A obra de asfaltamento da estrada Bironque-Farim fez-se, mas foi preciso correr sangue. O PAIGC tudo fez para impedir a ligação a Bissau.
Com 21 anos feitos em Março, no dia 22 de Abril de 1969 apresentei--me nas Caldas da Rainha, RI 5, para fazer a recruta do curso de Sargentos Milicianos. No dia 5 de Julho fui para a EPA de Vendas Novas para tirar a especialidade de Atirador. Na condição de cabo miliciano tirei o curso de Minas e Armadilhas em Tancos.
Foi aqui que soube que ia para a Guiné. No dia 8 de Dezembro embarquei no navio ‘Funchal' para a Madeira - ia apresentar-me no BAG 2, onde se formou a CART 2732 que integrei como furriel miliciano. Ao meio-dia de dia 13 embarcámos no navio ‘Ana Mafalda' para a Guiné.
A CART 2732 foi para Mansabá, a cerca de 90 km a norte de Bissau, em direcção a Farim. Mansabá era um ponto importante do norte da Guiné, ali confluíam as picadas de Bissorã e Bafatá, bem como a estrada de Mansoa para Farim.
No interior do triângulo Mansoa, Mansabá e Bissorã ficava a importante base do PAIGC do Morés. Em Novembro de 1970 começaram as obras de asfaltamento do troço Bironque/Farim da estrada Mansabá-Farim. O PAIGC tudo fez para impedi--las. Era a única via de ligação a Bissau por terra. Mansabá tornou-se para nós num ponto estratégico, com companhias de pára-quedistas, comandos e artilharia. Dali saíam forças helitransportadas para fazerem operações na zona do Morés, praça-forte do PAIGC.
MORRERAM CAMARADAS
Na sua estratégia de desmoralização de militares e civis, o PAIGC flagelava, quase diariamente, com morteiros, RPG e armas ligeiras os locais dos trabalhos, a povoação e o quartel de Mansabá. Num desses ataques, a 12 de Novembro de 1970, houve 14 mortos entre a população e feridos nas nossas tropas. A estrada fez-se, mas à custa de muito sangue, suor e lágrimas. Morreram cinco camaradas. Alguns dos militares da minha companhia foram feridos mais do que uma vez, mas voltavam sempre com valentia à actividade operacional.
No dia 19, ao fim de 23 meses e dois dias de comissão, embarcámos num boeing dos TAM com destino a Lisboa. Cheguei a casa, nos arredores do Porto, no dia 20 de Março de 1972, à beira de completar 24 anos. Passei à situação de disponibilidade no dia 11 de Abril, ao fim de três anos, menos 10 dias, de tropa.
OS EFEITOS DE UMA MINA ANTICARRO
Durante a noite, guerrilheiros do PAIGC punham armadilhas e minas antipessoais na zona dos trabalhos na ligação de Farim a Bissau. A 6 de Dezembro de 1971, na CART 2732, tivemos dois mortos numa emboscada a uma coluna auto em Mamboncó, na estrada Mansabá-Mansoa, e um condutor ferido pelo rebentamento de uma mina anticarro no Bironque, que destruiu a GMC que conduzia.
PERFIL
Nome: Carlos Esteves Vinhal
Comissão: Guiné (1970/72)
Actualidade: 62 anos; aposentado da Função Pública
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