page view

Falha da FIFA aumenta pressão do FC Porto para vender jogadores

Queda de acordo com a Apple para transmitir o Mundial de Clubes em 2025 baixa estimativa de receita.

18 de julho de 2024 às 01:30

A pressão sobre o FC Porto para vender jogadores deverá aumentar devido a uma falha da FIFA. Isto porque a receita com a presença no Mundial de Clubes do próximo ano, nos EUA, deverá ser inferior ao previsto pelos azuis-e-brancos.

A FIFA estava a negociar com a Apple um acordo global para transmitir a nova versão do Mundial de Clubes, alargado a 32 equipas, em 2025. A ideia era aumentar a receita através da disponibilização dos jogos por streaming em vez da televisão (incluindo canais fechados). Mas como o gigante norte-americano só oferecia mil milhões de euros, um quarto dos 4 mil milhões pretendidos pela FIFA, o negócio caiu.

A FIFA abriu esta semana um concurso para vender os direitos nas Américas (Norte e Sul), Ásia, Médio Oriente e Norte de África. O mesmo procedimento será feito mais tarde na Europa. Mas todos os analistas dão como garantido que a receita será inferior ao esperado e nos Estados Unidos, país anfitrião, sugere-se mesmo que a competição possa ser adiada.

O FC Porto - aliás como o Benfica, outro dos 29 clubes já apurados - estava a contar com os 50 milhões de euros de prémio de participação que foram prometidos nos bastidores. A confirmar-se que esse valor será bem inferior - há semanas, Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, falou em 20 milhões de euros - ou até o adiamento da prova, o FC Porto terá de compensar a falta da receita.

Essa obrigação irá aumentar a pressão para vender jogadores, eventualmente abaixo do montante desejado pela SAD. São os casos de Diogo Costa (cláusula de rescisão de 75 milhões de euros) ou Francisco Conceição (blindado por 45 milhões de euros).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8