SAD 'azul e branca' revela ainda que o acordo "prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador".
O FC Porto acertou, esta quinta-feira, com a Juventus a venda do futebolista João Mário por 12 milhões de euros (ME), revelaram os 'dragões' em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD vem informar o mercado, associados, adeptos e simpatizantes, bem como o público em geral, que chegou a um acordo com a Juventus Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos do jogador profissional de futebol João Mário Neto Lopes pelo valor total de 12 ME", pode ler-se na nota.
A SAD 'azul e branca' revela ainda que o acordo "prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador", enquanto a FC Porto -- Futebol, SAD assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 5% do montante da transação.
Com a mudança para os italianos, João Mário, que soma três internacionalizações AA por Portugal, terá a sua primeira experiência no estrangeiro, ele que fez todo o seu percurso no FC Porto, à exceção de um empréstimo ao Padroense, em 2015/16, depois de ter ingressado no clube vindo da Sanjoanense, com nove anos.
"Portistas, chegou o momento de dizer adeus. Cheguei aqui ainda criança, com apenas nove anos e muitos sonhos por realizar. Saio ao final de 16 temporadas com o orgulho de ter defendido as cores deste clube que me deu absolutamente tudo e ao qual serei eternamente grato. Obrigado por me acolherem desde o primeiro dia e transformarem-me na pessoa que sou hoje", agradeceu João Mário, em vídeo publicado na sua conta oficial da rede social Instagram.
Nas camadas jovens portistas, esteve na equipa sub-19 que conquistou a Youth League em 2019 e foi campeão nacional de juniores no mesmo ano, a última vez que os 'azuis e brancos' conquistaram o título no escalão.
Pela mão de Sérgio Conceição, que adaptou o jogador de extremo para lateral, estreou-se pela equipa principal na fase final da época 2019/20, ao atuar como suplente utilizado frente ao Sporting (2-0), no jogo que garantiu ao FC Porto a conquista do campeonato nesse ano.
Na época seguinte, estabeleceu-se no primeiro conjunto portista e desde aí se tornou uma peça importante no lado direito da defesa, totalizando 181 jogos ao longo de seis temporadas, em que somou cinco golos e 25 assistências.
"Agora é hora de escrever um novo capítulo da minha carreira profissional, mas espero que um dia os nossos caminhos se voltem a cruzar. Onde quer que esteja, sempre terão em mim um portista e sempre levarei o FC Porto no coração. Obrigado e até sempre", referiu ainda o jogador.
Em 2023, João Mário estreou-se pela principal seleção portuguesa frente ao Liechtenstein, em vitória por 2-0, na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, tendo realizado posteriormente mais duas partidas sob o comando do selecionador Roberto Martínez.
Durante o seu percurso sénior no FC Porto, conquistou dois campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira, contando ainda três internacionalizações pela seleção portuguesa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.