page view

Árbitros vão assinalar canto quando guarda-redes tiverem bola mais de oito segundos

De forma a combater o anti-jogo, foi alterada a lei 12.2, que incide nos guarda-redes, caso estes segurem a bola durante mais de oito segundos, o que levará o árbitro a assinalar pontapé de canto para a equipa adversária.

01 de março de 2025 às 15:25

A retenção por mais de oito segundos da bola nas mãos dos guarda-redes vai ser penalizada com pontapé de canto, de acordo com o International Football Association Board (IFAB), que aprovou hoje a alteração à lei 12.2.

Na 139.ª Assembleia Anual do organismo que rege as leis do futebol, que decorreu em Belfast, na Irlanda do Norte, foram modificadas leis que vão entrar em vigor em 01 de julho, embora possam ser visíveis no Campeonato do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos, que se inicia em 14 de junho.

De forma a combater o anti-jogo, foi alterada a lei 12.2, que incide nos guarda-redes, caso estes segurem a bola durante mais de oito segundos, o que levará o árbitro a assinalar pontapé de canto para a equipa adversária, em vez do atual livre indireto.

Quanto à lei 3.10, sobre o capitão de equipa, o IFAB "concordou que uma cooperação e comunicação mais fortes entre capitães e árbitros, que enfrentam frequentemente divergências verbais e/ou físicas ao tomar decisões, podem ajudar a incutir níveis mais elevados de justiça e respeito mútuo, ambos valores fundamentais do jogo".

No que diz respeito ao protocolo do videoárbitro (VAR), as competições têm agora a opção de o árbitro principal fazer um anúncio após uma revisão ou uma longa verificação do VAR.

De resto, tendo em conta o 'feedback' positivo das competições nas quais os árbitros foram autorizados a utilizar câmaras corporais num número limitado de jogos de alto nível, o organismo apoiou o compromisso da FIFA de testar estes dispositivos nas competições do organismo que rege o futebol mundial para identificar uma possível utilização futura e desenvolver normas de qualidade e segurança.

Desta forma, a FIFA confirmou a sua intenção de implementar câmaras corporais no próximo Mundial de Clubes, que, entre 14 de junho e 13 de julho, vai contar com a participação de Benfica e FC Porto, como parte da transmissão em direto das partidas.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8