Dez portugueses mais ricos valem 25 mil milhões de euros

Paula Amorim - a presidente da Galp - lidera a lista das maiores fortunas em Portugal.

08 de janeiro de 2026 às 01:30
Paula Amorim foi considerada a mais rica pela revista Forbes Foto: DR
Partilhar

As dez maiores fortunas portuguesas valem cerca de 25 mil milhões de euros, mais 1,6 mil milhões face ao ano passado. Paula Amorim, que lidera a petrolífera Galp - onde é presidente do Conselho de Administração - foi considerada a mais rica de Portugal pela revista Forbes, que divulgou esta quarta-feira o ranking das maiores fortunas nacionais, a maioria de caráter familiar.

Os cinco primeiros lugares da lista continuam a ser dominados pelas famílias Amorim, Soares dos Santos, Guimarães de Mello e Azevedo,  a que se juntou este ano Dionísio Pestana, que subiu um lugar face ao ano passado, dono do Grupo Pestana, Pousadas de Portugal e o Casino da Madeira, entre outras empresas.

Pub

As maiores fortunas estão ligadas desde o setor energético ao hoteleiro, passando pelo retalho, como é o caso das acumuladas pelas famílias Soares dos Santos e Azevedo, donos do Pingo Doce e do Continente, respetivamente. As contas foram feitas a partir da avaliação das suas participações em sociedades cotadas e não cotadas.

As 50 famílias mais abastadas de Portugal são donas de um património avaliado em mais de 47,7 mil milhões de euros, uma fortuna que equivale a cerca de 16,5% do PIB nacional de 2024, segundo a Forbes. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar