"O jogo mais importante é o da Irlanda", garantiu Fernando Santos, mas a matemática pode justificar outras contas.
1 / 3
Fernando Santos não confirmou nem desmentiu se vai poupar algum dos seis jogadores que estão em risco de falhar a partida com a Sérvia, no domingo, se virem um cartão amarelo na visita desta quinta-feira à República da Irlanda. "O jogo mais importante é o da Irlanda", garantiu o selecionador nacional, mas a matemática pode justificar outras contas.
Com 16 pontos, menos um do que a Sérvia, que tem mais um jogo, Portugal acerta esta quinta-feira o calendário. Mas mesmo que vença na Irlanda (ficaria com 19 pontos), a Seleção Nacional estará sempre proibida de perder o último jogo, na Luz, frente à Sérvia (vencendo fica com 20). Daí que o selecionador possa resguardar João Cancelo, Rúben Dias, Palhinha, Diogo Jota (habituais titulares), José Fonte e Renato Sanches para o encontro decisivo de domingo.
"Confio em todos os jogadores. Mais do que levar ou não levar amarelo, há que pensar também naquilo que é a forma de estar em campo. Os jogadores quando entram em campo vão para dar tudo, não duvido disso. Mas quando sabes que há um cartão, pode condicionar de alguma forma", admitiu Fernando Santos, de 67 anos, alongando-se sobre o tema quando questionado se há espaço para poupar João Cancelo face à ausência de Nuno Mendes (ver Pormenores): "Não é assim tão linear. Há jogadores que têm um perfil próprio, como pessoa e atleta, que lhes permite encarar situações de maneiras diferentes. Não se irritam, não se enervam. É nessa base que irei escolher."
PORMENORES Dois empates chegam
Portugal parte para as jornadas decisivas sabendo que basta empatar os dois jogos que faltam, esta quinta-feira com a República da Irlanda e no domingo com a Sérvia. Nesse cenário, a Seleção Nacional acabaria o grupo com os mesmos 18 pontos dos sérvios, tendo vantagem no desempate. Mesmo que vença esta quinta-feira, ficando com 19 pontos face aos 17 da Sérvia, Portugal não pode perder o último jogo.
Nuno Mendes castigado
Nuno Mendes cumpre esta quinta-feira um jogo de suspensão, mas mesmo assim Fernando Santos não convocou outro lateral-esquerdo de raiz. Com a Irlanda o lugar será ocupado por João Cancelo (em risco de exclusão), Diogo Dalot ou Nélson Semedo, três laterais-direitos habituados a jogar na outra faixa, como Fernando Santos salientou esta quarta-feira.
Cancelo é o melhor lateral
"Acho seguramente que o Cancelo é o melhor lateral do Mundo, pelo menos na minha perspetiva", disse esta quarta-feira Fernando Santos. O jogador tem estado em evidência no City, com várias assistências, mas pode ser poupado esta quinta-feira.
"Jogo duro" contra equipa "competitiva"
"Sabemos que vai ser um jogo duro, muito disputado, contra uma equipa forte, competitiva. Vou analisar bem e acredito muito nos jogadores que tenho. Vamos colocar uma equipa forte por ser um jogo muito importante", garantiu Fernando Santos. "Temos de ter os equilíbrios certos, circular a bola, recuperar bem e eliminar possibilidades de contra-ataque", referiu o selecionador.
Bernardo Silva não viaja para descansar
Bernardo Silva não vai jogar com a Irlanda, anunciou esta quarta-feira Fernando Santos. "Chegou cansado, queixoso. Está a recuperar bem e acreditamos que estará em condições de jogar aqui com a Sérvia. Nem vai viajar connosco", disse o selecionador.
Atenção especial às bolas paradas
Fernando Santos admitiu que as bolas paradas são "algo que temos de trabalhar sempre", mas avisou: "A Irlanda não é só uma equipa forte nas bolas paradas, se acharmos isso, vamos passar dificuldades. Temos de jogar melhor do que eles."
CR7 pode bater outro recorde
Cristiano Ronaldo leva 13 golos em 2021 pela Seleção Nacional. Se bisar esta quinta-feira frente à Irlanda, o avançado consegue o seu melhor ano em termos de golos pela equipa das Quinas. O melhor registo do goleador português foi em 2019, ano em que conseguiu marcar 14 golos.
Rui Jorge testa positivo à Covid
Rui Jorge, selecionador nacional dos sub-21, está infetado com Covid-19, informou a Federação Portuguesa de Futebol através do seu site oficial. O técnico vai assim falhar os dois jogos da Seleção frente ao Chipre, esta sexta-feira e na terça-feira, dia 16, de qualificação para o Campeonato da Europa de 2023.
Romeu Almeida estará no banco de Portugal nos jogos frente aos cipriotas. Em comunicado oficial, a Federação afirmou que "foi realizada uma nova ronda de testes rápidos a todos os elementos da comitiva nacional, não tendo sido detetada mais nenhuma infeção."
Este é mais um caso de Covid-19 a assolar a Federação Portuguesa de Futebol. Recorde-se que João Cancelo falhou o Campeonato da Europa depois de ter testado positivo já no estágio da Seleção Nacional em Budapeste. Também Jorge Braz, selecionador de futsal, ficou infetado poucos dias depois de ter conquistado o Mundial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.