Tinha 15 anos quando cantou pela primeira vez numa casa de fados. Na linhagem familiar estão nomes como Celeste Rodrigues e Amália, mas Fábia diz preferir “escolher o seu próprio caminho”
Nasceu a 28 de Março de 1985 no seio de uma família já com o fado no ADN. Fábia Rebordão é prima de Celeste Rodrigues, a irmã de Amália Rodrigues. Aos 15 anos pisou pela primeira vez o chão de uma casa de fados, levada por um amigo. Não mais o deixou, apesar de algumas incursões por outras paragens sonoras.
O nome de Fábia Rebordão veio pela primeira vez a púbico com a sua participação no programa da RTP 1 ‘Operação Triunfo’. Já nessa altura Fábia não escondia o seu apetite pelo fado, mas ainda demorou mais alguns anos até vir a ser reconhecida como uma das grandes promessas da nova geração dentro do género que agora é Património Imaterial da Humanidade. Estreou-se em disco com ‘A Oitava Cor’, do qual é autora e compositora da maioria dos temas.
Podemos agora vê-la no palco de duas das mais emblemáticas casas de fado de Lisboa: Casa de Linhares e Páteo de Alfama.
A resposta escolhida surge a sublinhado
- "Dizem-me que tenho a mesma mágoa na voz que tinha Amália", disse, um dia, por ser prima (em terceiro grau) da diva. E isso significa que...
a) É o fado que me está no sangue
b) Não gosto de valer-me disso
c) Quem mais me marcou foi o convívio com a minha prima, Celeste Rodrigues
d) Outra hipótese: Não sou eu que o afirmo, é-me dito. Se assim for, é porque o fado me está no sangue, embora não goste de me valer desse traço consanguíneo. Escolho seguir o meu próprio caminho, aprendendo os mais antigos, sobretudo com a minha prima Celeste
- Aos 15 anos estreou-se numa casa de fados. Nesse momento...
a) Apaixonei-me...
b) Percebi que aquele era o meu fado
c) Tremi dos pés à cabeça
d) Outra hipótese: Toda eu tremi e a paixão desse momento fez-me sentir que o meu destino era esse: fado
- Dos 17 aos 22 anos afastou--se do fado, para explorar outros sons. Andou pelo jazz, pelos musicais de Filipe La Féria. E foi importante porque...
a) Às vezes é preciso baralhar para voltar a dar
b) Porque é preciso crescer, evoluir e isso por vezes significa viver outras coisas e somar experiências
c) Explorar outras sonoridades nunca esteve, como não está, fora de hipótese
- Da sua voz escreveu-se que é "feita de estrondo e de ternura, capaz de embalar e acordar, carregada de vivências e limpa de mazelas, sonhadora e magoada, futuro e memória". A crítica é:
a) Um incentivo para fazer mais e melhor
b) Uma prova que é preciso superar com distinção
c) Eu preciso da minha verdade quando canto, mas a crítica é sempre relevante como incentivo para melhorar...
- Programas de talentos na TV são apenas mais uma forma de...
a) Fazer audiências, somar dividendos
b) Iniciar uma carreira e aprender com quem sabe mais...
c) Se fosse hoje, não participava
- O fadista é, pela natureza da profissão, uma pessoa da noite. E da noite, diz-se, entre outras coisas, que "todos os gatos são pardos"...
a) Não sei se os gatos são pardos, mas as pessoas são de certeza mais genuínas
b) As noites do artista, quando passadas junto do seu público, são melhores do que os seus dias...
c) ‘A noite é a metade da vida… e a metade melhor", já dizia Goethe
d) Outra hipótese: Será que Goethe era fadista? A noite proporciona-nos a intimidade capaz de nos comunicarmos de uma forma, através do canto, que o dia não possui. Menos luz, mais romantismo e mais apetência para participarmos nessa troca de quem canta e de quem ouve
- Sendo agora o fado Património Imaterial da Humanidade, espera que...
a) Que se ouça mais fado e se aprenda mais sobre o género
b) Que as pessoas percam definitivamente todos os preconceitos que ainda lhes restam sobre o fado
c) Que os estrangeiros comecem a requisitar mais fadistas para concertos lá fora
- Ser fadista é?
a) Ter Portugal na voz
b) Entrega e dedicação
c) É uma forma de vida mais ou menos estranha ["trazendo Portugal e os portugueses na voz e sintetizando o seu apego ao passado, que dá pelo nome de saudade"]
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.