page view

Rui Borges taxativo: "Temos de ganhar em Arouca com ou sem neve"

Técnico do Sporting assume que os jogadores vão ter de superar as condições adversas que vão encontrar este sábado. E garante que a equipa já “mudou o chip” da Champions para a Liga. Até porque exige concentração máxima.

24 de janeiro de 2026 às 01:30

“Temos de ganhar e queremos muito ganhar, seja com neve, sem neve, com chuva ou sem chuva”, assume Rui Borges, sem temer as condições adversas que a equipa do Sporting vai encontrar este sábado em Arouca.

O lema está dado pelo técnico, que acredita que os seus jogadores vão enfrentar, com sucesso, as baixas temperaturas durante o jogo (entre 4°C e 6°C). “Espero, e acredito, que estejam preparados para essa exigência seja com neve, bola cor de laranja, amarela, o que for”.  

A Liga de Clubes está atenta às consequências da depressão Ingrid em Arouca e já tem os relatórios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera ( IPMA), que afastou a possibilidade da queda de neve na zona do estádio. Independentemente das condições climatéricas, a estratégia já está definida. “Se tiver de ser de fato de macaco, será, se tiver de ser de calções e t-shirt, será. Acho que eles percebem bem a responsabilidade”, confessou o técnico, que confia no seu plantel. Ainda assim, reconhece as dificuldades na preparação da visita a Arouca. “Não se prepara porque não temos neve. Vamos tratar de neve artificial aí para a malta... Estou a rir-me mas é uma boa pergunta.” Em Alcochete não nevou, mas choveu torrencialmente, no último treino da equipa, antes do jogo. “Chuva forte, fria, a malta parada fica logo congelada. Começam logo ‘está bom, está bom’. Querem é acabar o treino”, revela o treinador.

Os alertas de Rui Borges são constantes ao plantel, principalmente na ressaca da vitória histórica frente ao PSG, campeão europeu, na Liga dos Campeões (2-1). “É mostrar, tentar, com o diálogo, mudar esse chip que tanto falamos. O campeonato é que é a nossa Liga dos Campeões. Exigência grande, mau tempo”.

Confiança não falta em Alcochete, apesar do atraso de 7 pontos para o FC Porto. “Falta a 2.ª volta e a exigência é para toda a gente. Para sermos novamente campeões, não chega fazer o que fizemos na época passada. temos de ser extraordinários. Temos sido muito bons, mas não está a chegar. Vamos à procura de ser perfeitos e, no fim, logo se verá. Quem ganha tem sempre mérito”. sublinha o técnico.

“Suárez? Ninguém é insubstituível”

Luis Suárez está em alta na Europa, devido ao bis ao PSG na Champions. A exibição do avançado despertou os tubarões europeus, ainda com o mercado em aberto. “Jogador importantíssimo, mas para mim ninguém é insubstituível. Acredito que é um avançado para muitos anos, pelo menos para acabar a época. Mas se o Sporting achar que alguma coisa extraordinária vai acontecer e que não dá para segurar o Luis, arranjamos solução. Não está um, está outro”, garante Rui Borges.

Pote regressa mês e meio depois

Pedro Gonçalves volta a ser opção para Rui Borges, um mês e meio depois da lesão muscular, contraída no dérbi com o Benfica, no início de dezembro. O internacional português pode jogar alguns minutos frente ao Arouca, numa altura em que tem quatro amarelos no campeonato e está em risco de suspensão. Caso hoje veja mais um amarelo, Pote falha a receção ao Nacional (1 de fevereiro), mas fica com a ficha limpa para o clássico com o FC Porto, líder da Liga ( 09/02). Pelo meio (05/02), o Sporting joga com o AVS para a Taça de Portugal.

Hjulmand volta após castigos

Morten Hjulmand recupera a titularidade após cumprir castigos, sim, castigos. Falhou o jogo com o Casa Pia do campeonato e, logo a seguir, com o PSG, da Liga dos Campeões, ambos por motivos disciplinares. “É o nosso líder em campo, o capitão, um exemplo para todos. Consegue transportar a equipa, puxá-la para o rumo certo, energia certa, dinâmica certa”, referiu Rui Borges, que destacou o momento de forma do médio. “Para mim, está como nunca esteve. E, além da sua qualidade técnica e tática, é um jogador importantíssimo”.

PORMENORES

Diomande convocado

Diomande está apto e foi convocado para o jogo com o Arouca. O central falhou os encontros com o Casa Pia e PSG, após ter voltado da CAN com uma lesão muscular.

Faye inscrito

Souleymane Faye, o mais recente reforço do Sporting, foi inscrito na Liga de Clubes, a tempo de ser opção para Rui Borges no encontro com o Arouca. O extremo senegalês, de 22 anos, deve começar o jogo no banco.

Arouca veste fato-macaco

“O Sporting venceu o campeão europeu e está muito motivado”, reconheceu Vasco Seabra, técnico do Arouca, que prometeu uma equipa de “fato-macaco” para travar o Sporting.

Nuno Santos perto de treinar

Nuno Santos vai regressar aos treinos, integrado com o plantel, na próxima semana, após 15 meses de paragem devido a uma lesão grave no joelho direito. “Fico muito feliz se acontecer. Tenho quase a certeza que sim, se Deus quiser”, anunciou Rui Borges, sem revelar quando o ala estará disponível para voltar à competição.

Ioannidis só em fevereiro

Rui Borges acredita que Ioannidis vai recuperar da lesão no joelho esquerdo a tempo do jogo com o Nacional (1 de fevereiro).

St. Juste: "melhor sorte" no futuro

“Não tenho que justificar nada. É desejar-lhe a melhor sorte do mundo”, disse o técnico sobre a rescisão do central.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8