Desemprego baixa para 5,9% em outubro

Número de desempregados a recuou para 329,1 mil.

28 de novembro de 2025 às 11:35
Desemprego baixa para 5,9% em outubro Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A taxa de desemprego baixou para 5,9% em outubro, com o número de desempregados a recuar para 329,1 mil, revelou, esta sexta-feira, o INE.

De acordo com as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego recuou 0,1 ponto percentual em relação a setembro, mês em que o nível de desemprego abrangia 6% da população ativa.

Pub

Com a melhoria no mercado de trabalho, a população desempregada recuou de 336,4 mil em setembro para 329,1 mil, o que representa uma diminuição quer em relação ao mês anterior (em 7,3 mil pessoas), quer em relação a três meses antes (em 4,0 mil pessoas), quer ainda em relação a outubro de 2024 (em 30,2 mil pessoas), indica o INE.

O nível de desemprego em outubro, de 5,9%, também é inferior "ao do mesmo mês do ano anterior" (em 0,1 pontos percentuais), continuando "idêntico ao de três meses antes", refere o instituto.

Em outubro, "a taxa de desemprego de mulheres (6,6%) superou a de homens (5,2%) em 1,4 pontos percentuais, correspondendo esta última à taxa mais baixa nos últimos 10 anos", indica o INE.

Pub

Tanto a taxa de desemprego de adultos (dos 25 aos 74 anos) como a taxa de desemprego de jovens (dos 16 aos 24 anos) registaram uma diminuição. A dos adultos diminuiu 0,1 pontos percentuais face a setembro e passou para 5,0%, e a taxa de desemprego jovem decresceu 0,3 pontos percentuais e ficou em 18,3%.

A população ativa diminuiu relativamente a setembro em 19,9 mil pessoas, passando para 5,6 milhões (5.608,5 mil), mas aumentou em relação a julho deste ano (em 10,3 mil) e em relação ao período homologo (em 140,9 mil).

A população empregada totalizou 5,2 milhões em outubro (5.279,4 mil), diminuindo em relação ao mês anterior (em 12,6 mil pessoas) e aumentando face a três meses antes (em 14,3 mil) e ao mês homólogo (em 171,0 mil).

Pub

Além de se registar uma quebra na taxa de desemprego, também se verificou uma descida na taxa de subutilização do trabalho, que passou para 10,1%, ficando 0,1 pontos percentuais abaixo da percentagem de setembro (10,2%).

Este indicador é divulgado pelo INE em complemento ao da taxa e desemprego para refletir os níveis de subutilização do trabalho.

Para isso, contabiliza, além da população desempregada, as situações de subemprego de trabalhadores a tempo parcial, de trabalhadores inativos que procuraram emprego nas quatro semanas anteriores ao inquérito do INE mas que não estavam disponíveis para começar a trabalhar nas duas semanas seguintes, e ainda de trabalhadores inativos disponíveis para trabalhar nas duas semanas seguintes mas que não procuraram emprego nas últimas quatro semanas.

Pub

Ao todo, o INE contabiliza 579,4 mil pessoas como estando em situação de subutilização do trabalho em outubro.

De acordo com dados anteriores do INE, divulgados em 05 de novembro, a taxa de desemprego do terceiro trimestre (de julho a setembro) foi de 5,8%.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar