Os homens não são de Marte ou as mulheres de Vénus. As nossas cabeças são mais terra-a-terra
É daqueles que acham que olhar para mapas e perceber imediatamente uma localização ou um percurso e ter uma boa orientação espacial é coisa de homens? E que fazer várias coisas – bem – ao mesmo tempo é uma capacidade específica das mulheres? Talvez esteja na altura de saber a verdade...
O mito do cérebro masculino e cérebro feminino acabou. Afinal não há características que predominam na maioria dos cérebros dos homens nem as preponderantes na maior parte dos das mulheres.
É o que revela a investigação publicada no início do mês no jornal ‘Proceedings’ da Academia Nacional de Ciências norte-americana, de acordo com a qual quase todos os cérebros, sejam de homem ou de mulher, têm uma mistura das características que normalmente são atribuídas a cada género. Ou seja, não há, basicamente, diferenças cerebrais inatas: o que nós somos é todos diferentes.
‘Sexo para além da genitália: o mosaico cerebral humano’ foi o primeiro estudo a procurar diferenças de género no cérebro como um todo. Investigadores da Universidade de Telavive, em Israel, analisaram mais de 1400 ressonâncias magnéticas funcionais (feitas enquanto os sujeitos realizam determinadas ações ou têm determinados pensamentos) de pessoas entre os 13 e os 85 anos.
MATÉRIA CINZENTA
Procuraram variações de tamanho nas várias regiões do cérebro e nas conexões entre elas. Depois corroboraram os dados com a análise da personalidade e do comportamento de mais de 5500 pessoas. E concluíram que, apesar de haver diferenças de género, cada cérebro humano é um mosaico de características. Alguns atributos são mais frequentes nas mulheres, outros nos homens, outros são comuns a ambos os sexos. Ou seja, não há o típico "cérebro feminino" nem o típico "cérebro masculino"; não há preto e branco – antes muita matéria cinzenta.
"Esta evidência de que o cérebro humano não pode ser categorizado em duas classes distintas é nova, convincente e de algum modo radical", reconheceu à revista ‘New Scientist’ Anelis Kaiser, da Universidade de Berna, na Suíça, ela própria investigadora da diferença entre géneros na neurociência.
Daphna Joel, a coordenadora desta investigação pioneira, explicou à mesma revista: "Há a teoria de que uma vez que o feto desenvolve testículos, eles segregam testosterona que masculiniza o cérebro. Se isso fosse verdade, haveria dois tipos de cérebro."
HERMAFRODITISMO
Mas a pesquisa mostrou que os cérebros 100% femininos ou 100% masculinos são uma raríssima exceção: só 1% dos homens caiem no extremo masculino e apenas 10% das mulheres ficam na ponta oposta do espetro de particularidades que os cientistas conseguiram criar. Um terço das pessoas tem cérebros intermédios.
Estas novas descobertas sugerem que é impossível prever que mistura de características é mais provável que a pessoa tenha com base exclusivamente no seu género sexual. "Não há nenhuma região das nossas amostras que revele uma clara distinção entre uma forma masculina e uma forma feminina, ou seja, que se apresente de forma evidente só nos homens ou só nas mulheres", destaca Joel ao jornal espanhol ‘El País’.
O mesmo é dizer que a norma é o hermafroditismo cerebral.
E, assim, este estudo vem desmentir dezenas de outros que, depois de analisarem parcialmente várias zonas particulares do cérebro, apontavam para diferenças acentuadas entre géneros. "Ninguém tinha quantificado isto antes. Tudo o que eles fizeram é novo", reconhece à revista ‘Science’ Lise Eliot, neurocientista da Universidade de Medicina e Ciências Rosalind Franklin, em Chicago, nos EUA.
"O que demonstramos é que há múltiplas maneiras de ser masculino ou feminino", explica Daphna Joel, coordenadora do estudo, ao jornal ‘The Guardian’. "E a maioria destas maneiras são completamente sobre posicionáveis."
Portanto, o género não é binário. "Nós separamos meninos e meninas, homens e mulheres a toda a hora", lembra Daphna Joel: "Está errado, não apenas politicamente, mas cientificamente – todas as pessoas são diferentes."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.