page view

Benfica na rota de recorde financeiro

Águias já garantiram 22,5 milhões nesta época.

09 de março de 2016 às 02:47

O Benfica está a apenas um jogo de realizar o maior encaixe financeiro de uma equipa portuguesa nas competições europeias com 28,5 milhões de euros. O feito pode ser confirmado hoje (às 17h00) frente ao Zenit, num encontro para o qual parte com vantagem, depois da vitória na primeira mão (1-0) no Estádio da Luz, há três semanas.

Com uma campanha extremamente positiva na Liga dos Campeões, as águias já ganharam, até ao momento, 22,5 milhões de euros. Assim repartidos: 12 milhões pela entrada direta da fase de grupos, 5 milhões (por três vitórias e um empate) e 5,5 milhões de euros pela passagem aos oitavos de final. O triunfo conseguido em Lisboa coloca o Benfica em vantagem para amealhar mais 6 milhões de euros, fruto da passagem aos quartos de final da Liga milionária.

As águias estão assim perto de fazer um encaixe financeiro recorde nas provas europeias. O FC Porto é o detentor desse máximo com 27 milhões de euros, estabelecido quando ganhou a segunda Liga dos Campeões em 2004/05 sob o comando de José Mourinho.

Às verbas obtidas pelos encarnados há ainda a somar o Market Pool, dinheiro atribuído pela UEFA a todos os participantes consoante o número de jogos realizados e as respetivas transmissões televisivas.

O recorde do Benfica nas provas europeias é de 22,9 milhões e foi estabelecido em 2011/12 quando passou aos quartos de final da Liga dos Campeões (19,2 milhões em resultados e 3,7 em Market Pool). Nem mesmo quando, nas épocas seguintes, conseguiu atingir a final da Liga Europa ganhou mais dinheiro. Em 2012/13 (perdeu para o Chelsea 2-1) encaixou 20,1 milhões e em 2013/14 (perdeu para o Sevilha 4-2 nos penáltis) angariou 20,6 milhões de euros.

A equipa do Benfica prepara-se assim para encher hoje os cofres ao tesoureiro da Luz, depois de ter derrotado o Sporting (1-0) no dérbi de Alvalade, resultado que permitiu às águias ascenderem pela primeira vez à liderança isolada da Liga.

Vitória: "Vamos ter de defender bem"

Rui Vitória admitiu ontem que o Benfica vai ter de "defender muito bem" frente ao Zenit, mas rejeitou a tática do ‘autocarro’, no jogo de hoje (17h00, RTP1) da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

O Benfica está em vantagem, depois do triunfo na Luz (1-0), mas o técnico das águias quer marcar na Rússia. "Teremos momentos em que vamos ter a necessidade de fechar, mas também teremos momentos em que tentaremos fazer golos. O que é importante é que estamos preparados para essas situações. Estamos aqui com o objetivo de marcar", afirmou.

O técnico português está confiante em "passar a eliminatória", mas também tem consciência de que vai ter pela frente uma "equipa muito poderosa, com jogadores de grande qualidade" e liderada por "um excelente treinador [Villas-Boas]". Com Luisão e Lisandro López lesionados e Jardel castigado, Rui Vitória vai obrigatoriamente ter de mexer na dupla de centrais, mas preferiu não adiantar quem irá ser o companheiro do sueco Lindelof. O técnico dos encarnados poderá utilizar Rúben Dias, defesa de 18 anos da equipa B, ou então adaptar Fejsa ou Samaris. "Não vou dizer", concluiu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8