Triunfo ante o Hannover 96 por 3-1.
Pep Guardiola despediu-se neste sábado do Allianz Arena. Os bávaros venceram o Hannover 96, que não contou com Hugo Almeida, por 3-1 e chegaram aos 88 pontos na Bundesliga.
Lewandowski e Gotze, com dois golos, apontaram os golos dos tetracampeões. Sobiech fez o golo da equipa forasteira, que há algumas semanas já tinha a despromoção carimbada.
Guardiola, que vai treinar o Manchester City na próxima época, fez o seu último encontro no campeonato. Na próxima semana, vai ter o seu último desafio, na final da Taça da Alemanha ante o Borussia Dortmund.
Histórico Estugarda desceu
Cinco vezes campeão alemão, o Estugarda perdeu por 3-1 no terreno do Wolfsburgo e pela segunda vez na sua história caiu para o segundo escalão. Vierinha foi titular na formação da casa, que contou dois golos de Schurrle.
No duelo entre equipas que ainda lutavam pela salvação, o Werder Bremen bateu o Eintracht, por 1-0, e assegurou a manutenção, enquanto a formação de Frankfurt vai ter que disputar um 'playoff' com o terceiro classificado da segunda divisão.
Na outra ponta da tabela, o Borussia Monchengladbach venceu no campo do Darmstadt, por 2-0, e vai disputar o 'playoff' de acesso à Liga dos Campeões.
Schalke 04 e Mainz garantiram a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, enquanto o Hertha Berlim terá que disputar a terceira pré-eliminatória dessa prova. O Borussia Dortmund, segundo classificado, despediu-se com um empate caseiro (2-2) com o Colónia.
Domínio absoluto
O Bayern Munique liderou o campeonato alemão de futebol de início ao fim e, apesar da réplica do Borussia Dortmund, tornou-se, como anunciado, o primeiro tetracampeão, no adeus de Pep Guardiola, que conquistou três cetros em três anos.
Na época de despedida do técnico catalão, que no início de fevereiro foi confirmado no Manchester City para os próximos três anos, o conjunto bávaro arrancou com 10 triunfos, 'cavando' uma vantagem que, depois, soube gerir, mesmo sem grande brilhantismo, também por culpa das lesões.
Após 10 rondas, a concorrência estava, praticamente, reduzida ao conjunto de Dortmund (a sete pontos), que, sob o comando de Thomas Tuchel, sucessor de Jürgen Klopp, nunca conseguiu, verdadeiramente, pressionar o Bayern.
A prova ficou, praticamente, decidida à 25.ª jornada, a 'longas' 10 do final, quando os bávaros empataram a zero em Dortmund, mantendo-se com cinco pontos de avanço, o mínimo que tiveram desde a oitava ronda, precisamente quando golearam em casa os rivais por 5-1. Fecharam 10 à frente.
Robert Lewandowski e Thomas Müller 'bisaram' nesse encontro, numa época em que formaram uma dupla fortíssima: 30 golos do polaco, que repetiu o título de melhor marcador de 2013/14, então pelo Dortmund, e foi o primeiro na 'Bundesliga' a atingir esta marca desde 1976/77, e 20 do germânico.
Douglas Costa e o miúdo Coman foram compensando as ausências constantes de Robben e Ribéry, que falharam inúmeros jogos por lesão, enquanto Vidal, Xabi Alonso e Thiago Alcántara comandaram um meio campo sempre forte.
No setor recuado, as lesões, de Boateng, Javi Martínez, Benatia e do 'inevitável' Badstuber, complicaram, mas Guardiola encontrou sempre soluções, com Alaba, 'pau para toda a obra', Neuer e Lahm a serem decisivos para a equipa só ter consentido 17 golos, sendo a melhor defesa da prova.
O registo defensivo foi o melhor da 'era' Guardiola, superando os 18 tentos sofridos na época passada, mas, em termos ofensivos, a equipa bávara ficou longe dos 90 tentos de 2013/14. Ficou-se pelos 80, a dois do Dormund.
Os bávaros tiveram um início de época perfeito, que acabou por ser decisivo na conquista da prova: 10 vitórias nos primeiros 10 jogos, incluindo 5-0 ao Hamburgo, 3-0 ao Bayer Leverkusen e 5-1 ao Wolfsburgo e ao Borussia Dortmund.
Ao fim de 10 rondas, a vantagem dos bávaros já era de sete pontos e não caiu na seguinte, quando o conjunto de Guardiola cedeu os primeiros pontos, ao empatar a zero no reduto do Eintracht Frankfurt.
A diferença para o Dortmund ainda desceu para cinco pontos, mas nunca mais baixou desse patamar, sendo que chegou duas vezes aos oito e, a partir da 29.ª ronda, fixou-se nos sete.
Pelo meio, os bávaros somaram a primeira derrota à 15.ª jornada, quando perderam fora com o Borussia Mönchengladbach por 3-1, para, à 24.ª, caírem surpreendentemente na receção ao Mainz (1-2). Na seguinte, empataram a zero em Dortmund e 'encomendaram' as faixas de campeão.
Depois, foi um 'passeio' até ao título, o 26.º do clube de Munique, contra nove do Nuremberga e oito do Borussia Dortmund -, clube ao qual os bávaros já recrutaram, para a próxima época, o central Mats Hummels, depois de Götze e Lewandowski. Também já garantiram o benfiquista Renato Sanches
Em 2016/17, e depois de três anos sob o comando de Pep Guardiola, que conquistou outros tantos títulos de campeão da Alemanha, o Bayern vai ser orientado pelo italiano Carlo Ancelotti, o técnico do 10.º título europeu do Real Madrid.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.