País prestou ontem sentida homenagem aos irmãos Diogo Jota e André Silva. O funeral realiza-se esta manhã. Mas não será o último adeus. Diogo e André ficarão para sempre no coração de todos.
Portugal e o mundo do futebol em lágrimas: Diogo Jota deixa um percurso de conquistas dentro e fora de campo
CMTV
Uma família abraçada na dor, em pranto, em torno da mãe de Diogo Jota e André Silva, ao início da manhã, à porta da capela da Ressurreição, em Gondomar. Alberto, avô materno de ambos, não conseguia conter a comoção. “Isto é um roubo”, desabafou, em desespero. A primeira hora de velório, junto das urnas, foi apenas para os familiares mais próximos. Um grito cortante de enorme sofrimento, dentro da capela, foi ouvido no exterior.
Ainda antes de começarem a chegar inúmeras coroas de flores brancas - incluindo do FC Porto -, o agente Jorge Mendes entrou, pelas 10h55, para acompanhar a família ao longo de todo o dia. Cinco minutos depois, chegava o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que esteve junto dos mais próximos de Jota e André. Saiu em silêncio, 27 minutos depois. Os poucos que por ali passavam - os acessos à capela e à igreja estavam restritos - não deixavam de demonstrar solidariedade para com a família devastada.
“Meu Deus, que tragédia para estes pais”, comentou uma idosa a caminho do cemitério. Depois veio Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Proença, André Villas-Boas, treinadores, jogadores de vários emblemas e gente, muita gente anónima, aguardando a sua vez para entrar na capela. Uns com coroas, outros com ramos de flores, cachecóis, bandeiras, camisolas, corações.
Diogo Jota e André Silva perderam a vida quinta-feira de madrugada, em Espanha, ao volante de um Lamborghini, que se despistou ao quilómetro 65 da A-52, na zona de Zamora. Encontraram a morte a caminho de Inglaterra, mas é difícil, para familiares, amigos, conhecidos, anónimos, ganhar essa consciência. Sofre-se a perda em silêncio, de lágrimas no rosto, em angústia. “Como é possível? Como foi possível?”.
Perguntas sem resposta que vão perdurar na memória de todos, amantes ou não do futebol. Duas vidas que se perderam na flor da idade. Não faz sentido. “Deve haver um propósito maior, mas eu não consigo vê-lo”, disse Jurgen Klopp, que treinou Diogo Jota no Liverpool. Sim, deve haver um propósito, mas na sexta-feira, em Gondomar, em Portugal, no Mundo inteiro, ninguém o conseguiu ver.
Liverpool comitiva
Uma comitiva do Liverpool chegou em peso à Capela da Ressurreição, em Gondomar, pelas 17h30 de sexta-feira: Billy Hogan, CEO dos ingleses, seguido do dono, Michael Edwards, e do diretor-desportivo, Richard Hughes, assim como restantes elementos dos reds. Hoje deverão participar nas cerimónias fúnebres.
Cerimónias fúnebres
A missa de corpo presente será celebrada pelas 10h00 desta manhã, na Capela da Ressurreição, pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Pote e Salvador
Após o encerramento da Capela da Ressurreição ao público em geral, chegaram ao local outras figuras do futebol português, como o presidente do Sp. Braga, António Salvador, e o jogador do Sporting Pedro Gonçalves.
Sandra Madureira no velório
Sandra Madureira, mulher de ‘Macaco’, o ex-chefe da claque dos Super Dragões, que se encontra em prisão preventiva, marcou presença na homenagem a Diogo Jota e André Silva. A mulher de Fernando Madureira, também ela arguida no processo ‘Operação Pretoriano’, esteve na Capela da Ressurreição durante cerca de 30 minutos. A sentença do caso será conhecida já no próximo dia 31 de julho. O Ministério Público pede penas superiores a cinco anos para ambos os membros do casal. Os seis arguidos estão acusados de 19 crimes, entre os quais coação e ameaça agravada.
Bernardo Silva marca presença
Bernardo Silva, companheiro de Seleção de Diogo Jota e jogador do Manchester City e internacional português, chegou ao velório no fim da tarde. Foi das últimas caras conhecidas a marcar presença na Capela da Ressurreição. Pouco depois, pelas 19h30, as portas da capela encerraram. José Fonte, Adrien Silva, Fabinho, Thiago Alcântara, André Silva, Diogo Dalot e Jota Silva foram outros jogadores que se deslocaram a Gondomar para uma última homenagem a Diogo Jota, assim como vários treinadores, como Vasco Seabra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.