Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

"Simples como as pombas e prudentes como as serpentes"

Fernando Santos revela segredo do sucesso de Portugal.
Leonel Lopes Gomes e Lusa 11 de Julho de 2016 às 01:01
Portugal Campeão Europeu
Portugal Campeão Europeu FOTO: Pedro Ferreira
O selecionador de Portugal, Fernando Santos, recordou o trajeto de Portugal na fase final do campeonato da Europa de futebol, que começou em Saint-Étienne e culminou no domingo em Paris com a conquista do título.

O timoneiro da turma das quinas revelou as bases do sucesso, citando a Bíblia. "Fomos simples como as pombas, prudentes como as serpentes", afirmou, em conferência de imprensa, o treinador de 61 anos.




"Quero deixar uma palavra ao especial ao presidente Fernando Gomes pela confiança que sempre depositou em mim. Não esqueço que comecei com um castigo de oito jogos, a toda a direção e aos que viveram comigo estes meses. Aos jogadores, quero dizer mais uma vez que tenho enorme orgulho em ter sido seu treinador a estes e aqueles que não estiveram presentes, também é deles esta vitória", prosseguiu o selecionador, que leu uma carta com vários agradecimentos. 

O selecionador português prosseguiu os agradecimentos, recordando a memória do malogrado pai.

"O meu desejo pessoal é ir para casa, dar um beijo do tamanho do mundo à minha mãe, mulher, filhos, ao meu neto, ao meu genro e minha nora e ao meu pai, que, junto de Deus, está seguramente a celebrar. A todos os amigos, um abraço muito apertado de obrigado pelo apoio, mas principalmente pela amizade", afirmou.

Conhecido pela sua fé, o líder da seleção reforçou essa convicção: " Por último, mas em primeiro, quero ir falar com o meu maior amigo e sua mãe, dedicar-lhe esta conquista e agradecer por me ter convocado e agradecer por me ter concedido o dom da sabedoria, da perseverança e humildade para guiar esta equipa, com ele a ter-me iluminado e guiado. Por tudo o que espero e desejo seja para glória de seu nome", concluiu.

Portugal sagrou-se campeão da Europa de futebol, pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.
 
Portugal Fernando Santos Fernando Gomes desporto futebol euro2016
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)