estabelecer] bairros residenciais para polícias em Gaza, junto ao mar. Se é nosso, devemos afirmar com certeza que é nosso. Esta é a nossa casa e vamos permanecer nela", acrescentou.

Sábado, 20 de setembro de 2025 às 09h58

Japão adia reconhecimento do Estado da Palestina

O Japão anunciou que não irá reconhecer, para já, o Estado da Palestina, dias antes da conferência de alto nível sobre a solução dos dois Estados, à margem da Assembleia Geral da ONU.

"A questão não é se devemos reconhecê-lo, mas sim quando o fazer. Acredito que chegámos a um ponto em que devemos considerar seriamente o que conduz de forma verdadeira, prática e eficaz à solução de dois Estados, que o Japão tem apoiado consistentemente", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Takeshi Iwaya, numa conferência de imprensa, na sexta-feira.

O jornal local Asahi citou na quarta-feira fontes governamentais que atribuíram a decisão do Japão ao desejo de não prejudicar a relação com os Estados Unidos nem provocar o endurecimento da posição de Israel.

Sábado, 20 de setembro de 2025 às 00h00

Trump defende decisão de Israel de expandir intervenção militar em Gaza e diz que pelo menos 32 reféns estão mortos

O presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu a decisão de Israel de expandir a intervenção militar em Gaza, alegando que tal pode fazer com que os reféns sejam libertados. 

No que toca ainda aos reféns, o líder dos EUA referiu acreditar que pelo menos 32 retidos pelo Hamas estarão mortos, cita o The Jerusalem Post.

Questionado sobre o parecer da ONU que dá conta de que Israel está a cometer genocídio em Gaza, o presidente norte-americano voltou a condenar o ataque a 7 de outubro por parte das forças do Hamas, que considera um "genocídio ao mais alto nível".

"Alguém cometeu genocídio a 7 de outubro?", questionou Trump a um repórter. "Aquilo foi genocídio", prosseguiu.

"Na guerra acontecem muitas coisas estranhas", afirmou o presidente dos EUA durante uma livestream transmitida este sábado. 

Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 às 22h33

Defesa Civil estima fuga de 450 mil palestinianos da Cidade de Gaza

A Defesa Civil de Gaza referiu esta sexta-feira que 450 mil palestinianos fugiram da Cidade de Gaza para sul desde o final de agosto, enquanto o Exército israelita anunciou que vai atacar a cidade com uma "força sem precedentes".

De acordo com o Exército israelita, 480 mil pessoas fugiram da zona desde então, enquanto a Defesa Civil de Gaza, uma organização de primeiros socorros que opera sob a autoridade do Hamas, estimou a saída de 450 mil pessoas.

De acordo com relatos fornecidos por hospitais de Gaza contactados pela agência France-Presse (AFP), as operações israelitas mataram esta sexta-feira pelo menos 33 pessoas em todo o território, incluindo 11 na Cidade de Gaza.

Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 às 13h56

Israel fecha fronteira entre Jordânia e Cisjordânia a ajuda após morte de dois soldados

Israel fechou, esta sexta-feira, duas passagens fronteiriças com a Jordânia após um motorista de um camião com ajuda humanitária ter matado a tiro dois militares israelitas na quinta-feira no posto de fronteira Allenby/Rei Hussein.

A Autoridade Aeroportuária de Israel anunciou que a passagem de Allenby, como é conhecida em Israel, que liga a Jordânia e a Cisjordânia, foi fechada por tempo indeterminado, assim como a passagem rio Jordão, noticiou o jornal The Times of Israel.

A passagem Allenby/Rei Hussein localiza-se na fronteira entre a Jordânia e a Cisjordânia, mas é controlada pelas tropas israelitas.

Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 às 01h09

EUA defendem que relatório sobre genocídio em Gaza contém mentiras

Os Estados Unidos (EUA) defenderam na quinta-feira, perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que o relatório de uma comissão da ONU sobre genocídio em Gaza contém "mentiras" e carece de credibilidade.

"Para sermos claros, consideramos este um relatório calunioso e desprovido de credibilidade. Este relatório apresenta mentiras e distorções em benefício do Hamas", afirmou a conselheira norte-americana, Morgan Ortagus, após vetar uma resolução do Conselho que pedia um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Ortagus insistiu que os comissários que elaboraram o relatório têm um "histórico de parcialidade", o que, segundo a diplomata, "viola os próprios padrões das Nações Unidas".

Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 às 21h19

EUA voltam a bloquear esforços do Conselho de Segurança para um cessar-fogo em Gaza

Os Estados Unidos (EUA) vetaram esta quinta-feira uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo imediato em Gaza e exigia que Israel suspendesse todas as restrições à entrada de ajuda humanitária no enclave palestiniano.

Washington volta assim a bloquear os esforços do Conselho de Segurança da ONU pela suspensão imediata de todos os obstáculos à entrada de ajuda em Gaza.

A resolução, da autoria dos 10 membros não-permanentes do Conselho de Segurança, recebeu 14 votos a favor e apenas o veto dos EUA, que, como membro permanente, tem o poder de impedir este órgão da ONU de atuar.

Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 às 17h17

Quatro soldados das Forças de Defesa de Israel mortos em explosão no sul de Gaza

Quatro soldados das Forças de Defesa de Israel morreram e outros três ficaram feridos a sul da Faixa de Gaza, depois de um veículo militar ter passado por um "explosivo improvisado" na manhã de esta quinta-feira, adianta o The Jerusalem Post.

Os soldados foram identificados como Major Omri Chai Ben Moshe, de 26 anos, Tenente Ron Arieli, de 20 anos, Tenente Eitan Avner Ben Itzhak, com 22, e o tenente Eran Shelem, de 23 anos.

Segundo o adiantado pelo The Jerusalem Post, a área tinha sido previamente verificada pelas forças de segurança. Os militares prosseguem com a investigação para perceber de que tipo de explosivo se trata.

Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 às 16h51

Cortadas todas as ligações de Internet e telemóvel em Gaza devido a ataques israelitas

Os serviços de Internet e telemóvel sofreram esta quinta-feira um corte generalizado em toda a Faixa de Gaza, à medida que prosseguem os ataques do exército israelita contra o enclave palestiniano.

A interrupção do serviço ocorreu com o avanço dos carros de combate israelitas na zona, um dia depois de as autoridades palestinianas terem reportado falhas na cidade de Gaza, pelo que se prevê que as operações lançadas para "tomar" a cidade se estendam a toda a Faixa.

Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 às 09h51

Ministério Público espanhol vai investigar violação de Direitos Humanos em Gaza

O Ministério Público espanhol vai investigar "violações dos Direitos Humanos em Gaza", colaborando com o Tribunal Penal Internacional (TPI), por suspeita de crimes contra a Humanidade por parte das Forças de Defesa de Israel.

Segundo comunicado oficial, "o Procurador-Geral [Álvaro García Ortiz] emitiu um decreto que cria uma equipa para investigar violações do Direito internacional em Gaza", com o objetivo de "recolher provas e disponibilizá-las ao órgão competente, cumprindo assim as obrigações da Espanha em relação à cooperação internacional e aos Direitos Humanos".

A decisão foi tomada após a procuradora encarregada dos Direitos Humanos e Memória Democrática, Dolores Delgado, ter analisado um relatório sobre o assunto enviado pela comissária-geral de Informações do Corpo Nacional de Polícia espanhol.

Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 às 19h24

Líder do Hamas reaparece após ataque israelita no Qatar

Ghazi Hamad, um dos principais líderes do Hamas, reapareceu esta quarta-feira, tornando-se o primeiro alto responsável do movimento islamita a surgir desde o ataque israelita em Doha, a 9 de setembro.

"Começámos a estudar a proposta norte-americana de cessar-fogo em Gaza" nesse dia 9 de setembro, disse Hamad, numa entrevista em direto no canal televisivo Al Jazeera, referindo-se à reunião de dirigentes do Hamas visada pela ofensiva israelita.

O dirigente do Hamas confirmou que o grupo soube "tratar-se de um ataque israelita", denunciando o disparo de "cerca de 12 mísseis em menos de um minuto" e classificando a ação como "uma agressão traiçoeira" contra o movimento e contra o Qatar, país mediador das negociações para um cessar-fogo em Gaza.

Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 às 11h06

Bombardeamentos afetaram telecomunicações no norte de Gaza

As ligações à internet e telefónicas foram interrompidas esta quarta-feira na Cidade de Gaza depois de a rede de telecomunicações ter sido atingida por ataques do Exército israelita, disseram as autoridades controladas pelo grupo islamita Hamas.

A Comissão Reguladora de Telecomunicações de Gaza, citada pela agência palestiniana Wafa, disse que a rede de comunicações na região a norte da capital do enclave também foi afetada.

A agência de notícias espanhola EFE tentou contactar vários residentes da capital de Gaza ao longo da manhã de esta quarta-feira por telefone e mensagens de texto, mas não obteve respostas.

Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 às 08h33

Forças israelitas bombardearam hospital pediátrico no norte de Gaza

O Ministério da Saúde de Gaza acusou esta quarta-feira Israel de ter bombardeado, na terça-feira à noite, o Hospital Al-Rantisi, na Cidade de Gaza, norte do enclave palestiniano.

Trata-se do único hospital pediátrico especializado, em funcionamento na capital da Faixa de Gaza.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, controlado pelo Hamas, os pisos superiores do hospital foram atacados três vezes na noite de terça-feira.

Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 às 07h59

Israel abre nova rota durante 48 horas para evacuar Cidade de Gaza

Israel vai abrir esta quarta-feira , às 12:00 (10:00 em Lisboa), e durante 48 horas, uma segunda estrada que atravessa a Faixa de Gaza, para obrigar a população a abandonar a Cidade de Gaza.

"Poderão viajar pela autoestrada Salah al-Din e depois continuar para sul a partir de Wadi Gaza [centro]", lê-se num comunicado do porta-voz do exército de Israel em árabe, Avichay Adraee, na rede social X.

Salah al-Din atravessa a Faixa de Gaza de norte a sul, no leste do enclave, paralelamente à fronteira com o território israelita. A outra rota já aberta, a autoestrada Rashid, também atravessa todo o enclave, mas no oeste, em paralelo com a costa.

Terça-feira, 16 de setembro de 2025 às 21h30

Netanyahu defende que ataque ao Hamas no Qatar foi "totalmente justificado"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, defendeu esta terça-feira que o ataque que ordenou contra dirigentes do Hamas no Qatar foi "totalmente justificado", pois este país mediador do conflito "acolhe" e "financia" o movimento islamita em Gaza.

"Se o Qatar quisesse, poderia facilmente ter exercido uma pressão muito maior, e isso ter-nos-ia ajudado a libertar todos os nossos reféns (na posse do Hamas em Gaza) nos primeiros meses da guerra", disse Netanyahu numa conferência de imprensa em Jerusalém, acerca da conduta do país árabe no conflito no enclave palestiniano.

"O Qatar está ligado ao Hamas, acolhe o Hamas e financia o Hamas. Tem alavancas poderosas [que poderia usar], mas optou por não as usar. (...) Portanto, a nossa ação foi inteiramente justificada", acrescentou Netanyahu, a propósito do ataque de 09 de setembro em Doha, num país que tal como Israel é aliado dos Estados Unidos.

Terça-feira, 16 de setembro de 2025 às 10h27

Relatório da ONU conclui que Israel está a cometer genocídio em Gaza

. Um novo relatório da Organização das Nações Unidas concluiu que existem razões suficientes para dizer que foram cometidos quatro dos cinco atos genocidas definidos pelo direito internacional, desde o início da guerra com o Hamas em 2023: matar membros de um grupo, causar-lhes danos físicos e mentais graves, impor deliberadamente condições calculadas para destruir o grupo e impedir nascimentos, indica a BBC.

"Nós chegamos à conclusão que um genocídio acontece em Gaza e vai continuar a acontecer, sendo que responsabilidade cabe ao Estado de Israel", disse a presidente desta comissão, Navi Pillay, ao apresentar, esta terça-feira, o relatório da investigação da Comissão da ONU sobre os crimes cometidos nos territórios palestinianos ocupados.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel já reagiu e rejeitou o relatório, denunciando-o como "distorcido e falso".

Um porta-voz israelita acusou os três especialistas responsáveis pela comissão de inquérito da ONU de atuarem como "representantes do Hamas" e de confiarem "inteiramente em falsidades do Hamas, lavadas e repetidas por outros", que "já haviam sido completamente desmascaradas".

Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 às 22h39

Netanyahu defende economia israelita após queda da Bolsa de Telavive

O primeiro-ministro israelita afirmou esta segunda-feira que a Bolsa de Telavive "é a mais forte do mundo", apesar da queda que registou após as suas declarações sobre a necessidade de Israel ser mais "auto-suficiente" perante o isolamento da guerra.

"Para todos os pessimistas, o mercado de ações israelita é o mais forte do mundo", afirmou Benjamin Netanyahu, em comunicado divulgado pelo seu gabinete.

Netanyahu destacou que "o shekel [moeda moderna usada no país] fortaleceu-se, o deficit foi reduzido apesar da guerra e o investimento estrangeiro em P&D [Pesquisa e Desenvolvimento] é o mais alto do mundo depois do dos Estados Unidos". "Investir em Israel é a coisa mais inteligente a fazer", acrescentou.

Domingo, 14 de setembro de 2025 às 16h52

Israel bombardeia por três vezes torre da Universidade Islâmica em Gaza

O Exército israelita bombardeou este domingo, por três vezes, a torre Al Madina Al Manawara, no complexo da Universidade Islâmica, em Gaza, a última das quais quando alguns residentes entraram para tentar salvar os seus pertences.

Segundo fontes locais ouvidas pela agência noticiosa espanhola Efe, as forças israelitas bombardearam por duas vezes o edifício, usado como refúgio por palestinianos deslocados.

Domingo, 14 de setembro de 2025 às 15h23

Mais de 40 pessoas morreram hoje em Gaza

Mais de 40 pessoas morreram este domingo em Gaza e a maioria das mortes aconteceu em bombardeamentos das tropas israelitas no norte do enclave palestiniano.

De acordo com uma contagem provisória citada pela agência EFE, feita com base em listas dos hospitais de Gaza partilhadas por jornalistas que estão em território palestiniano, foram registadas 45 mortes até às 12:30, sendo que 29 morreram em hospitais no norte da Faixa de Gaza.

À EFE, Mohammad Abu Salmia, diretor do hospital Al Shifa, na cidade de Gaza, adiantou que esta manhã deram entrada cerca de 20 feridos e foram recebidos oito corpos de vítimas de bombardeamentos.

Sábado, 13 de setembro de 2025 às 22h40

Israel intensifica ataques na Cidade de Gaza e Hospital Al-Shifa diz que pelo menos 32 pessoas morreram

Pelo menos 32 pessoas morreram na Cidade de Gaza depois de as forças israelitas terem intensificado os ataques, anunciaram as equipas médicas israelitas este sábado. Entre os mortos estão 12 crianças, de acordo com os dados revelados. 

As forças israelitas têm tido como alvo edifícios onde alegam a presença do Hamas e a colocação de equipamentos de vigilância por parte do grupo, segundo informação avançada pela Associated Press.

Um dos ataques ocorreu na madrugada de este sábado e atingiu uma casa no bairro de Sheikh Radwan. Dez pessoas morreram, incluindo uma mãe e os três filhos, informaram autoridades de saúde citadas pela AP.

De acordo com os dados revelados pelas autoridades palestinianas, o número de pessoas a deixar a Faixa de Gaza é maior, com o aumento das hostilidades. No entanto, como revelam os voluntários de ajuda humanitária, muitas famílias não conseguem deslocar-se devido aos custos dos transportes, entre outros.

Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 às 18h15

Assembleia-geral da ONU apoia por larga maioria Estado Palestiniano sem Hamas. Israel e outros nove países votaram contra

A Assembleia-geral da ONU adotou esta sexta-feira por larga maioria a "Declaração de Nova Iorque", que visa fortalecer a solução de dois Estados, com Israel e Palestina lado a lado e excluindo o grupo extremista Hamas.

O texto, preparado por França e Arábia Saudita, foi aprovado com 142 votos a favor, incluindo Portugal, e 10 contra, num pequeno grupo de países que integra Israel, Estados Unidos, Argentina e Hungria. Doze outros estados abstiveram-se.

Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 às 10h52

Pelo menos 42 mortos em ataque israelita a Gaza

Pelo menos 42 pessoas morreram, esta sexta-feira, durante ataques israelitas a Gaza, durante a noite.

De acordo com a Al Jazeera, que cita fontes hospitalares locais, 33 pessoas foram mortas no norte de Gaza. Um das vítimas foi morta num apartamento no bairro Sheikh Radwan, e outras em Jabalia. 

Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 às 19h54

Netanyahu afirma que "não haverá Estado palestiniano"

O primeiro-ministro israelita afirmou esta quinta-feira que "não haverá Estado palestiniano", numa cerimónia de assinatura de um projeto de um grande colonato na Cisjordânia ocupada, quando vários países se preparam para reconhecer a Palestina.

"Cumpriremos a nossa promessa: não haverá Estado palestiniano, este lugar pertence-nos", declarou Benjamin Netanyahu no evento realizado em Maale Adumim, um colonato judaico a leste de Jerusalém, e transmitido em direto pelo gabinete do primeiro-ministro.

Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 às 08h39

Exército israelita anuncia interceção de míssil proveniente do Iémen

O exército israelita anunciou esta quinta-feira ter intercetado um míssil lançado a partir do Iémen, um dia após um ataque israelita a alvos houthis iemenitas, que causou 35 mortos e 131 feridos, segundo os rebeldes.

"Um míssil lançado a partir do Iémen foi intercetado pelas forças aéreas israelitas", declarou o exército israelita na rede social Telegram.

Os rebeldes houthis, apoiados pelo Irão, lançam regularmente mísseis ou drones contra Israel, a grande maioria dos quais é intercetada.

Terça-feira, 09 de setembro de 2025 às 08h33

Ministério da Saúde de Gaza pede proteção para hospitais no norte do enclave

O Ministério da Saúde de Gaza lançou esta terça-feira um novo apelo à comunidade internacional para garantir a proteção imediata dos hospitais e equipas médicas na capital do enclave.

O Exército de Israel ordenou esta terça-feira a evacuação completa da zona.

Na sequência da ameaça israelita, o ministério, controlado pelo Hamas, pediu a "proteção imediata" dos hospitais e das equipas médicas e a abertura de vias de acesso seguras às instalações que prestam serviços de saúde no norte do enclave palestiniano.

Terça-feira, 09 de setembro de 2025 às 00h15

Israel ataca base militar perto de Homs e atinge outras duas cidades na Síria

Israel lançou ataques contra uma base militar perto da cidade central de Homs, na Síria, e atingiu vários alvos nas imediações da cidade costeira de Latakia e Palmyra, segundo os meios de comunicação locais, citados pelo The Times of Israel.

Os jornais sírios não revelam a intensidade ou impacto dos ataques. Nos últimos meses, os ataques israelitas à Síria têm sido raros.

As Forças de Defesa de Israel ainda não comentaram nenhum dos ataques.

Terça-feira, 09 de setembro de 2025 às 00h01

Ataques aéreos de Israel matam cinco pessoas no Líbano, quatro delas do Hezbollah

Israel lançou, esta segunda-feira, novos ataques aéreos no nordeste do Líbano, matando cinco pessoas, quatro delas membros do Hezbollah, segundo as autoridades.

O ataque ocorre num momento em que aumenta a pressão global para que o grupo militante libanês seja desarmado.

Desde que a guerra, de meses entre o Hezbollah e Israel terminou, com um cessar-fogo mediado pelos EUA em novembro, Israel tem atacado o sul do Líbano quase diariamente no que dizem ser ataques contra o grupo militante libanês. Mas os ataques no nordeste do Líbano, perto da Síria, longe da fronteira do país com Israel, são raros.

Segunda-feira, 08 de setembro de 2025 às 22h01

Autoridade Palestiniana denuncia morte de dois adolescentes por Israel na Cisjordânia

O Ministério da Saúde palestiniano afirmou, esta segunda-feira, que o exército israelita matou dois adolescentes no campo de refugiados de Jenin, no norte da Cisjordânia, ocupada.

Contactado pela agência de notícias francesa AFP, o exército israelita disse estar a analisar esta informação.

As duas vítimas foram identificadas pelo ministério da Saúde palestiniano como Islam Abdel Aziz Nouh Majarmeh e Muhammad Sari Omar Masqala, ambos com 14 anos.

Segunda-feira, 08 de setembro de 2025 às 19h08

Netanyahu avisa habitantes da Cidade de Gaza para se retirarem de imediato

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apelou, esta segunda-feira, aos habitantes da Cidade de Gaza para que se retirem de imediato, numa fase em que os militares israelitas intensificam a ofensiva na capital do enclave palestiniano.

"Em dois dias, destruímos 50 torres terroristas, e este é apenas o início da intensificação das operações terrestres na Cidade de Gaza. Digo aos residentes: foram avisados, saiam já!", declarou Netanyahu num vídeo, esta segunda-feira, divulgado pelo seu gabinete.

O Exército israelita atacou, esta segunda-feira, uma torre residencial de 12 pisos na Cidade de Gaza, após uma série de bombardeamentos contra os edifícios mais altos desde sexta-feira, alegando que são utilizados pelo grupo islamita palestiniano Hamas.

Segunda-feira, 08 de setembro de 2025 às 16h31

Guterres condena "ataque de terror" em Jerusalém

O secretário-geral da ONU condenou, esta segunda-feira, "o ataque de terror" em Jerusalém, no qual seis pessoas morreram e várias ficaram feridas, indicou o porta-voz de António Guterres.

"O secretário-geral condena veementemente o ataque de terror desta segunda-feira em Jerusalém, no qual pelo menos seis pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas", disse Stéphane Dujarric em comunicado.

Guterres transmitiu ainda condolências às famílias das vítimas e desejou uma recuperação completa e rápida aos feridos.

Sábado, 06 de setembro de 2025 às 13h05

Israel destrói segunda torre na Cidade de Gaza

Israel destruiu este sábado um edifício alto na Cidade de Gaza, alegando que era "utilizado pelo [grupo islamita] Hamas", anunciou o Exército em comunicado, mas, segundo testemunhas, não foi a mesma torre que tinha avisado que ia bombardear.

O Exército "atingiu recentemente um edifício alto utilizado pela organização terrorista Hamas na zona da Cidade de Gaza", avançou o comunicado militar.

Testemunhas citadas pela agência de notícias francesa AFP afirmaram que o edifício destruído era a Torre Soussi, localizada no mesmo perímetro de evacuação da Torre Ruya, que o Exército israelita tinha anunciado anteriormente que pretendia atingir.

Sábado, 06 de setembro de 2025 às 10h22

Israel aconselha residentes da cidade de Gaza a irem para "zona humanitária"

O Exército israelita avisou este sábado  os residentes da Cidade de Gaza de que devem dirigir-se para uma "zona humanitária" declarada por Israel mais a sul da Faixa de Gaza, antes do próximo ataque terrestre à região.

"Com efeito imediato, e para facilitar a saída dos residentes da cidade, declaramos a área [costeira] de Al-Mawasi [no sul da Faixa de Gaza] uma zona humanitária", lê-se numa mensagem em árabe "aos residentes da Cidade de Gaza e a todos os que lá se encontram", publicada nas redes sociais pelo porta-voz do Exército israelita, Avihai Adraee.

Sexta-feira, 05 de setembro de 2025 às 20h34

Governo libanês aprova plano do Exército para desarmar Hezbollah

O Exército libanês vai começar a implementar o seu plano para desarmar o Hezbollah, anunciou esta sexta-feira o ministro da Informação, Paul Morcos, após uma reunião governamental marcada pelo abandono dos membros pertencentes ao movimento xiita apoiado pelo Irão.

O Conselho de Ministros libanês "acolheu com satisfação o plano" apresentado pelo Exército "sobre a limitação de armas às autoridades legítimas", afirmou o ministro da Informação, em conferência de imprensa após a reunião.

Paul Morcos indicou que o Exército libanês "vai começar a implementar o plano, mas dentro dos limites dos recursos disponíveis", ressalvando que são "limitados em termos de logística, equipamento e pessoal".

Sexta-feira, 05 de setembro de 2025 às 17h26

Diretor da OMS avisa Israel que fome em Gaza não vai ajudar reféns

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou esta sexta-feira que a fome declarada na Faixa de Gaza "não tornará Israel mais seguro nem facilitará a libertação de reféns" em posse das milícias palestinianas.

Em conferência de imprensa na sede da organização, em Genebra, Tedros Adhanom Ghebreyesus apelou também a Israel para travar "esta catástrofe", referindo que pelo menos 370 pessoas já morreram de fome desde o início do conflito, das quais cerca de 300 só nos últimos dois meses.

"O mais intolerável sobre este desastre causado pelo Homem é que poderia parar agora mesmo. As pessoas estão a morrer de fome enquanto a comida que poderia salvá-las permanece em camiões a uma curta distância", lamentou o líder da OMS, insistindo que "esta é uma catástrofe que Israel poderia ter evitado e impedir a qualquer momento".

Sexta-feira, 05 de setembro de 2025 às 13h55

Comissão Europeia considera que clafissicação de genocídio em Gaza compete a tribunais

A Comissão Europeia sublinhou, esta sexta-feira, não ter uma posição sobre a ofensiva israelita em Gaza, considerada um genocídio pela vice-presidente executiva Teresa Ribera, e salientou que a classificação pertence aos tribunais.

Questionada na conferência de imprensa diária sobre as declarações da "número dois" da Comissão Teresa Ribera, a porta-voz do executivo comunitário, Paula Pinho, referiu que "não compete à Comissão julgar nesta questão e definição, mas sim aos tribunais, e não houve qualquer decisão do Colégio [de Comissários] sobre este tema em particular".

O porta-voz para os Negócios Estrangeiros Anouar El Anouni acrescentou, por seu lado, que a determinação da existência de crimes internacionais, como o de genocidio, é "da competência de tribunais nacionais, bem como de internacionais e de outros que possam ter jurisdição".

Sexta-feira, 05 de setembro de 2025 às 10h53

Famílias dos reféns criticam ofensiva e organizam manifestações

As famílias dos reféns mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza realizam, esta sexta-feira, manifestações em vários pontos de Israel para criticar os planos do governo israelita de ocupação do norte do enclave palestiniano.

As manifestações foram organizadas pelo Fórum das Famílias dos Reféns e assinalam os 700 dias do início da ofensiva militar de Israel contra a Faixa de Gaza.

Em comunicado, as famílias pretendem homenagear os 48 reféns ainda mantidos em cativeiro.

Sexta-feira, 05 de setembro de 2025 às 10h31

Hamas divulga vídeo de dois reféns israelitas mantidos em Gaza

O Hamas divulgou, esta sexta-feira, um vídeo de dois reféns israelitas sequestrados durante o ataque do grupo islamita palestiniano a Israel em 07 de outubro de 2023 e que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.

O vídeo, com mais de três minutos e meio de duração, mostra um refém num carro a viajar entre edifícios destruídos, pedindo em hebraico ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que não realize a planeada ofensiva militar israelita contra a Cidade de Gaza.

O refém, filmado a encontrar outro refém no final do vídeo, afirma estar na Cidade de Gaza e que a gravação foi realizada em 28 de agosto de 2025.

Quinta-feira, 04 de setembro de 2025 às 19h55

Exército israelita anuncia controlo de 40% da Cidade de Gaza

O Exército israelita anunciou esta quinta-feira o controlo de 40% da Cidade de Gaza, após mais de três semanas de bombardeamentos intensivos e demolições sistemáticas de edifícios como parte do seu plano de ocupação da capital do enclave palestiniano.

"Hoje, controlamos 40% da cidade. A operação continuará a expandir-se e a intensificar-se nos próximos dias", disse o porta-voz militar israelita, Effie Defrin, numa mensagem vídeo à imprensa.

O porta-voz militar acrescentou que as equipas de duas brigadas continuam a combater no bairro de Zeitun e que outras forças de infantaria estão a manobrar no bairro de Sheikh Radwan, a norte da Cidade de Gaza.

Quinta-feira, 04 de setembro de 2025 às 16h11

Número de mortos registados em Gaza ultrapassa os 64 mil

O número de mortos no conflito na Faixa de Gaza desde o início da ofensiva israelita ultrapassou os 64 mil, informaram esta quinta-feira as autoridades locais controladas pelo grupo islamita palestiniano Hamas.

Segundo o Ministério da Saúde do território, o total de mortos em quase dois anos de guerra inclui cerca de 400 pessoas dadas como desaparecidas, mas que tiveram entretanto os óbitos confirmados.

O número total de vítimas mortais aumentou para 64.231 e os feridos contabilizados são 161.583, de acordo com novos dados.

Quinta-feira, 04 de setembro de 2025 às 14h45

Médico que trabalhou em Gaza acusa Governo britânico de "ter abandonado" palestinianos

Um inquérito à situação na Faixa de Gaza promovido pelo antigo líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn começou, esta quinta-feira em Londres, com o médico Nick Maynard acusou o Governo britânico de "ter abandonado" os palestinianos.

"Gaza foi abandonada pelo nosso governo. Eu e muitos outros profissionais de saúde apresentámos provas fotográficas detalhadas a membros seniores deste governo e do governo anterior. E elas foram ignoradas", afirmou, durante o evento intitulado "Tribunal de Gaza", a decorrer em Church House, perto do parlamento britânico.

O médico-cirurgião, que exerce em vários hospitais em Oxford e ensina na universidade da mesma cidade, trabalhou várias vezes desde 2010 na Faixa de Gaza para ensinar estudantes e em missões humanitárias.

Quarta-feira, 03 de setembro de 2025 às 08h43

ONU acusou Israel de ataque próximo das forças de manutenção de paz no Líbano

A missão das Nações Unidas no Líbano denunciou, esta quarta-feira, um dos ataques israelitas "mais graves" contra o efetivo da organização desde o cessar-fogo que pôs fim à guerra entre Israel e o Hezbollah.

Até ao momento, Israel não reagiu à acusação das Nações Unidas.

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) disse, esta quarta-feira, em comunicado que na terça-feira, aparelhos aéreos não tripulados israelitas lançaram quatro granadas numa zona situada "perto" de posições da missão manutenção de paz.

Quarta-feira, 03 de setembro de 2025 às 07h42

Colômbia vai propor na ONU envio de força de paz para a Palestina

O Presidente da Colômbia prometeu que, em janeiro, quando o país entrar no Conselho de Segurança da ONU como membro não permanente, vai propor a criação de uma "força armada de paz" para a Palestina.

"Vamos levar esta proposta como Colômbia, o país de Bolívar, à Assembleia Geral das Nações Unidas", disse Gustavo Petro na terça-feira, numa referência a Simón Bolívar (1783--1830), considerado o pai da independência da Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Panamá e Bolívia.

Num discurso transmitido na rádio e na televisão, o chefe de Estado explicou que a Colômbia deve fazer parte desta força.

Terça-feira, 02 de setembro de 2025 às 08h06

Governo palestiniano celebra reconhecimento de Estado da Palestina pela Bélgica

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Expatriados da Palestina congratulou-se, esta terça-feira, com a decisão da Bélgica de reconhecer o Estado da Palestina durante a Assembleia da ONU, que se realiza este mês em Nova Iorque.

O Ministério Palestiniano considerou, num comunicado divulgado pela agência noticiosa Wafa, a decisão do governo belga "um passo em consonância com o direito internacional, as resoluções da ONU, a proteção da solução de dois Estados e o apoio à conquista da paz".

O Ministério apelou ainda a mais países para que se juntem a esta iniciativa e "intensifiquem os esforços práticos para pôr fim aos crimes de genocídio, deslocação, fome e anexação, e para abrir um caminho político genuíno para resolver o conflito e pôr fim à ocupação israelita do Estado da Palestina".

Terça-feira, 02 de setembro de 2025 às 07h23

Ataques israelitas matam 31 pessoas na Faixa de Gaza

Israel lançou ataques em toda a Faixa de Gaza na segunda-feira, matando pelo menos 31 pessoas, segundo as autoridades de saúde, quando as forças israelitas prosseguem com uma grande ofensiva na maior cidade do território palestiniano.

Os hospitais de Gaza avançaram que, pelo menos, 31 pessoas foram mortas por fogo israelita na segunda-feira, mais de metade das quais mulheres e crianças.

Pelo menos 13 pessoas foram mortas na Cidade de Gaza, onde Israel realizou vários ataques de grande escala desde que militantes liderados pelo movimento palestiniano Hamas atacaram o sul de Israel em 07 de outubro de 2023, desencadeando o atual conflito.

Segunda-feira, 01 de setembro de 2025 às 07h51

Rebeldes huthis do Iémen lançam míssil contra petroleiro no Mar Vermelho

Os rebeldes huthis do Iémen lançaram um míssil contra um petroleiro ao largo da costa da Arábia Saudita, no Mar Vermelho, informou, esta segunda-feira, um porta-voz militar.

O porta-voz huthi, general Yahya Saree, assumiu a responsabilidade pelo lançamento numa mensagem pré-gravada transmitida pela al-Masirah, um canal de notícias por satélite controlado pelos huthis, alegando que a embarcação, a Scarlet Ray, tinha ligações a Israel.

O Centro de Operações Comerciais Marítimas do Reino Unido, do exército britânico, que monitoriza a navegação no Médio Oriente, tinha informado anteriormente que um navio ouviu um estrondo perto de Yanbu, na Arábia Saudita.

Segunda-feira, 01 de setembro de 2025 às 07h40

Presidente do Irão denuncia "continuação do massacre em Gaza" na cimeira da SCO

O Presidente do Irão, Masud Pezeshkian, denunciou esta segunda-feira, na cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) "a continuação do massacre em Gaza".

Durante a sua intervenção, o líder iraniano classificou como ilegal a agressão militar contra o seu país por Israel e Estados Unidos.

Pezeshkian defendeu que a SCO deve "dar passos operacionais, específicos e claros para criar um mundo mais pacífico e um sistema mais preparado para a cooperação económica", segundo a agência estatal iraniana IRNA.

Domingo, 31 de agosto de 2025 às 23h56

Plano pós-guerra dos EUA para Gaza prevê deslocar toda a população

O plano pós-guerra dos Estados Unidos para Gaza prevê a deslocação de toda a população do território palestiniano, que ficaria sob administração norte-americana durante dez anos para ser transformado num polo turístico e tecnológico, foi este domingo divulgado.

A informação foi publicada pelo jornal norte-americano The Washington Post, que teve acesso ao plano de 38 páginas, prevendo a deslocalização "voluntária" dos cerca de dois milhões de residentes na Faixa de Gaza para outros países ou zonas seguras dentro do enclave, devastado por quase dois anos de guerra, enquanto este é reconstruído.

Sábado, 30 de agosto de 2025 às 23h11

Recuperado corpo de refém luso-israelita Idan Shtivi

O segundo corpo recuperado da Faixa de Gaza, esta sexta-feira, foi identificado como sendo do luso-israelita Idan Shtivi, anunciou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, este sábado, avança o The Jerusalem Post.

"Idan era um estudante talentoso de sustentabilidade e governo e um homem corajoso. Em 7 de outubro de 2023, ele participou no festival de música Nova e, quando o ataque terrorista começou, agiu para evacuar e salvar muitos dos participantes. No decorrer das suas ações,  foi assassinado e o seu corpo foi sequestrado pela organização terrorista Hamas em Gaza", disse Netanyahu.

A morte de Idan Shtivi, de 28 anos, já tinha sido inicialmente anunciada pelo Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos, em outubro de 2024.

Sábado, 30 de agosto de 2025 às 19h07

Pelo menos 19 mortos e dezenas de feridos em ataques israelitas a Gaza

Pelo menos 19 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas numa série de bombardeamentos israelitas aos bairros de Al Rimal e Al Nasr, na Cidade de Gaza, informou este sábado a agência noticiosa privada espanhola Europa Press.

O ataque mais grave destruiu um edifício residencial, num local com muitos deslocados em Al Rimal, indicaram fontes médicas e testemunhas à agência de notícias palestiniana Sanad.

Sábado, 30 de agosto de 2025 às 15h05

UE pede a EUA que reconsiderem rejeição de vistos para autoridades palestinianas

A União Europeia (UE) pediu, este sábado, aos Estados Unidos da América (EUA) que reconsiderem a rejeição dos vistos das autoridades palestinianas, que iam participar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

"À luz dos acordos entre a Organização das Nações Unidas (ONU), pedimos aos EUA que reconsiderem esta decisão, considerando a lei internacional e como foi construída a ONU", disse a alta-representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, em conferência de imprensa, em Copenhaga.

No final de uma reunião ministerial informal, no âmbito da presidência dinamarquesa do Conselho da UE (até ao final do ano), considerou que a construção de mais colonatos israelitas na Cisjordânia, território que é palestiniano, "é ilegal" e que a Faixa de Gaza "precisa de menos guerra, não de mais".

Sábado, 30 de agosto de 2025 às 13h44

Cruz Vermelha afirma que retirada em massa da população da Cidade de Gaza é impossível

A presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) denunciou, este sábado, os planos israelitas de evacuação em massa da Cidade de Gaza, sublinhando que é "impossível" retirar toda a população de forma "segura e digna".

"É impossível realizar uma evacuação em massa da Cidade de Gaza de forma segura e digna nas condições atuais", disse Mirjana Spoljaric em comunicado.

"Tal retirada desencadearia um movimento populacional massivo que nenhuma área da Faixa de Gaza é capaz de absorver, dada a destruição generalizada das infraestruturas civis e a extrema escassez de alimentos, água, abrigo e assistência médica", acrescentou.

Sábado, 30 de agosto de 2025 às 07h46

"Maior missão de solidariedade da história" ruma a Gaza no domingo

A "maior missão de solidariedade da história" com Gaza sai no domingo, de Barcelona, para levar ajuda humanitária ao território palestiniano e denunciar "o genocídio" da população local por parte de Israel, disse a organização.

A Global Sumud Flotilla, uma frota humanitária com destino a Gaza, vai integrar cerca de 50 barcos com ajuda humanitária e centenas de pessoas a bordo, entre elas, ativistas, políticos, artistas ou outras figuras públicas oriundas de 44 países.

Os primeiros 30 barcos saem no domingo de Barcelona, no nordeste de Espanha, e outros se unirão, em 04 de setembro, em Tunes, oriundos de diversos portos do Mediterrâneo.

Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 às 16h02

Guterres exige fim de mentiras e obstáculos na ajuda a Gaza

O secretário-geral da ONU, António Guterres, exigiu esta quinta-feira o fim das "mentiras", "desculpas" e "obstáculos" na entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, território sujeito a um "catálogo interminável de horrores".

"Gaza está coberta de escombros, de corpos e de exemplos do que podem ser graves violações do direito internacional", afirmou Guterres aos jornalistas, antes de discursar numa reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o Haiti.

"A fome da população civil nunca deve ser utilizada como método de guerra. Os civis devem ser protegidos. O acesso humanitário deve ser irrestrito. Chega de desculpas. Chega de obstáculos. Chega de mentiras", exigiu o líder da ONU.

Terça-feira, 26 de agosto de 2025 às 09h48

Governo chinês em choque com ataque a hospital em Gaza

O Governo chinês declarou esta terça-feira que ficou chocado com os ataques israelitas ao hospital Nasser, na cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, que mataram pelo menos 20 pessoas na segunda-feira, incluindo cinco jornalistas.

"Estamos chocados e condenamos o facto de, mais uma vez, infelizmente, os profissionais de saúde e os jornalistas terem sido mortos neste conflito", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Guo Jiakun, em Pequim, durante uma conferência de imprensa diária.

"A China está muito preocupada com a situação em Gaza", referiu o porta-voz.

Terça-feira, 26 de agosto de 2025 às 08h37

Secretário de Estado do Vaticano surpreendido com o que se passa em Gaza

O Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, declarou estar surpreendido com o que se está a passar em Gaza, "apesar da condenação mundial", em declarações proferidas segunda-feira à noite, à margem de um evento em Nápoles.

"Estamos surpreendidos com o que está a acontecer em Gaza, apesar da condenação mundial. Há uma condenação unânime do que está a acontecer", enfatizou o cardeal italiano.

Respondendo às perguntas de jornalistas sobre o bombardeamento israelita, na segunda-feira, ao Hospital Nasser em Khan Younis, na Faixa de Gaza, que fez pelo menos 20 mortos, incluindo cinco jornalistas, acrescentou: "É um absurdo. Parece não haver qualquer vislumbre de solução".

Terça-feira, 26 de agosto de 2025 às 07h37

Manifestantes bloqueiam estradas em Israel para exigir acordo para Gaza

Vários grupos de manifestantes bloquearam esta terça-feira algumas das principais estradas de Israel para exigir um acordo de cessar-fogo e a libertação dos reféns na Faixa de Gaza, informou a agência de notícias Efe.

Alguns dos manifestantes incendiaram pneus para perturbar o trânsito em vários cruzamentos da cidade e outros protestaram em frente de casa de vários ministros israelitas, mostram imagens partilhadas nas redes sociais por vários grupos pró-democracia israelitas.

As manifestações são parte de uma série de protestos convocados para esta terça-feira pelo Fórum das Famílias dos Reféns e Desaparecidos, que representa a maioria dos familiares das pessoas raptadas nos ataques do grupo palestiniano Hamas de 7 de outubro.

Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 às 14h05

Sobe para cinco o número de jornalistas mortos em ataque israelita a hospital no sul de Gaza

Pelo menos cinco jornalistas morreram esta, esta segunda-feira, na sequência de um. Há registo de dezenas de feridos.

De acordo com a Al Jazeera morreram pelo menos 20 pessoas. Inicialmente a Sky News, que cita autoridades do Ministério da Saúde, disse que morreram pelo menos 15 pessoas. Já a Al Jazeera dizia que as autoridades de Gaza confirmavam cinco jornalistas entre 14 mortos. 

Entre as vítimas mortais está um repórter da Al Jazeera. De acordo com o gabinete de imprensa do governo de Gaza, os jornalistas mortos durante o ataque foram Hussam al-Masri, fotojornalista da agência de notícias Reuters, Mohammed Salama – fotojornalista da Al Jazeera, Moaz Abu Taha – jornalista freenlancer da rede NBC e que trabalhou ocasionalmente para a Reuters, Mariam Abu Daqa – jornalista de vários meios de comunicação, incluindo The Independent Arabic e Associated Press e Ahmed Abu Aziz - jornalista que trabalhava para a Quds Network e outros meios de comunicação.

Sábado, 23 de agosto de 2025 às 13h56

Fome mata mais oito pessoas em Gaza incluindo bebés

Pelo menos oito pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, incluindo dois bebés com poucos meses de idade, devido à fome no território palestiniano, anunciou este sábado o governo local.

"Isto eleva o total de vítimas [da fome] para 281, incluindo 114 crianças", desde o início da ofensiva militar israelita em outubro de 2023, disse o Ministério da Saúde de Gaza num comunicado citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 às 19h46

UE diz que fome em Gaza é realidade e exige ações de Israel

A comissária europeia para a Ajuda Humanitária admitiu esta sexta-feira que a fome "é uma realidade" em Gaza, após um relatório da ONU que a declarou oficialmente naquele território palestiniano, exigindo a Israel que deixe entrar apoio humanitário.

"A fome já não é um risco em Gaza, é uma realidade", disse a comissária para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Hadja Lahbib, em comunicado divulgado.

A comissária acrescentou que "há crianças a morrer à fome e de doenças, enquanto famílias inteiras estão vários dias sem o que comer" e o acesso a água potável e ao apoio médico colapsaram.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 16h38

Primeiro-ministro de Israel acusa Macron de antissemitismo

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou o Presidente francês de "alimentar o fogo antissemita" em França ao apelar ao reconhecimento internacional do Estado da Palestina, numa carta enviada a Emmanuel Macron divulgada esta terça-feira.

"Apelo para que substitua a fraqueza pela ação, o apaziguamento pela vontade, e que o faça antes de uma data clara: o novo ano judaico, 23 de setembro de 2025", escreveu Netanyahu.

A carta oficial enviada por Netanyahu a Macron tem data de 17 de agosto, domingo, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 07h33

Austrália condena revogação de vistos dos seus representantes na Palestina

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, considerou esta terça-feira "injustificada" a decisão de Israel de revogar os vistos dos representantes do seu país junto da Autoridade Nacional Palestiniana.

"Num momento em que o diálogo e a diplomacia são mais necessários do que nunca, o governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, está a isolar Israel e a minar os esforços internacionais pela paz e por uma solução de dois Estado", afirmou Wong num comunicado.

A chefe da diplomacia australiana afirmou que a reação de Israel é "injustificada" e comprometeu-se a continuar a trabalhar com os seus parceiros internacionais para promover uma solução de dois Estados, alcançar o cessar-fogo em Gaza e conseguir a libertação dos reféns.

Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 às 19h17

Famílias de reféns israelitas em Gaza convocam novo protesto para domingo

As famílias dos reféns israelitas na Faixa de Gaza convocaram para domingo um novo protesto em todo o país, exigindo um acordo abrangente de paz com o movimento islamita Hamas que contemple a libertação dos familiares.

"As iniciativas de ontem [domingo], 'Israel Retira', em todo o país, demonstraram claramente o que deseja a maioria da população israelita: trazer de volta os reféns e acabar com a guerra", afirmou o Fórum de Familiares de Reféns e Pessoas Desaparecidas sobre o dia de greves e protestos convocado pelo grupo.

De acordo com o Fórum, que representa a maioria dos familiares dos sequestrados nos ataques do Hamas de 07 de outubro de 2023, as atividades no domingo vão incluir uma marcha pelas ruas de Telavive e um protesto na chamada Praça dos Reféns, no centro da cidade, onde centenas de milhares de pessoas se reuniram domingo em apoio às famílias.

Domingo, 17 de agosto de 2025 às 23h36

Hamas recebe proposta de cessar-fogo do Egito e Qatar

O Hamas recebeu, este domingo, uma proposta de cessar-fogo do Egito e do Qatar durante uma reunião com outros grupos palestinianos, avança o The Jerusalem Post. De acordo com a mesma fonte, o Egito e o Qatar exigiram ao Hamas uma resposta célere. 

Os mediadores vão reunir-se esta segunda-feira na cidade egípcia de El Alamein. Este sábado, o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu afirmou que o país só aceitaria uma proposta de cessar-fogo caso fosse acordado a libertação de todos os reféns israelitas.

Sexta-feira, 15 de agosto de 2025 às 16h22

Pelo menos 1.760 mortos em Gaza à procura de comida, a maioria pelo exército israelita

Pelo menos 1.760 palestinianos foram mortos desde final de maio na Faixa de Gaza, a maioria por disparos do exército israelita, enquanto procuravam ajuda humanitária, afirmou esta sexta-feira a ONU.

Entre 27 de maio e 13 de agosto, o Gabinete dos Direitos Humanos da ONU para a Faixa de Gaza, registou "pelo menos 1.760 palestinianos mortos enquanto procuravam ajuda: 994 nas proximidades dos locais da Fundação Humanitária de Gaza e 766 ao longo das rotas dos comboios de abastecimento", indicou, num comunicado.

"A maioria destes assassínios foi cometida pelo exército israelita", estimou a agência das Nações Unidas.

Sexta-feira, 15 de agosto de 2025 às 00h17

Guterres alerta que novo plano de colonatos de Israel retalha Cisjordânia

O secretário-geral da ONU pediu esta quinta-feira a suspensão do novo plano de colonatos aprovado por Israel em Jerusalém Oriental, alertando que resultará na separação do norte do sul do território palestiniano da Cisjordânia.

A Administração Civil israelita na Cisjordânia, órgão governamental no território ocupado, aprovou um plano de construção num vasto terreno a leste de Jerusalém, conhecido como E1, que contribuirá para isolar a cidade dos territórios palestinianos e favorecer a colonização do enclave.

O porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, afirmou na conferência de imprensa diária que estes planos foram exacerbados por uma declaração do ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, que os interpretou como "enterrar a ideia de um Estado palestiniano" e "prosseguir um dos muitos passos" a ser dados "no terreno como parte do plano para a soberania de facto" sobre a Cisjordânia.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 16h01

Organização Human Rights Watch considera que ataque aéreo israelita a prisão iraniana foi "evidente crime de guerra"

A organização Human Rights Watch (HRW) afirmou esta quinta-feira que o bombardeamento israelita de uma conhecida prisão iraniana foi "um evidente crime de guerra", acusando também Teerão de agredir e fazer desaparecer prisioneiros após o ataque.

Israel realizou um ataque aéreo à prisão de Evin, em Teerão, um dos mais infames centros de detenção de ativistas políticos e dissidentes do Irão, a 23 de junho, durante os 12 dias de guerra contra a República Islâmica.

Os projéteis, lançados durante as horas de visita, atingiram a principal entrada sul da prisão de Evin, uma entrada norte e outras áreas do complexo prisional, destruindo também edifícios que alojavam instalações médicas e enfermarias.

Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 às 13h39

Delegação do Hamas esperada no Egito para negociações sobre Gaza

Uma delegação do grupo islamita palestiniano Hamas vai deslocar-se, esta segunda-feira, ao Egito para retomar as negociações sobre um acordo para Gaza, disse uma fonte oficial egípcia à agência espanhola EFE.

A mesma fonte, que pediu o anonimato, disse que a visita da delegação, liderada pelo líder do movimento que controla Gaza, Khalil al-Hayya, vai ocorrer "nas próximas horas" e faz parte dos esforços para retomar os contactos entre o Hamas e o Egito sobre um acordo de cessar-fogo no enclave.

De acordo com a fonte, os contactos entre a organização palestiniana e o Cairo para retomar as negociações indiretas com Israel, mediadas pelo Qatar, Egito e Estados Unidos, foram retomados com a mediação turca após a deslocação dos líderes do Hamas a Ancara na semana passada.

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 22h21

Liga Árabe pede fim de venda de armas a Israel e processos por crimes de guerra

A Liga Árabe pediu este domingo à comunidade internacional que proíba a venda de armas a Israel, abra processos judiciais a crimes de guerra na Faixa de Gaza e proteja o povo palestiniano do "genocídio, deslocações e limpeza étnica".

Os apelos do conselho do órgão pan-árabe de 22 estados constam no comunicado final da sua sessão extraordinária no Cairo, onde abordou com urgência a deterioração das condições da população no enclave palestiniano, mergulhada numa crise humanitária sem precedentes devido ao bloqueio israelita.

No comunicado, a Liga Árabe instou "os estados a implementarem medidas legais e administrativas, incluindo a proibição da exportação, transferência ou trânsito de armas, munições e equipamento militar para Israel", a revisão das relações económicas com Telavive e a abertura de investigações e processos judiciais contra as autoridades israelitas.

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 20h15

Palestina pede à ONU para travar o genocídio em Gaza

O embaixador palestiniano na ONU, Riyad Mansour, apelou este domingo para se "travar o genocídio", na reunião de emergência do Conselho de Segurança para discutir o plano do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para a ocupação militar de Gaza.

"Dada a insistência de Netanyahu em prosseguir este genocídio, destruindo o nosso povo através da morte e da deslocação, anexando o nosso território, destruindo a Palestina e qualquer hipótese de paz, este Conselho deve agir", declarou Riyad Mansour, no seu discurso.

A reunião extraordinária, convocada pelos membros europeus do Conselho, terminou depois de quatro dos seus membros permanentes --- Rússia, China, França e Reino Unido --- terem questionado o plano de Israel, enquanto o outro membro, os Estados Unidos, defendeu o "direito" do Governo israelita de decidir "o que é necessário" para a sua segurança.

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 18h07

ONU denuncia morte de mais de 500 trabalhadores humanitários em Gaza

Mais de 500 trabalhadores humanitários morreram em Gaza desde a "escalada das hostilidades", disse este domingo Ramesh Rajasingham, chefe do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), ao Conselho de Segurança.

"Um marco sombrio foi ultrapassado na comunidade humanitária", declarou o responsável ao participar na reunião extraordinária do Conselho de Segurança convocada pelos seus membros europeus, Reino Unido, França, Dinamarca, Grécia e Eslovénia, para discutir o novo plano de Israel para a ocupação militar na Palestina.

O representante do OCHA declarou-se "extremamente preocupado com o conflito prolongado e o aumento do custo humano que provavelmente ocorrerá após a decisão do governo israelita de expandir as suas operações militares em Gaza".

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 16h56

Cem crianças morrem de fome em Gaza

A ONG Save the Children denunciou este domingo pelo menos uma centena de crianças morre de fome na Faixa de Gaza com ajuda alimentar a poucos quilómetros de distância e apela a "uma ação urgente" da comunidade internacional.

Enquanto o Governo de Israel prepara a ampliação da ofensiva contra a Palestina, a Organização Não-Governamental (ONG) Save The Children critica o mundo em que vivemos que permite que pelo menos 100 crianças morram de fome a poucos quilómetros de ajuda alimentar num posto transfronteiriço.

"Que tipo de mundo construímos para permitir que pelo menos 100 crianças morram de fome enquanto alimentos, água e suprimentos médicos para salvá-las aguardam a poucos quilómetros de distância num posto fronteiriço", questionou Ahmad Alhendawi, diretor da ONG para o Médio Oriente , Norte da África e Europa Oriental.

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 16h54

Plano de controlar Gaza pode desencadear nova calamidade, avisa ONU

A implementação do plano israelita de assumir o controlo da cidade de Gaza corre o risco de desencadear "uma nova calamidade" com repercussões "em toda a região", alertou este domingo um alto funcionário da ONU.

A decisão do Governo israelita representa o risco de "um novo episódio trágico neste conflito, com potenciais consequências para além de Israel e dos territórios palestinianos ocupados", afirmou Miroslav Jenca, subsecretário-geral da ONU, na abertura de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre o conflito.

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 13h51

Famílias de reféns convocam greve geral em Israel para o próximo domingo

Um grupo de familiares de reféns ainda detidos em Gaza convocou, este domingo, uma greve geral em Israel para o próximo domingo para protestar contra a ofensiva israelita e o plano do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, de tomar a cidade de Gaza.

Numa conferência de imprensa realizada, este domingo, em Telavive, noticiada pela imprensa israelita, familiares condenaram o plano aprovado na sexta-feira pelo gabinete de segurança israelita e que inclui a expansão da ofensiva e a tomada da cidade de Gaza (que abriga quase um milhão de pessoas), defendendo que resultará na morte dos 20 reféns ainda vivos.

"No próximo domingo, pararemos e diremos: 'Chega, parem a guerra, devolvam os reféns'. Está nas nossas mãos", disse Reut Recht-Edri, cujo filho Ido Edri foi morto pelo Hamas no festival de música Nova, segundo o jornal Times of Israel.

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 07h40

Japão rejeita decisão de Israel de controlar cidade de Gaza

O Japão rejeitou neste sábado a decisão de Israel de tomar o controlo da cidade de Gaza, sublinhando que pode "agravar ainda mais a já grave situação humanitária em Gaza" e "prejudicar a solução de dois Estados".

O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Takeshi Iwaya, mostrou "profunda preocupação" com a decisão anunciada na sexta-feira pelo governo israelita e apelou a todas as partes "para retomarem as negociações e trabalharem de boa-fé para alcançar um cessar-fogo e a libertação dos reféns", segundo um comunicado.

O Executivo japonês reiterou a rejeição de "qualquer ação, como este plano, que comprometa a realização da solução de dois Estados", uma medida que Tóquio "tem vindo a apoiar de forma constante", que permita "a um futuro Estado palestiniano independente coexistir em paz e segurança", segundo a nota do chefe da diplomacia do Japão.

Domingo, 10 de agosto de 2025 às 07h39

Brasil "deplora" plano de Israel de ocupar cidade de Gaza

O Brasil "deplora" o plano de Israel de assumir o controlo da cidade de Gaza, declarou no sábado o Ministério das Relações Exteriores (MRE), um dia após o anúncio do plano pelo governo de Benjamin Netanyahu.

De acordo com uma nota do Itamary, a incursão é uma medida que agravará a "catastrófica situação humanitária da população civil palestina, assolada por cenário de mortes, deslocamento forçado, destruição e fome".

Brasília sublinhou que a Faixa de Gaza é "parte inseparável do Estado da Palestina", pelo que renovou o apelo à "retirada completa e imediata" das tropas israelitas do território.

Sábado, 09 de agosto de 2025 às 18h43

Ativistas leem em Barcelona 18 mil nomes de crianças mortas em Gaza

Ativistas pró-palestinianos leram este sábado os 18 mil nomes de crianças mortas na Faixa de Gaza vítimas dos ataques de Israel, durante um protesto em Barcelona para exigir que os governos ajam "contra o genocídio".

"Gaza: a infância enterrada. 18 000 nomes, uma memória viva" é o lema da iniciativa organizada pela associação Juristas pela Palestina e pela Associação de Profissionais de Interpretação e Direção da Catalunha que pretende expressar "luto, memória e raiva coletiva", explica a agência e notícias espanhola EFE.

Os manifestantes carregam bandeiras e mensagens a favor a Palestina, mas também cartazes em que se podem ler críticas como "Nações Unidas: fracasso de uma organização falsa e suja".

Sábado, 09 de agosto de 2025 às 12h01

Cerca de 20 países arábes e muçulmanos condenam plano israelita

Cerca de vinte países árabes e muçulmanos condenaram, este sábado, o plano israelita de tomar o controlo da cidade de Gaza, considerando-o uma "escalada perigosa".

Numa declaração conjunta, esses países, entre os quais o Egito, a Arábia Saudita e a Turquia, acusam o plano israelita, aprovado na noite de quinta para sexta-feira pelo governo de Israel, de constituir "uma violação flagrante do direito internacional e uma tentativa de consolidar a ocupação ilegal e impor um facto consumado".

A Autoridade Palestiniana pediu na sexta-feira uma reunião extraordinária e urgente da Liga dos Estados Árabes, na sequência da decisão de Israel de expandir a ofensiva e assumir o controlo da cidade de Gaza.

Quarta-feira, 06 de agosto de 2025 às 17h34

Líder da oposição israelita considera ocupação de Gaza uma "péssima ideia"

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, defendeu esta quarta-feira que o plano do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que visa a ocupação total da Faixa de Gaza "é uma péssima ideia".

Depois de se reunir com o chefe do Governo em Jerusalém, Lapid afirmou que transmitiu a Netanyahu que "a maioria das pessoas não o apoia" nesta iniciativa em relação ao enclave palestiniano, onde decorre uma ofensiva militar há quase dois anos contra o grupo islamita palestiniano Hamas.

"O povo de Israel não está interessado nesta guerra. Pagaremos um preço elevado por isso", escreveu na rede X, após o encontro.

Quarta-feira, 06 de agosto de 2025 às 09h13

Israel avisa Exército que deve executar com determinação ordens do Governo

O Ministro da Defesa israelita, Israel Katz, disse esta quarta-feira que o Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (IDF) tem o direito de expressar opinião, mas deve "executar com determinação" as decisões políticas do governo.

"É direito e dever do Chefe do Estado-Maior expressar a sua posição nos fóruns apropriados", escreveu Israel Katz, na rede social X, a propósito da próxima fase da guerra na Faixa de Gaza.

Mas para o governante é também claro que depois as decisões políticas do Governo devem ser executadas.

Terça-feira, 05 de agosto de 2025 às 23h47

Trump remete para Israel decisão sobre ocupação total de Gaza

O Presidente norte-americano, Donald Trump, remeteu esta terça-feira para Israel a decisão sobre a anunciada intenção de ocupar totalmente a Faixa de Gaza, afirmado estar mais preocupado com a situação humanitária no enclave palestiniano.

"Não posso realmente dizer nada [sobre o plano de ocupação militar total de Gaza]. Isso dependerá em grande parte de Israel", disse Trump ao ser questionado pela imprensa num evento realizado na Casa Branca.

Os media israelitas noticiaram na segunda-feira a intenção de o governo de Benjamin Netanyahu avançar para o controlo militar total da Faixa de Gaza, incluindo zonas do enclave onde deverão estar os reféns israelitas tomados pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

Terça-feira, 05 de agosto de 2025 às 22h20

Cruz Vermelha pronta a ajudar reféns em Gaza após acordo Israel-Hamas

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) manifestou esta terça-feira disponibilidade para ajudar os reféns israelitas na Faixa de Gaza, quando Israel e o Hamas chegarem a um acordo, informou a organização em comunicado.

"O Comité Internacional da Cruz Vermelha está preparado e pronto para entregar medicamentos, alimentos e mensagens de familiares aos reféns em Gaza. Para isso, é necessário um acordo entre Israel e o Hamas", declarou o CICV, manifestando-se disponível "para intensificar a entrega segura de ajuda vital a civis em extrema necessidade", em todo o território.

A Cruz Vermelha afirma que "só um acordo duradouro entre as partes pode pôr fim ao sofrimento dos reféns e das suas famílias, assim como aos milhões de pessoas em Gaza que lutam para obter o essencial para a sobrevivência".

Terça-feira, 05 de agosto de 2025 às 22h17

ONU considera que expansão de operações militares israelitas em Gaza seria "catastrófica"

A expansão das operações militares israelitas em Gaza poderia ter "consequências catastróficas", alertou esta terça-feira no Conselho de Segurança das Nações Unidas o subsecretário-geral da organização Miroslav Jenca.

"O direito internacional é claro a este respeito: Gaza é e deve permanecer parte integrante de um futuro Estado palestiniano", sublinhou Jenca, numa reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre o conflito, um dia depois de os media israelitas terem noticiado a intenção do governo de Benjamin Netanyahu avançar para o controlo militar total do enclave, incluindo zonas onde deverão estar os reféns israelitas tomados pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

Netanyahu manteve esta terça-feira uma reunião de cerca de três horas com o chefe das forças armadas, Eyal Zamir, após a imprensa israelita ter noticiado a oposição do líder militar aos planos do Governo para uma ocupação completa da Faixa de Gaza, onde permanecem cerca de 50 reféns israelitas, 20 dos quais vivos.

Terça-feira, 05 de agosto de 2025 às 18h59

Ministro israelita assegurará que chefias militares cumprem ordens para Gaza

O ministro da Defesa israelita avisou esta terça-feira que vai assegurar que o Exército cumpre as decisões políticas sobre a Faixa de Gaza, após a divulgação da oposição do chefe do Estado-Maior à ocupação total do enclave palestiniano.

"Assim que a liderança política tomar as decisões necessárias, a liderança militar, como fez em todas as frentes de guerra até à data, implementará profissionalmente a política determinada", declarou Israel Katz, durante uma visita a uma base militar na "zona tampão" da Faixa de Gaza.

As palavras de Katz surgem no dia em que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manteve uma reunião de cerca de três horas com o chefe das forças armadas, Eyal Zamir.

Terça-feira, 05 de agosto de 2025 às 10h15

Ataques a Gaza matam dois enfermeiros

Dois enfermeiros foram mortos, esta terça-feira, em ataques israelitas em Gaza, um dos quais chefiava a enfermaria do Hospital Nasser e morreu com a filha e mais três pessoas numa tenda que albergava deslocados na zona de Al Mawasi.

Fontes do Hospital Nasser, localizado na cidade vizinha de Khan Yunis, informaram a agência EFE da morte do enfermeiro-chefe, Rajab Abdel Qader Abdullah Abu Al-Ainin, de 57 anos, que liderava o pessoal de enfermagem do Departamento de Medicina Interna.

O profissional de saúde morreu no ataque à tenda, juntamente com filha e mais três pessoas: um homem, acompanhado do filho e da irmã.

Segunda-feira, 04 de agosto de 2025 às 09h26

Cinco mortes em Gaza no domingo por fome e desnutrição

Os hospitais da Faixa de Gaza registaram, no domingo, cinco mortes "por fome e desnutrição", de acordo com o ministério da Saúde daquele território, governado pelo grupo islamita palestiniano Hamas, num comunicado esta segunda-feira divulgado.

Os cinco mortos são todos adultos, segundo o ministério, num breve comunicado, citado pela agência EFE.

Desde que começou a fase mais recente do conflito israelo-palestiniano - desencadeada pelos ataques liderados pelo movimento islamita palestiniano Hamas em 7 de outubro de 2023, no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns -- pelo menos 180 pessoas morreram devido a fome e desnutrição, de acordo com um registo das autoridades locais divulgado esta segunda-feira.

Domingo, 03 de agosto de 2025 às 13h35

Pelo menos 23 palestinianos mortos na Faixa de Gaza enquanto recolhiam ajuda alimentar

Pelo menos 23 palestinianos foram este domingo mortos pelas forças israelitas na Faixa de Gaza, junto aos locais de distribuição de ajuda humanitária, segundo funcionários de hospitais e testemunhas.

Umas das testemunhas, Yousef Abed, disse que as forças israelitas abriram "fogo indiscriminado" sobre a população que procurava ajuda.

Sábado, 02 de agosto de 2025 às 12h23

Mais de uma dezena de palestinianos mortos após novos ataques israelitas a centros de distribuição humanitária

Mais de uma dezena palestinianos foram mortos em Gaza, após um novo ataque por parte das forças israelitas. Entre as vítimas estão oito pessoas que recolhiam alimentos nos centros de ajuda humanitária. Existem relatos de "cenas de pânico" perto do local de distribuição da Fundação Humanitária de Gaza, cita a Associated Press.

"É o mesmo episódio diário", relata a testemunha que descreve que teve de transportar três pessoas feridas pelos tiros dos soldados israelitas, enquanto outras pessoas permaneciam caídas no chão.

Em resposta ao relatado perto dos centros de distribuição da Fundação norte-americana, o gabinete de comunicação refere "nada ter acontecido" na zona, cita a AP

O episódio aconteceu um dia depois das autoridades norte-americanas terem visitado os centros de ajuda.

Palestinos carregam sacos de farinha retirados de um comboio de ajuda humanitária a caminho da Cidade de Gaza, nos arredores de Beit Lahiya, norte da Faixa de Gaza
Palestinos carregam sacos de farinha retirados de um comboio de ajuda humanitária a caminho da Cidade de Gaza, nos arredores de Beit Lahiya, norte da Faixa de Gaza FOTO: Jehad Alshrafi/AP
Sexta-feira, 01 de agosto de 2025 às 15h41

Enviado especial dos EUA visitou Gaza acompanhado pelo Exército

O enviado especial do presidente dos Estados Unidos ao Médio Oriente, Steve Witkoff, visitou esta sexta-feira um centro de distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, anunciou o embaixador norte-americano em Israel.

Mike Huckabee, o embaixador dos Estados Unidos em Israel, disse através das redes sociais que acompanhou Steve Witkoff numa visita a Gaza para, afirmou, "descobrir a verdade sobre os locais de ajuda humanitária da organização GHF",

Enviado especial dos EUA visitou Gaza acompanhado pelo Exército
Enviado especial dos EUA visitou Gaza acompanhado pelo Exército FOTO: @USAmbIsrael/Rede social X
Sexta-feira, 01 de agosto de 2025 às 10h19

Representante dos EUA visita pontos de distribuição alimentar em Gaza onde mais de 800 palestinianos morreram

O enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e o embaixador norte-americano em Israel, Mike Huckabee, vão visitar os pontos de distribuição de alimentos em Gaza, esta sexta-feira, com o objetivo de "salvar vidas e pôr fim à crise", como anunciou a Casa Branca. As visitas e respetivas inspeções vão ser feitas à Fundação Humanitária de Gaza, apoiada pelos EUA e Israel, onde centenas de palestinos morreram nas últimas semanas enquanto tentavam obter alimentos, de acordo com o revelado pelas autoridades locais. 

Segundo os dados revelados pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU, pelo menos 859 pessoas foram mortas nas proximidades das instalações da Fundação Humanitária de Gaza, desde o final de maio. 

O objetivo da visita é que se coloque em prática um "plano de entrega de mais alimentos" aos habitantes de Gaza, como referiu a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, citada pela AP

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 23h13

Israel condena posicionamento do Canadá que "recompensa o Hamas"

O ministério dos Negócios Estrangeiros condenou, esta quarta-feira, o Canadá por afirmar que irá reconhecer o Estado da Palestina

"Israel rejeita as declarações do primeiro-ministro do Canadá. A mudança de posição do governo canadiano nesta altura é uma recompensa para o Hamas e prejudica os esforços para alcançar um cessar-fogo em Gaza e um acordo para libertação dos reféns", lê-se na publicação feita na rede social X.

O primeiro-ministro Mark Carney anunciou, esta quarta-feira, a intenção de reconhecer o Estado da Palestina, em setembro, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas, seguindo os passos do Reino Unido e da França.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 00h14

Conferência na ONU declara "apoio inabalável" a solução de dois Estados de Israel e Palestina

A Conferência Internacional para a Solução de Dois Estados no Médio Oriente terminou terça-feira com uma declaração que apoia "inabalavelmente" uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano e a guerra em curso em Gaza.

A "Declaração de Nova Iorque" estabelece um plano por fases para pôr fim ao conflito de quase oito décadas e a guerra em Gaza, culminando com uma Palestina independente e desmilitarizada, ao lado de Israel, e a eventual integração deste país na região do Médio Oriente.

A reunião de dois dias, iniciada na segunda-feira, foi marcada por alertas para a fome em Gaza e a crescente indignação global com a falta de alimentos para os palestinianos devido às políticas e práticas israelitas - o que Israel nega.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 00h14

França vai lançar 40 toneladas de alimentos sobre a Faixa de Gaza

A França vai lançar a partir de sexta-feira 40 toneladas de alimentos sobre a Faixa de Gaza, onde estas descargas recomeçaram no domingo, anunciou, esta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês.

"Vamos organizar a partir de sexta-feira, em estreita associação com as autoridades jordanas, quatro voos com 10 toneladas de víveres cada um para a Faixa de Gaza", declarou Jean-Noël Barrot, na BFMTV.

"A maior precaução vai ser tomada para garantir a segurança das populações durante estas operações", tinha dito antes uma fonte diplomática.

Terça-feira, 29 de julho de 2025 às 22h41

Starmer falou com Netanyahu e Abbas sobre reconhecimento de Estado palestiniano por Londres

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, informou, esta terça-feira, o homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, do seu plano para reconhecer um Estado palestiniano, e discutiu com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, o futuro governo na Faixa de Gaza.

De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro britânico, Starmer falou com Netanyahu antes de uma reunião de emergência com os seus ministros ao início da tarde, após a qual anunciou a nova posição britânica sobre a Palestina.

Segundo Downing Street, Starmer instou Netanyahu a levantar imediatamente as restrições à ajuda humanitária em Gaza.

Terça-feira, 29 de julho de 2025 às 22h31

França reconhecer Palestina é como "dar vitória aos nazis" na 2ª Guerra Mundial

O embaixador norte-americano em Israel, Mike Huckabee, afirmou, esta terça-feira, que o reconhecimento do Estado da Palestina pela França permite ao Hamas reclamar vitória em Gaza, o que seria como "dar aos nazis uma vitória após a 2ª Guerra Mundial".

Em entrevista à Fox News, no dia em que o Reino Unido também anunciou o reconhecimento da Palestina, o ex-governador republicano do Arkansas classificou a decisão do Presidente francês, Emmanuel Macron, como "muito estúpida" porque, na sua opinião, reduz "qualquer esperança de que o Hamas desista".

"Isto dá ao Hamas a impressão de que tem uma oportunidade real de declarar vitória, o que equivaleria a dar aos nazis uma vitória após a Segunda Guerra Mundial", acrescentou.

Terça-feira, 29 de julho de 2025 às 19h05

Peritos da ONU pedem envio de ajuda para Gaza por via marítima

Sete peritos das Nações Unidas condenaram, esta terça-feira, o bloqueio humanitário imposto por Israel em Gaza e pediram o envio de ajuda por via marítima "a partir de todos os portos do Mediterrâneo".

Essa ajuda deve incluir "combustível, água, suprimentos e pessoal para ajudar a restaurar os serviços essenciais em Gaza e cobrir as necessidades humanitárias urgentes", indicaram os especialistas, entre os quais a relatora especial para os Territórios Palestinianos Ocupados, Francesca Albanese, num comunicado conjunto.

"A comunidade internacional deve agir agora para pôr fim a essa privação desumana e ilegal e garantir a restauração urgente da água e dos serviços de higiene em Gaza", referiram.

Segunda-feira, 28 de julho de 2025 às 23h03

Primeiro-ministro palestiniano diz que Hamas deve render-se em Gaza e entregar armas

O primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Mustafa, defendeu, esta segunda-feira, na Assembleia Geral da ONU que o movimento islamita Hamas "deve abdicar do controlo" da Faixa de Gaza e entregar as suas armas.

"Afirmamos que o Estado Palestiniano está pronto para assumir a total responsabilidade pela governação e segurança em Gaza, com o apoio árabe e internacional", afirmou o primeiro-ministro palestiniano, numa intervenção no primeiro dia da Conferência Internacional para a Solução de Dois Estados no Médio Oriente, organizada pela França e pela Arábia Saudita na ONU.

"O Hamas deve abdicar do seu controlo sobre a Faixa de Gaza e entregar as suas armas à Autoridade Palestiniana", declarou Mustafa, fazendo eco dos compromissos assumidos em junho pelo Presidente Mahmoud Abbas de governar o território.

Segunda-feira, 28 de julho de 2025 às 15h45

Fome mata 14 pessoas em Gaza nas últimas 24 horas, alertam autoridades locais

O Ministério da Saúde de Gaza anunciou esta segunda-feira terem morrido 14 pessoas por subnutrição nas últimas 24 horas no enclave palestiniano, elevando o número de mortos por fome para 147 desde o início da guerra, em outubro de 2023.

Uma das vítimas mortais registadas nas últimas horas foi um bebé que sucumbiu no Hospital Al-Shifa, segundo avançaram fontes médicas, citadas pela agência de notícias palestiniana Wafa.

Do total de pessoas que morreram de fome no enclave, 88 eram crianças, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, tutelado pelo Hamas, mas cujos dados são considerados fiáveis pela ONU.

Sábado, 26 de julho de 2025 às 22h58

Forças de Defesa de Israel dizem que lançamento de ajuda humanitária em Gaza começa hoje

As Forças de Defesa de Israel (IDF) vão efetuar, na noite deste sábado, o primeiro lançamento aéreo de uma "série de ações" de ajuda humanitária em Gaza. 

Em comunicado, as IDF afirmam que o lançamento aéreo está a ser conduzido pela Força Aérea Israelita e pelo Coordenador das Atividades Governamentais de Israel nos Territórios, “em coordenação com organizações internacionais de ajuda”, cita o The Times of Israel.

A declaração acrescenta ainda que os militares "enfatizam que as operações de combate não cessaram" em Gaza contra o Hamas e nega haver fome no território. As forças militares dizem ainda que os lançamentos aéreos serão realizados em coordenação com organizações internacionais de ajuda humanitária. Não ficou claro onde serão realizados e qual será o papel da recém-criada Fundação Humanitária de Gaza, apoiada por Israel, que se destina a ser uma alternativa à ONU.

Na sexta-feira, já havia sido anunciado que Israel permitia que a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos retomassem os lançamentos de ajuda humanitária no território. 

Ataques aéreos e terrestres israelitas mataram pelo menos 53 pessoas em Gaza durante a noite de sexta-feira e sábado, a maioria delas mortas a tiros enquanto procuravam ajuda, de acordo com autoridades de saúde palestinianas e o serviço de ambulâncias local, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press (AP). 

Foram relatados dois incidentes com tiros mortais israelitas em poucas horas perto da passagem de Zikim com Israel, no norte. No primeiro incidente, pelo menos uma dúzia de pessoas que esperavam por camiões de ajuda humanitária foram mortas, disseram funcionários do hospital Shifa à AP. As forças armadas de Israel afirmaram ter disparado tiros de aviso para afastar a multidão "em resposta a uma ameaça imediata" e não ter conhecimento de quaisquer vítimas.

Sábado, 26 de julho de 2025 às 22h56

Soldados israelitas intercetam navio de ajuda humanitária com destino a Gaza

As Forças de Defesa Israelitas (IDF, sigla em inglês) intercetaram e embarcaram um navio de ajuda humanitária com destino a Gaza, a Handala Flotilla.

Numa transmissão partilhada pela Freedom Flotilla Coalition pode ver-se pelo menos meia dúzia de soldados israelitas no navio.

Emma Fourreau, uma deputada francesa do Parlamento Europeu e parte da tripulação do Handala com destino a Gaza, afirma ainda a presença das autoridades israelitas no navio através de uma publicação na rede social X.  "O exército israelita está aqui", escreveu acrescentando que ela e outros ativistas a bordo iriam atirar os seus telemóveis ao mar.

Esta é a segunda frota deste tipo. Há cerca de 40 dias o Madleen, onde estava presente a ativista sueca Greta Thunberg, também foi apreendido pelo exército israelita.

Sexta-feira, 25 de julho de 2025 às 17h07

ONU critica falta de "humanidade" para com os palestinianos de Gaza

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou, esta sexta-feira, a falta de "humanidade" e de "compaixão" demonstrada perante o sofrimento dos palestinianos na Faixa de Gaza.

Numa intervenção por videoconferência durante a Assembleia Geral da Amnistia Internacional, organização de defesa e promoção dos direitos humanos com sede em Londres, Guterres alertou para o facto de a região atravessar não só uma crise humanitária, mas também "uma crise moral que desafia a consciência mundial".

"Desde o início, condenei repetidamente os horríveis ataques do Hamas de 07 de outubro [de 2023]. Mas nada pode justificar a explosão de mortes e destruição que temos testemunhado desde então. A dimensão e o alcance ultrapassam tudo o que vimos na história recente", afirmou o secretário-geral da ONU.

Quinta-feira, 24 de julho de 2025 às 23h54

Comissária europeia pede a Israel que levante restrições em Gaza e que a ONU retome a ajuda humanitária

A comissária europeia da Gestão de Crises, Hadja Lahbib, disse, esta quinta-feira, que a "fome" na Faixa de Gaza "deve terminar" e pediu a Israel que "levante as restrições" para que a ONU retome já o controlo da ajuda humanitária.

"Todos os cruzamentos devem ser abertos, as restrições israelitas levantadas e deve ser restabelecida uma resposta humanitária dirigida pela ONU agora", manifestou Lahbib numa mensagem nas redes sociais.

A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros belga sublinhou que "a crise de fome na Faixa de Gaza atingiu níveis catastróficos" e que, "cada vez mais pessoas, enfrentam a inanição".

Quinta-feira, 24 de julho de 2025 às 23h53

Hamas aplaude Macron por reconhecer Estado da Palestina

O movimento islamita palestiniano Hamas aplaudiu, esta quinta-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, por prometer reconhecer Estado da Palestina e apelou a outros países que sigam o exemplo.

"Consideramos este um passo positivo na direção certa para fazer justiça ao nosso povo palestiniano oprimido e apoiar o seu legítimo direito à autodeterminação", afirmou em comunicado o Hamas, baseado na Faixa de Gaza e considerado terrorista por Israel, Estados Unidos, União Europeia e vários países.

O movimento apoiado pelo Irão, que Israel combate em Gaza há quase dois anos, apela a "todos os países do mundo --- especialmente as nações europeias e aquelas que ainda não reconheceram o Estado da Palestina --- a seguirem o exemplo da França".

Quinta-feira, 24 de julho de 2025 às 23h52

Netanyahu condena Macron por reconhecer o Estado da Palestina

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reagiu, esta quinta-feira, à decisão francesa de reconhecer o Estado da Palestina afirmando que esta "arrisca-se a criar mais um agente iraniano, tal como Gaza", que lute pela "aniquilação" de Israel.

"Condenamos veementemente a decisão do Presidente [Emmanuel] Macron de reconhecer um Estado palestiniano próximo de Telavive após o massacre de 07 de outubro", afirmou Netanyahu na rede social X, em referência ao ataque de 2023 em território israelita perpetrado pelo movimento islamita palestiano apoiado pelo Irão.

"Tal medida premeia o terror e corre o risco de criar mais um agente iraniano, tal como Gaza se tornou", adiantou o primeiro-ministro israelita.

Quinta-feira, 24 de julho de 2025 às 22h23

ONG Médicos Sem Fronteiras denuncia que os seus profissionais em Gaza "consomem-se" de fome

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou, esta quinta-feira, que os seus trabalhadores na Faixa de Gaza devem salvar vidas, mas "consomem-se lentamente" devido à fome.

A coordenadora da MSF na Cidade de Gaza, Caroline Willemen, informou que "a situação é mais desesperada do que nunca", porque muitos pacientes já não recebem alimentos nos centros de saúde daquele território.

A organização não governamental internacional denunciou que a disponibilidade de alimentos "alcança novos mínimos em toda a Faixa [de Gaza]", com o consequente impacto que a falta de comida tem nos pacientes mais vulneráveis e no pessoal médico.

Quinta-feira, 24 de julho de 2025 às 22h12

Israel acusa França de "instigar o terrorismo" ao reconhecer Estado da Palestina

O vice-primeiro-ministro israelita, Yariv Levin, reagiu, esta quinta-feira, à decisão francesa de reconhecer o Estado da Palestina considerando-a uma "instigação direta ao terrorismo", enquanto a Organização para a Libertação da Palestina a saudou.

Levin, que é também ministro da Justiça, afirmou que a "decisão vergonhosa" anunciada pelo Presidente Emmanuel Macron é "uma mancha negra na história francesa e uma instigação direta ao terrorismo" e significa que agora é "tempo de aplicar a soberania israelita" na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967.

O vice-presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Hussein al-Sheikh, saudou a intenção da França de reconhecer o Estado da Palestina, agradecendo ao presidente Emmanuel Macron.

Terça-feira, 22 de julho de 2025 às 09h34

França pede acesso livre e independente dos media em Gaza

A França pede "acesso livre e independente dos media a Gaza para expor" o que se passa no território, que está em risco de fome após 21 meses de guerra, disse esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros francês.

"Esperamos poder retirar alguns jornalistas nas próximas semanas", acrescentou Jean-Noël Barrot à rádio France Inter, quando questionado sobre o caso de vários funcionários da AFP que, segundo a direção da agência de notícias francesa, estão numa "situação terrível".

"Estamos a dedicar muito esforço e muita energia a esta questão", disse o ministro, falando a partir de Kiev, na Ucrânia, onde está em viagem.

Terça-feira, 22 de julho de 2025 às 09h03

OMS denuncia ataques contra instalações em Deir al Balah

A Organização Mundial de Saúde (OMS) denunciou esta terça-feira um ataque a um edifício que albergava funcionários da agência na cidade de Deir al-Balah, em Gaza, bem como a destruição do seu principal armazém naquela zona.

A agência de saúde da ONU condenou os ataques e os maus-tratos sofridos pelos seus funcionários durante a atual ofensiva.

"Os funcionários e as suas famílias, incluindo crianças, foram expostos a um perigo grave e traumatizados depois de o bombardeamento ter causado um incêndio e danos significativos", referiu a OMS em comunicado.

Segunda-feira, 21 de julho de 2025 às 18h00

Israel avança com ofensiva terrestre em Deir el-Balah, no centro da Faixa de Gaza

As tropas israelitas avançaram, pela primeira vez, esta segunda-feira, para a cidade central de Gaza, Deir al-Balah, onde se reúnem grupos de deslocados e vários grupos de ajuda humanitária, de acordo com as autoridades locais.  

Deir al-Balah é a única cidade de Gaza que não sofreu grandes operações terrestres por parte das forças israelitas, nem uma devastação generalizada desde o início do escalar do conflito, como refere a Associated Press.

O exército israelita adiantou que a tomada deste território na Faixa de Gaza "tem como objetivo pressionar o Hamas a libertar reféns", cita a AP. 

Uma testemunha citada pela Associated Press adiantou que Israel teria distribuído panfletos ao amanhecer, ordenando a evacuação das pessoas. Duas horas depois, as tropas israelitas terão avançado para a zona no centro da Faixa de Gaza. 

Segunda-feira, 21 de julho de 2025 às 10h25

ONU culpa tanques e atiradores israelitas pelo massacre em Gaza

O Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU informou no domingo à noite que foram os tanques israelitas, atiradores e outros militares que abriram fogo sobre a multidão no norte de Gaza, causando a morte a 81 pessoas.

Em comunicado, o PAM adiantou que pouco depois de atravessar o último posto de controlo para além da passagem de Zikim para Gaza, o comboio (com 25 camiões) encontrou enormes multidões de civis que aguardavam ansiosamente para aceder aos recursos alimentares.

"À medida que o comboio se aproximava, a multidão em redor foi alvo de disparos de tanques israelitas, atiradores e outros disparos de arma de fogo", É referido na nota do PAM, que lamentou profundamente o "trágico incidente" de domingo que resultou na perda de "inúmeras vidas".

Domingo, 20 de julho de 2025 às 23h06

Bloqueio israelita força ONG a suspender distribuição de refeições em Gaza

A instituição de solidariedade World Central Kitchen anunciou hoje que deixou de fornecer refeições à população em Gaza porque os camiões com ajuda humanitária, incluindo os ingredientes que a organização precisa, estão parados na fronteira devido ao bloqueio israelita.

Em comunicado, a organização não-governamental (ONG) que junta vários chefes de cozinha, fundada pelo espanhol José Andrés, informa que as equipas esgotaram novamente os ingredientes para cozinharem refeições quentes.

"Servimos 80.000 refeições ontem (sábado), esgotando as nossas últimas reservas, enquanto os camiões de ajuda permanecem parados na fronteira", lê-se no comunicado disponível na página de Internet da instituição.

Domingo, 20 de julho de 2025 às 11h09

Nações Unidas denunciam que Israel está a matar à fome população de Gaza

As autoridades israelitas "estão a matar à fome" a população de Gaza, denunciou, este domingo, a agência das Nações Unidas que presta assistência aos refugiados palestinianos (UNRWA), exigindo o fim do bloqueio à ajuda humanitária no território palestiniano.

"As autoridades israelitas estão a matar à fome os civis em Gaza. Entre eles há um milhão de crianças. Levantem o bloqueio: permitam que a UNRWA faca chegar alimentos e medicamentos", instou a agência, em comunicado publicado na rede social X.

A UNWRA assegura ter alimentos suficientes para nutrir os 2,1 milhões de habitantes de Gaza durante mais de três meses.

Sexta-feira, 18 de julho de 2025 às 09h23

Bombardeamentos israelitas matam 21 palestinianos na Faixa de Gaza

O exército israelita matou esta sexta-feira em bombardeamentos 21 palestinianos na Faixa de Gaza, incluindo uma família de cinco pessoas em Jabalia (norte), confirmaram à agência EFE fontes médicas no enclave.

Os corpos dos familiares, incluindo duas crianças, foram levados ao Hospital Al Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.

No sul, pelo menos outras cinco pessoas foram mortas, incluindo três mulheres e uma criança, e mais de 20 ficaram feridas num bombardeamento a tendas de deslocados na área de Al Mawasi, na cidade de Khan Younis.

Quinta-feira, 17 de julho de 2025 às 22h06

Pelo menos três pessoas morreram em ataques de drones israelitas no sul do Líbano

Pelo menos três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência de vários ataques com drones israelitas no sul do Líbano, onde Israel diz ter matado dois supostos membros do grupo xiita libanês Hezbollah.

Um drone atacou um carro na autoestrada que liga a cidade de Toul a Kfour, matando uma pessoa e ferindo outras duas, informou o Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde Pública, em comunicado.

Uma outra ação do mesmo tipo atingiu um camião na cidade de Naqoura, muito próxima da fronteira entre os dois países, causando a morte de um outro indivíduo não identificado, segundo comunicado emitido pelo gabinete governamental libanês.

Quarta-feira, 16 de julho de 2025 às 22h04

ONU acusa Israel de só dar acesso a Gaza em troca de silêncio

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, acusou esta quarta-feira Israel de condicionar a concessão de vistos para entrada em Gaza em troca por silêncio, denunciando ameaças constantes.

"Cada vez que reportamos o que vemos, enfrentamos ameaças de acesso ainda mais reduzido aos civis que estamos a tentar atender. Em nenhum outro lugar esta quarta-feira a tensão entre o nosso mandato de advocacia e a entrega de ajuda é maior do que em Gaza. Os vistos não são renovados ou são reduzidos em duração por Israel, explicitamente em resposta ao nosso trabalho de proteção de civis", denunciou Fletcher.

Numa reunião do Conselho de Segurança da ONU focada na situação humanitária em Gaza, Tom Fletcher não poupou nas críticas a Telavive, exigindo que Israel responda pelos mesmos princípios e leis que todos os outros Estados.

Quarta-feira, 16 de julho de 2025 às 09h33

Pelo menos 20 pessoas morreram num ponto de distribuição de ajuda em Gaza

Pelo menos 20 pessoas morreram quando procuravam ajuda num dos pontos de distribuição de alimentos da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), no sul da Faixa de Gaza, disse, esta quarta-feira, a organização apoiada por Israel e pelos Estados Unidos.

"Estamos de coração partido ao confirmar que 20 pessoas foram mortas esta manhã num trágico incidente (...). Segundo o que sabemos, 19 das vítimas foram espezinhadas e uma foi esfaqueada no meio de uma debandada caótica e perigosa, criada por manifestantes na multidão", afirmou a GHF.

Segundo a Fundação, a debandada foi "incentivada" por pessoas da multidão que seriam "filiadas ao grupo islamita palestiniano Hamas".

Terça-feira, 15 de julho de 2025 às 22h50

Conselho de Segurança da ONU mantém exigência de relatórios sobre ataques Houthis

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) renovou esta terça-feira, por seis meses, a resolução que exige relatórios mensais do secretário-geral sobre os ataques dos rebeldes Houthis no Mar Vermelho.

O projeto de resolução, redigido pelos Estados Unidos e pela Grécia, foi aprovado com 12 votos favoráveis dos 15 Estados-membros do conselho, e é uma renovação direta do mandato da missão, que foi agora prolongado até 15 de janeiro de 2026.

Abstiveram-se a Rússia, Argélia e a China, uma posição que vem sido adotada consistentemente por esses três países em todas as resoluções que renovaram a exigência dos relatórios sobre ataques Huthis.

Terça-feira, 15 de julho de 2025 às 19h01

Ataques israelitas matam 93 palestinianos em Gaza, incluindo várias famílias, dizem autoridades de saúde

Ataques israelitas levados a cabo durante a madrugada de terça-feira mataram mais 93 palestinianos na Faixa de Gaza, incluindo dezenas de famílias, como adiantam as autoridades de saúde citadas pela Associated Press. 

As vítimas foram levadas para o Hospital Shifa, como informaram as autoridades locais. 

Do lado das forças israelitas, os militares afirmam visar apenas militantes, evitando ferir civis, como cita a AP. Ainda, os militares atribuem a culpa pelas mortes de civis ao Hamas, já que os militantes operam em áreas densamente povoadas. 

Terça-feira, 15 de julho de 2025 às 08h53

UE diz que acordo com Israel não basta e que apoio humanitário tem de entrar em Gaza

A alta-representante da União Europeia (UE) para a diplomacia defendeu, esta terça-feira, que o acordo com Israel para deixar entrar apoio humanitário em Gaza é insuficiente, dada a "situação catastrófica" resultante da invasão israelita.

"A situação em Gaza é realmente má, é catastrófica e até que haja melhorias concretas, [o acordo] é insuficiente", disse Kaja Kallas, à entrada para uma reunião ministerial, em Bruxelas, na Bélgica, onde estão localizadas as principais instituições da UE.

A reunião desta terça-feira vai incluir uma discussão sobre o acordo de associação com Israel, na sequência de um relatório que aponta violações dos direitos humanos no enclave palestiniano, ainda que não seja esperada uma decisão sobre a suspensão do acordo.

Segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 22h49

Guterres considera desumano manter cinco milhões de palestinianos "sem quaisquer direitos"

O secretário-geral da ONU definiu esta segunda-feira a situação dos palestinianos como "cinco milhões de pessoas dentro de um país, na sua própria terra, e sem quaisquer direitos", o que considerou "algo contrário à humanidade".

Numa conferência de imprensa realizada em Nova Iorque para assinalar o décimo aniversário da criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), António Guterres apelou a um cessar-fogo imediato na guerra de Gaza.

Mas, para o secretário-geral da ONU "o cessar-fogo não é suficiente", é também necessária "uma solução que garanta que israelitas e palestinianos possam viver as suas vidas".

Segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 07h41

Israel mata dois jornalistas de Gaza e familiares de um deles

O exército israelita matou dois jornalistas na Faixa de Gaza, incluindo os três filhos e a mulher de um deles, informaram esta segunda-feira fontes locais, elevando para mais de 230 os trabalhadores dos 'media' assassinados desde outubro de 2023.

As vítimas são Husam Al Adlouni, morto no domingo à noite juntamente com a mulher e três filhos, num bombardeamento contra uma tenda que abrigava pessoas deslocadas, na zona de Al Mawasi, noroeste de Khan Younis, indicou o Centro Palestiniano de Proteção dos Jornalistas na rede social X.

Também o jornalista Fadi Khalifa foi morto num outro bombardeamento israelita quando inspecionava a casa onde vivia, no bairro de Zeitun, a sudeste do norte da cidade de Gaza, informou a agência de notícias oficial palestiniana Wafa.

Segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 00h48

Ataques israelitas matam seis crianças em ponto de recolha de água. Número total de vítimas palestinianas já ultrapassa os 58 mil

Pelo menos 32 pessoas foram mortas, este domingo, depois de ataques levados a cabo pelos militares israelitas na Faixa de Gaza, sendo que seis delas eram crianças que estariam num ponto de recolha de água, de acordo com as autoridades de saúde locais citadas pela AP.

O exército israelita veio declarar ter existido um "erro técnico" no que toca às mortes das crianças na zona de recolha, alegando que os militares tinham na mira "um militante", mas que "um erro fez com que as munições caíssem a dezenas de metros do alvo", como cita a AP.

O número de palestinianos mortos desde o início do escalar do conflito entre Israel e o Hamas já ultrapassou os 58 mil, adiantam as autoridades de saúde. 

Quinta-feira, 10 de julho de 2025 às 19h38

Netanyahu exige desmilitarização de Gaza para cessar-fogo permanente

O primeiro-ministro israelita exigiu hoje a desmilitarização da Faixa de Gaza para negociar um cessar-fogo permanente com o grupo islamita Hamas, sob ameaça de continuar a guerra no enclave palestiniano.

Num vídeo divulgado no último dia da visita aos Estados Unidos, Benjamin Netanyahu avisou que, se o Hamas não aceitar as exigências de depor as armas e abandonar a governação do território, Israel vai retomar a ofensiva militar, no final da trégua temporária de 60 dias que está a ser negociada pelas partes no Qatar.

"O Hamas depõe as armas, Gaza desmilitariza-se e o Hamas deixa de ter capacidade governamental e militar", apontou o primeiro-ministro israelita ao elencar as "condições mínimas" para um acordo.

Quinta-feira, 10 de julho de 2025 às 10h05

Houthis reivindicaram ataque ao aeroporto israelita Ben Gurion

As forças houthis do Iémen reivindicaram esta quinta-feira a responsabilidade por um novo ataque com míssil contra Israel, que o Exército israelita afirmou ter intercetado.

O porta-voz militar dos huthi, Yahya Sarea, disse em comunicado que as unidades de mísseis levaram a cabo uma operação militar contra o aeroporto Ben Gurion, na zona de Jaffa, Telavive.

As forças houthis utilizaram um míssil balístico Zulfiqar, refere o Porta-voz, acrescentando que o objetivo foi atingido "com sucesso".

Quinta-feira, 10 de julho de 2025 às 09h13

Pelo menos 23 pessoas morreram em operações militares israelitas em Gaza

Pelo menos 23 pessoas morreram, incluindo oito crianças, em ataques aéreos e no terreno realizados pelas forças israelitas na Faixa de Gaza, de acordo com a Defesa Civil do enclave palestiniano.

"Houve 23 mártires em consequência dos bombardeamentos israelitas, que continuam desde o amanhecer", disse Mohammad al-Mughayyir, um responsável da Defesa Civil de Gaza, à agência de notícias France-Presse (AFP).

Al-Mughayyir referiu que 12 pessoas, entre as quais oito crianças, foram mortas "em consequência de ataques aéreos israelitas contra um grupo de cidadãos em frente a um centro médico na cidade de Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza".

Quinta-feira, 10 de julho de 2025 às 07h10

Exército israelita diz ter intercetado míssil lançado do Iémen

O exército de Israel anunciou esta quinta-feira ter intercetado um míssil lançado do Iémen, poucos dias depois de ter realizado uma série de ataques contra as infraestruturas dos rebeldes Huthis.

"Após o recente acionamento de sirenes de alerta em várias regiões de Israel, um míssil lançado do Iémen foi intercetado", informaram as Forças de Defesa de Israel, na rede social X.

Na segunda-feira, o exército israelita bombardeou o porto de Hodeida e outras áreas controladas pelos insurgentes iemenitas, apoiados pelo Irão, que responderam com ataques de mísseis, que também foram intercetados.

Quarta-feira, 09 de julho de 2025 às 08h04

20 mortos em ataques aéreos israelitas na Faixa de Gaza

A Proteção Civil da Faixa de Gaza informou esta quarta-feira que pelo menos 20 pessoas foram mortas, incluindo seis crianças, em dois ataques aéreos lançados esta madrugada por Israel contra o território palestiniano.

Os novos ataques aéreos israelitas atingiram o sul e o norte da Faixa de Gaza, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) o porta-voz da organização humanitária, Mahmoud Bassal.

Contactado pela AFP, o exército israelita afirmou estar a investigar os incidentes.

Terça-feira, 08 de julho de 2025 às 09h34

Camiões com medicamentos e material médico vão entrar em Gaza

Vários camiões com medicamentos e material médico da Organização Mundial de Saúde (OMS) vão entrar esta terça-feira em Gaza, anunciou o Ministério da Saúde do enclave, pedindo à população que proteja os carregamentos para garantir que cheguem aos hospitais.

"Os artigos que devem chegar são de grande importância (...) para continuar a prestar assistência médica aos feridos e doentes e salvar vidas", afirmou o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza em comunicado.

De acordo com fontes da autoridades de saúde da Faixa de Gaza, esta será a segunda vez que material médico e reservas de sangue para transfusões entram na Faixa de Gaza desde março, quando Israel impôs um bloqueio humanitário total a Gaza após ter rompido o cessar-fogo estabelecido em janeiro.

Terça-feira, 08 de julho de 2025 às 07h48

Houthis voltaram a atacar navio no mar Vermelho

A missão naval da União Europeia (UE) de combate à pirataria no Índico, a operação "Atalanta", disse, esta terça-feira, que os Huthis voltaram a atacar um navio no mar Vermelho, causando dois feridos e dois desaparecidos.

De acordo com a força da UE, o cargueiro grego Eternity C tinha a bordo uma tripulação de 21 filipinos e um russo, além de três agentes de segurança, quando foi atacado.

O graneleiro de bandeira liberiana não tinha solicitado escolta antes de atravessar a rota marítima, crucial para o comércio mundial, acrescentou a força.

Segunda-feira, 07 de julho de 2025 às 07h17

Grupo de publicações religiosas pede fim do comércio de armas com Israel

Um , o reconhecimento do Estado da Palestina e a libertação imediata de todos os reféns em poder do Hamas.

A publicação portuguesa 7Margens integra este grupo.

Segunda-feira, 07 de julho de 2025 às 07h13

Israel volta a bombardear Iémen após ataque contra navio

O Governo de Israel lançou, esta segunda-feira, um ataque contra vários portos e outros pontos estratégicos do Iémen controlados pelos rebeldes Huthis, avançou o ministro da Defesa israelita, Israel Katz.

"No âmbito da Operação Bandeira Negra, as Forças de Defesa de Israel [IDF, na sigla em inglês] estão a atacar vigorosamente alvos do regime terrorista Huthi", anunciou Katz, em comunicado.

"A lei do Iémen é a mesma de Teerão. Qualquer pessoa que tente prejudicar Israel será prejudicada (...) Os Huthis continuarão a pagar um preço elevado pelas suas ações", acrescentou o ministro, referindo-se aos ataques lançados em junho contra instalações nucleares do Irão.

Domingo, 06 de julho de 2025 às 11h09

Israel e Hamas devem inicar hoje novas negociações indiretas no Qatar

Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar, este domingo, no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.

"Os mediadores informaram o Hamas que uma nova ronda de negociações indiretas entre o Hamas e Israel terá início este domingo em Doha", disse a fonte à agência de notícias France-Presse (AFP).

A mesma fonte disse que a delegação do movimento islamita palestiniano, liderada por Khalil al-Hayya, já se encontrava em Doha.

Domingo, 06 de julho de 2025 às 10h18

Hezbollah libanês rejeita desarmamento e capitular perante Israel

O líder do partido miliciano libanês Hezbollah, Naim Qassem, rejeitou, este domingo, entregar as armas, uma medida prevista num acordo para que Israel suspenda os ataques no sul do Líbano.

"As ameaças não nos farão capitular. E que ninguém nos peça para depor as armas", afirmou Qassem num discurso em Beirute, citado pela agência de notícias espanhola Europa Press.

Qassem manifestou-se surpreendido com a "exigência de desarmamento", referindo que os mísseis do Hezbollah "representam a base das capacidades de defesa" do grupo xiita apoiado pelo Irão.

Domingo, 06 de julho de 2025 às 09h36

Líder de milícia palestiniana inimiga do Hamas admite receber apoio de Israel

O líder de uma milícia palestiniana que atua em zonas da Faixa de Gaza sob controlo israelita admitiu pela primeira vez cooperar "a algum nível com Israel", como afirmou recentemente o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

"Quando vamos em missão, informamo-los, nada mais, e realizamos a operação militar, desde que eles nos deem algum tipo de apoio", disse Abu Shabab numa entrevista à estação de rádio israelita Makan.

Abu Shabab também admitiu que não se coibirá de entrar em conflito direto com o Hamas, que chegou a incluir a sua rendição como uma das condições para um cessar-fogo com Israel, segundo a agência de notícias espanhola Europa Press.

Sábado, 05 de julho de 2025 às 20h23

Ataques aéreos israelitas matam 14 palestinianos em Gaza e mais 10 em busca de comida

Ataques aéreos israelitas mataram 14 palestinianos em Gaza e outros 10 foram mortos enquanto procuravam ajuda alimentar, disseram este sábado as autoridades hospitalares no enclave, enquanto os esforços de cessar-fogo liderados pelos Estados Unidos pareciam ganhar força.

Dois trabalhadores humanitários norte-americanos da Fundação Humanitária de Gaza, apoiada por Israel, ficaram feridos no sul de Gaza num ataque a um local de distribuição de alimentos, que a organização recém-criada atribuiu ao Hamas, sem apresentar provas.

Os palestinianos expressaram uma esperança cautelosa depois de o Hamas ter dado uma resposta "positiva" na sexta-feira à mais recente proposta dos Estados Unidos da América (EUA) para uma trégua de 60 dias, mas disseram que eram necessárias mais negociações sobre a sua concretização.

Sábado, 05 de julho de 2025 às 14h29

Dois norte-americanos de fundação humanitária feridos em Gaza

Dois norte-americanos da Fundação Humanitária de Gaza (GHF) foram feridos, este sábado, num ataque a um centro de distribuição de ajuda no sul de Gaza, anunciou a organização apoiada pelos Estados Unidos e por Israel.

"Dois trabalhadores humanitários norte-americanos foram feridos num ataque terrorista seletivo durante as atividades de distribuição de alimentos em Khan Yunis", declarou a fundação num comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A organização conhecida pela sigla em inglês GHF disse que o ataque terá sido realizado por dois atacantes que lançaram granadas contra os funcionários feridos.

Sábado, 05 de julho de 2025 às 12h14

Oito mortos num centro de distribuição de ajuda em Gaza

Oito pessoas morreram, este sábado, e mais de 40 ficaram feridas por disparos de armas perto de um ponto de distribuição de alimentos da Fundação Humanitária de Gaza no sul de Gaza, anunciaram fontes médicas.

As vítimas foram levadas para o hospital de campanha da Cruz Vermelha em Rafah, disseram as fontes médicas à agência de notícias espanhola EFE.

A maioria das vítimas tinha ferimentos de bala na parte superior do corpo, acrescentaram.

Sábado, 05 de julho de 2025 às 11h30

Mais 20 mortos em Gaza em ataques israelitas

Vinte pessoas foram mortas em várias operações militares israelitas na Faixa de Gaza nas últimas horas, anunciou, este sábado, a Defesa Civil do enclave palestiniano governado pelo grupo extremista Hamas.

De acordo com o porta-voz da organização de primeiros socorros, Mahmoud Basal, cinco pessoas morreram num ataque aéreo a uma escola na cidade de Gaza.

Um ataque noturno perto de outra escola da cidade, que abrigava pessoas deslocadas, causou a morte de três pessoas e deixou cerca de 10 feridos, incluindo crianças, disse a mesma fonte, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Sexta-feira, 04 de julho de 2025 às 23h06

Jihad Islâmica apoia negociação de trégua mas quer "garantias"

A Jihad Islâmica apoiou esta sexta-feira o Hamas, seu aliado contra Israel na guerra de Gaza, na decisão negociar uma trégua no enclave palestiniano, mas exigiu "garantias" de que esta levará a um cessar-fogo permanente.

"Apresentámos [ao Hamas] uma série de pontos detalhados sobre o mecanismo para implementar a proposta dos mediadores", Egito e Qatar, das tréguas patrocinadas pelos Estados Unidos, afirmou a Jihad Islâmica em comunicado citado pela AFP.

"Queremos garantias adicionais para assegurar [que Israel] não retome a sua agressão após a libertação dos [reféns]", adiantou o principal movimento palestiniano apoiante do Hamas.

Quarta-feira, 02 de julho de 2025 às 21h43

Ministros do partido de Netanyahu pedem anexação da Cisjordânia ainda este mês

Os ministros do partido Likud, do primeiro-ministro israelita, exortaram esta quarta-feira Benjamin Netanyahu a anexar a Cisjordânia antes do final do mês, aproveitando os avanços "históricos" contra o Irão e aliados, em alusão ao Hamas.

Numa carta assinada, entre outros, pelos ministros dos Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, da Defesa, Israel Katz, e da Energia, Eli Cohen, bem como pelo presidente do parlamento, Amir Ohana, pedem que esses avanços sejam concluídos, para acabar com a "ameaça existencial" que existe "a partir de dentro".

"Este é o momento de aprovar no Governo a decisão de aplicar a soberania", incentivaram o primeiro-ministro, que na próxima semana viaja para Washington, onde se reunirá com o Presidente dos Estados Unidos e aliado, Donald Trump.

Terça-feira, 01 de julho de 2025 às 23h52

Trump afirma que Israel aceitou cessar-fogo de 60 dias em Gaza e intimida Hamas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta terça-feira que Israel aceitou um cessar-fogo de 60 dias em Gaza e intimidou o movimento palestiniano Hamas a aceitar os termos do mesmo, sob pena de a "situação piorar".

"Os meus representantes tiveram hoje uma longa e produtiva reunião com os israelitas sobre Gaza. Israel concordou com as condições necessárias para finalizar o cessar-fogo de 60 dias, durante o qual trabalharemos com todas as partes para pôr fim à guerra", publicou Trump na rede social Truth.

"Espero, para bem do Médio Oriente, que o Hamas aceite este acordo, porque a situação não vai melhorar --- SÓ VAI FICAR PIOR", adiantou.

Terça-feira, 01 de julho de 2025 às 09h50

Mais de 20 pessoas morreram em ataques israelitas hoje na Faixa de Gaza

Mais de 20 pessoas morreram nos ataques israelitas, esta terça-feira de manhã, na Faixa de Gaza, confirmaram fontes médicas do enclave palestiniano à agência de notícias EFE.

Na Cidade de Gaza, uma dezena de pessoas foi morta pelas forças israelitas quando estavam a atravessar o corredor Netzarim, onde se situa um dos polémicos pontos de distribuição da Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), indicaram as fontes.

No centro do enclave, mais seis pessoas morreram depois de um bombardeamento israelita ter atingido a casa da família Al-Amawi, na cidade de Deir al-Balah.

Segunda-feira, 30 de junho de 2025 às 16h35

Mais 21 mortos em ataque israelita na praia de Gaza

Pelo menos 21 pessoas, incluindo um jornalista, foram mortas esta segunda-feira em bombardeamentos israelitas na praia da Cidade de Gaza, a capital da Faixa de Gaza, anunciou o diretor de um hospital local.

"O hospital já estava sobrecarregado com casos antes deste grande ataque, no qual 21 pessoas foram mortas e mais de 50 ficaram feridas, 25 delas em estado crítico", disse Mohamed Abu Selmiyeh à agência noticiosa espanhola EFE.

Segundo o diretor do hospital Al Shifa, a maioria das pessoas afetadas são estudantes universitários que se costumam deslocar à zona de descanso da praia para se ligarem à Internet.

Segunda-feira, 30 de junho de 2025 às 09h41

Ataques de Israel fizeram 33 mortos no norte de Gaza

Pelo menos 33 civis morreram desde a noite passada no norte e no centro da Faixa de Gaza, devido a bombardeamento israelitas, de acordo com as autoridades responsáveis pelo setor da saúde no enclave.

As fontes da agência EFE disseram que os ataques de Israel atingiram a escola Al Hurriya, localizada no bairro de Zeitun, sudeste da cidade de Gaza, que abrigava deslocados.

Na mesma cidade, as forças israelitas bombardearam também a escola de Zainba.

Domingo, 29 de junho de 2025 às 16h41

Colonos israelitas usaram disfarces militares em ataques na Cisjordânia

Um grupo de colonos israelitas vestidos com uniformes militares atacou este domingo os moradores de uma das aldeias de Masafer Yatta, no sul da Cisjordânia ocupada, segundo a agência de notícias oficial palestiniana, Wafa.

Os colonos agrediram quatro pessoas, incluindo uma mulher, segundo um ativista local à agência noticiosa Efe.

O Crescente Vermelho Palestiniano, por sua vez, informou que pelo menos quatro pessoas ficaram feridas depois de terem sido espancadas pelo "Exército", e um homem de 76 anos também sofreu ferimentos em ataques de colonos em Masafer Yatta.

Domingo, 29 de junho de 2025 às 15h31

Israel anuncia desmantelamento de rede do Hamas na Cisjordânia

O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou este domingo que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.

Esta é a "maior rede descoberta em dez anos", segundo um comunicado do Shin Bet, que deu conta da detenção de 60 suspeitos nesta operação, realizada nos últimos três meses.

"Prendemos mais de 60 pessoas, apreendemos 22 armas de vários tipos e resolvemos a investigação sobre um ataque a tiro perpetrado (...) há 15 anos, no qual quatro israelitas foram mortos", disse o Shin Bet.

Domingo, 29 de junho de 2025 às 08h17

Chefe do Hamas que planeou o ataque de 7 de outubro é morto em ataque aéreo, dizem as forças israelitas

As Forças da Defesa de Israel vieram reivindicar, este sábado, a morte do chefe do Hamas que terá estado envolvido nos ataques de 7 de outubro. As forças israelitas afirmaram ter "eliminado" Hakham Muhammad Issa Al-Issa, durante um ataque aéreo esta sexta-feira no bairro de Sabra, em Gaza. A declaração foi feita através da rede social X (antigo Twitter). 

As forças israelitas descrevem o líder como "um dos fundadores do braço militar do Hamas" e que liderou "o treino e o plano para o massacre de 7 de outubro", pode ler-se na publicação. 

"As Forças de Defesa de Israel (IDF) continuarão a localizar e eliminar todos os terroristas envolvidos no massacre de 7 de outubro", adiantaram ainda na declaração. 

Sábado, 28 de junho de 2025 às 17h00

Colonos na Cisjordânia atacam polícia israelita por vingança após seis detenções

Um grupo de colonos na Cisjordânia ocupada tentou incendiar um posto de controlo policial israelita no colonato de Beit El, em retaliação contra seis detenções anteriores, num novo episódio de violência crescente entre extremistas e as forças de segurança.

Fontes de segurança confirmaram o ataque à rádio do Exército israelita. Entre as paredes queimadas do posto de controlo, os radicais israelitas escreveram a palavra "vingança", após a detenção de seis colonos na noite de sexta-feira, no seguimento de violentos confrontos em Kafr Malik.

O norte da Cisjordânia tem sido palco de uma enorme operação militar israelita há vários meses para expulsar milhares de palestinianos dos campos de refugiados e os colonos têm aproveitado a situação para lançar novos ataques contra a população.

Sexta-feira, 27 de junho de 2025 às 22h55

Trump acredita num cessar-fogo em Gaza na próxima semana

O Presidente norte-americano, Donald Trump, sublinhou, esta sexta-feira, que é possível ser alcançado um cessar-fogo na Faixa de Gaza, entre Israel e o Hamas, na próxima semana.

"Acabei de falar com algumas das pessoas envolvidas. A situação em Gaza é terrível. Acreditamos que vamos conseguir um cessar-fogo na próxima semana", destacou, num evento para celebrar a assinatura do acordo de paz entre o Ruanda e a República Democrática do Congo, em Washington.

O líder republicano considerou que a cessação das hostilidades está próxima.

Sexta-feira, 27 de junho de 2025 às 21h54

Israel acusa ONU de "alinhar com o Hamas" em Gaza

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel acusou, esta sexta-feira, a ONU de "alinhar com o Hamas", depois de o secretário-geral da organização ter criticado o sistema de assistência humanitária imposto por Telavive em Gaza.

"A ONU está a fazer tudo o que pode para se opor a este esforço (da assistência pelo Fundo Humanitário de Gaza - FHG). Ao fazê-lo, a ONU está a alinhar com o Hamas, que também tenta sabotar as operações humanitárias do FHG, afirmou a diplomacia israelita em comunicado.

"Culpar Israel pelas falhas da ONU e pelos actos do Hamas é uma táctica deliberada", adiantou.

Sexta-feira, 27 de junho de 2025 às 11h19

ONG acusa entidade de ajuda em Gaza de fazer "matança disfarçada"

A organização Médicos Sem Fronteiras acusou esta sexta-feira a entidade que distribui alimentos em Gaza -- Fundação Humanitária de Gaza (FHG), próxima de Israel e Estados Unidos - de constituir uma "matança disfarçada de prestação de ajuda humanitária".

"Quando se assinala um mês após a entrada em funcionamento da Fundação Humanitária de Gaza (...) é claro que este esquema é uma matança disfarçada de prestação de ajuda humanitária -- mais de 500 pessoas foram mortas e quase quatro mil feridas quando tentavam obter comida", referiu a organização internacional médica-humanitária, em comunicado esta sexta-feira divulgado.

"O esquema israelita e norte-americano de distribuição de alimentos em Gaza está a degradar a vida dos palestinianos, deliberadamente, forçando as pessoas a terem de escolher entre não terem o que comer ou arriscar a vida para obter provisões mínimas", apontou a MSF.

Quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 23h56

Costa rejeita que União fique impávida sobre Gaza e pede diálogo com "amigo" Israel

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse, esta quinta-feira, que a União Europeia (UE) "não deve ficar impávida" sobre a situação humanitária em Gaza, face à ofensiva israelita, defendendo diálogo com "amigo" Israel para cessar-fogo.

"Não devemos estar impávidos e devemos dialogar com Israel e confrontar Israel com os dados objetivos do relatório [europeu] e procurar que Israel faça aquilo que tem que fazer: aceitar o cessar-fogo, permitir a ajuda humanitária chegue à população de Gaza, assegurar que terminam os novos colonos ilegais na Cisjordânia, ao mesmo tempo que continuamos, obviamente, a dizer que o Hamas tem que, de forma incondicional, libertar os reféns", disse António Costa.

Falando em conferência de imprensa no final de uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, o líder da instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da UE apontou: "Relativamente a Israel, como sabem, Israel é um amigo, mas com amigos temos de ser francos, abertos e claros".

Quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 20h15

Luís Montenegro afirma que União Europeia apresenta "fortíssima preocupação" sobre situação em Gaza

O primeiro-ministro afirmou, esta quinta-feira, que o com as violações dos direitos humanos por parte de Israel em Gaza, considerando que é uma situação "para lá do limite".

Quarta-feira, 25 de junho de 2025 às 19h26

Palestinianos continuam a morrer enquanto obtêm ajuda e bombardeio em Gaza mata sete soldados iraelitas, dizem autoridades de saúde

Sete soldados israelitas morreram esta quarta-feira depois de um ataque com uma bomba a um veículo blindado, relataram as forças de Israel. Por outro lado, as autoridades de saúde de Gaza adiantaram que mais de 70 palestinianos foram mortos na Faixa de Gaza nos últimos dias, dos quais 33 tentavam obter ajuda humanitária, como cita a AP.

Entidades palestinianas, citadas pela AP, afirmam que as forças israelitas "abriram repetidamente fogo contra multidões que se dirigiam a bens essenciais". Israel respondeu às acusações e veio afirmar ter disparado tiros de aviso contra pessoas que se aproximavam das suas áreas restritas de forma suspeita. 

Quarta-feira, 25 de junho de 2025 às 13h11

Banco Mundial aprova 215 milhões de euros para reconstrução do Líbano

O Banco Mundial anunciou hoje a aprovação de 215 milhões de euros de financiamento para as necessidades mais urgentes de reconstrução de infraestruturas no Líbano após a guerra do ano passado com Israel.

O valor será utilizado para "apoiar a reparação e a reconstrução mais urgentes de infraestruturas públicas e serviços essenciais danificados, bem como a gestão sustentável de destroços em áreas afetadas por conflitos", afirmou a organização, em comunicado hoje divulgado.

O Banco Mundial estima que a reconstrução do Líbano custe cerca de 9,5 mil milhões de euros, um valor que o Estado libanês não está em condições de assumir, já que está a emergir de uma grave crise económica, e que a comunidade internacional doadora ainda não conseguiu cobrir mais de seis meses após a entrada em vigor do cessar-fogo com Israel.

A organização com sede em Washington referiu ainda que a sua análise revelou que aproximadamente 10 setores do país sofreram "danos diretos" no valor de 6,2 mil milhões de euros, enquanto o impacto nas infraestruturas e edifícios essenciais ao funcionamento básico das comunidades foi estimado em 950 milhões de euros.


Terça-feira, 24 de junho de 2025 às 22h36

Autoridades de saúde de Gaza dizem que Israel matou 870 palestinianos durante a guerra com o Irão

As autoridades de saúde de Gaza vieram dizer, esta terça-feira, que pelo menos 870 palestinianos foram mortos pelas forças israelitas durante o período do conflito entre Israel e o Irão, cita a Al Jazeera.

A ofensiva de Israel em Gaza já matou mais de 56 mil palestinos, a maioria mulheres e crianças, como revelam os dados das autoridades locais. 

Terça-feira, 24 de junho de 2025 às 13h15

Mais de 56 mil palestinianos mortos no conflito em Gaza desde o início da guerra

A operação militar israelita na Faixa de Gaza já matou mais de 56 mil pessoas desde o início da guerra, em outubro de 2023, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde do enclave palestiniano.

Segundo o ministério, que é controlado pelo grupo islamita palestiniano Hamas, mas cujos números são considerados como credíveis pelas Nações Unidas, 56.077 pessoas foram mortas desde o início da guerra e 131.848 ficaram feridas.

Entre os mortos contam-se 5.759 desde que Israel retomou os combates, a 18 de março, pondo fim a um cessar-fogo de dois meses.

Anterior

Ao minuto anterior

ONU acusa Israel de matar 500 pessoas em distribuições de comida em Gaza

Publicada originalmente a 24 de junho de 2025 às 12:06

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8