page view

FC Porto vende João Mário à Juventus por 12 milhões de euros

SAD 'azul e branca' revela ainda que o acordo "prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador".

24 de julho de 2025 às 18:42

O FC Porto acertou, esta quinta-feira, com a Juventus a venda do futebolista João Mário por 12 milhões de euros (ME), revelaram os 'dragões' em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD vem informar o mercado, associados, adeptos e simpatizantes, bem como o público em geral, que chegou a um acordo com a Juventus Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos do jogador profissional de futebol João Mário Neto Lopes pelo valor total de 12 ME", pode ler-se na nota.

A SAD 'azul e branca' revela ainda que o acordo "prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador", enquanto a FC Porto -- Futebol, SAD assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 5% do montante da transação.

Com a mudança para os italianos, João Mário, que soma três internacionalizações AA por Portugal, terá a sua primeira experiência no estrangeiro, ele que fez todo o seu percurso no FC Porto, à exceção de um empréstimo ao Padroense, em 2015/16, depois de ter ingressado no clube vindo da Sanjoanense, com nove anos.

"Portistas, chegou o momento de dizer adeus. Cheguei aqui ainda criança, com apenas nove anos e muitos sonhos por realizar. Saio ao final de 16 temporadas com o orgulho de ter defendido as cores deste clube que me deu absolutamente tudo e ao qual serei eternamente grato. Obrigado por me acolherem desde o primeiro dia e transformarem-me na pessoa que sou hoje", agradeceu João Mário, em vídeo publicado na sua conta oficial da rede social Instagram.

Nas camadas jovens portistas, esteve na equipa sub-19 que conquistou a Youth League em 2019 e foi campeão nacional de juniores no mesmo ano, a última vez que os 'azuis e brancos' conquistaram o título no escalão.

Pela mão de Sérgio Conceição, que adaptou o jogador de extremo para lateral, estreou-se pela equipa principal na fase final da época 2019/20, ao atuar como suplente utilizado frente ao Sporting (2-0), no jogo que garantiu ao FC Porto a conquista do campeonato nesse ano.

Na época seguinte, estabeleceu-se no primeiro conjunto portista e desde aí se tornou uma peça importante no lado direito da defesa, totalizando 181 jogos ao longo de seis temporadas, em que somou cinco golos e 25 assistências.

"Agora é hora de escrever um novo capítulo da minha carreira profissional, mas espero que um dia os nossos caminhos se voltem a cruzar. Onde quer que esteja, sempre terão em mim um portista e sempre levarei o FC Porto no coração. Obrigado e até sempre", referiu ainda o jogador.

Em 2023, João Mário estreou-se pela principal seleção portuguesa frente ao Liechtenstein, em vitória por 2-0, na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, tendo realizado posteriormente mais duas partidas sob o comando do selecionador Roberto Martínez.

Durante o seu percurso sénior no FC Porto, conquistou dois campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira, contando ainda três internacionalizações pela seleção portuguesa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8