page view

Mourinho tenta ultrapassar eliminatória da Liga dos Campeões mais de uma década depois

Treinador português disputou 29 eliminatórias da Liga dos Campeões em futebol.

15 de fevereiro de 2026 às 09:51

O português José Mourinho, atual treinador do Benfica, disputou 29 eliminatórias da Liga dos Campeões em futebol, pós fase de grupos, e qualificou-se numa maioria de 18 ocasiões, mas a última já há mais de uma década.

Para encontrar a derradeira vez em que o técnico luso, vencedor da 'Champions' em 2003/04, pelo FC Porto, e 2009/10, pelo Inter Milão, ganhou um duelo a eliminar na 'Champions' é preciso recuar a 2013/14, à primeira época da segunda passagem pelo Chelsea.

Nos 'quartos', face aos franceses do Paris Saint-Germain, os 'blues' começaram por perder por 3-1 no Parque dos Príncipes, mas, em Stamford Bridge, em 08 de abril de 2014, venceram por 2-0, seguindo em frente pela extinta regra dos golos fora.

O alemão André Schürrle, aos 32 minutos, e suplente francês Demba Ba, já aos 87, selaram o apuramento do Chelsea, que se tinha sagrado campeão europeu em 2012, liderado pelo italiano Robert Di Matteo, depois de suceder ao português André Villas-Boas.

Esta eliminatória é ainda a última da 'Champions' que José Mourinho conseguiu ultrapassar, uma vez que, depois disso, caiu quatro vezes consecutivas.

O Chelsea chegou às 'meias' de 2013/14, mas caiu perante o Atlético de Madrid (0-0 fora e 1-3 em casa), o que impediu Mourinho de defrontar o Real Madrid na final da Luz, e, em 2014/15, nos 'oitavos', sofreu a 'vingança' do PSG, também num duelo decidido pelos golos fora (1-1 fora e 2-2, após prolongamento, em casa).

Desde aí, o técnico luso só disputou mais duas eliminatórias, ambas dos oitavos de final: em 2017/18, pelo Manchester United, foi afastado pelo Sevilha (0-0 fora e 1-2 em casa) e, em 2019/20, pelo Tottenham, caiu perante o Leipzig (0-1 em casa e 0-3 fora).

Apesar de os últimos quatro duelos terem ditado outras tantas deceções, José Mourinho tem um balanço amplamente positivo em eliminatórias da 'Champions', pós fase de grupos, com 62,1% de aproveitamento, em vésperas do 30.º duelo, no reencontro com o Real Madrid, para o play-off de acesso aos 'oitavos'.

O destaque vai, claro, para as épocas 2003/04 e 2009/10, em que conseguiu o pleno, rumo ao título, primeiro, como 'dragão', superando Manchester United, Lyon e Deportivo e, depois, como 'nerazzurri', Chelsea, CSKA Moscovo e FC Barcelona.

Por FC Porto (três em três), Inter Milão (três em quatro), Real Madrid (seis em nove) e Chelsea (seis em 11) tem registo positivo, sendo que a sua especialidade são, claramente, os quartos de final: em oito presenças, seguiu oito vezes para as 'meias'.

Nos oitavos de final, também prevaleceu na maioria das ocasiões (oito em 13), sendo que o seu 'calcanhar de Aquiles' são, claramente, as meias-finais, fase em que 'tombou' seis vezes, para 'escassos' dois apuramentos.

Como não perdeu qualquer final, foram as 'meias' que lhe trouxeram os maiores dissabores, a começar, na primeira passagem pelo Chelsea, pelos dois desaires com o Liverpool, em 2004/05, com um golo polémico, e em 2006/07, nos penáltis.

No Real Madrid, esteve três anos e tombou em outras tantas meias-finais, em 2010/11 face ao FC Barcelona, culpa de um 'bis' de Lionel Messi no Bernabéu, em 2011/12 frente ao Bayern Munique, novamente nos penáltis, e em 2012/13, com surpresa, face ao Borussia Dortmund (1-4 fora e um insuficiente 2-0 caseiro).

Agora, muitos anos depois dessas grandes batalhas, vai voltar a decidir uma eliminatória no Santiago Bernabéu, mas como forasteiro, pelo Benfica, num confronto, de acesso aos 'oitavos', que se começa a jogar na terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa.


    

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8