page view

"Decido se avanço para a semana": Luís Filipe Vieira em entrevista ao NOW sobre candidatura à presidência do Benfica

Ex-líder do Benfica lançou 'farpas' a Rui Costa, garantindo que o clube "não teve liderança".

01 de agosto de 2025 às 19:29

Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica e possível candidato às eleições do clube em outubro deste ano, está no NOW para uma entrevista exclusiva. O ex-presidente das 'águias' começou por agradecer à equipa técnica e aos jogadores pela "maravilhosa vitória" na Supertaça, nesta quinta-feira, e pela "grande alegria que deram aos benfiquistas".

"Já devia ter sido na final da Taça, mas coisas extra futebol fizeram com que o Benfica não ganhasse a Taça. E quero também desejar as maiores felicidades na quarta-feira. Queremos é vitórias", disse. 

Luís Filipe Vieira não quebrou o 'tabu' quanto à candidatura à presidência do clube das 'águias', dizendo que não tomará esse passo de forma leviana. "Todos os dias, quando vou fazer a barba, olho-me ao espelho e pergunto 'vais candidatar-te ou não?' Os benfiquistas já me conhecem (...) poderei estar disponível, mas quando quiser dar esse passo tenho de ter a certeza. Primeiro vou resolver os problemas. Quero ter a certeza que terei competitividade para ser campeão e ter objetivos muito claros para o Benfica".

O ex-líder do Benfica lançou 'farpas' a Rui Costa, garantindo que o clube "não teve liderança. Perdeu influência nos órgãos competentes da FPF, da Liga. Influência no bom sentido".

"Em 4 anos, as pessoas que estão lá destruíram uma organização que estava montada. Ninguém sentiu a minha saída do Benfica. Tudo funcionou normalmente e estava planeado. Não foi assim que as coisas aconteceram", asseverou.

"Quero o meu clube no caminho certo. Não vou esquecer o que eu percorri nos primeiros 10 anos da minha vida no Benfica. As pessoas nem imaginam. Quando fomos campeões em 2004/05, tive a coragem de dizer que foi mau ser campeão. Só houve condições para lutar pelo título em 2009 ou 2010. A última década foi a melhor de todas", acrescentou o ex-presidente do Benfica.

Luís Filipe Vieira disse que na "Federação, é tudo Sporting, é tudo verde". "O presidente do Conselho de Justiça foi indicado pelo Sporting, o presidente do CD é mulher deste. O vice-presidente do CD, advogado do Sporting. Rui Caeiro é 'vice' para a arbitragem. Dr. José Carlos oliveira, ex-diretor jurídico no Sporting, é diretor jurídico na FPF", disse.

O ex-líder do Benfica asseverou que foi Rui Costa "que permitiu esta situação".

Vieira acusou ainda Pedro Proença de estar a pender para o lado do Sporting e disse que o presidente da Liga chegou a alicia-lo "para determinado candidato não se candidatar".

"O que aquele senhor fez, com a entrevista, é demasiado grave. Não fez nada na Liga, deixou a Liga com uma dívida brutal. Não pode brincar mais. Chegou a aliciar-me para determinado candidato não se candidatar. Tinha 15 mil euros de ordenado, carro e quando fosse para a UEFA ele é que ficava como presidente. O que lhe disse? Vou ver", disse o ex-líder das 'águias'.

Luís Filipe Vieira diz que está "à espera de uma resposta" para saber se avança para uma candidatura à presidência do Benfica. "Na próxima semana tenho essa resposta e, a partir daí, falo com as pessoas que estão comigo e preparo uma entrevista para dizer se sou candidato", disse.

O ex-líder do Benfica garantiu que, se for eleito presidente do clube, Bruno Lage não será despedido no dia a seguir, "é treinador do Benfica", garantindo que é com ele que quer ganhar.

Luís Filipe Vieira criticou o projeto 'Benfica District', dizendo que essa não é a prioridade do clube e que se deve olhar "para dentro do estádio".

"Temos um problema dramático com os Red Pass. Ficou tudo preparado para ter 75 mil lugares, só foi 65 mil por causa da UEFA. Há pais que não conseguem ter Red Pass para os filhos. O importante é olhar para dentro do estádio, tentar colocar mais 20 mil lugares... a engenharia tudo resolve. Chega aos 90 mil lugares. Temos que prestar melhor serviço na restauração e bares. Alterar a cobertura do estádio. A grande maioria das pessoas apanha chuva. Resolver o problema do estacionamento também. Este é um projeto só para eleições. Não tem fundamento nenhum para o Benfica", disse.

Em atualização

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8