page view

Benfica vence Supertaça ao derrotar Guimarães por 3-1

Encarnados conquistam o primeiro troféu da época.

05 de agosto de 2017 às 19:56

O Benfica venceu este sábado a Supertaça Cândido de Oliveira, ao vencer o Guimarães por 3-1. Os encarnados entraram no Estádio de Aveiro com vontade de resolver cedo o jogo e, aos 11 minutos, já venciam por 2-0, aproveitando a passividade e os erros da defesa vimarenense. Os minhotos só entraram verdadeiramente no jogo à meia hora. Conseguiram equilibrar a partida e Raphinha reduziu a desvantagem em cima do intervalo. Na segunda parte, o Guimarães entrou muito melhor e criou várias oportunidades de golo, a melhor delas por Hurtado, que falhou escandalosamente na cara de Varela. Mas seria Jiménez a resolver a questão, ao marcar o 3-1 aos 83 minutos. Benfica venceu o primeiro troféu da nova temporada. 96' - Termina o jogo em Aveiro93' - Rafael Martins vê amarelo por falta dura sobre Cervi.90'- Artur Soares Dias dá seis minutos de descontos.88' - Josué vê cartão amarelo por falta sobre Seferovic.83' - Golo do Benfica. Mais uma perda de bola infantil do Guimarães deixa a bola nos pés de Pizzi, que serve Jiménez à entrada da área. Mexicano rematou em arco, sem dar hipóteses de defesa a Miguel Silva.

81' - Novas alterações nas duas equipas. No Vitória, Xande Silva rende João Aurélio. No Benfica, é Jiménez quem entra para o lugar de Jonas.

80 ' - Grande oportunidade para o Benfica. Jonas serve Pizzi de calcanhar e só a excelente saída de Miguel Silva impede o golo. Seferovic falha a baliza na recarga.

78' - Susto tremendo na área vimarenense. Atraso defeituoso para o guarda-redes Miguel Silva deixa a bola ao alcance de Seferovic, mas defesa conseguiu aliviar.

77' - Rafael Martins remata de fora da área, mas a bola perde-se nas pernas de um defesa do Benfica.

74' - Nova alteração no Benfica. Grimaldo faz sinal de que está lesionado e Eliseu entra na partida, sem ter tido tempo de aquecer.

72' - Substituição no Guimarães. Fábio Sturgeon entra para o lugar de Hélder Ferreira. É a primeira mexida de Pedro Martins.

71' - Falta para o Guimarães. Celis travado em falta quando progredia com perigo.

65' - Substituição no Benfica. Felipe Augusto entra para o lugar de Sálvio.

64' - Nova jogada perigosa do Guimarães, com Hélder Ferreira a rematar contra um defesa. Guimarães entrou muito bem na segunda parte.

62' - Perigo volta a rondar a baliza do Benfica. Hélder tem um grande remate de meia distância e Varela corresponde com defesa de recurso. Hurtado ainda tenta apanhar o ressalto, mas deiuxou a bola fugir.

59' - Falhanço inacreditável de Hurtado. Servido em plena pequena-área, rematou com um pé contra o outro e a bola ficou a olhar para ele, a perguntar o que se passava. Varela dificilmente poderia fazer alguma coisa se o avançado peruano tem conseguido acertar no esférico.

57' - Amarelo para Seferovic. Avançado do Benfica fez placagem a Celis

54' -  Seferovic volta a tentar a sorte, com um remate à entrada da área, mas a bola sai por cima.

52' - Cervi faz mais um cruzamento perigoso para a área minhoto, mas desta vez só há defesas no caminho da bola.

50' - Perigo na área do Guimarães. Jonas saca um centro muito perigoso pela esquerda e Seferovic chega atrasado por muito pouco.

48' - Livre perigoso para o Guimarães. Zunghu tenta cabecear, em resposta a centro venenoso, mas estava em fora de jogo.

45' - Recomeça o jogo em Aveiro.

O Benfica sai para os balneários com uma vantagem justa, conseguida à custa da extrema eficácia dos avançados encarnados no início do jogo. O Guimarães demorou meia hora a entrar em jogo e, quando o fez, conseguiu equilibrar a partida. Golo de Raphinha premiou o espírito combativo da equipa de Pedro Martins.

Intervalo em Aveiro

45'- Artur Soares Dias dá mais três minutos para se jogar em Aveiro

43' - Golo do Vitória de Guimarães. Raphinha marca de cabeça. Toque de classe de Hélder Ferreira, que salva com o calcanhar uma bola que parecia condenada a sair pela linha de fundo. Varela ainda conseguiu desviar o cruzamento perigoso, mas Raphinha estava no sítio certo para marcar de cabeça, ao segundo poste.

40' - Grande oportunidade para o Benfica. Jogada de entendimento deixa Sálvio sozinho à entrada da área; o argentino tenta o chapéu a Miguel Silva mas a bola sai muito curta e fácil para o guardião.

37' - Grande oportunidade para o Vitória. Hélder surge na cara de Varela, mas o guarda-redes encarnado faz bem a manhca e consegue evitar o golo. Bom lance de contra-ataque dos minhotos.

36' - Luisão sobe mais alto na área vimarense, mas falha com estrondo o cabeceamento.

36' - Falta sobre Salvio dá cruzamento perigoso para o Benfica.

33' - Rafael Martins pede a entrada da equipa médica, após um lance com Fesja. Levanta-se pouco depois.

29' - André Almeida volta a por à prova os reflexos de Miguel Silva. Defesa lateral arranjou espaço para rematar à entrada da área, mas o guarda-redes voltou a ser melhor.

29' - Oportunidade para o Benfica. Salvio aparece na cara de Miguel Silva, mas o guardião vimarenenese defende com segurança.

28' - Atrapalhação na área do Benfica. Hurtado desvia alívio defeituoso, mas a jogada perde-se numa série de ressaltos.

25' - Salvio lesiona-se e pede assistência. Argentino ficou magoado em lance com adversário. Entra a equipa médica do Benfica. Salvio regressa ao jogo.

22' - Jonas tem um lance muito duro sobre adversário. Árbitro perdoa amarelo por entrada em tesoura.

18'- Falta de Pizzi junto à área encarnada dá livre muito perigoso.

18'- Falta de Pizzi junto à área encarnada dá livre muito perigoso. Na cobrança, Raphinha bate por cima da baliza de Varela.

13' - Lance polémico na área do Benfica. Vimarenenses reclamam mão na bola de Sálvio. Artur Soares Dias pede o apoio do vieoárbitro, que diz não haver nada. Segue o jogo.

11' -  Golo do Benfica. Seferovic dilata a vantagem. Avançado suíço aproveita a ecorregadela de um defesa para corresponder ao passe de Pizzi. Corre sem oposição para a baliza, mostrando frieza a rematar perante Miguel Silva.

9' - Livre perigoso para o Guimarães. Mas Hurtado cobra na direção de Bruno Varela, que agarra sem dificuldade.

7' - Golo do Benfica. Jonas inaugura o marcador. Guarda-redes Miguel Silva desvia o centro perigoso com uma sacudidela para a frente e deixa a bola nos pés do brasileiro, que fuzila a baliza vimarenense. Benfica marca na primeira oportunidade do jogo.

6' - Jonas aparece em boa posição para cabecear na área, mas Josué antecipa-se.

4' - Equipas entram no encontro a estudar-se mutuamente, com as jogadas a saírem com pouca fluidez, de parte a parte.

0'- Começa o jogo no Estádio Municipal de Aveiro. Benfica deu o pontapé de saída.

Tal como aconteceu na final da Taça de Portugal, a bola do jogo chegou ao centro do terreno num drone. Mas desta vez era um aparelho não tripulado.

Benfica e  Vitória de Guimarães abrem esta noite a época futebolísitca 2017-2018, ao disputarem a a Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, dois meses depois de terem disputado a final da Taça de Portugal.

A 28 de maio, o Benfica, tetracampeão português, conseguiu a 'dobradinha', ao vencer os vimaranenses, por 2-1, procurando agora conquistar pela primeira vez a Supertaça em dois anos consecutivos, num jogo em que se vai apresentar sem o guarda-redes Júlio César e o avançado Mitroglou, ambos lesionados.

Os 'encarnados' tentam conquistar a sua sétima Supertaça, a segunda consecutiva e a terceira em quatro anos, enquanto o Vitória de Guimarães pode erguer pela segunda vez o troféu, depois de ter vencido em 1988, na altura também com o estatuto de finalista vencido.

O jogo, apitado por Artur Soares Dias, começa pelas 20h45.

Onze inicial do Benfica

André Almeida, Luisão, Jardel, Grimaldo

Fejsa, Pizzi, Salvio, Cervi

Jonas, SferovicSuplentes do Benfica: : Paulo Lopes (GR), Lisandro, Eliseu, Felipe Augusto, Diogo Gonçalves, Rafa e Raúl Jiménez. Onze inicial do GuimarãesMiguel Silva,

Josué, Marcos Valente, Zungu, Raphinha,

Hurtado, João Aurélio, Hélder, Vigário,

Celis e Rafael Martins

Suplentes do Vitória de Guimarães: Douglas (GR), Sacko, Moreno, Rafael Miranda, Fábio Sturgeon, Xande Silva e Óscar Estupiñan.Pelas 19h45, as equipas do Benfica e do Vitória de Guimarães fazem os exercícios de aquecimento no Estádio Municipal de Aveiro. Adeptos encarnados estão em maioria nas bancadas, mas vieram milhares de vimarenenses apoiar a equipa minhota.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8