page view

Portugal conquista primeiro pódio nos Mundiais sub-23 e juniores de canoagem

No sábado, Portugal vai ter 12 meias-finais em provas de 200 e 500 metros, durante a manhã, e uma final A e três B, à tarde.

25 de julho de 2025 às 19:11

Portugal conquistou, esta sexta-feira, a sua primeira medalha nos Mundiais de canoagem de pista de sub-23 e juniores, com Pedro Casinha a garantir o bronze em K1 200 metros entre os mais velhos, em Montemor-o-Velho.

O primeiro dia de finais no Centro de Alto Rendimento ficou marcado pelo vento, na parte da tarde, quando se disputaram as finais, que resultou em praticamente dois campeonatos distintos, o de verdadeira competição pelos pódios entre as pistas um e quatro, protegidas, enquanto da cinco à nove os atletas lutavam contra os adversários e a nortada.

Pedro Casinha, que tinha sido campeão do mundo em juniores desta distância, largou da pista cinco, mas não foi tão rápido quanto o habitual, acabando por ser terceiro, em 36,37 segundos a dois centésimos da prata do norueguês Lucas Roesten e a 27 do vencedor, o sérvio Strahinja Dragoslavljevic.

Recentemente bronze europeu em K1 200 metros, o júnior Hugo Carvalho era esperança de medalha, porém, igual largada tardia e sair da pista sete não lhe permitiram ir além da quinta posição, a 98 centésimos de segundo do sérvio Ognjen Kramer, que chegou ao ouro, e que largou na pista um, destinada aos piores registos rumo à final, a par da nove.

Na pista oito, o K4 500 dos sub-23 Ricardo Gonçalves, Bruno Brasileiro, Rafael Oliveira e Duarte Cerdeira acabou em sexto, enquanto a formação júnior composta por Ianis Bebiano, Martim Conceição, José Matos e Dinis Martins, que largou da seis, terminou em nono.

Em sétimo ficaram Ana Batista, Ana Brito, Ana Rodrigues e Clara Duarte, na regata de K4 500 metros de sub-23, depois de também partirem da pista sete.

Em termos de finais B, ficou a sensação de que o K4 500 metros júnior de Mariana Marinha, Sofia Marques, Lara Martins e Mercedes poderia ter ido além do 10.º, ao vencer a regata, em 1.37,91, superando República Checa e China, as mais diretas perseguidoras.

O quarteto, integrado por três atletas ainda em idade de cadete, com 15 anos, tinha falhado o acesso à regata das medalhas por apenas três décimas.

De resto, David Macedo levou a sua C1 500 metros a 16.º, a mesma posição de Margarida Gomes em K1 1.000, enquanto a sub-23 Maria Gomes, em K1 1.000, e os juniores Ianis Bebiano, Martim Conceição, José Matos e Dinis Martins, em K4 500, terminaram em 18.º, fechando o grupo.

No sábado, Portugal vai ter 12 meias-finais em provas de 200 e 500 metros, durante a manhã, e uma final A e três B, à tarde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8