page view

Farioli avisa: "Vamos com o pé a fundo no acelerador"

Técnico não quer facilitismos frente a equipa da 4.ª divisão e assume que gostava de ir ao Jamor.

18 de outubro de 2025 às 01:30

"Vamos com o pé a fundo no acelerador, com aquele que eu considero que será o melhor onze para ganharmos o jogo." Francesco Farioli não assume que vai aproveitar o jogo com o Celoricense, da 4.ª divisão do futebol nacional, para fazer uma revolução na equipa titular do FC Porto, embora esse seja o cenário mais provável nesta 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. "Vamos jogar seis jogos, cinco deles fora. Será certamente um período muito exigente para nós. [Em Barcelos, casa emprestada da equipa de Celorico de Basto] jogaremos com os jogadores que eu acredito que nos ajudarão a competir ao mais alto nível."

O técnico não quis responder a José Mourinho, quando disse que o FC Porto não dominou o Benfica. "Se concordo? Eu não ouvi a conferência de imprensa porque estou focado no próximo adversário." Farioli, aliás, garante que "os jogadores estiveram presentes em todas as reuniões e estão informados" sobre o Celoricense. A mensagem é clara: é preciso evitar facilitismos. "Sabemos que o futebol consegue ser muito estranho algumas vezes. Temos de estar preparados. Eles vão dar a vida, têm uma oportunidade única para desfrutar, e é por isso que temos de ser super inteligentes."

As cautelas de Farioli também se justificam pela ambição clara do clube em vencer a Taça de Portugal. "A oportunidade para estar numa competição e vencer uma competição é algo fantástico. Se pensarmos na última página do livro, temos de começar pela primeira." E o sonho de ir ao Jamor não é só dos dirigentes, jogadores ou adeptos, também é partilhado pelo técnico. "É um destino que já me foi mencionado algumas vezes, pelo prestígio. Estive lá há alguns anos para ver alguns jogos, então conheço bem o Estádio. Esperamos poder estar lá para competir. A nossa jornada com destino ao Jamor começa amanhã [este sábado]."

Zaidu tem "problema" e Karamoh espreita estreia

"O Zaidu não regressou nas melhores condições físicas. Tem um problema num gémeo. Ainda tentou, mas achamos melhor que fique de fora", revelou Farioli. "Eustáquio chegou tarde, mas está em boa condição. Então será solução para o jogo." O técnico classificou como "uma excelente conquista" para Froholdt e Rodrigo Mora estarem nomeados para o Golden Boy (prémio que distingue o melhor sub-21) e elogiou Yann Karamoh. O extremo foi contratado em setembro, como jogador livre, já depois do mercado ter encerrado: "Será uma oportunidade para ele, sim. Creio que já está a um nível em que poderá ajudar a equipa. Espero que possa somar alguns minutos."

Cláudio Ramos na baliza

"Vai jogar o Cláudio Ramos. É uma decisão minha. É um guarda-redes que merece muito, tem uma experiência incrível, tem um papel importantíssimo no balneário, assim como excelentes qualidades", revelou Farioli.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8