page view

"Temos de fazer mais na segunda volta": Rui Borges ainda acredita no tricampeonato

Técnico admite que o FC Porto está forte, mas acredita que o Sporting pode fazer melhor e continuar a sonhar com a conquista do tricampeonato.

16 de janeiro de 2026 às 01:30

“Fizemos 42 pontos, temos de fazer mais na segunda volta porque não chegou para estarmos em primeiro. Temos de ter isso bem cientes, o nosso objetivo será fazer melhor e temos de o fazer”, disse Rui Borges na antevisão do jogo desta sexta-feira com o Casa Pia, no estádio José Alvalade.

O técnico do Sporting assume que o atual líder, o FC Porto, está “a fazer uma época fora do normal” e por isso diz que a segunda volta tem de ser melhor para manter o sonho do tricampeonato sem esquecer as outras provas: “O que fizemos não chega para sermos novamente campeões. Temos uma eliminatória com o AVS para jogar em nossa casa [Taça de Portugal]. Vamos lutar ao máximo por esses dois objetivos e fazer o melhor possível na Liga dos Campeões”.

Os maus resultados nos dois últimos jogos (empate com o Gil Vicente 1-1 para a Liga e derrota 2-1 com o V. Guimarães, na Taça da Liga) já estão ultrapassados até porque houve tempo para treinar e recuperar jogadores. “A semana foi muito boa, não conseguimos estar presentes numa final. Deu para ter algum descanso, era mesmo necessário. Fiquei feliz pela resposta da equipa. Senti os treinos mais normais, a competitividade do treino deixa-me mais feliz, precisava de sentir isso. Não pela derrota, mas por tudo o que estava a acontecer. Pela primeira vez estava um bocado abatido por termos tanta gente de fora”.

Sobre o Casa Pia, Rui Borges reconhece tratar-se de uma equipa “muito intensa” à imagem do seu novo treinador, Álvaro Pacheco. “É sempre difícil dizer de que forma se vai apresentar em termos estratégicos. Podemos focar-nos em pequenas coisas, uma equipa muito intensa, com bons jogadores em contra-ataque, vamos ter de resolver dentro das nossas dinâmicas e continuarmos a dar seguimento ao que tem sido o nosso crescimento”.

E TAMBÉM

Mais uma lesão

O defesa-central Diomande é o mais recente lesionado no plantel do Sporting. “O Diomande está aleijado. Está fora do jogo. Não sei por quanto tempo. Já disse ao doutor que estou dormente, já me podem picar à vontade. Veio da seleção lesionado. Pote e Fotis [Ioannidis]? Estão os dois fora para já”, revelou Rui Borges.

St. Juste de fora

O central St. Juste não entra nos planos de Rui Borges apesar das ausências de centrais devido a lesão. “Não faz parte da equipa principal do Sporting”, disse.

Dupla de regresso

Os defesas Debast e Ricardo Mangas estão recuperados e entram no lote de opções para o jogo com o Casa Pia. “Vão estar limitados no tempo de jogo. Possivelmente podem estar para jogo”, disse o técnico leonino.

Pormenores

Rodrigo Ribeiro ruma ao Augsburgo

O avançado Rodrigo Ribeiro deixou o Sporting para se juntar por empréstimo aos alemães do Augsburgo. “Cresceu imenso, admiro-o. Não perspetivávamos que saísse”, salientou o técnico.

Nuno santos ainda sem data

O regresso de Nuno Santos está atrasado, como revelou Rui Borges: “Trata-se do processo da lesão e perceber que tem de passar etapas. Toda a gente sabia que a recuperação ia ser mais demorada.”

Morita e Matheus não saem

Rui Borges garantiu que Morita e Matheus Reis, ambos em final de contrato, não vão sair do Sporting neste mercado de transferências, apesar de haver vários interessados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8