Correio da Manhã
JornalistaLusa
Jornalista"Choro por ti Bicho": Sandra Madureira "chocada com partida precoce" de Jorge Costa
Sandra Madureira, mulher de Fernando Madureira, recorreu à rede social Facebook para lamentar a morte de Jorge Costa.
"Capitão estou chocada com esta partida precoce. As alegrias que vivemos, as vitórias que celebramos e as derrotas que choramos juntos ficarão para sempre. Choro por ti Bicho que Deus te receba junto com o abraço do nosso eterno como te disse ainda há poucos dias…eles sabem lá!", pode ler-se na publicação de Sandra Madureira.
Figo diz que futebol perdeu "um líder e um campeão"
O antigo futebolista Luís Figo lamentou esta terça-feira a morte de Jorge Costa, ex-colega de seleção e dirigente do FC Porto, considerando que perdeu um amigo e a modalidade "um líder e um campeão".
"Meu querido 'Bicho'... era assim como eu carinhosamente te chamava... companheiro durante tantos anos, de tantas vivências, tantas histórias, tantos momentos cheios de alegria e também momentos de algumas tristezas que nos ensinaram a ser melhores cada dia. A notícia da tua partida deixou-me sem palavras", referiu Figo, numa mensagem nas redes sociais.
Luís Figo, antigo companheiro de Jorge Costa na seleção 'AA' portuguesa e na formação lusa campeã mundial de sub-20 em 1991, garantiu que o seu legado não será esquecido.
"O futebol perdeu um líder, um campeão, um exemplo e a minha vida perde um grande amigo. Até sempre capitão. O teu legado nunca será esquecido. Descansa em paz 'Bicho'", concluiu, endereçando os seus pêsames à família, amigos e ao FC Porto.
Standard Liège lembra "lista impressionante" de títulos do ex-central
O Standard Liège, o último clube de Jorge Costa enquanto futebolista, recebeu esta terça-feira com "grande tristeza" a noticia do falecimento do antigo defesa central e destacou a "lista impressionante" de títulos na carreira do ex-jogador.
"É com grande tristeza que tomamos conhecimento do falecimento do nosso antigo defesa internacional português Jorge Costa. Ao serviço do Standard de Liège durante a época 2005/06, Jorge Costa passou a maior parte da sua carreira no FC Porto, alcançando uma lista impressionante de conquistas, incluindo uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, oito títulos portugueses e cinco Taças de Portugal", lê-se no site oficial do clube belga.
Numa carreira marcada pela ligação aos 'dragões', o Standard foi o último clube que Jorge Costa representou, tendo realizado 16 jogos pelos belgas em 2006, todos como titular e como totalista.
Em Liège, Costa partilhou o balneário com Sérgio Conceição, na altura também no Standard, acabando por 'pendurar as botas' no final dessa temporada, apesar de ainda ter mais um ano de contrato.
Ex-selecionador Carlos Queiroz tem "coração em pedaços" com a morte do antigo capitão do FC Porto
O ex-selecionador português de futebol Carlos Queiroz assumiu esta terça-feira ter o "coração em pedaços" com a morte de Jorge Costa, diretor do FC Porto e a quem classificou como um dos "expoentes maiores" de uma nova cultura da modalidade.
"Tenho o coração em pedaços com esta notícia infeliz e triste para todos nós, e em particular para a nossa equipa de campeões. Não encontro palavras que possam lembrar e fazer justiça à vida, ao companheiro e amigo, ao jogador de futebol, ao líder e ao vencedor que foi o nosso campeão do mundo, Jorge Costa. Choramos a tua falta, hoje e sempre; e ficaremos sempre em dívida para contigo", escreveu, nas redes sociais.
Queiroz, selecionador dos sub-20 de Portugal campeões do Mundo em 1991, numa equipa que contava com o "querido bicho", recordou "um dos expoentes maiores de uma cultura futebolística inovadora, ímpar, de exigência, de compromisso, de trabalho, de rendimento, que hoje ainda se celebra e que será sempre referência do legado técnico e de uma geração insigne".
O atual selecionador de Omã falou do "privilégio" de ter partilhado parte da sua vida com o "amigo e companheiro" Jorge Costa, falecido esta terça-feira enquanto estava ao serviço do seu FC Porto.
"Continuarei sempre a contar o teu exemplo. Que descanses em paz e que a tua família e amigos encontrem no amor por ti o conforto possível. Até sempre!", concluiu.
Pedro Proença fala em jogador "carismático" e "homem bondoso"
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, classificou esta terça-feira Jorge Costa, que faleceu aos 53 anos de idade, como um futebolista "carismático" e, fora de campo, um "homem bondoso".
"Além de jogador carismático, capitão e uma das maiores figuras da história do FC Porto, Jorge Costa representou a seleção nacional com todo o orgulho. No campo, defendia as suas cores com convicção. Fora dele, era um homem bondoso, com personalidade forte e grande sentido de humor. Adorava o futebol", lê-se na página oficial de Pedro Proença na rede social Facebook.
Como árbitro e como jogador, Proença e Costa, respetivamente, cruzaram-se apenas seis vezes nos relvados portugueses, com o antigo central a acabar três vezes as partidas na lista dos cartões amarelos.
Poucas horas antes, em comunicado publicado no seu site oficial, a FPF já tinha lamentado a morte de Jorge Costa, lembrando que o antigo internacional foi um dos "jogadores mais marcantes" de uma "geração fundamental na afirmação do futebol português".
O organismo acrescentou que a morte do antigo central deixa a FPF e o "futebol português em choque" e que na história, além do jogador, treinador e dirigente, "ficará um homem de convicções, simples no trato e forte na personalidade".
Diogo Costa recorda Jorge Costa como "exemplo de liderança"
Diogo Costa, guarda-redes da equipa de futebol do FC Porto e seu atual capitão, recorda Jorge Costa, que morreu esta terça-feira, como um exemplo de liderança, garra, compromisso e sacrifício".
"Partiu hoje uma das maiores referências da história do nosso FC Porto", escreveu no Instagram, partilhando a emoção pela morte do antigo jogador, também ele capitão do 'dragões' e que era diretor para o futebol profissional do clube.
"Como portista, como jogador e agora como capitão, agradeço tudo o que nos deixou. Serás sempre um exemplo e inspiração. Um de nós. Para sempre. À família e amigos, deixo as minhas sentidas condolências. À nação portista, a certeza de que o nome do capitão ficará eternamente gravado na nossa história", escreveu ainda Diogo Costa.
André Villas-Boas despede-se de Jorge Costa e revela mensagem do antigo capitão do FC Porto
Através de uma longa mensagem, André Villas-Boas despediu-se de Jorge Costa, o "amigo exigente" que "personificava tudo o que é e será sempre o FC Porto".
"Partiu Jorge Costa. O nosso Bicho. A eterna Lenda do Clube.
Respeitado por tantos, querido por todos os Portistas, uma referência como pessoa, como profissional e um ídolo para muitos.
Em primeiro lugar, e em meu nome pessoal, em nome do FC Porto, da sua Direção e dos Órgãos Sociais, quero expressar os nossos mais profundos pêsames à sua família, aos filhos e aos seus amigos.
De seguida, a todos os Portistas e à nossa família Azul e Branca, deixo os meus sinceros sentimentos.
Jorge Costa foi um dos nossos mais queridos jogadores, uma lenda que vivia o Clube e o Portismo como poucos. Era único na sua forma de ser e de se relacionar connosco e com as nossas cores. Queremos hoje dizer-lhe que estaremos sempre ao seu lado, com a consciência e a obrigação de lhe devolver tudo o que ele nos deu ao longo da sua vida. E foi muito: sangue, suor e lágrimas".
Leia a declaração do presidente do FC Porto na íntegra aqui
Presidente da UEFA destaca "líder e verdadeiro guerreiro"
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, lamentou a morte de Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto, lembrando que o defesa central era "um líder e um verdadeiro guerreiro que inspirou gerações".
"Era um líder e um verdadeiro guerreiro que inspirou gerações. Personificava coragem, resiliência e lealdade", declarou Ceferin.
O líder do organismo de cúpula do futebol europeu notou a "profunda tristeza" que a notícia da morte provocou no seio da UEFA, que considera Jorge Costa uma "lenda".
"Jorge era mais do que um jogador de futebol", acrescentou.
Presidente da SAD do AVS promete honrar legado de Jorge Costa
O presidente da SAD do AVS, Rubens Takano Parreira, prometeu honrar o legado de Jorge Costa, falecido aos 53 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, e dirigiu palavras de conforto ao filho, David Costa, colaborador do clube avense.
"O Jorge Costa foi o treinador que escolhermos para dar início a um projeto que começava quase do zero na Vila das Aves. Na verdade, ele foi o treinador em quem nós acreditámos, mas também o treinador que acreditou em nós", afirmou o dirigente, numa declaração dirigida aos órgãos de comunicação social.
Rubens Parreira evocou a temporada 2023/24, a última de Jorge Costa como treinador, como "um ano de muito sucesso e muitos desafios, mas sempre lado a lado".
"Soubemos sempre do desejo dele em seguir para o FC Porto, apoiámos a decisão e ficámos muito felizes por ter conseguido continuar a carreira no clube que ele mais amava. Estava, diria, no auge da sua carreira como diretor", referiu.
O presidente da SAD considerou que "tudo o que aconteceu desde então [no AVS] teve o dedo dele" e garantiu que o clube e a Vila das Aves vão sentir profundamente a sua ausência.
"O Jorge ensinou-me muito sobre a vida e sobre o futebol português. Tenho a certeza que o FC Porto também, mas a dor mais irreparável acontecerá junto da família, que olhava para ele como um grande líder e amigo", sublinhou.
Rubens Parreira dirigiu-se, por fim, ao filho do antigo internacional português, que permanece nos quadros do clube avense.
"Uma palavra ao David Costa. Não ao David Costa colaborador do AVS, mas ao filho David Costa, por quem tenho tanta estima. Estaremos sempre ao teu lado, terás todo o apoio necessário. Sentimos muito a tua perda e queremos que saibas que a memória do teu pai permanecerá em nós", concluiu.
Marítimo manifesta "profunda tristeza" pela morte de antigo jogador
O Marítimo reagiu esta terça-feira com "profunda tristeza" à morte de Jorge Costa, que representou o clube da II Liga portuguesa de futebol em 1991/92, enquanto futebolista, por empréstimo do FC Porto.
"O presidente, Carlos André Gomes, em nome da direção, apresenta à família e aos amigos de Jorge Costa as mais sentidas condolências, estendendo também votos de pesar ao FC Porto, instituição com a qual Jorge Costa esteve profundamente ligado ao longo da sua carreira", pode ler-se no site oficial da formação madeirense.
O emblema insular recorda a passagem de Jorge Costa pelo Marítimo, na época 1991/92, na qual foi "titular indiscutível", apontando um golo em 32 jogos.
"Apesar da juventude, demonstrava já uma raça e um empenho notáveis, revelando o enorme potencial que mais tarde o confirmaria como um grande jogador", refere a mesma nota.
AVS manifesta "choque e profunda consternação"
O AVS reagiu esta terça-feira com "choque e profunda consternação" à morte de Jorge Costa, treinador que subiu a equipa à I Liga, em 2023/24, e manifestou condolências ao filho do antigo futebolista, David Costa, analista do clube.
"Foi com choque e profunda consternação que o AVS Futebol SAD recebeu a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura incontornável dos anos dourados do futebol português, e treinador responsável pela subida desta sociedade à I Liga, em 2023/24", pode ler-se no comunicado divulgado pelo clube nas redes sociais.
O emblema nortenho expressou ainda "as mais sentidas condolências a todos os amigos, portistas e avenses, de forma particular ao seu filho, David Costa, 'head scout' e analista da família avense".
Lusa
Seguir Autor:
CDP elogia "figura incontornável do futebol português"
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) lamentou esta terça-feira a morte, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, de Jorge Costa, antigo internacional português e atual diretor do FC Porto, que classificou como uma "figura incontornável do futebol português".
"Ao longo de mais de duas décadas de carreira, marcou gerações de adeptos com a sua entrega incondicional, liderança inata e espírito de conquista", refere o organismo em comunicado.
A CDP recordou os mais de 20 títulos nacionais e internacionais conquistados com a camisola do FC Porto, destacando a conquista dos campeões em 2004, além das 50 vezes em que envergou a camisola da seleção principal de Portugal, que representou no Euro2000 e Mundial2002.
"Que o exemplo e os valores que personificou dentro e fora das quatro linhas continuem a inspirar as futuras gerações", desejou o organismo, destacando o seu "legado de rigor, profissionalismo e amor ao desporto".
O organismo endereçou "sentidas condolências" a quem lhe era mais próximo, estendendo a sua "solidariedade" aos que no desporto nacional e internacional partilharam com Jorge Costa "momentos inesquecíveis".
Lusa
Seguir Autor:
"Faz parte da minha história": Mourinho emociona-se a falar de Jorge Costa
José Mourinho não segurou as lágrimas ao falar sobre Jorge Costa na conferência de imprensa de antevisão ao jogo do Fenerbahçe com o Feyenoord da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
O treinador orientou o antigo capitão do FC Porto e juntos conquistaram a Liga dos Campeões.
VÍDEO: "X"
Ex-treinador do FC Porto Martin Anselmi despede-se do "amigo"
O argentino Martin Anselmi, antigo treinador do FC Porto, despediu-se esta terça-feira do amigo Jorge Costa, antigo capitão dos 'dragões' que morreu aos 53 anos, que conheceu após ser contratado em 2024/25 para orientar a equipa principal.
"Que em paz descanses, capitão", pode ler-se numa publicação na rede social Instagram, acompanhada de uma fotografia dos dois num relvado.
Anselmi chegou ao clube a meio da época 2024/25, substituindo Vítor Bruno no comando técnico, enquanto Jorge Costa era diretor para o futebol dos 'azuis e brancos', nomeado pelo presidente André Villas-Boas.
"Vou sentir a tua falta, meu amigo", acrescentou o técnico argentino, entretanto substituído no FC Porto pelo italiano Francesco Farioli.
Lusa
Seguir Autor:
Deco diz que Portugal e FC Porto "perdem um dos maiores símbolos"
O antigo futebolista Deco disse que "o futebol português e o FC Porto perdem um dos seus maiores símbolos", face à morte de Jorge Costa, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
"Hoje, o futebol português e o FC Porto perdem um dos seus maiores símbolos. O Jorge Costa foi a personificação da alma e da garra portista. Um capitão lendário, que nos inspirou a todos. Foi uma honra partilhar tantos títulos e alegrias contigo", escreveu o ex-internacional luso, na rede social Instagram.
O companheiro de equipa do atual diretor para o futebol profissional dos 'dragões' entre 1998 e 2004 acrescentou que "o nome" de Jorge Costa "ficará para sempre na história".
"O que mais me marca é o extraordinário homem que era o Jorge": Rui Costa sobre o "grande amigo"
O presidente do Benfica, o ex-futebolista internacional Rui Costa, lembrou os anos de convívio com Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto que morreu aos 53 anos, considerando que partiu "um grande homem, um grande amigo".
"Tenho memórias com ele desde os 17 anos. Partiu um grande homem, um grande amigo. Convivemos e tivemos memórias enormes na seleção, sobretudo, com destaque para o título mundial que ganhámos juntos [de sub-20, em 1991]. É um dia muito triste para mim, envio condolências à família e amigos", declarou o dirigente 'encarnado', no aeroporto de Beja.
Antes da partida da comitiva das 'águias' para França, onde vão defrontar quarta-feira o Nice na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, Rui Costa lembrou uma "amizade muito forte" com o antigo capitão dos rivais.
"Não me posso esquecer de todas as memórias e dias felizes, até os tristes, nas derrotas, em que nos consolámos uns aos outros. (...) Fomos companheiros de quarto largos anos nas seleções. Memórias que ficam para nós os dois. O Jorge sempre foi um grande profissional, defendeu o clube dele, como defendi o meu", destacou.
Presidente da Câmara do Porto reage à morte: "Foi um líder nato"
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, também já reagiu à morte do antigo jogador.
"A nação portista está de luto com a morte de Jorge Costa, o capitão dos capitães. Com o FC Porto, ergueu todas as taças possíveis, numa longa carreira dedicada ao clube. De jogador a diretor desportivo, foi um líder nato.
Jorge Costa foi um dos poucos que sempre soube honrar a mística azul e branca: do tempo do velhinho Estádio das Antas ao Estádio do Dragão, foi denominador comum na formação de várias gerações de jogadores.
Jorge Costa era um apaixonado pelo futebol, um jogador capaz de deixar tudo em campo pela sua equipa, um exemplo de brio, um combatente leal.
Deixa-nos cedo, traído pelo seu grande coração que só quem privou com ele fora dos estádios conhecia."
Charlton recorda Jorge Costa como "um dos melhores defesas centrais" do clube
O Charlton lamentou esta terça-feira a morte de Jorge Costa, recordando-o como um dos "melhores defesas centrais" que representaram o clube inglês de futebol, no início do século, por empréstimo do FC Porto.
"Estamos profundamente tristes com a notícia da morte do nosso antigo jogador Jorge Costa, aos 53 anos. Os pensamentos de todos aqui no Charlton estão com a família e amigos do Jorge neste momento difícil", reagiu o clube londrino numa nota divulgada no seu site oficial.
O antigo internacional português representou o Charlton na segunda metade da época 2001/02, por empréstimo do FC Porto, depois de um desentendimento com o então treinador dos 'azuis e brancos' Octávio Machado, num encontro com o Vitória de Setúbal, no Estádio das Antas.
O central rumou pouco depois à Premier League para representar os 'addicks', tendo jogado em 26 jogos oficiais -- 24 no campeonato -, antes de regressar aos 'dragões' no final dessa temporada.
"Carinhosamente conhecido pelos adeptos como 'O Tanque' (...) é recordado por todos como um dos melhores defesas centrais que representaram os Addicks", refere a mesma nota.
Antigo defesa Nelson "triste" por perda de um "líder" como jogador e treinador
O antigo defesa Nelson disse à Lusa estar "triste" pela morte de Jorge Costa, com quem foi campeão mundial sub-20 em 1991, um homem com "capacidades de liderança, que se impunha pela forma de ser e estar".
"É com tristeza que recebemos uma notícia dessas, tão surpreendente. Nada o fazia prever. Estava a ouvir os noticiários desportivos, à hora do almoço, e ele estava precisamente a acabar de falar", explicou o antigo defesa de FC Porto e Sporting, em declarações à Lusa.
Segundo o antigo colega de equipa, que alinhou na defesa na final ganha em 1991 em Lisboa, mas também nos 'dragões', Costa "era um líder do balneário, e foi depois um líder como treinador".
"Não foi com surpresa que, ao acabar a carreira, veio logo a ser treinador. Já quando jogava, e numa fase tão prematura como foi no Mundial em 1991, denotava capacidades de liderança e se impunha pela sua forma de ser e estar. Era já bastante notório para todos. Não é por acaso que era um dos capitães", acrescentou.
Em suma, notou, o antigo defesa-central "era um líder do balneário e foi depois um líder como treinador".
André Ventura enaltece "uma das maiores referências" que sempre dignificou a camisola
O presidente do Chega manifestou "profunda consternação" com a morte do antigo futebolista Jorge Costa, "uma das maiores referências do futebol português" e um dos "grandes embaixadores" de Portugal que "sempre dignificou a camisola que envergou".
"É com profunda consternação que recebi a notícia do falecimento de uma das maiores referências do futebol português, antigo capitão do Futebol Clube do Porto e figura incontornável da nossa Seleção Nacional", pode ler-se numa nota de pesar de André Ventura enviada às redações.
O líder do Chega prestou a "mais sentida homenagem" a Jorge Costa, que "sempre dignificou a camisola que envergou, dentro e fora das quatro linhas".
"Foi um exemplo de liderança, de coragem, de dedicação e de amor ao país. O desporto nacional perde hoje um dos seus pilares mais respeitados. Mas mais do que isso, Portugal perde um dos seus grandes embaixadores", enalteceu.
Em nome do Chega e em seu nome pessoal, Ventura enviou os pêsames à família, ao FC Porto, à Federação Portuguesa de Futebol e a todos os portugueses, assegurando que "Portugal jamais esquecerá quem tanto deu à sua bandeira".
José Luís Carneiro lamenta morte prematura de "figura incontornável" do futebol
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, lamentou a "morte prematura" do antigo futebolista Jorge Costa, considerando-o uma "figura incontornável do futebol português e do FC Porto" que conquistou respeito e admiração de gerações.
"Recebi com tristeza a notícia da morte prematura de Jorge Costa", pode ler-se, numa nota publicada nas redes sociais pelo líder socialista.
José Luís Carneiro enalteceu o antigo futebolista como uma "figura incontornável do futebol português e do FC Porto que conquistou o respeito e a admiração de sucessivas gerações".
"À família, aos amigos e a todos que partilharam com ele caminho, deixo um abraço solidário", endereça.
"Perdi um capitão. Um amigo": Vítor Baía recorda Jorge Costa
O antigo internacional português Vítor Baía, que partilhou o balneário do FC Porto e da seleção portuguesa de futebol com Jorge Costa, disse hoje que perdeu "um capitão e um amigo".
"Foste o meu capitão durante anos, mas, acima de tudo, foste sempre um amigo verdadeiro, presente nos bons e nos maus momentos. A tua voz firme, o teu olhar determinado, o teu abraço depois de cada vitória... ficam gravados para sempre", escreveu Baía na rede social Instagram.
O antigo guarda-redes dos 'dragões' e que foi também, recentemente, administrador da SAD do FC Porto, escreveu uma mensagem emotiva no seu perfil, sublinhando que se o futebol perdeu um dos maiores guerreiros, ele perdeu um capitão e amigo.
"Jorge Costa não era apenas o líder dentro de campo --- era a alma do balneário, o exemplo de coragem, entrega e amor à camisola. Tivemos o privilégio de partilhar tantos momentos juntos, tantas conquistas, tantas lutas. E vencemos. Vencemos campeonatos, taças e, sobretudo, vencemos pela forma como vivemos o futebol: com paixão e lealdade", acrescentou.
No final, o antigo guarda-redes explicou o quanto lhe custa escrever neste momento: "Porque o mundo do futebol nunca estará completo sem ti. Porque não devias ter partido tão cedo. Mas a tua memória viverá em cada título conquistado, em cada história contada, em cada coração que tocaste com a tua força e generosidade. Descansa em paz!".
Os dois jogadores 'cresceram' juntos no FC Porto, primeiro na formação dos 'dragões' e, depois, na equipa principal a partir de 1992/93, quando o defesa-central regressou para se afirmar no eixo da defesa 'azul e branca'.
Fernando Santos em "choque com perda tremenda" para o futebol português
O treinador Fernando Santos mostrou-se em "choque com a perda tremenda" do antigo internacional e atual diretor para o futebol profissional do FC Porto Jorge Costa, que morreu esta terça-feira aos 53 anos.
"É um choque e uma perda tremenda. Acabei de chegar a Baku, estava aqui a ver as notícias e fui surpreendido com esta notícia. Os meus sentimentos à família e ao Porto. Na realidade, é um amigo. Foi três anos capitão na minha equipa no FC Porto e ficámos com uma relação sempre forte", expressou o atual selecionador do Azerbaijão, em declarações à agência Lusa.
Lusa
Seguir Autor:
“Ainda estive com ele hoje”: Adepto do FC Porto fala sobre Jorge Costa
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Sporting Braga lembra figura "incontornável do desporto"
O Sporting de Braga revelou esta terça-feira "profunda consternação" pelo falecimento de Jorge Costa, atual diretor do FC Porto e uma figura "incontornável do desporto", que iniciou a carreira de treinador precisamente no clube minhoto.
"O Sporting de Braga recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura histórica do futebol nacional e que na sua vasta carreira desportiva representou também as cores do nosso clube, como treinador principal e como treinador-adjunto", reagiram os 'arsenalistas', no seu site.
"Parte de forma prematura um nome incontornável do desporto, que pontificou na chamada Geração de Ouro, tendo sido campeão mundial de sub-20 por Portugal e também capitão do FC Porto num ciclo histórico do clube, que coincidiu com conquistas internacionais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental", recordam os bracarenses.
O emblema da cidade dos Arcebispos lembrou que após ter concluindo a "brilhante carreira enquanto jogador" foi no Sporting de Braga que Jorge Costa iniciou o percurso de treinador.
Lusa
Seguir Autor:
Comité Olímpico lembra "legado de paixão e dedicação"
O Comité Olímpico de Portugal (COP) lembrou esta terça-feira o "legado de paixão e dedicação" de Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto que morreu aos 53 anos, apresentando condolências a família e amigos.
"O Comité Olímpico de Portugal (COP) lamenta profundamente o súbito falecimento de Jorge Costa, diretor para o futebol do FC Porto, antigo futebolista do clube e internacional pelas seleções de Portugal, e apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol, ao FC Porto e a todos os restantes clubes que representou", pode ler-se em comunicado.
O organismo presidido por Fernando Gomes notou que Costa "deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto merecedores do crédito e admiração de companheiros de equipa e adversários".
Lusa
Seguir Autor:
Liga despede-se de uma das "figuras mais emblemáticas" do futebol
O presidente da Liga apontou esta terça-feira Jorge Costa como uma das "figuras mais emblemáticas" do FC Porto e do futebol português e destacou a "paixão, liderança e dedicação" do antigo defesa-central.
"O falecimento de Jorge Costa apanhou-nos a todos de surpresa. Lamento profundamente o falecimento de uma das figuras mais emblemáticas do nosso futebol e do FC Porto. A sua paixão, liderança e dedicação ao jogo deixarão uma marca eterna", disse Reinaldo Teixeira, num comunicado publicado no site oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Reinaldo Teixeira disse ter perdido "um amigo e uma pessoa por quem tinha uma sincera e muito grande estima pessoal e profissional".
"Neste momento de dor, endereçamos as mais sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e a toda a estrutura do FC Porto", concluiu Reinaldo Teixeira.
Lusa
Seguir Autor:
"O eterno bicho do FC Porto": Marcelo Rebelo de Sousa recorda Jorge Costa
Através de uma nota no site da presidência, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte de Jorge Costa, antigo jogador e diretor do FC Porto que morreu esta terça-feira aos 53 anos.
"O Presidente da República lamenta a morte do antigo futebolista internacional Jorge Costa, o eterno “bicho” do Futebol Clube do Porto, onde era atualmente diretor para o futebol profissional, e que, enquanto jogador, representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha, e marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta, com antiga amizade, as mais sentidas condolências à sua Família, amigos e ao Futebol Clube do Porto, que serviu e servia com grande profissionalismo e altruísmo", pode ler-se.
Sporting emite nota de pesar pela morte de Jorge Costa e lembra legado de "figura" do FC Porto
O Sporting emitiu uma nota de condolências pela morte do diretor geral para o futebol do FC Porto, Jorge Costa. No texto reproduzido, os leões destacam o contributo do antigo capitão da Seleção Nacional no futebol português.
Aguiar-Branco lamenta morte e enaltece "marca indelével" que deixou no desporto
O presidente da Assembleia da Republicou manifestou esta terça-feira "profundo pesar" pela morte do antigo futebolista Jorge Costa, enaltecendo a intensidade com a qual viveu o futebol e a "marca indelével" que deixou no desporto nacional e internacional.
Através das redes sociais, José Pedro Aguiar-Branco lamentou a morte de Jorge Costa.
"Jogador, histórico capitão do FC Porto, treinador e dirigente desportivo, Jorge Costa viveu com intensidade o futebol e deixou uma marca indelével no desporto nacional e internacional", elogiou.
O presidente do parlamento manifestou "profundo pesar" pela morte do antigo futebolista.
Lusa
Seguir Autor:
"O eterno bicho do FC Porto": Marcelo Rebelo de Sousa recorda Jorge Costa
Através de uma nota no site da presidência, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte de Jorge Costa, antigo jogador e diretor do FC Porto que morreu esta terça-feira aos 53 anos.
"O Presidente da República lamenta a morte do antigo futebolista internacional Jorge Costa, o eterno “bicho” do Futebol Clube do Porto, onde era atualmente diretor para o futebol profissional, e que, enquanto jogador, representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha, e marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta, com antiga amizade, as mais sentidas condolências à sua Família, amigos e ao Futebol Clube do Porto, que serviu e servia com grande profissionalismo e altruísmo", pode ler-se.
"Até sempre": Cristiano Ronaldo despede-se de Jorge Costa
Cristiano Ronaldo recorreu às stories do Instagram para reagir à morte de Jorge Costa, antigo jogador e diretor do FC Porto que morreu esta terça-feira aos 53 anos.
"Até sempre, Jorge Costa", pode ler-se.
Record
Seguir Autor:
FC Porto lamenta a morte de Jorge Costa, "lendário Capitão" do clube
O Futebol Clube do Porto manifestou esta terça-feira a profunda tristeza e consternação pelo falecimento de Jorge Costa.
A equipa recordou "o lendário Capitão do FC Porto e atual Diretor do Futebol Profissional como uma figura incontornável" do FC Porto.
Em comunicado, os dragões afirmaram que "o legado de Jorge Costa permanecerá sempre vivo na memória de todos os Portistas".
Correio da Manhã
Seguir Autor:
"Um choque esta partida inesperada e precoce": Luís Montenegro lamenta morte de Jorge Costa
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, lamentou esta terça-feira a morte "inesperada e precoce de Jorge Costa" de Jorge Costa, diretor do FC Porto.
"Um choque esta partida inesperada e precoce do Jorge Costa, um atleta da minha geração e um exemplo de dedicação e entrega às equipas de que fez parte e à nossa seleção nacional. As minhas sentidas condolências à família e aos amigos, à Seleção e ao FC Porto", pode ler-se na publicação de Luís Montenegro na rede social X.
Benfica lamenta "profundamente" a morte de Jorge Costa
O Benfica lamentou "profundamente" a morte de Jorge Costa, "figura incontornável do futebol e do desporto nacional" em comunicado emitido esta terça-feira, enviando as "mais sentidas condolências" à sua família e ao FC Porto. O clube das águias afirma que o antigo jogador representou sempre os dragões "com devoção e profissionalismo".
O clube afirma que o "futebol português está mais pobre".
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.