Dez portugueses mais ricos valem 25 mil milhões de euros
Paula Amorim - a presidente da Galp - lidera a lista das maiores fortunas em Portugal.
As dez maiores fortunas portuguesas valem cerca de 25 mil milhões de euros, mais 1,6 mil milhões face ao ano passado. Paula Amorim, que lidera a petrolífera Galp - onde é presidente do Conselho de Administração - foi considerada a mais rica de Portugal pela revista Forbes, que divulgou esta quarta-feira o ranking das maiores fortunas nacionais, a maioria de caráter familiar.
Os cinco primeiros lugares da lista continuam a ser dominados pelas famílias Amorim, Soares dos Santos, Guimarães de Mello e Azevedo, a que se juntou este ano Dionísio Pestana, que subiu um lugar face ao ano passado, dono do Grupo Pestana, Pousadas de Portugal e o Casino da Madeira, entre outras empresas.
As maiores fortunas estão ligadas desde o setor energético ao hoteleiro, passando pelo retalho, como é o caso das acumuladas pelas famílias Soares dos Santos e Azevedo, donos do Pingo Doce e do Continente, respetivamente. As contas foram feitas a partir da avaliação das suas participações em sociedades cotadas e não cotadas.
As 50 famílias mais abastadas de Portugal são donas de um património avaliado em mais de 47,7 mil milhões de euros, uma fortuna que equivale a cerca de 16,5% do PIB nacional de 2024, segundo a Forbes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt