Filhos reduzem IMI às famílias
Baixa do imposto sobre imóveis para famílias com filhos.
Pergunta CM
IMI: Redução para famílias com filhos deve ser igual em todas as autarquias?
São 216 as autarquias que optaram pela taxa mínima do imposto municipal sobre imóveis (IMI) a famílias com menores a cargo já no próximo ano.
As câmaras municipais podem adotar pela redução do imposto a pagar pelos proprietários de imóveis conforme o número de filhos – até 10% com uma menor a cargo, até 15% com duas e até 20% com três ou mais. O desconto, contudo, não será igual em todos os municípios já que alguns optaram por variações na taxa e no número de filhos envolvidos, ou seja, há quem reduza parte da taxa só a partir do segundo ou terceiro descendente. Pelas contas da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), existem só 137 das 308 câmaras municipais do País a praticar a taxa mínima do IMI familiar (0,3%) e 32 a praticar a taxa máxima (0,5%).
Na página eletrónica da APFN é disponibilizada a taxa a pagar e, por exemplo, em Lisboa (0,3%) os proprietários de um imóvel avaliado em 150 mil euros e com dois filhos pagariam 450 euros de IMI, mas terão uma redução de 67,50 euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt