Equipa de Sérgio Conceição venceu um jogo de sentido único e fez história. Penálti dos dragões levanta algumas dúvidas.
O FC Porto conquistou este domingo a 9ª dobradinha ao juntar a sua 18ª Taça de Portugal ao título de campeão, após derrotar o Tondela no Jamor, por 3-1, num jogo com dois penáltis que geraram alguma polémica.
Num embate de opostos, com o campeão e uma das equipas despromovidas à II Liga, assistiu-se a uma partida de sentido único, ou seja, o da baliza de Niasse.
Os dragões apresentaram um futebol rendilhado e objetivo. Foi fácil perceber que a tática delineada por Sérgio Conceição passava por marcar cedo. Os tondelenses jogaram com a arma que tinham: o coração. Organizados a defender, fizeram da união e solidariedade a sua principal arma. Não chegou.
Pepê protagonizou a primeira situação de perigo, mas acabou a pedir um penálti cometido por Sagnan. O juiz mandou seguir, mas parece ter sido falta.
Não foi preciso esperar muito e o VAR voltou a ser chamado. Desta vez por uma mão de Marcelo Alves quando saltava com Otávio. Depois de ver o lance na televisão do estádio, Rui Costa assinalou o penálti, que Taremi converteu e lançou o FC Porto para mais uma conquista. No entanto, o iraniano parece estar em posição irregular.
A perder, o Tondela foi obrigado a procurar outros terrenos. Esticou a manta, mas nunca conseguiu incomodar Marchesín, o guarda-redes argentino que jogou sempre na Taça. Os 75 por cento de posse de bola explicam esta 1ª parte.
Na etapa complementar, o FC Porto manteve o pé no acelerador. Após um duelo empatado com dois episódios entre Niasse e Pepê, Vitinha aumentou a vantagem para os dragões, concluindo uma boa combinação com Pepê.
O extremo Pepê estava imparável e arrancou mais uma grande penalidade para os portistas, após um sofrer um ligeiro toque de Sagnan no ombro.
Taremi quis marcar o castigo máximo, mas rematou ao poste, desperdiçando uma situação soberana de golo.
Num dos poucos laivos ofensivos, o Tondela ainda reduziu para 2-1 por Neto Borges. Mas ainda os adeptos tondelenses celebravam nas bancadas, já o iraniano Taremi tinha reposto a vantagem em dois golos, após um passe soberbo de Otávio. Um triunfo incontestável.
Positivo e negativo
Sérgio bisa na dobradinha
O técnico Sérgio Conceição tornou-se este domingo no primeiro treinador do FC Porto a ganhar por duas vezes o campeonato e a Taça de Portugal na mesma época. O treinador portista reeditou o feito que alcançou na temporada de 2019/20.
Muita alma, pouco pulmão
O Tondela, desmoralizado com a descida de divisão, não conseguiu cumprir o plano para travar o campeão. Um duelo entre David e Golias. A muralha defensiva só conseguiu resistir 20 minutos. Houve alma e coração, mas faltou tudo o resto.
Arbitragem: Penáltis com polémica
Três lances para penálti e o juiz assinalou os dois que geram polémica. No 1º, Taremi parece em posição irregular e no 2º o toque de Sagnan sobre Pepê foi leve. Aos 8’ houve penálti sobre Pepê, mas o juiz mandou jogar.
"Subia mais 300 degraus com prazer"
“Os recordes têm valor quando conquistamos títulos. Este ano conseguimos os dois mais importantes a nível interno. Estamos felizes por isso”, disse Sérgio Conceição após se tornar no primeiro técnico português a fazer duas dobradinhas e nem lhe custou subir as escadas do Jamor: “Fiz quase 20 km e subia mais 300 degraus com prazer.”
“É uma final que vamos recordar pelas coisas positivas, por ter chegado aqui. Há que desfrutar. Não conseguimos discutir o jogo até final mas deixámos uma imagem positiva”, disse este domingo Nuno Campos, técnico do Tondela, acrescentando: “Foi pena não termos conseguidos dar esta Taça aos nossos adeptos. Acreditámos até ao fim.”
Trio inspirada ajuda Taremi a resolver
o Marchesín – Não fez uma única defesa. Saída disparatada aos 34 minutos.
o João Mário – Pouco eficaz no apoio ao ataque e deixou o lateral adversário nas suas costas no golo do Tondela.
o Mbemba – Despedida em grande, sem um lance perdido e lesto nas dobras.
o Pepe – A este nível não surpreende que seja o jogador de campo mais velho de sempre a conquistar a Taça.
o Zaidu – Sem erros comprometedores, mas também pouco influente no ataque.
o Grujic – Rei e senhor do meio-campo. Recuperou inúmeras bolas, como no 3-1.
o Vitinha – Foi ele que ajudou a elevar o nível da equipa na 2ª parte. A combinação com Pepê para o 2-1 é exemplar.
Pepê – Falhou um golo certo aos 49’, mas compensou com o passe para Vitinha marcar e o 2º penálti conquistado.
o Otávio – O melhor dragão até ao intervalo. Conquistou um penálti, fez um corte decisivo na sua área e ainda picou a bola para Taremi bisar.
o Evanilson – Falhou a oportunidade que teve aos 45’+1.
o Galeno – Esforçado.
o F. Conceição – Agitador.
o Uribe – Voltou após lesão.
o Toni Martínez – Cumpriu.
o Niasse – Muito complicativo a jogar com os pés, nunca tranquilizou a equipa. Um par de boas defesas não chega para apagar os erros.
o Tiago Almeida – Esforçado mas sem capacidade para travar o poderio adversário.
o Eduardo Quaresma – Espírito de luta e pouco mais.
o Marcelo Alves – Colocou-se a jeito para o árbitro marcar penálti com uma abordagem descuidada.
o Sagnan – Pepê aproveitou-se da sua ingenuidade para ‘cavar’ o segundo penálti da tarde no Jamor.
o Pedro Augusto – Engolido por Grujic e Vitinha.
o Undabarrena – Tal como o colega do meio-campo, nunca teve capacidade para travar o sufoco portista.
o Salvador Agra – Excelente cruzamento, para o sítio certo, para Neto Borges marcar.
o Daniel dos Anjos – Na única vez que teve bola e espaço foi lento e desajeitado.
o Rafael Barbosa – Passou ao lado do jogo.
o João Pedro – Nada mudou.
o Dadashov – Inconsequente.
o Bebeto – Refrescou a faixa.
o Tiago Dantas – Só com ele o Tondela teve bola. O 2º melhor, a seguir a Neto Borges.
o Boselli – Mal se viu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.