Teresa Cupertino Miranda. Não há nada que lhe dê mais prazer do que deixar os homens ‘comerem poeira’ quando os ultrapassa com o seu Toyota Landcruiser. Aos 56 anos, esta mulher original publica em livro as suas aventuras. O Domingo Magazine mostra-lhe em primeira-mão.
Teresa Cupertino de Miran-da não é uma autora de livros mas edita agora um grande livro de autor e, com ele, conta-nos parte da sua vida a partir dos 40 anos. Teresa também não é uma fotógrafa e quando se fala com ela percebe-se isso de imediato. E é ela quem o afirma! Não se preocupa com os filmes ou com a câmara que utiliza. Não espera pela luz nem tão pouco anseia que não chova ou que o nevoeiro parta. Retrata a realidade com a franqueza comovente de quem estava no momento certo onde as coisas acontecem. Teresa não se ‘emociona’ muito com as paisagens mas ‘vinga-se’ na observância do ser humano integrado no seu ‘habitat’, enraizado no seus costumes e ‘arranca’ autênticas narrativas. São mesmo mais de mil palavras por cada imagem! Também por isso as suas introduções capitulares são curtas e omissas mas, para quê mais?
Numa abordagem mais superficial, poderíamos reparar que as suas fotografias nunca deixariam de ser belas porque a beleza e o exotismo dos locais não o permitiriam. Na verdade são muito mais do que isso. Estas imagens devem ser lidas e entendidas. Só assim podemos ouvir a estória que cada uma nos trás. Insistindo no olhar, reparo que a sua sensibilidade começa sistematicamente num pormenor que quase sempre dá o mote e depois se espalha por toda a imagem. Provavelmente será isto instinto, mas que belo instinto então e que testemunho tão válido. Com um espólio destes, apenas possível com o somar das expedições que tem vindo a realizar, Teresa junta, sem qualquer dúvida, uma multidão de registos de invejável riqueza.
Desde 1996 que, das expedições passou aos ‘raids’ e ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno conduzindo um Toyota Landcruiser. No fim-de-semana passado participou na Baja Portalegre onde se classificou em 30º lugar. É uma das poucas mulheres a correr em campeonatos nacionais de qualquer categoria ou classe e com 56 anos, embora não tenha pretensão de vencer uma prova, não deixa de ser aguerrida e uma lutadora ímpar. Sem ser feminista, diverte-se muito mais em deixar os seus companheiros, adversários e amigos, homens, para trás na prova, do que em lutar pelo 1º lugar. Nestas situações diz ter carro para isso mas não a coragem para arriscar. E, conscientemente, conclui que muitos há que são melhores do ela, mas duvida que se divirtam tanto!
Teresa Cupertino de Miranda explorou mais de 80 países dos quais apenas 19 estão incluídos no seu livro. Viveu oito anos no Brasil e regressou a Portugal determinada a realizar o seu sonho de percorrer mundo. Em 1991 participou na expedição ‘Guiné-Bissau-Lisboa’ e fez o ‘Paris-Cape Town’. Seguiram-se o ‘Paris-
-Pequim’ e mais uma mão bem cheia de outras grandes viagens, expedições e ‘raids’. No ‘Lisboa-Índia’ percorreu 22.000Km. Desde pequena que é apaixonada por automóveis e adoraria ter feito o serviço militar. Na competição tem uma grande companheira, por vezes adversária, a sua filha Madalena, que também ‘assina’ quatro fotos do livro.
Com a conquista da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno por Carlos Sousa, o lançamento deste livro não podia ser mais oportuno. Não que tenha sido planeado por isso, mas a verdade é que existem coincidências felizes.
O QUE ELES DIZEM DELA
“Conheço a Teresa há uns anos e é uma pessoa que aprecio bastante sobretudo pela coragem que demonstra possuir e pelo prazer absoluto que lhe proporciona a competição. Há uns anos, estive numa prova em Espanha e ela teve problemas de direcção assistida mas, heroicamente, consegue fazer mais de 300 quilómetros e chegar ao destino final. Este é um exemplo da coragem que a Teresa possui. Penso que ela sente uma verdadeira paixão por aquilo que faz e tenho a certeza que este livro é muito importante para ela. Admiro o trabalho da Teresa a dou-lhe os parabéns porque ela decidiu partilhá-lo”.
Carlos Sousa
Campeão Mundial de Ralis de Todo-o-Terreno e da Taça FIA (título de Campeão da Europa), 4º lugar no Paris-Dacar
“Penso que é preciso ter-se muita coragem para se fazer um livro desta natureza. Sei-o por experiência própria. Conheço bem a Teresa e dou-lhe os meus parabéns por tudo aquilo que ela conseguiu”
José Megre
Organizador de Competições, Viagens e Expedições em Automóvel (e um dos responsáveis pelo prefácio no livro)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.