page view

MP pede afastamento do Benfica das competições desportivas no âmbito do caso dos emails

Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves foram acusados no caso. Rui Costa não foi criminalmente responsabilizado.

15 de outubro de 2024 às 13:43

O Ministério Público (MP) pede o afastamento do Benfica das competições desportivas no âmbito do caso dos emails e pede que o atual presidente do Benfica, Rui Costa, testemunhe contra a Benfica SAD.

O MP deduziu a acusação do processo dos emails contra Luís Filipe Vieira, ex-presidente do clube, Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico das águias, e antigos dirigentes do Vitória de Setúbal - Fernando Oliveira, Vítor Soeiro Valente e Paulo Grencho - por corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal.

As SAD's do Benfica e do Vitória de Setúbal estão acusadas da prática dos crimes de oferta, recebimento indevido de vantagem e fraude fiscal qualificada, além de corrupção ativa por parte dos encarnados e corrupção passiva do lado do clube de Setúbal.

O Ministério Público, num documento de mais de 300 páginas que o CM teve acesso, pede ainda que o Benfica pague uma indemnização de cerca de 900 mil euros por lucros ilícitos; já o Vitória de Setúbal terá de pagar 1 milhão e 600 mil euros pela mesma razão. Terão sido utilizadas faturas falsas que os arguidos inseriam na contabilidade da SAD do emblema encarnado, o que resultava em vantagens patrimoniais avultadas para a SAD. 

Segundo apurou o CM, o Sporting e o FC Porto podem constituir-se assistentes contra o Benfica.

Desconhece-se o período que o MP pretende que tanto o Benfica como o Vitória de Setúbal estejam afastados das competições desportivas.

O Ministério Público quer afastar Luís Filipe Vieira de qualquer atividade desportiva, pelo que o ex-presidente do clube não poderá voltar a candidatar-se à presidência das águias. A Federação Portuguesa de Futebol já foi notificada do pedido de suspensão.

O MP pretende a presença de 17 pessoas para testemunhar contra a Benfica SAD - Rui Costa, atual presidente dos encarnados, e Domingos Soares de Oliveira, ex-administrador da SAD, estão entre os escolhidos.

A acusação adianta que não conseguiu demonstrar a prática de corrupção e adulteração de resultados desportivos por parte da Benfica SAD.  

Recorde-se que os emails em causa foram denunciados pelo FC Porto através do Porto Canal, em 2017. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8