page view

Casillas trava voo da Águia

Grande exibição do espanhol tira três pontos ao Benfica.

13 de fevereiro de 2016 às 02:07

Vitória do FC Porto frente ao Benfica foi justa?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Vitória do FC Porto frente ao Benfica foi justa?

Quem acha que um jogo de futebol não pode ser resolvido pela grande exibição de um guarda-redes deve atentar no que se vê neste clássico na Luz. É Casillas quem desequilibra para o lado do FC Porto com um punhado de defesas que negam golos já a rebentar na garganta dos milhões de benfiquistas. Na outra baliza, Júlio César deixa-se bater com muita facilidade no golo com que o FC Porto empata a partida. Já vamos aos golos.

Ambas as equipas apresentam o ponto fraco na posição três da defesa. Dois estreantes. Tremeu mais o sueco benfiquista do que o nigeriano portista. O Benfica chega sempre com grande facilidade à área portista. A equipa de Peseiro não vem para defender o empate. Sabe que só a vitória interessa e, assim, virada para a frente, deixa espaço que os velozes benfiquistas vão explorar durante todo o tempo.

Sem um grande Casillas na baliza, este jogo pode acabar em goleada a favor do Benfica. E tudo parece apontar para mais uma exibição categórica dos artistas da Luz, quando, aos 18’, Renato Sanches faz um passe brilhante para Mitroglou afagar com o pé esquerdo e rematar com o direito, sem hipóteses para Casillas.

Dez minutos depois, o FC Porto empata com um remate defensável de Herrera, da esquerda para a direita, a que Júlio César não chega. Com a bola sempre jogada rápido pelas duas equipas, são do Benfica as melhores oportunidades. Realce para uma grande defesa da Casillas, aos 35’, a remate de Jonas. 

Na segunda parte, as características do jogo continuam. O Benfica tem as melhores oportunidades, mas falha o alvo ou vê Casillas cada vez mais gigante. Na manteiga das defesas, sem solidez nem rotinas, é Aboubakar quem consegue o único golo do segundo tempo. Aos 65’, Brahimi e André André tabelam e o ponta de lança encontra espaço nas costas de Lindelof para, com o pé esquerdo, bater Júlio César. Logo de seguida, Casillas faz a defesa das defesas para evitar um ridículo autogolo de Indi.

O Benfica perde discernimento e o FC Porto recua as linhas. Vitória até lança Salvio. Em busca de um milagre? Ou para dar minutos a um grande jogador enferrujado? Os últimos minutos de um jogo destes, com a derrota a desenhar-se, não parecem a situação ideal para devolver à competição um génio parado há quase um ano.

Em suma, o Benfica não merece a derrota, mas Casillas fez tudo para merecer a vitória.

Benfica perde quinto clássico

O Benfica quebrou ontem a série de 11 vitórias seguidas em várias competições, oito delas na Liga. O desaire frente ao FC Porto foi o segundo da época frente aos dragões (0-1 no jogo da primeira volta).

Foi ainda a quinta derrota em cinco jogos com os rivais tradicionais: além das duas com o adversário de ontem, ambas no campeonato, o Benfica perdeu também com o Sporting três vezes, a saber: 0-1 na Supertaça; 0-3 na Liga; e 1-2 na Taça de Portugal, após prolongamento. A equipa da Luz revela assim uma total incapacidade nos duelos com as equipas com quem está a competir na luta pelo título.

--------

Análise ao jogo

Positivo: Peseiro ousado

O técnico do FC Porto mostra coragem ao enfrentar o Benfica de peito aberto, com uma equipa virada para o ataque. Só a vitória mantinha os azuis-e-brancos na corrida. E a vitória chegou.

Negativo: plantéis curtos

Ambas as equipas têm falta de mais um central de primeira linha. Como vai o Benfica enfrentar a Liga dos Campeões e a luta pelo título com apenas dois centrais de qualidade garantida?

Arbitragem: grande arbitragem

Sereno, com boa leitura de todos os lances e pouca vontade de dar um concerto de apito. Artur Soares Dias abrilhantou o espetáculo com classe e sobriedade. Os jogadores ajudaram.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8