Ex-ministra atacada com venda à Whitestar
Momento foi protagonizado pelo deputado Miguel Tiago.
O PCP confrontou a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque com a venda de uma carteira de crédito do Banif à Whitestar, empresa do universo Arrow onde a antiga governante exerce funções.
O momento foi protagonizado pelo deputado Miguel Tiago, que perguntou a Maria Luís Albuquerque sobre se tinha conhecimento da alienação de uma carteira no valor de 300 milhões de euros à empresa que está sob a alçada da nova entidade patronal da antiga governante.
Visivelmente irritada, Maria Luís Albuquerque garantiu que "a decisão de alienação de uma carteira de crédito é matéria de gestão corrente da administração do banco", recusando ter tido intervenção na decisão e na entidade compradora escolhida.
"[Essa questão] não depende de nenhuma decisão do Ministério das Finanças. O Ministério das Finanças não tem de ser consultado nem gere bancos", disse a Miguel Tiago.
A ex-ministra ainda tentou explicar que "o Banif tinha um conjunto de operações em curso, incluindo a venda de carteiras de crédito" e que esses temas "passava pelos assessores jurídicos e financeiros".
"Houve imensas fases do processo que foram postas em prática [no âmbito da reestruturação] mas em que eu não tinha que tomar decisão", insistiu a ex-governante.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt