page view

FC Porto desmantelou grande rede de venda ilegal de bilhetes

Alvos eram sobretudo turistas estrangeiros. Bilhetes chegavam aos 800 euros em plataformas online.

22 de outubro de 2025 às 19:06

O FC Porto desmantelou uma rede de grande dimensões de venda ilegal de bilhetes, das maiores já identificadas no mundo do futebol. Uma reportagem do jornal The Guardian, esta quarta-feira, relata como os dragões puseram cobro ao esquema, que rendia dezenas de milhares de euros aos responsáveis.

De acordo com o clube, na origem do esquema esteve um cabecilha, que convenceu dezenas de outras pessoas a partilharem os seus dados pessoais. Estes foram depois usados para as registar como associados e comprar bilhetes de época em seu nome.

Os alvos eram sobretudo turistas estrangeiros, e os preços destes bilhetes podiam ir até aos 800 euros. A investigação ainda está em curso, tendo até ao momento sido recuperados centenas de lugares do Estádio do Dragão, sendo provável que este número venha a subir.

“Estes esquemas alcançaram uma dimensão impressionante”, disse em comunicado o clube ao jornal britânico. “Identificámos também negócios que processavam as transações, funcionando como fachadas para atividade ilegal. (...) Detetámos ainda bilhetes falsos a serem vendidos a preços inflacionados.”

A operação, coordenada entre os ‘dragões’ e as autoridades, descobriu que plataformas de revenda online e redes sociais como o WhatsApp eram os canais mais comuns para fazer as transações de bilhetes. “O FC Porto está a monitorizar de perto a evolução destes negócios obscuros e dos seus participantes”.

Esta ação faz parte de um esforço mais amplo das autoridades portuguesas desde o último ano para pôr termo a esquemas semelhantes de venda ilegal, que em muitos casos envolvem as claques dos próprios clubes. “Nesta operação, o FC Porto cooperou com as autoridades e tornou-se de seguida num assistente do processo judicial em curso”, afirmou ao Guardian um porta-voz da polícia.

Os 'azuis-e-brancos' têm, ao longo dos anos, sido visados em esquemas deste género. Desde o início da presidência de André Villas-Boas, o clube tem vindo a tomar medidas no sentido de combater esta atividade ilegal, adotando um sistema 100% onlinepara a venda de bilhetes e acabando com privilégios concedidos à claque dos Super Dragões, que durante anos obteve diretamente do clube milhares de bilhetes a preços descontados, que eram depois vendidos à porta do estádio.

A carregar o vídeo ...

Imagens mostram como funcionava o negócio de bilhetes dos Super Dragões

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8