page view

"Três dias depois morreu Salazar e passou a ser a notícia mais importante"

Queda de um helicóptero na Guiné Bissau fez seis mortos e envolveu longas buscas.

27 de julho de 2025 às 01:30

(...) No dia 25 de julho de 1970, pelas 11h00 da manhã, andávamos nós os seis na LDM 308 (Lanha de Desembarque Média), num 'cruzeiro' de 30/40 dias, como era habitual, patrulhando o rio Mansoa, quando fomos sobrevoados por três helicópteros no sentido Bissau-Teixeira Pinto.

Pelas 17h00, como Radiotelegrafista da lancha, , recebo uma mensagem a informar-nos que tinha desaparecido um heli, para procedermos às buscas no rio e nas margens, no sentido de podermos detetar alguns vestígios de possíveis sobreviventes (ainda não se sabia se tinham caído ou aterrado de emergência).

Passados dois dias, localizámos um corpo a flutuar e enviei de imediato mensagem para Bissau. Recolhemos o corpo e, pela documentação na carteira que trazia no bolso das calças, verificámos que se tratava do Dr. Leonardo Coimbra. Informei Bissau e transportámos o corpo para o cais de João Landim, onde se encontrava uma ambulância que o levou para Bissau. 

Continuámos as buscas, para tentar encontrar mais corpos, durante 15 dias. Só por uma vez, quando vínhamos a descer o rio e em maré baixa, mas já de noite, sentimos um cheiro de algo morto, mas não podíamos fazer luz e então voltámos na manhã seguinte aquela zona. Aliás, votámos várias vezes aquela zona mas já não conseguimos detetar nada. "

Passados oito dias da queda do heli, uma avioneta avistou uma mancha de óleo junto à ilha de Lisboa (no rio Mansoa). Foram enviados mergulhadores para o local e, de facto, era o heli, que permanecia a cerca de 10 metros de profundidade. Mandou-se vir uma LDG (Lancha de Desembarque Grande) com uma grua e conseguiu-se retirar dali o aparelho. Não havia nada nem ninguém lá dentro. Também não havia indícios de incêndio ou de alguma explosão. 

Assisti à sua recuperação e mais tarde viemos a saber que os ocupantes do heli eram os seguintes: piloto Alferes-miliciano Francisco Lopes Manso, Captião Carvalho de Andrade, quatro deputados da Assembleia Nacional (Dr. José Pinto Leite, Dr. James Pinto Bull, Dr Leonardo Coimbra e José Vicente de Abreu. Soubemos que além do corpo que resgatámos, foi também encontrado o do Capitão Carvalho de Andrade e havia rumores de que um terceiro também tinha aparecido. 

De facto, pelas 15h00, hora do desaparecimento, fez-se sentir um tornado naquela zona, que pode ter sido a causa da tragédia. Uma tragédia que não foi muito divulgada na Metrópole, até porque três dias depois morreu Salazar, passando essa a ser a notícia mais importante! 

Fernando Rosa

Guiné 1969 -1971

nº 41/68 Mar. Radiotelegrafista - LDM 308

73 anos. Presidente da AMJCEC e co-fundador da ONG 'Resgatar Sorrisos' que apoia crianças da Guiné-Bissau

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8