Além do capitão dos 'cafeteros', outro ex-FC Porto marcou no encontro.
A classe de James Rodríguez conduziu no sábado a Colômbia à goleada sobre o Panamá (5-0) e ao apuramento para as meias-finais da Copa América em futebol, num embate disputado em Glendale, no Arizona.
Os 'cafeteros' encaminharam o apuramento em escassos 15 minutos, ao concretizarem dois golos, o primeiro aos oito, por Jhon Córdoba, depois de um canto apontado por James, que marcaria o segundo, a fechar o primeiro quarto de hora, de penálti.
Num jogo sem história, a Colômbia sentenciou o embate ainda na primeira parte, aos 41 minutos, quando James marcou rápido um livre ainda no seu meio-campo, isolando Luis Díaz, que fez um 'chapéu' certeiro ao guarda-redes Orlando Mosquera.
Na segunda parte, os colombianos reduziram o ritmo, já a pensar na meia-final de quarta-feira, com Brasil ou Uruguai, em busca de repetir o título único conquistado em 2001, em casa, mas ainda marcaram mais dois golos, por Richard Rios, aos 70 minutos, e Miguel Borja, aos 90+4, de grande penalidade.
Desta forma, somarem o 27.º jogo consecutivo sem perder (21 vitórias e seis empates), após a derrota com a Argentina, por 1-0, em 01 de fevereiro de 2022, na qualificação falhada para o Mundial2022.
Os colombianos, amplamente favoritos, entraram determinados em resolver o jogo o mais rapidamente possível e adiantaram-se logo aos oito minutos, com Jhon Córdoba a dar sequência de cabeça, junto à relva, a um canto marcado na direita por James.
A vantagem no marcador deu ainda mais confiança aos 'cafeteros', que conquistaram um penálti aos 12 minutos, quando Luis Díaz lançou Jhon Arias, que foi derrubado na área pelo guarda-redes Mosquera. James concretizou o penálti, aos 15.
O Panamá poderia ter 'reentrado' na luta pelas meias-finais, ou pelo menos voltar a sonhar com isso, aos 18 minutos, mas o cabeceamento de Roderick Miller embateu no poste esquerdo, com o guarda-redes Vargas a aliviar depois a bola em cima da linha.
Este foi, porém, um lance praticamente isolado na primeira parte, que não acabou sem o terceiro tento 'cafetero': na marcação rápida de um livre, James isolou Luis Díaz, que, vendo o guarda-redes contrário adiantado, fez um 'chapéu' perfeito.
Com tudo definido, a Colômbia começou a poupar jogadores, sendo que, entre as saídas de Luis Díaz e Arias, aos 65 minutos, e de Muñoz e James, aos 72, chegou ao quarto golo, num 'tiro' de fora da área de Richard Rios, aos 70.
O Panamá ainda tentou o golo de 'honra', nomeadamente por Welch, jogador do Académico de Viseu, que voltou a ser titular, mas, aos 90+2, José Córdoba fez uma falta na área sobre Santiago Arias e, aos 90+4, foi Miguel Borja a apontar o quinto colombiano, de grande penalidade. O jogo terminou de imediato.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.