FC Porto deu-se ao luxo de uma certa ociosidade para ganhar um dos jogos mais fáceis da época e manter a liderança da Liga.
1 / 3
Em ritmo de passeio, como convém a quem visita a ilha de São Miguel, o FC Porto ganhou de forma natural no terreno do Santa Clara e mantém a liderança da Liga.
Um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda metade sentenciaram o jogo. Dois momentos definidores num jogo em que o FC Porto não precisou, nem de longe, de criar as dinâmicas com que costuma jogar na Champions. O ritmo imposto esteve quase nos antípodas da exibição em Milão, a meio da semana passada. E sem tirar nem pôr, os onze eleitos de Sérgio Conceição para iniciar o jogo até foram os mesmos. Por aqui se vê como o contexto mexe com a cabeça dos futebolistas.
As exigências, de resto, são completamente distintas. Nos Açores, o FC Porto encontrou uma equipa aguerrida, que até entrou bem no jogo com a criação da primeira oportunidade, mas bastante limitada no seu futebol curto e previsível. Mesmo com os dragões a jogar de forma quase ociosa, dava para perceber que até aparecer o primeiro golo seria uma questão de tempo. E de paciência.
Esse momento surgiu no final da primeira parte. Um disparo colocado de Sérgio Oliveira à entrada da área, que foi, também, um pontapé na monotonia. E aqui entenda-se por monotonia a narrativa do jogo: FC Porto a atacar devagar e devagarinho, Santa Clara a aguentar e a tentar, sem êxito, explorar transições em esforço e eventuais espaços nas costas da defesa azul-e-branca.
O início da segunda parte começa praticamente com o segundo golo do FC Porto, por Luis Díaz. Um golpe de cabeça que foi também um golpe decisivo na partida. A desforra da derrota na Taça da Liga (3-1) há cerca de duas semanas, que ditou o afastamento dos portistas da competição, estava consumada.
Até final do jogo, e com o Santa Clara a jogar com menos uma unidade por expulsão de Allano, a única expectativa criada era ver até que números subiria o resultado. Chegou aos 3-0 (bis de Luis Díaz) como poderiam ter sido quatro. Ou cinco. Este foi um dos jogos mais fáceis do FC Porto, nesta época.
Sérgio Conceição repete onze de milão
Sérgio Conceição apostou na ilha de São Miguel no mesmo onze inicial que tinha colocado em campo em San Siro, frente ao Milan (1-1), em jogo da Champions. n
Dragões recordam goleada ao Benfica
A newsletter diária do FC Porto assinalou este domingo os 11 anos sobre a goleada (5-0 em jogo da Liga) do clube azul-e-branco ao Benfica comandado por Jorge Jesus.
+ Antes de bisar já estava a ser o jogador mais incisivo do FC Porto. Luis Díaz é o melhor marcador do campeonato, mas não só. É também, neste momento, o melhor jogador da Liga portuguesa. A bola agradece quando passa por ele.
- A bater no fundo
O Santa Clara tem simultaneamente o pior ataque da Liga (em parceria com o Belenenses SAD) e também a pior defesa. É uma equipa limitada. Este domingo revelou todas as suas fragilidades e ninguém estranha o último lugar que ocupa na classificação.
Jogo fácil para a equipa de arbitragem e para o VAR. Pequenas desatenções não desvirtuam um trabalho positivo, onde o mérito maior foi não complicar o que pareceu ser simples. E quando as equipas ajudam, o futebol é apenas futebol.
momentos do jogo
42’
Após recuperação de Otávio, a bola chega a Sérgio Oliveira. O médio progride um pouco, muda do pé direito para o esquerdo e remata colocado à entrada da área. 0-1 para o FC Porto.
46’
Outro golo com origem nos pés de Otávio. O luso-brasileiro faz um cruzamento largo para a área do Santa Clara onde Luis Díaz, com um tempo de salto perfeito, faz o 0-2.
Colombiano Díaz louco pelo golo continua em grande forma
Diogo Costa – Pouco trabalho. Fez uma defesa e demonstrou sempre segurança.
João Mário – Dinâmico na direita, este domingo com pouco trabalho defensivo.
Mbemba – Joga simples e exibe o cabedal quando acha necessário.
Pepe – O chefe continua seguro na sua reforma competitiva, sempre em altas.
Zaidu – Sem problemas a defender, tentou ir à frente.
Grujic – O trinco, com grande poder de desarme, entrega a bola de forma simples.
Sérgio Oliveira – Abriu o marcador com remate de pé esquerdo. Bom jogo.
Otávio – Ganhou a bola para o 1-0 e assistiu com centro tenso para o 2-0, num golo espetacular.
Taremi – Não marcou mas trabalhou muito e assistiu Díaz para o 3-0.
Evanilson – Bem que tentou marcar, mas não foi feliz a concretizar. Não vira a cara.
Francisco Conceição – Agitou a frente avançada e viu Fernandes negar-lhe o golo.
Vitinha – Entrou para manter a bitola do meio-campo
Bruno Costa – Dois bons pormenores a sair a jogar.
Pepê – Sem tempo para acrescentar muito ao jogo.
Fábio Vieira – Pouco tempo para se evidenciar.
Mais uma excelente exibição, mais dois golos e jogadas de grande tecnicismo. O extremo colombiano já leva nove golos no campeonato e por este andar vai durar pouco no futebol luso.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.