Certezas e dúvidas do Benfica de Santos

O plantel do Benfica regressou ontem a Lisboa, após 13 dias de estágio na Suíça, com três jogos de preparação pelo meio, que permitiram a recolha de indicadores importantes para a nova época, embora a ausência dos mundialistas (Luisão, Quim, Petit, Simão e Nuno Gomes) tenha de ser tida em conta.
17.07.06
  • partilhe
  • 0
  • +
O estágio helvético trouxe certezas e deixou também no ar diversas dúvidas. A maior certeza chama-se Rui Costa. Se alguém questionava a contratação do número dez, esta primeira amostra da sua capacidade deixou pouca margem de manobra aos críticos.
O ‘maestro’ tem ainda classe para dar e vender, fisicamente parece estar a um nível bom e não é por acaso que Fernando Santos decidiu desenhar o novo Benfica em seu redor, apostando num 4x4x2. Ficou mesmo, por vezes, a ideia de que Rui não foi acompanhado à altura pelos seus novos companheiros.
Katsouranis confirmou também que é reforço e que terá lugar certo no onze. No primeiro encontro actuou como médio mais recuado, mas nos dois seguintes já jogou descaído para a direita, onde rende mais.
De positivo há também a sublinhar a qualidade revelada pelo jovem brasileiro Diego, em especial nos dois primeiros jogos, e a melhoria de Karagounis, talvez por perceber que o técnico aposta nele. Certeza, mas pela negativa, foi o desempenho de Karyaka, confirmando debilidades já conhecidas que o devem deixar fora do plantel.
Mas este estágio adensou também algumas dúvidas, a começar logo pela baliza. Moretto ou Moreira? O brasileiro foi titular no primeiro jogo mas mostrou as mesmas inseguranças da época passada e acabou por ficar de fora nas restantes partidas, por lesão. Moreira aproveitou para se afirmar mas está tudo em aberto... até porque ainda há Quim. O ataque foi o sector mais desfalcado (Mantorras e Miccoli chegaram mais tarde, Nuno Gomes está de férias e ainda falta contratar outro dianteiro), mas os primeiros indicadores deixam muitas interrogações em torno de Marcel. As alas, sem Geovanni e Simão (se de facto sair) estão frágeis. Manu e Paulo Jorge tiveram bons pormenores mas parece curto. Pelo que se viu no estágio, e partindo do princípio de que Manuel e Simão saem, adivinha-se que o onze de Santos será formado por: Moreira; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa; Miccoli e Nuno Gomes.
DIEGO SOUZA SURPREENDE
Com apenas cinco dias de trabalho, Fernando Santos apresentou na estreia o seu 4x4x2. Rui Costa e Katsouranis mostraram serviço e o jovem Diego foi uma agradável surpresa.
DOIS GOLOS GREGOS
Um jogo bem conseguido, em especial na primeira parte, ante um adversário já exigente. Grande jogo de Rui Costa e dois golos gregos (excelente o de Karagounis, de chapéu).
RUI COSTA DESACOMPANHADO
Primeira derrota de Santos perante opositor com preparação mais adiantada. Mantorras e Rui Costa marcaram, mas alguns erros defensivos deitaram tudo a perder.
SEIXAL ACOLHE 1º TREINO
O Benfica vai, finalmente, começar hoje a treinar no novo centro de estágio do Seixal, uma estrutura moderna que vai acolher o futebol profissional e as camadas jovens do clube e que coloca os ‘encarnados’ a par de FC Porto e Sporting, que já possuem espaços idênticos.
Depois do estágio na Suíça o plantel chegou ontem a Lisboa e teve direito a folga, regressando ao trabalho esta tarde. Os jogadores têm de se apresenta no Seixal até às 17h00 e, depois de uma breve visita para conhecer o espaço, Fernando Santos vai orientar o primeiro treino no novo ‘ninho da águia’ Os ‘encarnados’ tiveram de andar muitas vezes com a casa às costas, mas esses tempos estão agora para trás.
APONTAMENTOS
MANUEL À ESPERA
Esta semana deverá trazer novidades no que diz respeito à definição do plantel, a começar pela iminente saída de Manuel Fernandes. O jogador é pretendido pelos ingleses do Portsmouth, que estarão dispostos a pagar 15 milhões de euros pelo passe. O Benfica ficaria com metade dessa quantia uma vez que 50 por cento do passe é detido por um grupo de investidores.
KARYAKA DE SAÍDA
Fernando Santos deu a Karyaka a hipótese de se afirmar no estágio na Suíça, mas o russo voltou a desiludir e será por isso dispensado. Os outros jogadores que deverão seguir o mesmo caminho do russo são Tiago Gomes, João Coimbra, Bijou e Canales. O guardião Bruno Costa só ficará se Quim sair. Diego Souza deve permanecer caso se confirme a transferência de Manuel Fernandes. Simão é outra incógnita.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!