Anatoliy Trubin interveio com um discurso.
1 / 8
O guarda-redes do Benfica Anatoliy Trubin participou este sábado numa manifestação de apoio à Ucrânia, em Lisboa.A concentração, organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal, começou às 15h00, no Rossio. O guarda-redes ucraniano dos encarnados interveio com um discurso.Este sábado, assinalam-se os dois anos da invasão russa com marchas de apoio à Ucrânia em diversos pontos do País. "Obrigado, Portugal"
Entre bandeiras da Ucrânia e também algumas de Portugal e da União Europeia, as centenas de pessoas concentradas no Rossio apelaram a "uma vitória justa" e disseram "muito obrigado, Portugal", além de terem entoado os hinos dos dois países.
Empunhando vários cartazes, nos quais se podia ler "O único caminho para a paz - vitória da Ucrânia" ou "Por um amanhã sem guerra. Juntos pela Ucrânia", os manifestantes marcharam até à Câmara de Lisboa, numa iniciativa organizada pela Embaixada da Ucrânia em Lisboa e pela Associação dos Ucranianos em Portugal.
"Hoje [este sábado] começamos a nossa manifestação em Lisboa e outras cidades com uma palavra de 'obrigado, Portugal'. Isto não são só palavras, significa que Portugal foi um exemplo [na forma] como acolheu e ajudou os ucranianos que necessitam a sobreviverem de um genocídio", disse à Lusa o presidente da associação.
Pavlo Sadokha frisou que esta iniciativa pretendeu "em primeiro lugar agradecer a todos que ajudaram a Ucrânia" e destacou as declarações dos "representantes mais altos do povo português", como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República.
O responsável destacou o processo de acolhimento dos ucranianos em Portugal, que "correu muito bem" nestes dois anos, e deu conta de que "não há dados concretos sobre quantos ucranianos regressaram à Ucrânia", estimando-se que entre 1.500 e 2.000 tenham voltado ao país, ainda em guerra.
O responsável sustentou que os ucranianos vão "continuar até uma vitória justa para a Ucrânia" e frisou que o Governo "já disse o que é preciso para defender" o país.
"Em primeiro lugar teremos de ter um apoio político. Em segundo temos de ter apoio militar, porque temos soldados ucranianos com coragem e vontade de defender a nossa pátria, mas sem defesa, armamento, aviões, canhões, tanques não vamos conseguir, porque a potência da Rússia é muito superior à da Ucrânia", precisou.
Também Oleksandra, que vive em Portugal há cerca de sete anos, considera que "o essencial é que a guerra acabe o mais rapidamente possível", mas para tal é preciso "muito mais ajuda" e, no caso de Portugal, o apoio poderia passar por enviar para a Ucrânia aviões F16 e financiamento para armamento.
Com família na Ucrânia, Oleksandra esteve no seu país de origem em janeiro. "A guerra sente-se em todo o lado, há militares nas ruas, há pessoas que perderam braços ou pernas, há pessoas que perderam familiares e amigos", contou.
Lisa Rizol tem 14 anos e chegou a Portugal, juntamente com a mãe, em março de 2022. Tem como sonho que a guerra acabe e voltar para o país natal, onde ficaram o pai e os avós.
Apesar de estar só há dois anos em Portugal, fala português e congratula-se com a ajuda que sempre teve em Lisboa, apesar de não esquecer que está noutro país.
Depois de ir de Kiev para Lisboa, onde reside há cinco anos, Oleksandra Kostiuk afirmou hoje à Lusa que se assinala uma "data triste", de um conflito que tem "dois anos em grande escala, mas no fundo são 10 anos de guerra na Ucrânia".
"O maior desejo é a vitória e paz em todo o território. A Ucrânia tem que continuar a existir como nação livre forte", disse.
Com familiares a viver na Ucrânia, a jovem referiu que "a guerra continua a fazer parte da vida deles, mesmo em territórios que não são diretamente afetados".
"Não existe vida pacífica na Ucrânia, cada um continua a sentir-se ameaçado pela invasão russa", frisou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.